A escolha de canteiros elevados é pessoal, com várias opções para combinar com a estética do seu jardim. No entanto, a disposição das plantas nesses canteiros é a chave para uma colheita bem-sucedida. Considere o espaçamento adequado das plantas, pois isso impacta a saúde geral e o rendimento das suas culturas, garantindo que elas tenham espaço suficiente para crescer e acessar a luz solar.
O espaçamento recomendado para cada cultura pode ser encontrado online ou nos pacotes de sementes. No entanto, restrições de espaço, acesso à luz solar e a altura do seu canteiro elevado são alguns aspectos a considerar antes de finalizar os planos do seu jardim.
Neste artigo, discutirei regras gerais de espaçamento para vegetais populares e o que deve ser considerado para cada um ao cultivá-los em um canteiro elevado. Vamos lá.
Planeje Seu Jardim Antes de Plantar
Ajuste o espaçamento com base nas necessidades das culturas.
Depois de encomendar suas sementes, crie um cronograma de semeadura e desenhe o plano do seu jardim. Para começar, crie uma grade de quadrados de um pé por um pé que correspondam ao tamanho do seu canteiro elevado. Planeje o espaço do canteiro usando a tabela abaixo e os requisitos de espaçamento para outras culturas que você cultivará para determinar quantas sementes deve semear.
Insira as culturas onde elas possam se encaixar com base em suas necessidades de espaçamento. Uma maneira divertida de brincar com o arranjo é usar pedaços de notas adesivas e movê-los pela página. Planejar dessa forma ajudará você a evitar transplantar culturas sem um plano, ficar sem espaço ou acabar plantando vizinhos ruins perto um do outro, como brássicas com tomates, ambos grandes consumidores de nutrientes.
Considere o plantio sucessivo se planeja cultivar rabanetes, espinafre e outras misturas de verduras rápidas. O plantio sucessivo fornecerá suprimentos contínuos de seus vegetais favoritos de verão, como pepinos, manjericão, cenouras e feijões-de-vagem.
Dica profissional: Redes de insetos ajudarão a manter as pragas longe e a proteger as futuras sucessões.
Considere o Tipo e a Variedade da Cultura
Compare os resultados do plantio denso versus deixar o solo exposto.
Encontre o equilíbrio entre o espaçamento denso para diminuir a pressão das ervas daninhas e fornecer espaço suficiente para cada cultura receber os nutrientes adequados. Por exemplo, cenouras semeadas densamente sem desbaste competirão por água e nutrientes, levando a frutos atrofiados, deformados ou doentes.
As sementes podem levar até três semanas para germinar, e as mudas podem ter um desempenho ruim ao competir com ervas daninhas pesadas. Além disso, quando os tomates são plantados muito juntos, eles podem contrair doenças fúngicas das plantas vizinhas e sofrer estresse desnecessário.
A tabela abaixo contém vegetais comumente cultivados e uma faixa de espaçamento recomendada para cada um.
Vegetais Comumente Cultivados
Espaçamento Recomendado
Brócolis*
18 a 24 polegadas, 2 a 3 pés entre as fileiras
Cenouras
Desbastadas para 2 a 4 polegadas, 12 a 18 polegadas entre as fileiras
Alho
8 a 12 polegadas, 1 a 2 pés entre as fileiras
Ervas – cerefólio e salsa
6 a 12 polegadas
Ervas – manjericão, endro, coentro, sálvia
6 a 18 polegadas
Couve*
12 a 18 polegadas, 2 pés entre as fileiras
Cabeças de alface
6 a 18 polegadas, 12 a 18 polegadas entre as fileiras
Cebolinha
1/2 polegada a 3 polegadas, 6 polegadas entre as fileiras
Ervilhas-de-cheiro
1 a 3 polegadas, 4 a 6 polegadas entre as fileiras
Espinafre
6 polegadas, 12 polegadas entre as fileiras
Pimentas*
12 a 18 polegadas, 18 a 24 polegadas entre as fileiras
Rabanetes
1 a 2 polegadas, 12 polegadas entre as fileiras
Abóbora – verão e inverno
18 a 36 polegadas com 3 a 4 pés entre as fileiras
Tomates*
12 a 36 polegadas, dependendo da variedade, com 3 a 4 pés entre as fileiras
*Dependendo da variedade
Embora possa ser tentador encher seu canteiro elevado com diversidade, ultrapassar os limites pode resultar em resultados decepcionantes.
