Limpar o jardim muito cedo prejudica os polinizadores?

Table of Contents

Polinizadores não são apenas abelhas!

Incluem moscas, borboletas, besouros, lesmas e criaturas maiores como lêmures, morcegos e pássaros. Qualquer criatura que enfie o nariz nas flores e as polinize pode se considerar um polinizador.

Como os polinizadores são diversos, eles habitam uma ampla gama de habitats. Alguns escavam em caules de plantas, enquanto outros encontram cavidades subterrâneas para passar o inverno. Como e quando você limpa o jardim pode impactar esses habitats, desalojando ou removendo-os completamente. Sem um lar, muitos insetos perecem antes da chegada da primavera.

Métodos cuidadosos de limpeza do jardim

Praticar métodos cuidadosos de limpeza do jardim no momento certo pode ajudar esses polinizadores a prosperar nas próximas estações. Para ajudar os insetos, devemos pensar como eles! Vamos explorar se limpar o jardim prejudica os polinizadores. Vamos aprender onde, quando e como eles se escondem do outono até a primavera.

Leiteira Comum

Sementes de Flor de Leiteira Comum

Leiteira Vistosa

Sementes de Flor de Leiteira Vistosa

Leiteira de Folha Estreita

Sementes de Flor de Leiteira de Folha Estreita

A Resposta Curta

Começar a limpeza do jardim muito cedo pode prejudicar os polinizadores. Embora nem todos os insetos polinizadores residam na cobertura do jardim, muitos o fazem. Eles dependem de locais não perturbados. Quando removemos caules antigos, rastelamos folhas caídas e cortamos plantas, removemos um espaço de habitat valioso para essas pequenas criaturas.

O melhor a fazer é esperar até depois que as abelhas, moscas e besouros emergirem. A maioria está ativa em abril, o que significa que o final da primavera é um bom momento para limpar partes do quintal.

A Resposta Longa

Quando e como você limpa o quintal afeta os polinizadores de maneira diferente. Algumas táticas são inofensivas, enquanto outras têm o potencial de dizimar populações de polinizadores antes de emergirem. Com alguma pesquisa sobre a área local e seus insetos nativos, você pode tomar decisões razoáveis sobre limpar sem causar danos ou não limpar de forma alguma!

Depende do Polinizador

Deixar alguma folhagem ajuda a abrigar visitantes benéficos do jardim.

Diferentes insetos habitam espaços diferentes. Borboletas, abelhas, pássaros e moscas preferem diferentes locais para passar o inverno. Alguns ficam em abrigos aconchegantes abaixo do solo, outros residem em folhagem morta e vegetação em brotação, enquanto alguns tipos bravos permanecem expostos em superfícies abertas.

Regiões urbanas tendem a ter muitas abelhas que nidificam em cavidades, enquanto locais suburbanos e rurais têm mais abelhas que habitam o solo. As abelhas que nidificam em cavidades se alojam em espaços vazios apertados, como caules ocos, canas e estruturas feitas pelo homem. Elas são vulneráveis a uma limpeza precoce na primavera.

As borboletas podem se esconder como adultos, lagartas ou pupas. Elas usam fendas em árvores e arbustos, folhagem morta ou espaços semelhantes na natureza. Quando você deixa espaço para elas sem limpar, você ajuda a promover o retorno delas na primavera.

Outros possíveis lares para essas criaturas incluem pilhas de madeira, rochas sobrepostas e montes de composto frio. Tenha cuidado ao mover esses itens, pois eles podem abrigar joaninhas, abelhas carpinteiras e besouros.

Arar Mata Polinizadores

Uma abordagem sem aração ajuda insetos e micróbios a sobreviverem.

Os polinizadores que habitam o solo e insetos benéficos dependem de solos não perturbados para sobreviverem no inverno, então adiar a limpeza do jardim pode ajudá-los a emergir com mais sucesso. Eles são menos comuns em áreas com aração frequente, pois a ação pode matá-los enquanto estão vulneráveis. Revirar o solo pode ser necessário em jardins antigos, embora seja uma boa ideia considerar como isso afetará insetos predadores e polinizadores.

Os agricultores aram o solo para deixá-lo solto e esfarelado para o plantio. Virar despedaça partículas grandes em partículas menores que são perfeitas para o início do plantio e transplante. Embora o solo seja perfeito para o plantio logo após a aração, os efeitos benéficos são de curta duração. A aração mata insetos e destrói bactérias benéficas, fungos e minhocas.

