Não Cultive Estas 21 Plantas no Seu Paisagismo

Table of Contents

Plantas para evitar plantar em seu jardim este ano

Jardins paisagísticos devem ser bonitos, funcionais e benéficos para o ecossistema local. Eles também devem ser relativamente fáceis de manter. Além de sua aparência, eles devem atrair criaturas benéficas sem competir com a vida vegetal local.

Se você está pensando em quais plantas usar em seu jardim este ano, opte por plantas perenes e anuais nativas, ou espécies estrangeiras que não cresçam descontroladamente. E, acima de tudo, evite espécies invasoras que possam dominar seu jardim ou qualquer coisa que possa envenenar seus animais de estimação.

Vamos mergulhar nas 21 plantas para evitar plantar em seu jardim este ano. Não cultive essas espécies se quiser cultivar um ecossistema saudável e de baixa manutenção em seu quintal.

Bambu Comum

O bambu pode se tornar um pesadelo de manutenção com sua rápida propagação.

O bambu é uma das minhas plantas favoritas. Mas, em vez de cultivá-lo em meu jardim, prefiro admirá-lo na natureza. O bambu é uma gramínea alta que é plantada extensivamente ao redor dos trópicos e subtrópicos por sua madeira resistente, brotos comestíveis e natureza de crescimento rápido. As mesmas propriedades que o tornam favorito para construtores, fabricantes de móveis e agricultores são o que tornam difícil para a jardinagem paisagística em casa.

Cultivar esta planta é fácil se você mora em uma região tropical ou subtropical. No entanto, ela produz brotos a uma taxa alarmante de 12 polegadas por dia. Antes que você perceba, terá bambu se espalhando por todo o seu quintal e invadindo os jardins vizinhos.

Se você ama o trabalho no jardim e não se importa com a manutenção constante, vá em frente e cultive esta planta incrivelmente útil. Você terá toneladas de brotos comestíveis e cercas naturais para trabalhar.

Buddleja

O arbusto de borboleta pode se tornar um incômodo no jardim devido à sua propagação descontrolada.

Os arbustos de borboleta são bonitos, mas há várias razões para não plantá-los em seu jardim. Primeiro, eles são invasivos e competem com outras plantas, especialmente espécies nativas. Em muitos estados, como Washington e Oregon, eles são considerados ervas daninhas nocivas.

Antes que você perceba, seus arbustos de Buddleja se espalharão descontroladamente por seu jardim. As sementes leves voarão com o vento e pousarão em seu bairro durante o verão. Logo, você verá arbustos de borboleta brotando onde não pertencem.

Uma vez que esses arbustos invadem jardins e quintais, eles superam outras espécies e perturbam o ecossistema local. Em pouco tempo, você terá menos diversidade natural em seu jardim. Se você precisa cultivar um, opte por cultivares estéreis como ‘Asian Moon’, ‘Miss Ruby’ ou seleções da série Flutterby™.

Em vez de cultivar esses arbustos coloridos, mas problemáticos, plante arbustos de aesculus parviflora (bottlebrush buckeye) em vez disso. Esses arbustos altos podem crescer nas zonas 5 a 9 e atingir até 12 pés de altura. Eles não invadirão seu jardim e atrairão polinizadores benéficos.

Capim-dos-Pampas

Cuidado com espécies que crescem muito e muito rápido.

O capim-dos-pampas é nativo da América do Sul e cresce selvagem nas pradarias e colinas temperadas conhecidas como ‘pampas’. Na Argentina e no Uruguai, é uma das plantas perenes nativas mais comuns. Fora de sua terra natal, tornou-se um arbusto ornamental popular para criar cercas vivas e bordas de jardim.

Por mais bonito e fácil que seja de cultivar, é incrivelmente invasivo. Ele cresce a uma taxa impressionante e pode atingir alturas de mais de 10 pés muito rapidamente.

O que torna ainda pior são suas folhas afiadas como navalha. Equipamentos de segurança como luvas, proteção ocular e mangas compridas podem não ser suficientes para proteger seus arranhões dolorosos.

Como alternativa ao capim-dos-pampas invasivo, experimente cultivar gramíneas nativas. Algumas espécies, como a grama ‘Frosted Explosion’, podem ser tão decorativas e não invasivas.

Hera Inglesa

Coberturas de solo exuberantes às vezes se tornam uma presença avassaladora.

