Canteiros Elevados
Canteiros elevados são como telas em branco. Você pode imaginar vinhas de tomate frescas brotando ao lado de pés de alface. Ou, talvez, visualizar trepadeiras de feijão subindo pelos caules de milho. Para cultivar plantas neles, primeiro você deve preenchê-los com um substrato adequado.
Terra fresca para vasos é ideal para plantio imediato, embora alguns outros materiais sejam mais ecológicos e recompensadores para o seu jardim. Por exemplo, você pode encher seus canteiros elevados com folhas de outono em vez de jogá-las no lixo! As folhas de outono não são o único material orgânico que você pode usar—madeira, material vegetal carnudo e restos de cozinha também funcionam bem.
Após o preenchimento, a maioria dos materiais precisa de tempo para se decompor. Coloque plantas neles muito cedo e suas raízes podem sofrer em misturas leves, arejadas e em decomposição ativa. Você pode colocar plantas em uma mistura de vasos imediatamente após colocá-la, mas esses outros objetos requerem fungos, bactérias e pequenos organismos para quebrá-los em partículas menores.
Com paciência, tempo e itens orgânicos acessíveis, você pode transformar canteiros vazios em jardins vibrantes! Aqui estão cinco maneiras baratas e eficazes de preencher canteiros elevados no jardim de casa.
Hügelkultur
Comece o Hügelkultur com troncos úmidos, depois adicione camadas de galhos, folhas, composto e terra antes de plantar.
Hügelkultur é um termo alemão sofisticado para um método específico de preenchimento de canteiros elevados. Traduz-se como “cultura de colina” ou “cultura de montículo”, e envolve a criação de montes com resíduos de jardim antigos. Você pode transformar qualquer local em um espaço absorvente e arejado para cultivar culturas com objetos como troncos velhos, galhos, esterco, aparas de grama e composto.
Hügelkultur é simples de configurar e manter. Comece colocando grandes pedaços de madeira úmida no fundo—eles criarão a estrutura para os outros materiais. Regue cada camada à medida que a adiciona para preservar a umidade. Sobre os troncos, adicione camadas de galhos menores, aparas de grama, esterco e folhas de outono até que cheguem perto da superfície do canteiro.
É hora de adicionar a camada final quando o canteiro estiver quase cheio. Espalhe uma mistura espessa de composto e terra para cobrir os materiais orgânicos, garantindo que não haja buracos visíveis. Regue bem e espere alguns meses para plantar. Os troncos de madeira podem retirar nitrogênio do solo à medida que se decompõem, criando condições inóspitas para a maioria das culturas. É melhor começar este método no outono e plantar na primavera.
Você pode cultivar algumas espécies especiais imediatamente após configurar seu hügelkultur—culturas leguminosas como ervilhas, feijões e flores de ervilha-doce fixam nitrogênio no solo. Elas se associam a bactérias para transformar o nitrogênio atmosférico em uma forma disponível para elas e para outras plantas.
Comprar Terra para Vasos
Terra para vasos é cara, então use misturas para canteiros elevados feitas de materiais orgânicos decompostos.
Se você deseja preencher canteiros de jardim elevados de forma econômica, evite a mistura para vasos! A opção mais fácil é a mais cara! Terra para vasos não é barata, especialmente se você comprar misturas de alta qualidade com perlita, vermiculita ou outros materiais que requerem processamento. Em vez de comprá-las, opte por misturas baratas para canteiros elevados! Elas geralmente consistem em materiais orgânicos parcialmente decompostos que mantêm bem sua estrutura.
O melhor lugar para encontrar terra para vasos a granel é em um viveiro de plantas ou em uma loja com materiais de paisagismo. Caixas de solo a granel permitem que você pegue o quanto precisar. Custa menos do que comprar sacos pré-embalados de terra, pois você mesmo embala e economiza nos custos de fabricação!
Nem todas as misturas são boas para canteiros elevados. Se você deseja cultivar culturas orgânicas, evite comprar misturas com fertilizantes sintéticos ou químicos. Opte por tipos parcialmente decompostos feitos de materiais orgânicos para obter os melhores resultados.
