Quando as Hortênsias Florescem?

Você está visualizando atualmente Quando as Hortênsias Florescem?

Hortênsias: Beleza e Cor no Verão

Hortênsias são flores deslumbrantes que contamos para cores abundantes, flores cheias e interesse duradouro. Elas são um símbolo da estação, refrescando a paisagem em tons de azul, rosa e branco ou adicionando tons dinâmicos de violeta, vermelho e verde-limão.

Como grupo, as hortênsias florescem da metade da primavera até o início do outono. No entanto, os tempos específicos de floração variam dependendo da espécie e variedade. O clima e as condições culturais também influenciam quando elas florescem.

Aqui, vamos falar sobre os tipos de hortênsias, quando esperar suas flores e as variáveis em torno do tempo de floração. Divirta-se no jardim escolhendo diferentes espécies, como variedades que florescem novamente, para um show de flores duradouro.

Fatores de Floração

A floração das hortênsias é influenciada se elas florescem em madeira velha ou nova.

Esses arbustos lenhosos e duráveis crescem e florescem em uma ampla gama de climas e condições de crescimento. Essas condições incluem temperatura, intensidade da luz solar, umidade e qualidade do solo e contribuem para quando uma hortênsia floresce em nossos jardins individuais.

Fatores da espécie, como se ela floresce em madeira velha ou nova – ou em ambas – também impactam a floração geral. Com o tipo certo no local certo, você desfrutará de arbustos fáceis de cuidar carregados de flores.

Clima

Plante em sombra parcial e garanta regas regulares.

As hortênsias são resistentes na maioria das zonas de cultivo, e há seleções sobrepostas para jardineiros em climas frios (com temperaturas de inverno até a zona 3) e em climas quentes (verões até a zona 9). A temperatura desempenha um papel no tempo de floração, e a mesma variedade em um clima do norte pode florescer mais tarde do que sua contraparte do sul.

Geralmente, climas quentes desfrutam de uma temporada de floração mais longa, com flores aparecendo mais cedo na primavera e durando mais tempo até o outono. Em climas frios, temperaturas frias e geadas tardias e precoces contribuem para uma temporada de floração mais curta, mas igualmente prolífica.

Em áreas com invernos extremamente frios, opte por tipos paniculados e lisos para flores precoces e duradouras. Ambos os tipos florescem em madeira nova, então não haverá danos nos botões de inverno, e são excepcionalmente resistentes ao frio.

Em climas particularmente quentes, considere os requisitos de luz e água. Para jardineiros com verões quentes, coloque as hortênsias no lado mais sombreado dos requisitos de luz preferidos. Forneça água regular, especialmente até estarem estabelecidas e durante períodos secos.

Durante períodos de estresse, elas podem perder botões, flores e folhas. Os estressores ambientais incluem ondas de calor, períodos secos, flutuações de água e geadas tardias ou precoces.

Madeira Velha vs. Madeira Nova

Tipos de madeira velha podem falhar em florescer se podados no outono.

As hortênsias florescem em madeira velha (crescimento do ano anterior) ou nova (crescimento do ano atual). Algumas seleções florescem em madeira nova e velha para uma produção de flores duradoura. Saber essa sequência de floração em madeira velha/nova é útil ao podar.

As espécies que florescem exclusivamente em madeira velha definem seus botões no final do verão para florescer no ano seguinte. Em invernos rigorosos, esses botões de madeira velha são suscetíveis a congelamento e queda, o que significa que não haverá uma exibição vistosa de flores no verão. Uma hortênsia de madeira velha podada no outono significa falta de floração no ano seguinte.

Aquelas que florescem em madeira nova definem seus botões na primavera. Esse ajuste tardio significa que os botões não suportam as baixas temperaturas do inverno. Eles emergem mais perto do tempo de floração sazonal. Uma hortênsia de madeira nova pode ser podada no outono ou no final do inverno e ainda florescer naquele verão.

Se sua hortênsia não está florescendo e você podou bastante no outono, remover botões definidos em madeira velha pode ser o problema. Ou, se sua região passou por um inverno rigoroso ou uma geada tardia, os botões podem ter sido danificados pelo frio extremo.

Condições de Crescimento

Certas condições culturais promovem a floração e o vigor. Muito ou pouco de algo bom afeta o tempo e a qualidade da floração.

Luz Solar

Eles precisam de apenas duas a três horas de sol da manhã.

A quantidade de luz necessária depende da intensidade do sol na região de crescimento. Se sua hortênsia não está florescendo bem, pode estar relacionada a uma exposição excessiva ao sol. Sol da manhã com proteção de sombra à tarde é ideal na maioria das áreas de plantio.

Em áreas de crescimento do norte com climas frios, as hortênsias toleram seis horas de sol pleno com umidade do solo consistente. Em climas quentes do sul, duas a três horas de sol da manhã ou luz solar filtrada são suficientes.

O sol intenso pode queimar folhas e flores. Forneça proteção à tarde contra a luz solar direta, especialmente em jardins com verões quentes. Alguns tipos, como as hortênsias de folhas grandes, toleram sombra total em condições de crescimento quente.

Água

Evite umidade excessiva para prevenir redução da floração e problemas fúngicos.

As hortênsias precisam de cerca de uma polegada de água por semana, e potencialmente mais durante períodos secos, para manter os solos com umidade média para uma melhor floração.

A umidade consistente garante saúde e vigor geral, mas água em excesso leva a uma diminuição na floração e problemas fúngicos. Evite condições excessivamente úmidas e encharcadas por períodos prolongados sempre que possível.

