19 Melhores Plantas para Hortas em Camas Elevadas em Climas Quentes

O que esperar nesse post

Jardinagem em Climas Quentes

Jardinar em climas quentes pode ser um desafio, pois algumas espécies de plantas são mais adequadas às altas temperaturas do que outras. Muitas variedades ornamentais e comestíveis populares podem murchar, cair e até perder frutos se ficarem muito quentes.

Se você é um jardineiro de canteiros elevados em um clima quente, por onde começar? Ou se você está em uma zona mais fria que continua a experimentar ondas de calor no verão? Errar por excesso de cautela pode ser a melhor opção ao planejar seu jardim.

Felizmente, há muitas plantas que prosperam no calor em canteiros elevados. Você pode experimentar todos os benefícios e conveniências da jardinagem em canteiros elevados sem o potencial desgosto causado pelo clima quente. Reunimos aqui nossas favoritas para você começar.

Zínia

Essas flores coloridas prosperam em pleno sol e resistem à seca.

Zínias são anuais floridas que são uma excelente adição a qualquer canteiro elevado. Suas flores brilhantes e coloridas atraem polinizadores e são de baixa manutenção. Tudo o que você precisa fazer é remover as flores murchas para maximizar a floração, e você vai querer fazer isso para aproveitar as flores cortadas.

Nativas do México, essas flores lidam bem com o calor. Sinta-se à vontade para plantá-las em exposição total ao sol. Elas são até bastante resistentes à seca. Apenas não as plante muito densamente, pois essas anuais podem ser propensas ao oídio.

Talvez o melhor de tudo, zínias estão disponíveis em uma ampla gama de cores, incluindo tons não tradicionais como verde. Considere plantar a variedade verde ‘Envy’, a cor salmão ‘Senora’ ou ‘Giant Purple’. Não consegue decidir? O ‘Benary’s Giant Blend’ inclui 13 cultivares diferentes.

Tomates

Fáceis de cultivar e tolerantes ao calor, precisam de suporte robusto.

Plantas de tomate são clássicas em canteiros elevados por um motivo. Elas são fáceis de cultivar, produzem muito e existem milhares de variedades. Em climas sem geadas, os tomates são perenes, mas para o resto de nós, plante-os como anuais assim que a última geada estiver completamente no passado.

Felizmente, o calor não é problema para os tomates, e há muitas cultivares e variedades no mercado criadas para resistência ao calor, como os tomates ‘Supremo’ Roma. Você também pode selecionar tomates resistentes a doenças.

Ao plantar, observe que os tomates precisarão de uma estaca ou algum tipo de suporte. Tomates indeterminados continuarão a crescer e precisarão de suporte ajustado até a primeira geada. Você pode até precisar de uma escada no outono.

Cosmos

Essas flores tolerantes ao calor prosperam em solo seco e atraem borboletas.

Cosmos são outra flor anual que pode adicionar cor e altura ao seu canteiro elevado, sem mencionar as borboletas. Com cerca de 30 espécies e muitas cultivares, você certamente encontrará cosmos para complementar seu jardim.

Essas anuais são principalmente nativas da América Central e do Sul, então estão bem adaptadas ao calor intenso. Não se preocupe que elas murcharão nos dias quentes de verão. Elas continuarão a prosperar em solo um tanto seco também. Evite regar demais essas flores.

Para uma opção premiada, confira ‘Apricotta’. Esses cosmos de cor damasco-rosa têm centros amarelos. Florescem o verão todo até a geada, prosperando com cuidados mínimos. Você também pode optar por uma mistura colorida, como ‘Sensation Blend’, que inclui tons de rosa e branco.

Pimentas

Frutos coloridos prosperam no calor e proporcionam uma colheita abundante.

Um canteiro elevado em clima quente está completo sem uma planta de pimenta? Quer você ame pimentas super picantes ou prefira pimentões doces, há uma variedade de pimentas para você. Esses frutos coloridos crescem maravilhosamente no calor. Na verdade, preferem germinar em temperaturas quentes.

Embora sejam perenes em zonas mais quentes, a maioria dos jardineiros os cultiva como anuais. Comece-os dentro de casa algumas semanas antes da última geada para ganhar vantagem e adicione uma estaca ao transplantá-los. Plantas de pimenta podem ser derrubadas por tempestades de verão ou até cair sob seu próprio peso.

Provavelmente você não verá frutos nos primeiros meses, mas essas plantas produzem abundantemente uma vez que começam. Aplique fertilizante durante a estação de crescimento para uma colheita máxima.

