Como cultivar pimentas em casa com o mínimo de esforço
Descubra o segredo que permitirá trazer este vegetal para sua mesa em abundância. Aqui estão as dicas que você precisa valorizar.
Horta caseira
Não é verdade que, para cultivar frutas e vegetais, é necessário ter muitos hectares de terra ou um grande jardim disponível. Existem algumas variedades de plantas que podem crescer muito bem até mesmo em um apartamento ou na varanda de casa.
Você conhece a planta de tangerina chinesa? Ela é pequena, não requer cuidados especiais e pode lhe dar frutos suculentos, mesmo que você a coloque no terraço ou em um canto iluminado da sua casa.
Claro, existem também plantas que precisam de mais espaço para crescer, como os tomates, por exemplo, que dependendo da variedade podem ultrapassar um metro de altura. Nesse caso, seria aconselhável plantá-las em um jardim ou horta maior.
E as pimentas? Vegetal amado pelos italianos, elas são ideais para a realização de pratos saudáveis e deliciosos. Você sabia que também pode cultivar essa planta em casa? Aqui estão todas as dicas para ter uma colheita saudável e abundante.
Como cultivar pimentas em casa: a técnica infalível
Entre os vegetais mais consumidos e apreciados pelos italianos, estão as pimentas, que também podem ser cultivadas em casa, sabia? Na verdade, vamos te contar mais: elas estão entre as culturas mais fáceis e gratificantes em termos de rendimento, mas apenas se você seguir regras precisas.
Hoje você vai descobrir como cultivar pimentas em casa, em pouco tempo e produzindo uma colheita abundante. Queremos compartilhar com você o remédio infalível que fará você levar muitas pimentas à sua mesa.
Para colocar essa técnica em prática, você deve primeiro comprar uma pimenta na feira ou supermercado. Corte-a ao meio e colete todas as sementes contidas nela.
Alternativamente, você também pode comprar sementes de pimenta diretamente na loja. Tanto no primeiro quanto no segundo caso, não será necessário esperar que as sementes sequem, pois podemos proceder imediatamente à semeadura.
Consiga um vaso bastante grande e encha-o com terra de jardim adicionada de fertilizante orgânico, como cascas de ovo trituradas, por exemplo. Certifique-se de que o solo esteja suficientemente úmido e bem drenado, pois as pimentas não suportam água estagnada.
Agora você deve começar a espalhar suas sementes de pimenta no solo que colocou dentro do vaso e regá-las uma vez por dia: após 3 dias, você começará a notar pequenos brotos verdes.
Lembre-se de colocar o vaso contendo as sementes de pimenta em um local fresco e iluminado, mas não muito, onde os raios do sol não atinjam diretamente os brotos.
O que acontece após apenas 7 dias é ainda mais incrível: as mudas já terão desenvolvido raízes e estão prontas para crescer novamente. Então, mova o vaso para um local quente e iluminado, lembrando-se de regar o solo pelo menos uma vez ao dia, todos os dias.
Após 15 dias do primeiro plantio, você pode adicionar um fertilizante orgânico para ajudar as plantas a crescerem mais rápido. Se você quiser pimentas grandes, saudáveis e com uma coloração natural brilhante, sempre mantenha a planta em um local ensolarado e regue-a diariamente.
Se, ao contrário, não houver luz solar, a planta crescerá alta, mas fraca e se quebrará facilmente, bloqueando a produção de pimentas. A pimenta é uma planta que precisa de muitos nutrientes, então não se esqueça de fertilizá-la pelo menos uma vez a cada 15 dias.
Após 25 dias, as mudas já estarão grandes o suficiente para serem podadas e plantadas em vasos separados. Pegue tantos vasos (menores) quanto houver mudas para serem plantadas. Encha-os com solo úmido e fertilizado, faça sulcos e plante suas mudas. Sempre regue regularmente pelo menos uma vez por dia. Após um mês, você começará a ver as primeiras pimentas coloridas em suas plantas!
Dicas para uma planta de pimenta saudável e exuberante
Para ter uma planta de pimenta que lhe dê muitos frutos, você precisa seguir estas dicas.
Sempre lembre-se de que:
- Você precisa regar suas plantas de pimenta pelo menos uma vez por dia e todos os dias;
- O melhor horário para regar é no início da manhã;
- A temperatura ideal para cultivar pimentas varia entre 21 °C e 32 °C.
Se você seguir nossos conselhos e colocar em prática a técnica que explicamos, não terá problemas: suas plantas de pimenta crescerão fortes e saudáveis, mas acima de tudo, você terá uma colheita orgânica e abundante.