A hera inglesa é uma planta ornamental popular para criar paisagens exuberantes e paredes verdes. Você a verá escalando árvores, fachadas de prédios e cobrindo paisagens com folhagem. Por mais fácil que seja cultivar esta planta, ela vem com muitos problemas.

A planta cresce vigorosamente e eventualmente sufoca outras plantas em seu jardim. Se ela escalar árvores, bloqueará a luz solar e diminuirá a fotossíntese nas árvores. Com o tempo, a árvore hospedeira terá crescimento atrofiado e até mesmo a morte em casos extremos.

Quando deixada como cobertura de solo, a planta rapidamente invade outras espécies de jardim e compete por recursos. Gerenciar esse crescimento dominante não é fácil para jardineiros ocupados.

Em vez de plantar hera inglesa, experimente cultivar gengibre selvagem. É bonito, fácil de cultivar e não invadirá seu jardim.

Espinho-de-Fogo

Alguns são bonitos, mas perturbam gravemente as paisagens locais.

O espinho-de-fogo é uma planta ornamental bonita que deve ser ignorada. Seus hábitos de crescimento agressivos podem ameaçar seu jardim e seus vizinhos.

A planta tem o hábito de competir com espécies nativas. Ela se espalha rapidamente e eventualmente se espalha para habitats nativos e florestas. Em pouco tempo, pequenos animais carregam as sementes da planta para florestas e áreas naturais circundantes. Quando as plantas invasoras amadurecem, elas bloqueiam o sol para muitas plantas nativas.

Por causa disso, o espinho-de-fogo é proibido em New Hampshire e Massachusetts. Em outros estados, é considerado uma erva daninha nociva, e a maioria dos jardineiros paisagistas o evita.

Em vez de plantar esta planta prejudicial ao meio ambiente, experimente cultivar o aronia preta em vez disso. Elas produzem frutas que pequenos animais e pássaros adoram. Além disso, são nativas da América do Norte e são adições valiosas ao seu ecossistema local.

Oliveira-do-Outono

Espécies de crescimento rápido frequentemente sufocam as que pertencem.

As oliveiras-do-outono são arbustos vigorosos que têm o hábito de superar as espécies nativas. Uma vez estabelecidas, elas sufocarão muitas espécies em seu habitat nativo e invadirão os ecossistemas locais.

Esses arbustos de crescimento rápido produzem mais de 200.000 sementes anualmente, que são espalhadas por pássaros e mamíferos. Elas prosperarão em quase qualquer tipo de solo. As primeiras oliveiras-do-outono chegaram aos EUA no início do século XIX. Desde então, se espalharam por toda a Costa Leste como uma espécie invasora.

Em vez de plantar oliveiras-do-outono, experimente cultivar amoreiras-americanas em vez disso. Esses arbustos perenes são fáceis de cultivar e manter e ficam deslumbrantes com sua folhagem exuberante e bagas roxas profundas.

Pereira-de-Bradford

Árvores com vida útil curta podem criar mais trabalho do que o esperado.

As pereiras-de-bradford, também conhecidas como pereiras-de-callery, são usadas com muita frequência em paisagens em todo os EUA. Esta planta decídua de folhas largas é nativa da Ásia. Desde sua introdução nos EUA, tornou-se um incômodo e uma ameaça aos ecossistemas nativos.

Uma vez estabelecidas, elas produzem flores com mau cheiro que podem ser repulsivas. Elas também têm vida útil curta e criam toneladas de detritos vegetais em seu jardim à medida que envelhecem. Elas se espalham facilmente em áreas selvagens.

Em vez de cultivar essas plantas com mau cheiro e invasivas, experimente cultivar cerejeiras em vez disso. As cerejeiras podem ser adições florais maravilhosas ao seu jardim paisagístico. Além de Prunus avium, elas não são invasivas e são ótimas adições a um jardim saudável.

Baga-de-Espinho Comum

Controlar o crescimento rápido das plantas pode ser muito mais difícil do que o esperado.

A baga-de-espinho comum pode ser uma planta ornamental tentadora, mas vem com alguns problemas sérios. Primeiro, ela é uma planta de crescimento prolífico. Em uma estação, ela vai sombrear a cobertura vegetal nativa e destruir outras plantas paisagísticas.

Controlar o crescimento da planta é desafiador, mas controlar sua propagação é quase impossível. Seus rebentos formam novas plantas densas e suas sementes são distribuídas por animais. Ela pode dominar uma área inteira e superar até mesmo as perenes nativas mais fortes.

