Introdução às Lâmpadas de Crescimento de Haleto Metálico
Se você é um cultivador, provavelmente está considerando as lâmpadas HID de Haleto Metálico para dar ao seu jardim um verde saudável e exuberante.
As lâmpadas de crescimento de Haleto Metálico estão no mercado há tempo suficiente para se provarem como uma das favoritas para cultivar canópias verdes, bonitas e nutritivas.
Eu preparei este guia para ajudar você a aprender sobre as lâmpadas de crescimento de Haleto Metálico, como elas funcionam, suas vantagens e desvantagens.
Vamos compará-las com outras alternativas de iluminação de crescimento, como HPS, MH Cerâmico e LEDs, para ajudá-lo a decidir se elas são uma boa adição ao seu jardim como fonte de luz principal ou suplementar.
Ouça este post no Podcast Dr. Jardim
Assine o Podcast Dr. Jardim no iTunes ou Spotify
O Que São Lâmpadas de Haleto Metálico?
Os haletos metálicos são um tipo de lâmpada HID amplamente considerada uma das melhores alternativas de iluminação para o cultivo de vegetais. Elas existem desde o início dos anos 60 e foram desenvolvidas para várias aplicações, como faróis de carros, iluminação de ruas e, claro, nosso favorito: Cultivar vegetais exuberantes!
Elas são feitas de maneira muito semelhante às lâmpadas de vapor de mercúrio, com a diferença de que contêm compostos adicionais de haleto metálico no tubo de arco de quartzo, para melhorar a eficiência e a reprodução de cores (CRI).
Alguns fabricantes misturam a tecnologia de haleto metálico com outras para melhorar a saída de luz e adicionar algumas variações no espectro de cores para uma solução mais completa.
Geralmente, elas têm uma alta saída de lúmens de cerca de 100 lm por watt, uma vida útil da lâmpada de até 20.000 horas e taxas de degradação bastante decentes. Isso as torna uma adição valiosa aos nossos jardins.
Devido à natureza dos processos que produzem luz dentro dessas lâmpadas, elas emitem calor significativo em sua área imediata. Na verdade, tocar uma lâmpada que está funcionando há muito tempo pode resultar em queimaduras graves.
Assim como as lâmpadas HPS e CMH, as lâmpadas MH precisam de um reator para funcionar. Se a lâmpada for alimentada por uma fonte de tensão constante, como diretamente da fiação AC, a corrente aumentará até que a lâmpada se destrua.
Comparação de Espectros de Luz
Antes de vermos e compararmos o espectro de uma HID de Haleto Metálico, por favor, olhe o gráfico a seguir:
Este é o gráfico de resposta média das plantas ao espectro de luz por McCree. Veja como as plantas usam a luz em toda a faixa PAR? Embora com diferentes taxas de absorção relativa, todas as cores são usadas.
Observe também que há uma leve, mas significativa, absorção nos níveis de Infravermelho e UV. As plantas precisam de uma fonte de luz que integre todo o espectro, não uma mistura de vermelho e azul como comumente se pensa. Esta é uma das vantagens das lâmpadas HID de Haleto Metálico em relação a outras fontes de luz, elas realmente emitem um espectro amplo de luz que as plantas podem usar para crescer saudáveis.
Agora, este é o espectro de luz da média das lâmpadas de crescimento de Haleto Metálico:
Note aqueles picos no azul, verde, amarelo e laranja? É aí que a cor da luz de Haleto Metálico é determinada. Como você pode ver, a saída de luz de uma lâmpada MH é muito equilibrada, também inclui uma quantidade considerável de luz UV, tudo isso combinado permite seu uso como uma solução completa para os cultivadores.
Elas não têm tudo, no entanto. Os haletos metálicos têm uma saída muito baixa na parte vermelha do espectro, que é um dos requisitos dominantes para culturas de frutificação e floração.
Para equilibrar as coisas, os cultivadores geralmente adicionam lâmpadas de crescimento HPS ao seu jardim como luz suplementar.