Se você comprar uma mistura parcialmente decomposta, deixe-a descansar por algumas semanas antes de plantar. O tempo permite que ela se assente e se decomponha para que suas plantas se desenvolvam bem. Assim como no hügelkultur, você também pode plantar espécies leguminosas fixadoras de nitrogênio como feijões e ervilhas imediatamente após a configuração.
Camadas de Lasanha
Camadas de papelão, papel e cobertura morta para culturas de raízes profundas, mas espere semanas antes de plantar.
Camadas de lasanha são semelhantes a fazer um canteiro de hügelkultur, exceto que consistem em camadas uniformes com menos madeira do que o estilo de jardinagem alemão. Outro nome para isso é “cobertura em folhas”. É um método ideal para preencher canteiros elevados de forma barata se você tiver muitos materiais de compostagem à disposição.
A maneira mais simples de fazer camadas de lasanha é com papelão, resíduos de papel e cobertura morta. Coloque os produtos de papel sobre o solo, coloque a cobertura morta por cima e repita quantas vezes quiser até que os materiais acabem. Este método funciona muito bem para culturas de raízes profundas que adoram solo arejado, como beterrabas, rabanetes e cenouras.
Embora simples de configurar, as camadas precisam de muitas semanas para se decompor completamente e estarem prontas para o plantio. Plante culturas muito cedo e suas raízes terão dificuldade em penetrar no papelão. Com o tempo, os materiais de papel se decompõem com a cobertura morta, criando um solo rico em húmus ideal para vegetais, frutas e flores.
Fazer Composto
Alterne verdes e marrons, regue regularmente e vire com frequência para um sucesso rápido na compostagem.
Mantenho meus canteiros elevados cheios de composto. É fácil de fazer, especialmente se você jardina regularmente e tem muitos resíduos orgânicos. Restos de plantas, detritos de cozinha e folhas de outono criam composto rico em nutrientes, perfeito para arbustos, árvores e plantas carnudas. O composto funciona como solo ou cobertura morta, e seu duplo propósito o torna indispensável no jardim.
Todo composto consiste em dois materiais separados que chamamos de “verdes” e “marrons”. Verdes são produtos ricos em nitrogênio, como caules de plantas, cascas de banana e esterco. Marrons têm mais carbono do que nitrogênio; consideramos coisas como folhas de outono, resíduos de papel e galhos como marrons.
Para criar uma pilha eficaz, você deve alternar cada pá de verdes por duas a três pás de marrons. O composto se decompõe melhor com uma proporção adequada; muito marrons ou verdes podem levar a umidade excessiva e maus odores.
Após alternar marrons e verdes, regue a pilha para que fique 50% úmida, como uma esponja torcida. Vire a pilha a cada dia ou dois com um garfo para garantir uma circulação de ar adequada. Se tudo correr bem, você terá composto utilizável em semanas ou meses!
Enterrar Resíduos Orgânicos
Enterre resíduos orgânicos profundamente no solo para enriquecer o solo enquanto evita que pragas os desenterrem.
Às vezes, você não tem energia, tempo ou disposição para fazer pilhas de composto. Se este for o caso, experimente enterrar os resíduos orgânicos! Minhocas, fungos, bactérias e outros microrganismos como arqueias dissolvem os resíduos profundamente no solo, convertendo-os em solo rico em húmus para raízes de plantas que se estendem profundamente.
Para melhores resultados, tente enterrar os resíduos a um pé ou mais de profundidade. Se você colocá-los muito alto, roedores, mamíferos ou outras criaturas os desenterrarão e criarão uma bagunça. Após enterrar, adicione solo até atingir o topo dos canteiros elevados e plante culturas na superfície. Suas raízes se espalharão com o tempo, alcançando os resíduos enterrados assim que se decompuserem completamente.
Você pode enterrar qualquer coisa, desde que seja orgânica e se decomponha facilmente—coisas como folhas, lascas de madeira, restos de cozinha e jardim, e resíduos de papel são perfeitos. Se roedores ou outras criaturas frequentam seu quintal, adicione uma barreira de malha no fundo dos seus canteiros para evitar que eles escavem até os resíduos que você enterrou.
Este método também é conhecido como “plantio intensivo francês” ou “plantio intensivo”. Aprenda mais sobre sua história neste guia fácil de seguir.