Como Configurar Irrigação para Canteiros Elevados

Você está visualizando atualmente Como Configurar Irrigação para Canteiros Elevados

Quando o Calor do Verão Chega

Quando o calor do verão chega, muitas vezes é desafiador manter seu jardim bem regado. Altas temperaturas e muita luz solar significam que você precisa regar seus canteiros elevados a cada poucos dias, se não todos os dias! Embora irrigar com uma mangueira ou regador funcione bem, pode levar muito tempo e se tornar uma tarefa cansativa.

Se você quer simplificar o processo de rega, considere adicionar um sistema de irrigação por gotejamento aos seus canteiros elevados. Esses sistemas permitem que você irrigue facilmente seus canteiros ao ligar uma torneira ou acionar um interruptor. E quando instalados corretamente, duram anos.

Então, por onde começar? Passear pelo corredor de irrigação em uma loja de melhorias para o lar ou navegar por acessórios de irrigação online é uma opção, mas pode facilmente deixá-lo sobrecarregado. É por isso que vou explicar as partes necessárias e os passos para configurar um sistema de irrigação que funcione bem para qualquer tipo de jardim de canteiro elevado.

Os Benefícios da Irrigação por Gotejamento

A irrigação eficiente conserva água, mantém a folhagem seca e é facilmente automatizada.

Se você não tem certeza se este sistema de irrigação é adequado para seus canteiros elevados, considere seus benefícios. Eu adoro sistemas de irrigação por gotejamento por todas as seguintes razões.

Economia de água: Como os sistemas de irrigação por gotejamento adicionam água diretamente ao solo em vez de no ar, eles usam menos água do que os sistemas de irrigação aérea. Isso é especialmente útil se você vive em uma área com acesso limitado à água.

Manter a folhagem seca: A irrigação por gotejamento adiciona água à superfície do solo, o que significa que as folhas das plantas permanecem secas. Isso diminui as chances de as plantas desenvolverem doenças fúngicas como míldio e mancha de septoria.

Fácil de automatizar: Você pode configurar sistemas de irrigação em um temporizador, o que significa que você pode regar suas plantas mesmo quando não estiver presente! Vai viajar no fim de semana? Sem problemas! Precisa regar suas mudas recém-plantadas no meio do dia de trabalho? Basta ajustar o temporizador conforme necessário.

Como Configurar a Irrigação por Gotejamento para Canteiros Elevados

Antes de explicar uma maneira de configurar a irrigação para canteiros elevados, quero deixar claro que este não é o único método que funcionará bem! Existem muitas peças e acessórios de irrigação disponíveis, o que significa que configurar um sistema de irrigação é um pouco como montar um quebra-cabeça. Embora nem todas as peças se encaixem, há mais de uma maneira adequada de configurar a irrigação para um canteiro elevado.

Dito isso, a configuração a seguir funcionará bem para muitos jardins de canteiros elevados, seja você tenha um único canteiro pequeno ou um punhado de canteiros maiores. Você pode seguir essas instruções de configuração à risca ou ajustá-las com base em suas preferências.

Faça um Esboço do Seu Jardim

Planeje cuidadosamente o layout do seu jardim para otimizar a eficiência da rega.

Antes mesmo de pensar em comprar peças, faça um esboço rápido da área do seu jardim. Não precisa ser perfeitamente preciso, mas tente incluir o comprimento e a largura corretos dos seus canteiros elevados, o espaço entre os canteiros elevados e a distância entre sua fonte de água e os canteiros elevados.

Depois de ter um layout aproximado, é hora de determinar o número de linhas de fita de gotejamento que você deseja em cada um dos seus canteiros elevados. O número ideal de linhas depende das plantas que você está cultivando, do tipo de solo e do espaçamento das plantas. Em geral, é uma boa ideia ter uma peça de fita a cada 15-30 centímetros. Isso significa que você deve ter de duas a cinco linhas correndo ao longo do comprimento de um canteiro de um metro de largura.

Além de determinar quantas linhas correrão em cada canteiro, meça o espaçamento entre sua torneira e o início do canteiro elevado mais próximo. Você também deve medir a distância entre cada canteiro elevado.