Aqui está o espectro de uma lâmpada de crescimento HPS para comparação:
Observe como a maior parte da luz de uma HPS sai como vermelho, laranja, amarelo e verde, com muito pouca luz na parte azul do espectro. Ótimo para floração e frutificação, mas não tão bom para o crescimento vegetativo.
Uso Ideal das Lâmpadas de Haleto Metálico
As lâmpadas de crescimento de Haleto Metálico são melhores usadas para o crescimento vegetativo. Isso significa que elas são ótimas para fazer sua planta produzir canópias densas e exuberantes com muito pouco espaço internodal.
Elas são perfeitas para cultivar todos os tipos de vegetais, como alface, espinafre, pimentão, tomate, culturas de floração na fase vegetativa e muitas outras.
As lâmpadas MH também são muito boas para impedir o estiramento. O estiramento ocorre por várias razões diferentes, principalmente porque as plantas não estão recebendo luz suficiente ou porque não estão recebendo luz azul suficiente.
Os cultivadores de HPS geralmente adicionam lâmpadas MH aos seus jardins para suplementar a luz no espectro azul e evitar que suas culturas de floração se estiquem nas diferentes fases de crescimento das plantas.
Escolhendo Suas Lâmpadas
Como quase todas as lâmpadas HID, as lâmpadas de Haleto Metálico vêm em vários tamanhos. Os tamanhos mais comumente usados para iluminação interna e suplementar são 400, 600 e 1000 watts. Com os tamanhos de lâmpadas de 600 e 1000 watts sendo os mais eficientes.
Por exemplo, uma lâmpada MH de 400w pode emitir cerca de 85 lúmens por watt consumido, enquanto as lâmpadas de 600w emitem cerca de 100 lúmens por watt.
Os haletos metálicos percorreram um longo caminho, há alguns anos eles não eram geralmente classificados para posicionamento universal, você precisava seguir cuidadosamente o conselho do fabricante para decidir como pendurar seu refletor e lâmpada. Mas não mais. Hoje em dia, a maioria das lâmpadas de haleto metálico de alta qualidade são classificadas para posicionamento universal.
Simplesmente certifique-se de que elas são classificadas para posicionamento universal e, em seguida, sinta-se à vontade para brincar com isso até encontrar a melhor posição para pendurar sua lâmpada de crescimento MH.
Aqui estão algumas notas que reuni sobre a pegada e cobertura de luz do haleto metálico:
400w Metal Halide
Distância da Planta: Pelo menos 14’’ ou 30 cm de distância da sua canópia
Área Recomendada: Até 3,5’ x 3,5’ ou 1,1m x 1,1m
600w Metal Halide
Distância da Planta: Pelo menos 18’’ ou 45 cm de distância da sua canópia
Área Recomendada: Até 4,5’ x 4,5’ ou 1,4m x 1,4m
O tamanho de lâmpada mais eficiente para luzes HID, produzindo o maior PAR por watt consumido.
1000w Metal Halide
Distância da Planta: Pelo menos 24’’ ou 60 cm de distância da sua canópia
Área Recomendada: Até 5’ x 6’ ou 1,6m x 1,8m
Escolhendo Seu Reator
Este é um resumo das informações mais importantes que você precisará ao escolher um reator para sua lâmpada de haleto metálico. Se você quiser aprender mais, pode conferir nosso guia mais detalhado sobre reatores clicando aqui.
Uma coisa importante a levar em consideração ao escolher um reator para sua lâmpada MH é que a temperatura de cor delas será afetada pelas características do sistema elétrico que alimenta a lâmpada e pelas variações de fabricação na própria lâmpada.
Se uma lâmpada de haleto metálico estiver subalimentada, sua saída de luz será azulada devido à evaporação do mercúrio sozinho. O inverso é verdadeiro para uma lâmpada superalimentada, mas essa condição pode ser perigosa, possivelmente levando a uma explosão devido ao superaquecimento e à sobrepressão.