Se você não fornecer espaço suficiente para as plantas:
– Os rendimentos podem diminuir
– As doenças podem se espalhar rapidamente
– A circulação de ar não será adequada
– A luz solar pode não alcançar todas as culturas
– O desempenho geral pode diminuir
Se você der muito espaço às plantas:
– A pressão das ervas daninhas aumentará
– Haverá pouco ou nenhum suporte para culturas como feijões-de-vara ou tomates
– A umidade evaporará rapidamente do solo
– O espaço subutilizado poderia ter produzido alimentos adicionais
Preste atenção a quaisquer instruções especiais ou recomendações de espaçamento para novas variedades, como brócolis brotante ou uma cultivar de tomate que requer mais espaço para se espalhar. Observe quaisquer diferenças quando você espaçar as plantas mais densamente versus deixar o solo exposto entre cada uma.
Considere o Plantio Companheiro
Plantar alhos-porós com cheiro forte confunde as pragas.
Estudos de plantio companheiro mostram que as combinações certas ajudam a afastar pragas e podem melhorar os sabores e a qualidade do solo. Ao cultivar em um canteiro elevado, adicionar vegetais, ervas e flores de várias alturas e necessidades de fertilidade ajuda os cultivadores a aproveitar ao máximo seu espaço de cultivo e fornece ao solo sistemas radiculares diversos.
Plantio companheiro:
– Confunde as pragas ao plantar alhos-porós, ervas ou cravos-de-defunto franceses com cheiro forte, desviando-as de suas plantas
– Melhora as condições do solo – por exemplo, verduras folhosas plantadas após leguminosas se beneficiarão muito
– A biodiversidade resulta em resiliência das plantas, permitindo que elas prosperem em condições climáticas adversas, pressão de pragas e doenças
– Sistemas radiculares complementares levam à aeração natural do solo e ao aumento de bactérias saudáveis abaixo da superfície do solo
– Plantar companheiros altos com plantas que gostam de sombra, como rabanetes ou alface, se beneficiará da proteção solar
Se você nunca tentou o plantio das três irmãs, aqui está seu empurrão para experimentá-lo em seu canteiro elevado. Plantar milho, abóbora e feijões juntos utiliza o mesmo espaço para várias culturas simbióticas. O milho fornece uma treliça para os feijões trepadores, a sombra criada pelas folhas da abóbora ajuda o solo a manter a umidade e suprimir ervas daninhas, e os feijões adicionam nitrogênio ao solo. O milho e a abóbora, por sua vez, usam isso como nitratos.
Lembre-se de que um dos resultados mais benéficos do plantio companheiro é atrair insetos benéficos para o seu jardim enquanto afasta pragas prejudiciais como besouros japoneses e pulgões.
Combinações populares comprovadas:
– Tomates e manjericão
– Pepinos e endro
– Cravos-de-defunto franceses e couve
– Sálvia e morangos
– Alyssum doce com praticamente qualquer coisa!
Suas Culturas Precisam de Treliça?
Comece o planejamento do seu jardim priorizando as culturas que precisam de treliça.
As culturas que precisam de treliça afetarão o espaçamento, pois você deve considerar a sombra que seu sistema de suporte pode lançar sobre as plantas vizinhas. Cultivadores de regiões mais quentes podem colocar treliças na borda norte do canteiro elevado, para que todo o canteiro receba luz solar. Alternativamente, adicione a treliça à borda sul para que as culturas trepadeiras forneçam luz solar filtrada para rabanetes e mistura de alface plantados nas proximidades.