Determine Qual Tipo de Fita de Gotejamento Usar

Depois de descobrir quanta fita de gotejamento você precisa para cobrir seus canteiros, é hora de escolher qual tipo usar. Existem três fatores principais a serem observados ao escolher: espaçamento dos emissores, taxa de fluxo dos emissores e espessura da parede.

Espaçamento dos Emissores

Escolha fita de gotejamento com espaçamento adequado dos emissores para uma irrigação eficiente.

O espaçamento dos emissores refere-se ao espaço entre cada emissor. A fita é composta por uma fita fina e flexível com uma série de furos ou fendas ao longo de um lado da fita. À medida que a fita se enche de água e a pressão aumenta, a água escorre lentamente pelos emissores.

Você pode encontrar espaçamentos de emissores que variam de 10 a 150 centímetros, então é importante prestar atenção a esse espaçamento ao comprar seus suprimentos de irrigação. Se você é um jardineiro doméstico médio cultivando uma variedade de vegetais, ervas e flores em uma mistura de canteiro elevado, o espaçamento de emissores de 15 a 30 centímetros funciona bem. Esse espaçamento permite que a água penetre em todas as áreas do seu canteiro e garante que todas as culturas sejam bem regadas.

No entanto, se você está cultivando apenas tomates com espaçamento de 45 centímetros, faz sentido escolher espaçamento de emissores de 45 centímetros. Você pode então plantar seus tomates ao longo dos emissores e evitar o desperdício de água.

Taxa de Fluxo dos Emissores

Selecione fita de gotejamento com taxa de fluxo adequada dos emissores para uma eficiência ótima de irrigação.

Dois fatores principais impactam a taxa de fluxo ideal dos emissores: comprimento da linha e tipo de solo. Como a maioria dos jardins domésticos usará apenas seções curtas, o comprimento da linha não é um grande fator para canteiros elevados. Isso significa que você está focado no tipo de solo.

Emissores de alto fluxo são melhores para solo arenoso, enquanto emissores de baixo fluxo funcionam bem para argila. Como a maioria dos canteiros elevados é preenchida com uma mistura de solo semelhante ao barro, um emissor de fluxo médio funciona bem. Procure uma taxa de fluxo de 0,68 a 1,74 litros por hora para seus canteiros elevados.

Espessura da Parede

Considere a longevidade e o custo da espessura da fita com sabedoria.

Finalmente, observe a espessura de cada peça. Uma espessura de parede não é melhor do que a outra, mas fita mais espessa custa mais e dura mais. Você pode encontrar espessuras de parede que variam de 5 a 15 mil. A fita de 5 mil provavelmente durará apenas um ano antes de precisar ser substituída, enquanto a fita de 15 mil pode durar até cinco anos.

Se você não tem certeza se a irrigação por gotejamento funcionará bem para o seu jardim, considere optar pela fita de 5 mil menos cara. Mas se você quiser criar um sistema duradouro e limitar o desperdício, opte pela fita de 10 a 15 mil.

Determine os Litros por Hora do Seu Sistema e Escolha um Cabeçalho

Calcule o fluxo total de água para a seleção eficiente da tubulação principal.

Depois de fazer um esboço do seu sistema e determinar qual tipo você usará, você pode determinar o máximo de litros por hora que fluirão pelo seu sistema ao mesmo tempo. Calcule esse número multiplicando o número de emissores pela taxa de fluxo dos emissores.

Por exemplo, digamos que você tenha um canteiro elevado de 3,6 metros de comprimento com quatro linhas. Você escolheu espaçamento de emissores de 15 centímetros e uma taxa de fluxo de 1,25 litros por hora. Para calcular o número de emissores em cada peça, multiplique 3,6 por 6 para obter 24. Você pode então multiplicar esse número por quatro, já que você tem quatro linhas de fita de gotejamento por canteiro. No final, você tem 96 emissores no seu canteiro.

Você pode então multiplicar 96 por 1,25 para determinar seu fluxo total. Quando tudo estiver dito e feito, seu sistema usará cerca de 120 litros de água por hora.

Se você tiver vários canteiros elevados que deseja regar ao mesmo tempo, complete esse cálculo para cada canteiro e some esses números. Por exemplo, se você tiver quatro canteiros elevados na configuração listada acima, seu sistema usará 480 litros de água por hora.

