19 Melhores Plantas para Canteiros Elevados em Climas Úmidos

Você está visualizando atualmente 19 Melhores Plantas para Canteiros Elevados em Climas Úmidos

Climas Úmidos e Jardinagem

Climas úmidos não são para todos, mas certamente contribuem para uma boa saúde e longevidade. Não é à toa que muitas pessoas se mudam para esses climas na aposentadoria. A umidade mantém você mais jovem por mais tempo. Ela também é muito benéfica para certas plantas. Se você se mudou para um clima de jardinagem úmido vindo de um mais seco, pode ter dificuldades em cultivar as mesmas plantas.

Jardinagem em canteiros elevados pode ser útil em climas úmidos, pois eleva suas plantas do solo. Assim, elas conseguem mais circulação de ar. Certas plantas podem ter dificuldades com doenças fúngicas em climas úmidos, então saber quais plantar é importante. Aqui estão 19 plantas que prosperarão em seus canteiros elevados em um clima úmido.

Salvia

Violet Queen Salvia Seeds

Amaranto

Love-Lies-Bleeding Amaranth Seeds

Cravos-de-defunto

Crackerjack African Marigold Seeds

Tickseed

Tickseed é uma das minhas flores favoritas para canteiros elevados. É incrivelmente resistente no meu clima, que é muito úmido. Esta doce planta florida tem caules esguios e graciosos e folhas basais que são verde-brilhantes e em forma de tira. As flores dançam e balançam sobre a folhagem com a menor brisa. Elas podem crescer bastante altas à medida que amadurecem e preencherão um espaço muito bem no segundo ano.

Aqui na Zona 9, estas plantas são à prova de geada. Elas permanecem verdes o ano todo, embora parem de produzir flores à medida que os dias ficam mais curtos. Na primavera, elas explodem em cores, tornando-se uma das primeiras flores da nova estação. Elas vêm em uma variedade de tons quentes e são extremamente fáceis de cuidar. Preferem climas muito úmidos.

Raiz de Culver

Esta perene divertida se assemelha muito à Veronica, mas pode crescer até sete pés de altura! Os caules lisos com folhas em espiral crescem em grupos ímpares de três a sete. No topo desses caules altos estão espigas delicadas de flores cobertas de pequenas flores brancas. É uma ótima planta ornamental, adicionando um elemento vertical ao canteiro elevado.

A raiz de Culver é muito tolerante à umidade. Em climas mais frios, cultive esta planta em pleno sol. Em climas muito quentes e úmidos, dê um pouco de sombra à tarde. Além da umidade no ar, esta planta prefere solo úmido. A drenagem melhorada de um canteiro elevado ajuda a manter os níveis adequados de umidade e drenagem para esta planta.

Hissopo de Anis

Esta é uma planta que sempre cultivo em meus canteiros elevados. Sou um amante de polinizadores, jardineiro e apicultor, então qualquer coisa que atraia abelhas permanece no meu jardim. O hissopo de anis é uma planta atraente com folhas aromáticas e espigas altas de pequenas flores roxas. É incrivelmente fácil de cultivar e ficará feliz em pleno sol ou sombra parcial.

Embora esta planta não se importe com a umidade, é uma boa ideia manter o interior desbastado para evitar fungos. Não a aglomere muito. Ela gosta de balançar na brisa. O hissopo de anis é tolerante à seca, mas não ficará infeliz se você mantê-lo regado. Apenas evite regar à noite e certifique-se de que o solo drene bem.

Batatas-doces

Se você quer cultivar vegetais em seus canteiros, batatas-doces são uma ótima opção para climas úmidos. Sem mencionar que suas vinhas são realmente adoráveis. As vinhas vêm em roxo ou verde e produzem lindas flores roxas. Plantar batatas em canteiros elevados facilita a colheita. Elas precisam de solo solto e rico para dar o melhor de si.

As batatas-doces são plantas que adoram umidade. Mantenha-as regadas, especialmente em tempos de pouca chuva. Misture algum fertilizante de liberação prolongada no canteiro antes de plantar esses vegetais saborosos.

Amaranto

O amaranto é uma planta fascinante e bonita que é completamente comestível também! Dependendo da variedade, esta planta gosta de umidade entre 40-75%. As folhas secarão se o ar estiver seco. Esta planta é frequentemente usada como grão, e as folhas são muito atraentes e saborosas, podendo ser comidas cruas ou cozidas.

Descobri que o amaranto é um alimentador muito pesado. Ele deve ficar sozinho em um canteiro elevado; caso contrário, é provável que roube nutrientes de outras plantas próximas. Pode ser insistente, mas é espetacular, e as flores têm uma textura interessante. Adoro a variedade ‘Love Lies Bleeding’ por suas flores divertidas e pendentes.

Salvia

A salvia é uma planta florida maravilhosa que os polinizadores adoram. Ela cresce rapidamente e proporciona muita cor ao jardim. Pode ser um pouco insistente no solo, então é uma ótima planta para canteiros elevados, onde fica melhor contida.