Cravo-de-defunto

Flores brilhantes afastam pragas e prosperam em clima quente.

Cravos-de-defunto se encaixam perfeitamente em canteiros elevados por algumas razões. Eles são bonitos, seu perfume afasta pragas e até repelem nematoides das galhas. Eles produzem alfa-tertienil, que reduz nematoides e outros patógenos. Plante-os antes da estação de crescimento para receber todos os benefícios a nível de raiz.

A maioria dos tipos de cravos-de-defunto suporta altas temperaturas também. Eles são perfeitos para adicionar em espaços abertos, evitando que ervas daninhas tomem conta. Cravos-de-defunto são geralmente laranja, amarelos ou dourados, mas há algumas cultivares únicas por aí, como ‘Red Metamorph’ com pétalas vermelho-escuras.

Você pode começar essas sementes dentro de casa antes da última geada ou simplesmente esperar para semeá-las diretamente. Nas condições corretas, estarão prosperando em pouco tempo.

Quiabo

Prosperando no calor, esta planta amadurece em dois meses.

O quiabo é uma planta básica em canteiros elevados nos climas quentes do sul por um bom motivo. Essas plantas realmente lidam bem com o calor. Na verdade, elas preferem ativamente. O quiabo cresce melhor quando a previsão está acima de 32°C, uma época em que você estaria preocupado com vegetais frágeis.

Os frutos levam cerca de dois meses para amadurecer, desde a semente até a colheita, então planeje de acordo com os meses mais quentes do seu clima. Você pode optar por um quiabo verde clássico como ‘Clemson Spineless 80’, mas note que há opções de quiabo vermelho também, como ‘Red Burgundy’.

Ao cultivar quiabo, sempre plante em solo rico em nutrientes e bem drenado. Essas plantas não gostam de pés molhados e podem ter problemas com podridão e oídio.

Girassol

Escolha variedades menores para adicionar charme e atrair polinizadores.

Ok, você pode estar pensando, “os girassóis não são um pouco grandes para um canteiro elevado?” Eles certamente podem ser, mas nem todos os girassóis são enormes. Um girassol ramificado bem posicionado no fundo de um canteiro elevado pode ser benéfico, atraindo polinizadores e proporcionando interesse visual.

Desde que você plante um girassol mais alto na parte de trás do canteiro, ele não sombreará suas outras plantas. Você pode até optar por variedades anãs, como as da ‘Elves Blend’, que atingem apenas cerca de sessenta centímetros de altura.

Os girassóis geralmente ficam bem em épocas de calor intenso, desde que você lhes dê água suficiente. Você pode precisar ajustar seu cronograma de rega nos dias mais longos e quentes do ano.

Berinjela

Essas plantas amantes do calor prosperam em altas temperaturas e precisam de estacas.

Berinjelas são outra opção de planta solanácea—como tomates ou pimentas—que crescem felizes em canteiros elevados em climas quentes. Elas preferem ativamente altas temperaturas e são conhecidas por sua resistência durante ondas de calor.

Essas plantas crescem lentamente em temperaturas mais frias. Então, embora você possa estar ansioso para colocá-las do lado de fora assim que a última geada passar, note que elas não ficarão felizes até que o termômetro comece a marcar regularmente 10°C.

Demora mais de 100 dias para a maioria das berinjelas, desde o início da semente, então seja paciente. Enquanto você espera, os polinizadores vão adorar as flores roxas. Não se esqueça de estacar essas plantas também, que podem ficar bastante grandes. Elas geralmente atingem cerca de um metro e vinte, mas continuam a crescer até a geada.

Lantana

Este arbusto resistente floresce com flores vibrantes em ombré no calor.

Nativa do México e de regiões tropicais, a lantana comum é um arbusto perene frequentemente cultivado como anual, com lindas flores em ombré. As flores geralmente são de um tom de rosa, desbotando para laranja e amarelo no centro. Lantana pode tolerar calor intenso, bem como alta umidade.

Se você quiser borboletas em seu canteiro elevado, plante lantana. Trate-a como mais uma anual em zonas mais frias, embora áreas mais quentes possam manter esta planta por anos. Apenas tenha em mente que ela pode ficar bastante grande com o tempo. Ela é invasiva em certas regiões da América do Norte, afinal.