Depois de ter o máximo de litros por hora do seu sistema, você pode escolher a tubulação principal adequada. Este é o material que irá da sua fonte de água até sua linha de gotejamento. Na maioria dos casos, tubulação de polietileno de 1/2” ou 3/4” funciona bem para jardins de canteiros elevados.

Comece Configurando Seu Sistema de Irrigação

Com seus suprimentos em mãos, é hora de começar a configurar seu sistema de irrigação! Não há um melhor lugar para começar, mas eu gosto de começar configurando o cabeçalho em cada canteiro. O cabeçalho é uma linha de tubulação de polietileno à qual as linhas de irrigação por gotejamento se conectam.

Comece medindo o topo do seu canteiro elevado e cortando um comprimento de tubulação de polietileno para caber. Por exemplo, se você estiver configurando fita de gotejamento em um canteiro elevado de 1 por 3,6 metros, corte um comprimento de três pés de tubulação para correr ao longo do topo do canteiro. Você pode conectar o cabeçalho a um pedaço de madeira como Kevin faz ou fixá-lo no chão com grampos de paisagismo.

Depois que o cabeçalho estiver seguro, tampe um lado com uma tampa final. Isso impedirá que a água flua para fora do lado. Adicione um conector em L ao outro lado do cabeçalho para que a água possa fluir pelo lado do canteiro e entrar no cabeçalho. Você pode então adicionar outro pedaço de tubulação à extremidade aberta do conector em L. Você pode correr essa tubulação diretamente para o chão ou adicionar uma válvula que permita ligar e desligar o fluxo de água.

Complete esse processo para cada um dos seus canteiros elevados.

Anexando as Linhas de Gotejamento

Depois que seus cabeçalhos estiverem no topo do canteiro, é hora de anexar as linhas de gotejamento. Isso pode ser um pouco complicado no início, então não desanime se levar mais de uma tentativa.

Comece marcando seus cabeçalhos nos lugares onde você deseja anexar suas linhas. Procure espaçamento uniforme entre as linhas. Por exemplo, se você estiver correndo quatro linhas em um canteiro de um metro, defina uma linha a 15 centímetros, 30 centímetros, 45 centímetros e 60 centímetros.

Em seguida, pegue um adaptador para cada peça. Esses adaptadores permitirão que você conecte a fita de gotejamento flexível à tubulação rígida. Você pode encontrar muitos tipos diferentes de adaptadores, mas a maioria tem uma extremidade com ranhuras que se insere na tubulação e uma extremidade de torção que trava a fita no lugar. Alguns adaptadores também têm uma válvula que permite ligar e desligar cada peça.

Independentemente do tipo de adaptador que você escolher, observe o tamanho da extremidade com ranhuras. Seu objetivo é fazer um furo no cabeçalho do mesmo tamanho que a ranhura. Por exemplo, se você tiver adaptadores com uma ranhura de sete milímetros, faça um furo de sete milímetros na tubulação. Felizmente, você pode comprar furadores específicos que permitem fazer furos precisos rápida e facilmente. Certifique-se de que todos os furos no seu cabeçalho estejam voltados na mesma direção.

Depois que os furos estiverem no lugar, gire suavemente a extremidade com ranhuras do adaptador no cabeçalho até que ele se encaixe no lugar. Isso é mais fácil de fazer durante o clima frio, quando o cabeçalho de tubulação de polietileno é mais rígido.

Fixando a Fita

Em seguida, corte um pedaço de fita de gotejamento que seja apenas alguns centímetros mais longo que o comprimento do canteiro. Você pode parar o fluxo de água nas extremidades de algumas maneiras diferentes. O fundador da Dr. Jardim, Kevin, usa outro pedaço de tubulação de polietileno para criar um rodapé no final do canteiro. Fixar as linhas ao rodapé para o fluxo de água e mantém as linhas no lugar.

Meu método favorito envolve dobrar a polegada inferior sobre si mesma duas vezes. Depois que essas dobras estiverem no lugar, fixe-as deslizando um pedaço de fita de uma polegada de comprimento sobre a extremidade dobrada. Depois que as extremidades estiverem bloqueadas, eu as estico e as fixo no chão com grampos de paisagismo.