A salvia vem em várias cores, incluindo roxo, vermelho e azul. As flores tubulares são muito atraentes para beija-flores. Embora sejam nativas do clima quente e seco da região mediterrânea, toleram muito bem a umidade. Eu vivo em um clima muito úmido e nunca tenho problemas com a salvia, ela é resistente como pregos.

Zínias

Se você quer uma exibição colorida que dure todo o verão e até a primeira geada, as zínias são uma ótima escolha. Elas crescem rapidamente, florescendo apenas 60 dias após o plantio. Nunca recuam diante de altas temperaturas. Mesmo no auge do verão, quando o termômetro passa dos 38°C, minhas zínias ainda florescem. No entanto, elas apreciam mais água.

As zínias podem ser suscetíveis ao oídio. Mantenha os caules limpos na base e permita espaço para circulação de ar para evitar problemas fúngicos. Elas florescem melhor com um pouco de umidade. Fazem flores de corte maravilhosas, e quanto mais você corta, mais elas florescem.

Príncipe Roxo

A planta príncipe roxo é uma planta maravilhosa e versátil que é mais feliz com pelo menos 80% de umidade. Uma planta tropical, esta é uma perene nas Zonas 9-11 e anual em outros lugares. Você pode plantar esta planta em quase todas as condições de exposição, desde pleno sol até quase sombra total, embora um pouco de sombra à tarde seja o ideal. Ela se espalha mais do que cresce e preenche bem entre plantas mais altas.

Esta planta prefere solo rico em composto com boa drenagem. Resiste bem aos elementos, enfrentando calor, chuva, seca e umidade como uma campeã. Você vai adorar como esta planta é de baixa manutenção! As folhas maduras são em tons de roxo e vermelho, com novas folhas surgindo verdes.

Cravos-de-defunto

Os cravos-de-defunto são famosos por suas características repelentes de insetos. Eles também não se importam com uma situação de alta umidade e são excelentes plantas para vasos. Os cravos-de-defunto ficam felizes em pleno sol ou sombra parcial. Em climas mais quentes, acho que preferem um pouco de sombra à tarde. Em muito sol quente, as flores morrerão mais rápido, mas a folhagem geralmente não é afetada.

Essas plantas floridas são tolerantes à seca, mas novamente, suas flores durarão mais se você as regar regularmente. Remova as flores murchas para que produzam muitas flores alegres e de tons quentes. Sou parcial ao pequeno cravo-de-defunto francês por causa das cores, mas todos os tipos produzem flores adoráveis.

Tomates

Outro vegetal que funciona bem em canteiros elevados e tolera bem alta umidade é o tomate. A umidade ideal durante o dia para tomates é de 80-90%, então se você está em um clima quente e úmido, pode cultivar muitos deles! Esses vegetais são grandes consumidores de nutrientes. Certifique-se de trabalhar bastante composto e fertilizante no solo antes de plantá-los.

Plante seus tomates com manjericão para um sabor excepcional. Os cravos-de-defunto ajudarão a manter os insetos voadores afastados. Para evitar doenças fúngicas, desbaste os ramos inferiores e as folhas no centro e ao redor da base da planta.

Equinácea

A equinácea é uma planta muito tolerante e resistente. Ela lida bem com calor, umidade, seca e solo pobre. Esta perene de longa vida é uma favorita entre os polinizadores, atraindo abelhas e borboletas para o jardim. Deixe-as produzir sementes, e seus canteiros se encherão rapidamente com essas plantas divertidas e extremamente robustas.

Você pode plantar essas plantas floridas em pleno sol ou sombra parcial. Elas não são exigentes quanto ao solo, mas a drenagem é importante, especialmente em climas de alta umidade. As flores são duradouras e fazem excelentes flores de corte. Remova as flores murchas para reduzir a disseminação, ou deixe as cabeças das sementes para os pássaros comerem no outono.

Mil-folhas

O mil-folhas é outro dos meus favoritos para o jardim de corte em canteiros elevados. As flores dão um toque doce e vintage aos arranjos florais. Sua folhagem semelhante a samambaia adiciona textura e interesse aos canteiros mistos, e eles são florescedores incríveis. São perenes confiáveis e toleram muito calor e seca.

Embora o mil-folhas prefira clima seco, é altamente tolerante à umidade. Regue ao nível do solo para evitar o oídio e desbaste suas plantas de vez em quando para manter a circulação de ar. Borboletas adoram esta planta e a visitarão frequentemente, especialmente as variedades vermelhas.

Manjericão Azul Africano

Embora não exija, o manjericão azul africano tolera muito bem a umidade. Também é muito mais tolerante ao frio do que a maioria das fontes nos faria acreditar. Sei disso porque tenho várias plantas, e elas sobrevivem a períodos de temperaturas em torno de -7°C todos os anos aqui na Zona 9. Esta planta incrivelmente resistente e robusta é uma favorita dos polinizadores e floresce de forma confiável desde o início do verão até a primeira geada.

O manjericão azul africano não é a variedade mais atraente se você gosta de cozinhar com ele. Embora faça um pesto agradável. Eu o planto porque parece indestrutível, é altamente resistente a pragas e também resistente à seca. As abelhas visitarão o jardim diariamente para este deleite fragrante.