Portanto, se você estiver interessado em escurecer sua lâmpada de haleto metálico, é simples: invista no melhor reator eletrônico que puder encontrar para manter suas lâmpadas funcionando saudáveis.
Reatores eletrônicos de alta qualidade geralmente podem detectar que tipo de lâmpada estão funcionando e ajustar-se de acordo. Isso prolongará a vida útil da lâmpada e a reprodução de cores.
Para facilidade de uso, é recomendado obter um reator que seja digital, regulável e suporte tanto lâmpadas HPS quanto MH. Isso lhe dá a maior flexibilidade.
Lembre-se… a eficiência começa no seu reator, então certifique-se de escolher o melhor que puder obter.
Comparação com Outras Tecnologias de Iluminação
Já vimos as diferenças de espectro entre essas lâmpadas HPS. Ambas são ótimas no que fazem. Realmente não há competição entre essas luzes HID, seria injusto comparar as duas. Elas são boas no que são usadas.
As lâmpadas de haleto metálico são ótimas para fazer sua planta crescer nas fases vegetativas, com espaços internodais apertados e folhas saudáveis e espessas. As lâmpadas de sódio de alta pressão, por outro lado, são ótimas quando se trata de aumentar a produção de flores e o crescimento de frutos.
Vale a pena notar que essas luzes HID geralmente têm preços muito semelhantes. As lâmpadas HPS também tendem a ter taxas de degradação mais lentas.
Comparação com LEDs
Teoricamente, devido à natureza de como produzem luz, a tecnologia LED é superior a qualquer tecnologia HID porque pode direcionar (conforme necessário) qualquer parte do Espectro de Resposta Fotossintética especificamente sem emitir luz subutilizada e desperdiçar energia. Isso é teoricamente. Mas no mundo real, essa solução LED perfeita e acessível ainda está em desenvolvimento.
Uma grande vantagem dos LEDs sobre as lâmpadas de crescimento de haleto metálico é sua saída de calor significativamente menor. Isso já pode ser visto na infinidade de produtos de luz de crescimento LED no mercado, ostentando sua operação comparativamente passiva, o que geralmente não é possível ao operar uma lâmpada de haleto metálico. Os LEDs também têm um tempo de operação mais longo sem necessidade de substituição.
Ainda assim, há um lugar para os haletos metálicos no seu jardim. As vantagens do MH sobre o LED podem então ser resumidas da seguinte forma:
Preço de introdução baixo
Solução comprovada e acessível para cultivar seus vegetais
Comparação com Lâmpadas de Haleto Metálico Cerâmico (CMH)
Esta é uma visão rápida sobre MH vs. CMH. Para uma visão mais detalhada, confira meu artigo aprofundado sobre lâmpadas de haleto metálico cerâmico.
Primeiro de tudo, lembre-se de que, embora semelhantes, CMH e MH não são a mesma coisa. Para fins de comparação, a única desvantagem que posso pensar do CMH em relação ao MH é o custo inicial.
Dito isso, deixamos claro que o CMH tem um espectro geral muito melhor do que o MH, com maiores saídas de luz vermelha e branca. As lâmpadas de crescimento CMH também funcionam mais frias e produzem muito mais luz PAR quando comparadas watt por watt.
O ponto mais notável é o tempo de degradação. As lâmpadas MH padrão têm uma vida útil total de cerca de 20.000 horas, mas uma taxa de degradação rápida. O que é menos do que as 24.000 horas que os CMH são classificados.
Pontos do MH
Pontos do CMH
Eficiência
Espectro significativamente melhorado com um impulso muito necessário nos vermelhos em relação ao MH
Vida útil significativamente mais longa
Conclusão
Vimos como as lâmpadas de crescimento de haleto metálico se encaixam perfeitamente em um lugar no mercado que elas merecem muito. Agora podemos entender por que elas são tão frequentemente vistas em jardins, porque seu espectro equilibrado é algo que as plantas adoram crescer sob. As lâmpadas de crescimento MH são uma adição muito acessível ao seu jardim.