Os Melhores Hortênsias para o seu Clima: Dicas para a sua Zona

No momento, você está visualizando Os Melhores Hortênsias para o seu Clima: Dicas para a sua Zona

Adicionando Beleza ao Jardim com Hortênsias

Hortênsias adicionam flores abundantes ao paisagismo, com flores de verão que transbordam em meio a um cenário de folhagem exuberante. Essas belezas elegantes e clássicas apresentam cores emocionantes em várias formas de flores, além de tamanhos de plantas e hábitos de crescimento variados.

As hortênsias possuem características únicas, desde longos períodos de floração até cores de outono e interesse no inverno. São arbustos versáteis que crescem na maioria das zonas de resistência e são lindos em plantios em massa, como cercas vivas e como seleções de exemplares. Não faltam novas cultivares para explorar, desde flores que mudam de cor até formas compactas e resistentes, juntamente com favoritos encantadores.

Com excepcional resistência ao frio e tolerância ao calor, as seleções de hortênsias são adequadas para muitos jardins. Esses cultivares de baixa manutenção se saem melhor com condições adequadas de luz e água. Escolher o arbusto certo para a sua zona de resistência do USDA e atender aos seus requisitos culturais essenciais são os primeiros passos para encontrar a hortênsia melhor e mais duradoura para o seu jardim.

Escolhendo as Hortênsias Certas

Sua seleção deve considerar a sua zona de crescimento do USDA para resistência ao inverno.

Os produtores comerciais introduzem novas e dinâmicas cultivares a cada ano para se tornarem belas adições ao jardim. Esses recém-chegados, ao lado das variedades clássicas favoritas, tornam a escolha de quais hortênsias cultivar um desafio feliz.

Uma consideração vital para ajudar a reduzir o campo é identificar a resistência ao frio em relação à sua zona de crescimento do USDA. Jardineiros em áreas com invernos frios precisam de variedades resistentes ao inverno, enquanto os jardineiros de áreas quentes têm a vantagem de numerosas opções, mas com atenção adicional à localização do jardim em locais especialmente quentes e úmidos.

Considerações de microclima para a sua área de cultivo específica são fatores adicionais nas seleções de hortênsias. Dependendo da variedade, elas preferem certas condições de luz. Elas também se beneficiarão de umidade regular (o nome do gênero é do grego “hydor”, ou água).

Alguns tipos toleram mais sol, com sol da manhã e sombra à tarde oferecendo condições ideais para muitas variedades. Dependendo da intensidade do sol, outros crescem melhor em sombra parcial a total e luz filtrada. As hortênsias toleram mais sol em climas frios se houver água abundante. Em climas quentes, a mesma variedade pode crescer melhor em sombra parcial com proteção contra o sol direto – especialmente o sol da tarde.

Madeira Velha Vs. Madeira Nova

Arbustos que florescem em madeira nova formam botões na primavera.

Essas plantas florescem em madeira velha (o crescimento do ano anterior) ou madeira nova (o crescimento do ano atual). Algumas variedades – vamos explorar algumas abaixo – florescem tanto em madeira nova quanto em madeira velha para o melhor sucesso de floração prolífica.

Saber se uma hortênsia floresce em madeira velha ou nova é importante para cultivar hortênsias em climas frios. Espécies que florescem exclusivamente em madeira velha formam seus botões no final do verão para florescer no ano seguinte. Em invernos rigorosos, esses botões de madeira velha estão suscetíveis a congelamento e queda, o que significa que não haverá uma exibição vistosa de flores no verão.

Tipos que florescem em madeira nova formam seus botões na primavera para florescer no verão. Essa formação tardia significa que os botões não precisam suportar temperaturas frias de inverno ou correr o risco de congelamento. Eles emergirão mais perto do tempo de floração.

Também é útil saber se seu arbusto é um florescedor de madeira velha ou nova (ou ambos) quando se trata de poda. Uma hortênsia de madeira velha podada no outono significa falta de floração no ano seguinte. Uma hortênsia de madeira nova é podada no outono e no final do inverno e ainda forma botões e flores naquele verão.