Agora é hora de conectar a fita de gotejamento ao cabeçalho. Comece girando a parte de travamento do adaptador todo o caminho em direção ao cabeçalho. Insira a fita sobre a ranhura do adaptador com os emissores voltados para cima. Segure-a no lugar enquanto gira suavemente a extremidade sobre ela até que se encaixe no lugar. Dê um puxão suave na fita para garantir que esteja segura.

Configure Sua Linha de Abastecimento de Água

Instale um regulador de pressão e filtro para um fluxo de água ideal.

Em seguida, configure sua linha de abastecimento de água para que esteja pronta para fluir. Independentemente de você estar trabalhando com uma torneira padrão conectada à água da cidade ou um hidrante sem congelamento conectado à água de poço, você deve instalar um regulador de pressão e filtro.

Instale o filtro de água logo abaixo da fonte de água para remover quaisquer partículas que possam entupir os emissores. Ao instalar o filtro, preste atenção às linhas de fluxo de água e configure o filtro de acordo.

Depois que o filtro estiver no lugar, adicione um regulador de pressão. A maioria dos sistemas de irrigação funciona bem a 15 PSI, então escolha um regulador que reduza a pressão para 15 PSI.

Conecte os Cabeçalhos à Principal Linha de Abastecimento de Água

Conecte os cabeçalhos à principal linha de abastecimento de água com os acessórios apropriados.

Depois que seu filtro e regulador estiverem no lugar e suas linhas estiverem configuradas, é hora de conectar os cabeçalhos à principal linha de abastecimento de água. A configuração exata dependerá do layout do seu jardim. No entanto, o objetivo geral é correr a tubulação da fonte de água para cada cabeçalho e usar os acessórios apropriados para conectar as diferentes peças de tubulação.

Dependendo do layout, você pode precisar usar conectores em L ou conectores em T para conectar as diferentes peças de tubulação de polietileno. Por exemplo, um conector em T é útil para correr um pedaço de tubulação da linha principal até um cabeçalho em um canteiro elevado. E um conector em L funciona bem para direcionar a tubulação da linha principal em torno de cantos acentuados.

Quando tudo estiver dito e feito, cada cabeçalho deve estar conectado à tubulação da linha principal, e todas as extremidades da tubulação devem estar seguras. Tire um minuto para caminhar pelo seu jardim e apertar qualquer acessório solto.

Teste Seu Sistema de Irrigação

Realize um teste do sistema para verificar vazamentos e ajuste conforme necessário para eficiência.

Depois que o sistema estiver todo configurado, ligue a água e observe o fluxo! Mantenha seus olhos e ouvidos abertos enquanto monitora de perto o sistema em busca de vazamentos. Se você vir água jorrando de um acessório, aperte o acessório e faça outro teste.

Pode levar alguns minutos para que seu sistema se pressurize totalmente, então não se alarme se a água demorar um pouco para começar a fluir pelos emissores. No entanto, se você não vir água após dez minutos, provavelmente há um problema com seu sistema. Pode haver um vazamento oculto diminuindo a pressão da água, ou sua fonte de água pode não ter pressão suficiente para todo o seu sistema de irrigação.

Geralmente, leva algumas tentativas para fazer seu sistema funcionar como você deseja, então não desanime. Tente ajustar diferentes peças e válvulas até que a água esteja fluindo bem.

Considerações Finais

Configurar um sistema de irrigação por gotejamento pode parecer esmagador, mas o conhecimento certo transforma isso em uma tarefa manejável e recompensadora. Um sistema bem instalado garante que suas plantas recebam a quantidade adequada de água, economiza tempo e esforço, e contribui para a conservação de água. Além disso, uma vez que seu sistema esteja em funcionamento, ele requer pouca manutenção e pode ser ajustado conforme suas necessidades de jardinagem mudem.

Lembre-se de revisar e ajustar seu sistema regularmente. Verifique se há entupimentos nos emissores, ajuste os temporizadores conforme necessário e substitua as peças desgastadas. Com esses cuidados, você pode desfrutar de um jardim saudável e vibrante durante todo o verão, sem a necessidade de se preocupar constantemente com a rega.

Esperamos que este guia tenha fornecido as informações necessárias para configurar seu próprio sistema de irrigação por gotejamento com confiança. Boas jardinagens!