Lantana também é cultivada como planta de casa, então se você se apaixonar pela sua em uma região mais fria, pode desenterrá-la e trazê-la para dentro. Cultivar em ambientes internos é uma opção melhor para jardineiros em sua faixa invasiva.

Acelga

Esta planta versátil prospera tanto em climas frios quanto quentes.

A acelga é uma planta de canteiro elevado surpreendentemente versátil para climas quentes e frios. Suas sementes germinarão ao ar livre antes da última geada, então você pode começar na primavera quando estiver ansioso para sair, mas também tolera muito calor e prosperará o verão todo.

Enquanto muitas outras culturas de clima frio—como o espinafre—irão florescer quando os dias ficarem mais longos e quentes, a acelga não florescerá. Você pode contar com ela mesmo em julho e agosto. Além disso, é estranhamente colorida para um vegetal de salada.

A acelga arco-íris adicionará cor ao seu canteiro elevado e é fácil de cultivar. Certifique-se de que o solo seja bem drenado e forneça água consistente. A acelga é um tanto tolerante à seca, mas crescerá mais devagar quando o solo estiver seco.

Amaranto-Globo

Essas flores de baixa manutenção oferecem flores vibrantes e charme.

Se você está procurando uma flor única e tolerante ao calor, não procure mais do que o amaranto-globo. Essas anuais produzem flores incomuns em forma de pom-pom que fazem flores cortadas incríveis. Atingindo cerca de sessenta centímetros de altura e trinta centímetros de largura, são perfeitas para colocar em cantos abertos de um canteiro elevado.

Nativas da América Central, essas flores não têm problemas com altas temperaturas e umidade. Elas também são de baixa manutenção e geralmente despreocupadas. O amaranto-globo pode até lidar com um pouco de seca.

Muitas cores de flores de amaranto-globo estão disponíveis, incluindo a nova variedade ‘Lavender Lady’. Espere flores durante todo o verão até a primeira geada e assuma que as borboletas encontrarão o caminho para essas flores roxas.

Tomatillo

Essas plantas arbustivas produzem abundantemente e são perfeitas para salsa.

Outra espécie nativa do México e da América Central, os tomatillos não têm problemas com o calor nos verões americanos. Se você já está cultivando tomates e pimentas, por que não cultivar tomatillos também para a salsa caseira definitiva?

Tomatillos, ao contrário dos tomates, crescem dentro de cascas. Como os tomates, essas plantas precisam de algum tipo de suporte. Os tomatillos crescem de maneira mais arbustiva do que os tomates, então uma única estaca não funcionará. Uma gaiola, várias estacas ou algum tipo de cerca para evitar animais ao redor de um canteiro elevado impedirá que essas plantas sejam rasgadas por tempestades.

Observe que os tomatillos não se autopolinam bem, então você precisa de pelo menos duas plantas para obter uma boa colheita. Esteja preparado; as plantas de tomatillo são prolíficas e produzem grandes rendimentos.

Sálvia Mealy

Esta planta compacta floresce durante toda a estação e atrai polinizadores.

Jardineiros confiam nas plantas de Salvia em altas temperaturas, e a sálvia mealy é uma excelente escolha para um canteiro elevado. Essas plantas compactas atingem cerca de noventa centímetros de altura e sessenta centímetros de largura, com lindas flores azul-escuras e arroxeadas que os polinizadores adoram.

Embora seja perene nas zonas 8 a 10, jardineiros em zonas mais frias podem cultivá-la como anual. Onde quer que você esteja localizado, durma tranquilo sabendo que a sálvia mealy prosperará em qualquer onda de calor.

O melhor de tudo, a sálvia mealy tem uma longa estação de floração, com flores presentes na primavera, verão e bem no outono. As flores até fazem ótimas flores cortadas, para que você possa apreciá-las no inverno até que flores frescas surjam novamente no próximo ano.

Manjericão

Esta erva aromática realça sabores e afasta pragas do jardim.

Você nunca erra ao espalhar algumas sementes de manjericão em um jardim de canteiro elevado. Claro, o manjericão é delicioso e merece destaque por si só, adicionando sabor à culinária italiana e compondo a maior parte do delicioso pesto.

Além disso, o manjericão é uma planta companheira de primeira linha, pois seu perfume adorável não é tão amado por pragas. Alguns dizem que cultivar manjericão perto de tomates até faz os tomates crescerem melhor. A ciência ainda está em dúvida sobre isso, mas por que não tentar?