Tipos de Hortênsias

Embora existam quase 75 espécies de hortênsias, comumente cultivamos seis em nossos jardins (e há muitas cultivares para escolher).

Hortênsia Panícula

Essas são conhecidas por suas flores piramidais que variam de branco cremoso a rosa.

A hortênsia paniculata, ou hortênsia peegee, apresenta flores piramidais vistosas, densamente embaladas com flores individuais. Suas cores variam de branco cremoso a verde limão a rosa, tingidas de vermelho. As hortênsias panículas florescem em madeira nova e são resistentes ao frio. Elas crescem melhor nas zonas 3-8 (limítrofes na 9).

As panículas são hortênsias adaptáveis que toleram mais sol do que outras variedades, mesmo em climas quentes. Elas se adaptam a solos variados e a períodos ocasionais de seca, embora a umidade consistente seja a melhor para a floração. As grandes cabeças de flores ficam pesadas no caule, mas as novas cultivares apresentam resistência aprimorada do caule. A altura da espécie varia de 2 a 25 pés, dependendo da variedade.

Hortênsia Lisa

As plantas prosperam em solos diversos, mas são sensíveis à seca.

A hortênsia arborescens, também chamada de hortênsia selvagem, é nativa dos Estados Unidos e uma ótima cultivadora em climas variados nas zonas 3-9. Os botões surgem em madeira nova para flores em branco, marfim e rosa, amadurecendo para verde claro. As flores aparecem em cachos planos de início do verão ao outono. As hortênsias lisas crescem de três a cinco pés de altura e preferem sombra parcial a total. As plantas toleram uma variedade de condições de solo, mas não resistem à seca.

Hortênsia de Folhas Grandes

Essas são conhecidas por suas flores em forma de bola e de renda em várias cores.

A hortênsia macrophylla apresenta as flores em forma de bola e de renda que amamos. Grandes flores em azuis, rosas e roxos transicionam para rosa e verde. Essas floríferas exigem umidade regular e proteção contra o sol da tarde. A hortênsia de folhas grandes é resistente nas zonas 6-11, com algumas cultivares até a zona 5. Cultivares de madeira velha precisam de proteção no inverno nas zonas de crescimento mais baixas. As flores surgem em madeira velha e em madeira velha e nova, dependendo da variedade. As plantas atingem de três a seis pés de altura.

Hortênsia da Montanha

A hortênsia da montanha se assemelha à hortênsia de folhas grandes, mas é mais resistente ao frio.

A hortênsia serrata é semelhante em aparência à hortênsia de folhas grandes. É resistente ao frio, mas menos robusta do que H. macrophylla, como observa o especialista em plantas Michael Dirr em seu livro Hortênsias para Jardins Americanos. A hortênsia da montanha é mais compacta (atingindo de dois a quatro pés de altura) com flores de renda menores.

Hortênsia de Folhas de Carvalho

Suas cultivares apresentam formas aprimoradas e variações de cor.

A hortênsia quercifolia é nativa da América do Norte, do sudeste dos EUA. Os arbustos eretos produzem lindas flores piramidais cremosas brancas e folhas profundamente lobadas com cor vermelha no outono. As cultivares apresentam formas aprimoradas e variações de cor, como rosa profundo. Resistente nas zonas 5-9, a hortênsia de folhas de carvalho precisa de proteção no inverno na zona 5. As plantas florescem em madeira velha e atingem de quatro a oito pés de altura.

Hortênsia Trepadeira

Essa planta apresenta vinhas lenhosas que alcançam até 40 pés.

A Hydrangea anomala subsp. petiolaris é uma forma totalmente diferente, com vinhas lenhosas que alcançam de 30 a 40 pés de altura em condições ideais. Grandes cachos de flores brancas perfumadas e planas surgem no final da primavera e início do verão.

As variedades trepadeiras são resistentes nas zonas 4-9 (um pouco limítrofes nas zonas 4 e 9). Os verões quentes e úmidos do sudeste podem estressar as trepadeiras. A subespécie petiolaris é mais resistente ao frio do que a espécie reta, com flores maiores em madeira velha.