Adubação Excessiva

Isso leva a um crescimento excessivo de folhas e redução da floração.

Como grandes floríferos, esses arbustos apreciam uma aplicação de fertilizante na primavera. Um fertilizante orgânico, granulado e de liberação lenta, rico em fósforo, como 10-30-10, promove crescimento e floração.

A adubação excessiva, no entanto, significa muito nitrogênio, o que produz crescimento foliar, mas menos floração e outros problemas da planta. No outono, pare de fertilizar à medida que o crescimento diminui e as plantas se preparam para a dormência de inverno.

Tipos de Hortênsias e Tempos de Floração

Há seis espécies comumente cultivadas, cada uma com características únicas, desde longos tempos de floração até cores de outono e interesse de inverno.

Hortênsia de Folhas Grandes

As hortênsias tradicionais de folhas grandes florescem por seis a oito semanas.

A Hydrangea macrophylla apresenta as grandes flores de cabeça e de renda que caracterizam as hortênsias. Os cachos de flores arredondados em azul, rosa, branco e roxo transicionam para rosa e verde à medida que envelhecem, proporcionando flores atraentes até o outono.

Dependendo da variedade, as hortênsias tradicionais de folhas grandes florescem por cerca de seis a oito semanas, do final da primavera ao meio do verão em climas quentes e do meio do verão ao início do outono em temperaturas mais frias. Cultivares como ‘Endless Summer’ e ‘Let’s Dance’ apresentam uma floração aprimorada e resistência ao frio, definindo botões em madeira nova e velha. Elas florescem cedo e repetem a floração ao longo do verão até a primeira geada.

Essas floríferas exigem umidade regular e proteção do sol da tarde. A hortênsia de folhas grandes é resistente nas zonas 6-11 e algumas, como ‘Endless Summer’, até a zona 5.

Paniculada

Essas plantas resistentes e fáceis de cultivar florescem em madeira nova.

A Hydrangea paniculata, ou hortênsia peegee, apresenta flores piramidais vistosas em cores de branco cremoso a verde-limão a rosa tingido de vermelho. As flores aparecem no verão até o início do outono, transicionando para rosa em setembro e outubro. As flores desbotam para um tom de bege claro no inverno para uma textura duradoura e interesse sazonal.

As hortênsias paniculadas estão entre as mais resistentes e fáceis de cultivar. Elas florescem em madeira nova e são resistentes ao frio, ideais nas zonas 3-8 (às vezes 9). As paniculadas são plantas adaptáveis tolerantes a solos variados e períodos ocasionais de seca, embora a umidade consistente seja melhor para a floração.

Lisa

As flores da hortênsia lisa prosperam em sombra parcial a total.

A Hydrangea arborescens, também chamada de hortênsia selvagem ou lisa, é nativa dos Estados Unidos e cresce em climas variados nas zonas 3-9. Os botões surgem em madeira nova para flores brancas, marfim e rosa, amadurecendo para verde claro no final do verão e amarelo-alaranjado no outono.

As flores aparecem em cachos planos do início do verão até o outono. Elas preferem sombra parcial a total e toleram várias condições de solo, mas não resistem à seca.

Folha de Carvalho

A hortênsia de folha de carvalho se beneficia da proteção no inverno na zona 5.

A Hydrangea quercifolia é nativa da América do Norte, originária do sudeste dos EUA. Os arbustos eretos produzem lindas flores piramidais de cor creme e folhas profundamente lobadas com cor vermelha no outono. As flores surgem do meio ao final da primavera até o início do verão e transicionam para rosa e verde de agosto a setembro.

As cultivares apresentam formas aprimoradas e variações de cor como rosa profundo. A folha de carvalho é resistente nas zonas 5-9, mas se beneficia da proteção no inverno na zona 5. As plantas florescem em madeira velha.

Montanha

As cultivares de hortênsia serrata são resistentes nas zonas 5-9.

A Hydrangea serrata é semelhante em aparência à hortênsia de folhas grandes, mas tem uma forma mais compacta e flores de renda menores. Ela floresce em madeira velha e nova para uma temporada de floração duradoura do início do verão até o outono.

A hortênsia da montanha e suas cultivares variam em tons de rosa, azul, violeta e branco. As plantas são resistentes nas zonas 5-9.

Cipó

Essas plantas são resistentes nas zonas 4-8, mas limítrofes em climas extremos.

A Hydrangea anomala é uma forma diferente de hortênsia com trepadeiras lenhosas que alcançam de 30 a 60 pés de altura em condições ideais. Grandes cachos de flores brancas perfumadas surgem do final da primavera até meados do verão.

As hortênsias trepadeiras são resistentes nas zonas 4-8 (embora sejam um pouco limítrofes nas zonas mais baixas e mais altas). Os verões quentes e úmidos do sudeste estressam essas trepadeiras. A subespécie petiolaris é mais resistente ao frio do que a espécie reta e tem flores maiores em madeira velha.

Pensamentos Finais

As espécies de hortênsias e suas cultivares explodem em cores no verão com tempos de floração variados, muitas vezes sobrepostos. Além das variações de espécies, a floração está sujeita à temperatura e outras condições de crescimento.

Felizmente para nós jardineiros, essas são plantas duráveis e com uma profusão de flores em seu auge. Para uma temporada de floração longa e prolífica, opte por variedades com floração repetida e aquelas que florescem em madeira nova e velha.