Lantana

A lantana não é especificamente indicada para climas úmidos, mas não se importa com a umidade. A estrutura da planta é aberta, mantendo uma boa circulação de ar pelo interior. Esta planta atraente floresce por uma longa temporada e é uma planta hospedeira para várias espécies de borboletas. Ela adora muito sol e é incrivelmente tolerante à seca.

Esta planta pode ser agressiva se gostar do local onde foi plantada. Pode dominar outras plantas menos agressivas se você não a podar. Ela aceita bem a poda, no entanto, e você pode cortá-la completamente no meio do verão. Ela crescerá novamente até seu tamanho completo em cerca de dois meses. As flores de cores vibrantes são atraentes e alegres. Existem variedades arbustivas e rasteiras disponíveis.

Begônias

Muitas pessoas pensam nas begônias como plantas de interior, e elas realmente fazem boas plantas de interior, desde que recebam umidade suficiente. As begônias Rex, em particular, gostam de muita umidade no ar para manter sua bela folhagem. Se você quer que essas plantas prosperem e produzam flores, a umidade é fundamental. Embora as necessidades específicas variem de acordo com a espécie, quase todas as begônias são tolerantes à alta umidade. Até 90% é bem tolerado pela maioria.

Em climas quentes, as begônias serão mais felizes em sombra parcial. Em climas mais frios, onde essas plantas crescem como anuais, elas tolerarão exposição total ao sol. As begônias preferem estar ligeiramente enraizadas, então prosperam em recipientes de todos os tipos. Mantenha o solo úmido, mas bem drenado.

Coleus

Para cores ousadas e folhagem decorativa em seus canteiros elevados, o coleus é imbatível. Esta planta tropical vem em uma ampla gama de padrões, tipicamente em tons de vermelho e verde. Produz uma inflorescência com pequenas flores brancas ou roxas e comumente se auto-semeia. Como a maioria das plantas tropicais, não só tolera, mas prefere alta umidade.

O coleus tem boa resistência a pragas e doenças. Se você beliscar as plantas quando são jovens, elas ramificarão bem e crescerão em forma de arbusto. Elas gostam de solo úmido, fértil e bem drenado, tornando-as uma excelente planta para canteiros elevados. Deixe o solo secar na superfície entre as regas para ajudar a prevenir doenças fúngicas. Existem tipos de coleus que gostam de pleno sol e outros que preferem sombra parcial. Certifique-se de encontrar o tipo certo para sua exposição.

Copo-de-leite

Os copos-de-leite são plantas deslumbrantes que crescem a partir de tubérculos e produzem folhagem e flores interessantes. Você certamente já viu essas flores em supermercados ou floriculturas, pois são extremamente populares na floricultura. São flores de casamento favoritas por sua forma elegante e capacidade de durar muito tempo em arranjos cortados sem água.

Os copos-de-leite gostam de alta umidade, mas tenha cuidado ao regar demais essas plantas. Seus tubérculos são suscetíveis à podridão radicular se você mantê-los úmidos o tempo todo. Essas plantas preferem solo rico, úmido, mas bem drenado. Deixe a superfície do solo secar entre as regas e corte as flores frequentemente para repetidas florações.

Flor Cardinal

A flor cardinal é uma planta bonita que prospera em condições úmidas. Ela gosta de solo uniformemente úmido e tolera muito bem a umidade. Você pode até encontrar essas plantas crescendo em áreas pantanosas. No entanto, são versáteis e não exigem alta umidade, então um período seco não danificará suas folhas, desde que você mantenha o solo úmido.

Esta planta tem excelente tolerância ao frio e pode suportar temperaturas de até -37°C. Em climas mais frios, proteja as raízes no inverno com uma camada pesada de cobertura morta. A flor cardinal não é uma planta comum para vasos, mas sob as circunstâncias certas, crescerá bem em canteiros elevados. São adições bonitas e dramáticas à paisagem. Evite remover flores murchas ou podar até a primavera.

Rudbeckia

Você pode conhecer esta planta por sua variedade mais famosa, a Susan-de-olhos-negros. Essas plantas excepcionalmente resistentes podem crescer em quase qualquer lugar e são muito tolerantes à seca. Elas crescem felizes em climas quentes e úmidos, mas também toleram climas frios. Embora não se importem com a umidade, é melhor mantê-las desbastadas perto do solo e no interior da planta para evitar doenças fúngicas.

A rudbeckia não é exigente quanto ao solo. Crescerá bem em solo argiloso, arenoso e argiloso e tolera tipos de solo úmido ou seco. Evite regar de cima para manter o excesso de umidade fora das folhas em climas úmidos. A Rudbeckia maxima é uma excelente escolha para climas úmidos.

Pensamentos Finais

Todas essas plantas gostarão de crescer em seus canteiros elevados em um clima úmido. Evite problemas fúngicos mantendo a circulação de ar adequada ao redor de suas plantas e regue o solo em vez da folhagem nesse tipo de clima. A umidade no ar manterá sua folhagem em ótimo estado. A drenagem adicional de um canteiro elevado também ajudará a afastar fungos.