Em vez de arar, você pode usar cobertura morta para impulsionar a atividade dos polinizadores e a qualidade do solo. Com o tempo, coberturas orgânicas como composto, terra vegetal ou cavacos de madeira se decompõem em solo solto e esfarelado. Elas alimentam micróbios do solo e minhocas em vez de prejudicá-los, o que leva a solos ricos em húmus perfeitos para o plantio.

Deixar de limpar as folhas no outono é a maneira perfeita de ajudar as criaturas polinizadoras. Quando elas caem no chão no outono, colete-as e coloque-as por todo o seu quintal. Cubra canteiros de flores, bordas e caminhos. As folhas se decompõem no local, fornecendo abrigo para insetos e nutrientes para o solo.

Quão Cedo é Muito Cedo?

Espere para arrumar até que o clima esquente completamente.

Alguma limpeza é necessária para um jardim arrumado—a chave é esperar até o momento certo para proteger os habitats dos polinizadores o máximo possível. Na minha região do Noroeste do Pacífico, esse período cai em maio, embora possa ser mais cedo ou mais tarde, dependendo do seu clima.

Jardineiros nos EUA podem começar grandes limpezas já em meados de abril. Quanto mais você puder esperar, melhor serão os insetos. Eles estarão seguros quando emergirem de seus lares de inverno para fazer ninhos na natureza.

Em vez de limpar todas as partes do quintal, considere se algumas coisas precisam ser limpas. A folhagem morta se decompõe em solo rico e esfarelado com o tempo. Não fará mal deixar as folhas em solo nu e caminhos.

Se houver neve ou gelo no chão, ou se as geadas recorrentes forem frequentes, é cedo demais para começar a arrumar o espaço. Faça um café, plante algumas sementes e se prepare para a primavera que está por vir!

Reserve um Habitat

Crie pequenas casas para criaturas com toras e detritos.

Uma excelente maneira de ajudar essas criaturas o ano todo é construir um complexo de apartamentos para elas! Pilhas de toras, composto frio e detritos de jardim podem servir como lares para abelhas, joaninhas e vaga-lumes. Se você tiver áreas não utilizadas do quintal, esta é uma ótima maneira de promover a sobrevivência de criaturas que passam o inverno com pouco esforço ou manutenção.

Outra maneira de criar um habitat permanente é deixar seu gramado crescer livremente! Corte as porções que você deseja caminhar, e deixe o restante crescer, florescer e produzir sementes. Converta partes em jardins para polinizadores com flores silvestres, plantas nativas e arbustos para maximizar ainda mais o espaço.

Uma consideração com habitats perenes é que eles podem atrair criaturas não benéficas que vão roer as folhas de suas plantas. Com um pouco de experimentação e testes, você pode criar um plano que funcione para você e para os animais nativos. Talvez você decida que algumas folhas podem ter danos, ou plante culturas armadilhas para capturar os insetos prejudiciais.

Apenas pensar nos insetos, mamíferos e pássaros locais é um ótimo primeiro passo na direção certa. Uma vez que você pense em como eles vivem e sobrevivem, você pode criar novas maneiras de ajudá-los a prosperar.

Convide Mais Polinizadores

Alecrim-do-campo é uma escolha fácil para jardins amigos da vida selvagem.

Além de esperar para começar a limpeza do jardim na primavera, você também pode plantar espécies que ajudarão os polinizadores a sobreviver durante a estação de crescimento. Esses animais apreciam flores ricas em néctar e pólen, e os pássaros adoram espécies frutíferas com bagas ou frutos pequenos.

Flores silvestres e plantas nativas são algumas das espécies mais fáceis para começar, e são algumas das mais impactantes. Elas oferecem néctar e pólen ricos em nutrientes em momentos cruciais da estação de crescimento, do final do inverno ao final do verão.

O leiteira é uma planta nativa perfeita para começar a cultivar. Ela cresce facilmente em condições ruins, prosperando em locais negligenciados com argila ou quantidades excessivas de areia. Existem dezenas de espécies nativas dos EUA, com algumas que com certeza são locais para a sua região. Leiteira comum, leiteira vistosa e leiteira de folha estreita são as minhas favoritas; elas têm flores deslumbrantes e raízes perenes resistentes.