Zonas de Clima Frio

Hortênsias abrangem a maioria das zonas de crescimento e há seleções fortes para o jardim de clima frio. Prestar atenção às zonas de crescimento é especialmente importante para climas frios (e muito quentes também) para garantir que você esteja obtendo as mais resistentes do grupo. Hortênsias resistentes suportam extremos de inverno e condições de congelamento.

Em áreas com invernos extremamente frios, opte por hortênsias panículas e lisas. Essas florescem em madeira nova, então não haverá danos nos botões de inverno, e são excepcionalmente resistentes ao frio até a zona 3.

Dicas de Cultivo em Climas Frios

Maximize a floração das hortênsias em regiões frias protegendo-as com cobertura morta.

Seleções que florescem em madeira velha se beneficiam da proteção no inverno em regiões frias para uma melhor floração. Para proteger as hortênsias de extremos de inverno:

  • Cubra generosamente em torno das raízes com casca de pinheiro, palha limpa ou folhas secas
  • Regue regularmente até o solo congelar (cerca de 1” por semana)
  • Mantenha-as longe dos ventos secos do inverno ou forneça uma proteção contra o vento
  • Em áreas com temperaturas consistentemente abaixo de 5°F (-15°C), envolva as plantas com serapilheira ou sacos de plantas ou crie uma gaiola ao redor das plantas para encher com folhas secas
  • Mova as plantas crescendo em recipientes para um espaço protegido como uma garagem ou porão para a proteção durante o inverno

As plantas também precisam de proteção durante geadas fortes no final da primavera para preservar os botões em desenvolvimento de variedades de madeira nova.

Seleções Resistentes ao Frio

Várias variedades resistentes ao frio florescem em madeira velha e nova.

Há muitas seleções lindas para climas frios. Aqui estão apenas algumas que florescem em madeira nova ou velha e nova e são resistentes ao frio para jardins nas zonas 3 a 6. Jardineiros em zonas mais quentes também desfrutam de cultivar essas belezas.

‘Limelight’

Este tipo de panícula oferece floração mais precoce e caules mais robustos.

‘Limelight’ é uma variedade clássica de panícula que traz um grande espetáculo para o jardim de meados do verão. Enormes flores piramidais em branco cremoso e verde limão envelhecem para tons de rosa e rosa escuro à medida que o verão se aproxima do outono.

As plantas são altas, imponentes e excepcionais como cercas vivas, telas ou plantações de exemplares. ‘Limelight’ é uma variedade premiada. É uma florífera confiável e um desempenho duradouro no jardim. Ela cresce sob sol pleno em climas frios e prefere sombra à tarde em regiões quentes. Forneça solos bem drenados para as plantas prosperarem.

‘Limelight Prime’ é uma cultivar mais recente que oferece melhorias em relação à original. As flores aparecem mais cedo na temporada para um tempo de floração duradouro. As plantas crescem de quatro a seis pés de altura com caules mais robustos para manter as flores pesadas eretas. As flores surgem em branco esverdeado e amadurecem para rosas e vermelhos intensos para uma cor vibrante.

Para um crescimento mais compacto, opte por ‘Little Lime’. As flores robustas cobrem caules fortes que resistem ao tombamento. ‘Little Lime’ atinge de três a cinco pés de altura e tem as mesmas flores verdes e brancas da ‘Limelight’ que transicionam para tons de rosa e duram até o outono.

‘Incrediball’

Maximize seu crescimento fornecendo pelo menos seis horas de luz solar diária.

Esta hortênsia lisa é um espetáculo. Suas enormes flores em forma de bola de neve em branco brilhante transicionam para verde suave. ‘Incrediball’ apresenta caules fortes que sustentam as flores pesadas no alto.

Para obter caules mais vigorosos e floração, cultive ‘Incrediball’ em pelo menos seis horas de luz solar diária. Em climas quentes, permita mais sombra. Sol da manhã com sombra à tarde ou luz filtrada é ideal.

Para uma adição doce em rosa prateado, procure por ‘Incrediball Blush’. Caules resistentes sustentam enormes flores em rosa blush delicado que amadurecem para rosa intenso e verde no outono. ‘Incrediball Blush’ é uma variedade de rebrota, produzindo flores do início do verão até a geada.