Em vez de plantar esta planta invasiva, experimente cultivar arbustos de amora sem espinhos em vez disso. Essas plantas são perfeitas para criar cercas vivas naturais. Elas também produzem toneladas de frutas deliciosas e fornecem flores coloridas para polinizadores úteis.

Berberis Japonica

As bagas vermelhas brilhantes atraem a vida selvagem, mas dominam as paisagens.

As plantas de berberis japonica produzem folhagem de outono deslumbrante e bagas vermelhas que os animais adoram. No entanto, é melhor evitar plantá-las em seu jardim paisagístico.

Assim como muitas das plantas desta lista, as berberis japônicas se espalham rapidamente fora de seu quintal. Quando se estabelecem em bosques nativos e campos, elas superpovoam e competem com plantas nativas por recursos.

Em vez de cultivar esta planta invasiva e prejudicial, experimente cultivar mirtilos em vez disso. Os mirtilos são fáceis de manter e produzem toneladas de frutas comestíveis para você e a vida selvagem local. Eles também são maravilhosos para atrair polinizadores para o seu jardim.

Árvore-do-Céu

Altura imponente e crescimento rápido tornam difícil controlá-las.

As árvores-do-céu são nativas da Ásia, onde são árvores decíduas comuns em jardins paisagísticos. Elas podem crescer mais de 70 pés de altura e se reproduzem através de seus rebentos. Eventualmente, formam aglomerados densos e incontroláveis de folhagem que competem com outras plantas por nutrientes e água.

Uma vez estabelecidas, é difícil se livrar dessas árvores de crescimento rápido. Em uma estação, elas espalham uma quantidade alarmante de sementes, que são recolhidas e levadas por animais. Por causa disso, muitos estados as listam como espécies invasoras a evitar o plantio.

Em vez de plantá-las, experimente cultivar madeiras nativas como carvalhos e bordos. Essas árvores serão mais benéficas em seu jardim e mais fáceis de conter.

Capim-das-Lágrimas

Eles se espalham rapidamente e competem com plantas nativas por espaço.

O capim-das-lágrimas pode adicionar textura ao seu jardim. No entanto, é melhor ignorar esta planta invasiva. Uma das razões é sua capacidade de se espalhar longe e amplamente. Ela produz centenas de milhares de sementes minúsculas que são carregadas pelo vento. Quando germinam, elas rapidamente superam as plantas nativas por recursos.

Em vez de cultivar capim-das-lágrimas, considere plantar outras gramíneas como Sorghastrum nutans. Ela tem um hábito de crescimento semelhante e produz belas cabeças de sementes douradas. Em vez de se reproduzir abundantemente, ela tende a ficar no lugar. Também é uma ótima planta para atrair polinizadores.

Hera-do-Inverno

Ela cresce rapidamente e pode sufocar suas outras plantas.

A hera-do-inverno é um arbusto sempre-verde que fica lindo como cobertura de solo. No entanto, é difícil de controlar e superará plantas nativas e outros ornamentos paisagísticos.

A planta cresce rapidamente e produz longas vinhas com folhagem densa que se espalham pelo chão. É difícil controlar seu crescimento e, eventualmente, ela pode sufocar outras plantas. Em pouco tempo, você terá dificuldade em erradicá-la antes que ela chegue aos quintais, florestas e jardins vizinhos.

Em vez de cultivar hera-do-inverno, experimente plantar coberturas de solo não invasivas. Estas incluem pedras de três folhas e plantas coloridas de phlox rasteiro.

Digitalis

Flores em forma de sino adicionam um toque marcante a qualquer jardim.

As digitálias são algumas das minhas plantas floríferas favoritas. Suas hastes altas ficam incríveis enquanto cobertas de flores coloridas em forma de sino. Elas também são algumas das melhores flores que você pode plantar para atrair abelhas e beija-flores para o seu jardim.

Com todos os seus benefícios, você provavelmente deve evitá-las se tiver crianças ou animais de estimação. Todas as partes delas contêm compostos altamente venenosos como glicosídeos digitálicos. Se seu filho ou animal de estimação ingerir mesmo uma pequena porção delas, poderá acabar em uma emergência médica. Os sintomas mais comuns incluem tontura, queda de pressão arterial e batimentos cardíacos irregulares.

Em vez de plantar essas flores, experimente cultivar snapdragons visualmente impressionantes em vez disso