Embora as gaiolas de tomate costumassem ser a opção de treliça mais comum, hoje existem muitas outras, e cada uma permite que você seja criativo com a aparência e a funcionalidade. Cordas, arcos, escadas e o método Florida weave com postes em T são apenas algumas opções simples.
Dica profissional: Ao planejar sua grade, comece com as culturas que requerem treliça e trabalhe ao redor delas.
Coloque Palha Entre as Plantas
Plantar culturas densamente pode conservar água.
Se você está experimentando o espaçamento e ainda tem solo exposto, recomendo colocar palha com lascas de madeira, folhas trituradas ou palha orgânica entre as plantas para ajudar a conservar a umidade. Deixar o solo exposto fará com que a umidade evapore e as ervas daninhas germinem mais rapidamente. No geral, a saúde do solo melhorará, e a matéria orgânica adicionará fertilidade ao solo à medida que se decompõe.
Dica profissional: Os cultivadores podem desafiar as recomendações de espaçamento dos pacotes de sementes mais em canteiros elevados do que em fileiras estritas no solo. Quanto mais intensamente você plantar, melhor, desde que não esteja superlotando.
Parece contra-intuitivo que plantar culturas densamente conserve água, pois você pensaria que as plantas competiriam. No entanto, imagine o dossel que as plantas criam sobre a superfície do solo, bloqueando os raios UV fortes e permitindo que a umidade permaneça por mais tempo, tornando a competição menor para as plantas!
Combine Culturas com Requisitos Semelhantes de Solo, Água e Luz Solar
Verifique as necessidades de água das culturas semanalmente para identificar exigências ou tolerância à seca.
Plantar culturas com necessidades semelhantes faz todo o sentido. Você se agradecerá mais tarde ao realizar tarefas no jardim, como treliçar, fertilizar e irrigar, pois poderá tratar as culturas em certas áreas da mesma forma sem se preocupar com consequências negativas.
Requisitos a serem observados de perto:
– Existem requisitos de pH ou eles podem ser flexíveis?
– As culturas exigem sol pleno, sombra parcial, sombra à tarde, etc.?
– As culturas podem sobreviver em solo pobre e rochoso ou precisam de composto rico e bem drenado para ter um bom desempenho?
– Suas culturas são tolerantes à seca, precisam de tecido de sombreamento para evitar o florescimento precoce ou são exigentes quanto à quantidade semanal de água?
Depois de responder a essas perguntas, combine aquelas com respostas semelhantes.
Experimente a Jardinagem em Chave
Reciclar restos de comida em composto rico em nutrientes melhora a fertilidade do solo.
A jardinagem em chave envolve adicionar um sistema de compostagem no solo ou uma lixeira ao centro de um canteiro elevado, geralmente um canteiro redondo. A forma se assemelha a uma chave, daí o nome. Plante culturas ao redor do composteiro central para que cada uma possa aproveitar os benefícios da decomposição dos restos de comida e das minhocas que arejam o solo.
Restos de comida se transformando em alimento cria um ciclo completo no seu ciclo de jardinagem. Certifique-se de que você possa regar e virar adequadamente o conteúdo da área de compostagem para que os restos se decomponham em composto em vez de apodrecerem e se tornarem uma área que atrai bichos e pragas.
Esse tipo único de jardinagem permite que você reutilize restos de comida para alimentar a vida no seu solo que eventualmente alimentará você. Que legal é isso?
Considerações Finais
Cultivar em canteiros elevados permite que você controle melhor a saúde do solo, estenda sua estação de cultivo, diminua a necessidade de se curvar ao jardinar, crie um ambiente agradável no quintal, reduza as ervas daninhas e muito mais! Mas antes de jogar as mudas nos canteiros sem pensar, planeje seu jardim, considerando a luz solar, fertilidade, necessidades de água, opções de treliça e plantio companheiro.
As possibilidades para designs de canteiros elevados são infinitas, então divirta-se e experimente.