O manjericão é uma opção realmente sólida quando você só quer preencher alguns espaços vazios em um canteiro, evitando ervas daninhas e protegendo seu solo da erosão. Você pode cultivá-lo sob plantas menores ou colocá-lo em pleno sol, onde florescerá para os polinizadores.

Celosia

Flores brilhantes e neon adicionam cor vívida e charme durante todo o verão.

Se você está procurando cores brilhantes para adicionar aos seus canteiros, e quero dizer realmente brilhantes, então olhe para a celosia. Esta anual é na verdade uma erva cultivada por suas flores únicas e neon em tons de amarelo, vermelho, rosa, laranja e mais. Essas cores ousadas até permanecem como flores cortadas.

A celosia tem apenas cerca de trinta centímetros de largura e não chega a sessenta centímetros de altura, então você pode cultivá-las em pequenos espaços entre suas outras plantas. Apenas certifique-se de que ainda receberão alguma luz.

Essas plantas florescerão apesar do calor intenso, umidade e até seca. Elas são de baixa manutenção, mas de alto impacto, florescendo durante todo o verão e bem no outono.

Estragão Mexicano

Esta erva oferece flores vibrantes e repele pragas do jardim.

Outra opção mega versátil é o estragão mexicano, também chamado de hortelã mexicana. É uma erva com um sabor pungente que também possui lindas flores amarelas na primavera e no outono.

O estragão mexicano é tecnicamente um cravo-de-defunto no gênero Tagetes, então tem os mesmos poderes de dissuasão de nematoides das galhas, tornando-o uma planta companheira de ouro. Borboletas e pássaros canoros adoram o estragão mexicano, enquanto os cervos não.

Esta erva herbácea tem uma forma arbustiva, geralmente atingindo pouco menos de noventa centímetros de altura. As plantas crescerão melhor em canteiros elevados a pleno sol, sem problemas para tolerar climas quentes. Nativa do México e da América do Sul, esta erva está pronta para dias longos e quentes.

Coleus

Essas plantas vibrantes adicionam cor e textura deslumbrantes aos jardins.

Se é cor que você procura, não pode errar com o Coleus, um gênero de plantas valorizadas por sua folhagem colorida disponível em tons de roxo, vermelho e amarelo com todos os tipos de padrões. O calor e a umidade não incomodam essas plantas tropicais ou subtropicais.

Esses favoritos da folhagem são perenes nas zonas 10 ou 11, e muitas vezes são cuidados como plantas de casa o ano todo. Em canteiros elevados, eles adicionam cor e textura, protegendo o solo da erosão, ervas daninhas e perda de água.

As plantas de coleus formam montes que podem ter cerca de noventa centímetros de diâmetro, embora como anuais, possam não atingir seu potencial máximo. Independentemente disso, são adições lindas a canteiros elevados e podem fornecer cores incomuns.

Espinafre Malabar

Esta verdura tropical prospera durante todo o verão e adiciona beleza.

Enquanto o espinafre regular floresce quando as temperaturas atingem cerca de 27°C, o espinafre malabar tropical floresce durante todo o verão. Esses dois “espinafres” na verdade não estão relacionados, mas são basicamente intercambiáveis na cozinha.

O espinafre malabar é muito menos exigente, embora precise de uma treliça ou suporte alternativo para subir. Suas folhas verdes emergem de caules vermelhos escuros e arroxeados. Quanto aos vegetais, é realmente bastante bonito e, por ser tropical, o calor e a umidade não são um problema.

Jardineiros em zonas mais frias podem ter dificuldades com esta planta tropical, pois ela não cresce muito bem quando a temperatura cai abaixo de 27°C. Nesse aspecto, é como o reverso do espinafre tradicional.

Boca-de-leão de Verão

Plantas compactas com flores vibrantes atraem polinizadores e resistem à seca.

A boca-de-leão de verão é um arbusto herbáceo perene nas zonas 9 a 11 que pode ser cultivado como anual em climas mais frios. Essas plantas compactas têm apenas cerca de trinta centímetros de largura, então não ocuparão muito espaço em um canteiro elevado.

Esta espécie oferece lindas flores rosa, brancas, roxas ou azuis que aparecem verticalmente, florescendo no verão e no outono. Os polinizadores irão para seus canteiros elevados para acessar as bocas-de-leão de verão, possivelmente polinizando seus vegetais e outras plantas durante a parada.

As bocas-de-leão de verão são conhecidas por resistir ao calor extremo e à seca, bem como a fungos que aceleram a podridão das raízes.

Continue sua leitura aqui