Jardinagem em Canteiros Elevados: 7 Dicas para Iniciantes

Você está visualizando atualmente Jardinagem em Canteiros Elevados: 7 Dicas para Iniciantes

Se você está pensando em instalar canteiros elevados no seu quintal este ano, você não está sozinho. A jardinagem em canteiros elevados está ganhando popularidade devido ao seu charme de fazenda urbana e às vantagens sustentáveis de cultivar em casa. É um movimento mais do que uma tendência, e temos certeza de que veio para ficar.

Os benefícios da jardinagem em canteiros elevados incluem uma temporada de cultivo mais longa, maior controle do solo, menos esforço físico, conservação de água e redução de pragas, para citar alguns. Os canteiros podem ser feitos do zero por você mesmo ou comprados prontos para montar. Eles vêm em uma ampla variedade de formas, tamanhos e materiais, variando em complexidade de design para atender às suas necessidades.

Tanto jardineiros experientes quanto iniciantes estão dedicando grandes áreas do quintal para a jardinagem em canteiros elevados. Antes de despejar um único saco de terra no abismo, leia estas 7 dicas para iniciantes sobre como plantar um jardim em canteiros elevados. Você aprenderá a escolher o canteiro certo para o seu espaço, localizá-lo adequadamente, preenchê-lo com materiais de qualidade e cuidar dele como um profissional.

Escolha o tamanho certo

Considere a escala da sua propriedade ao planejar os canteiros elevados.

Antes de os iniciantes encomendarem canteiros online ou saírem correndo para comprar materiais de construção, eles devem pegar um bloco de desenho e uma fita métrica e ir para o quintal. Examine o espaço onde você planeja instalar seu(s) canteiro(s) e determine qual tamanho e forma funcionariam melhor para o seu local único.

Pense primeiro na escala. Não há nada mais estranho do que uma caixa de plantio minúscula em um terreno enorme. Se sua propriedade for grande, planeje um jardim que seja proporcional ao espaço geral. Dependendo do layout, um grupo de quatro canteiros espaçados uniformemente com caminhos generosos terá mais apelo visual do que uma caixa massiva correndo ao longo do quintal.

Para manter as proporções corretas, compre ou construa canteiros com uma altura entre 30 e 76 centímetros. Você pode optar por canteiros mais altos se a mobilidade for um problema, facilitando dobrar-se e cuidar das suas plantas. No entanto, canteiros mais baixos costumam ser mais econômicos.

Os canteiros devem ter pelo menos 30 centímetros de largura, mas não mais do que 1,20 metro. Uma largura de 90 centímetros é ideal para a maioria dos layouts e jardineiros. O comprimento é mais flexível e depende do espaço, mas um máximo de 1,80 a 2,40 metros é o padrão.

Use papelão, sacos de grama, jornal ou corda para bloquear o layout dos seus futuros canteiros. Pense no acesso e crie corredores que sejam generosos e proporcionalmente uniformes ao redor. Ver a escala do seu plano no local pretendido permite ajustar as dimensões até que estejam perfeitas.

Construa canteiros em pleno sol

Selecione um local com sol da manhã e busque sombra à tarde.

A menos que você planeje cultivar hostas, samambaias ou outras plantas de floresta, escolha um local com pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Os canteiros elevados são ideais para o cultivo de ervas, vegetais e flores que exigem exposição total ao sol para serem saudáveis e felizes.

Escolha um local com sol da manhã em vez do sol da tarde, se possível, pois muitas plantas murcham no calor do final do dia. Em espaços abertos, considere um local onde elas se beneficiem da sombra no oeste. Ou plante um arbusto próximo para oferecer algum alívio dos raios mais intensos do dia.

Se você estiver lutando para obter sol suficiente, chame um podador de árvores para podar árvores maduras. Além disso, lembre-se de que plantas que exigem ‘sol pleno’ não precisam de seis horas consecutivas de luz direta. Elas precisam apenas de seis horas no total. Se um local potencial recebe algumas horas aqui e ali, pode ser suficiente.

Use materiais de qualidade

Escolha materiais como cedro ou aço galvanizado para canteiros elevados duráveis e resistentes às intempéries.

Você pode fazer um canteiro elevado com uma ampla variedade de materiais. Tijolos, blocos de concreto, paletes de transporte, pedras e dormentes de ferrovia são às vezes usados por jardineiros habilidosos para improvisar um canteiro. Mas, no interesse de preservar seu investimento, criar a melhor estética e cultivar as plantas mais saudáveis, recomendamos canteiros feitos de madeira ou metal.

O cedro é a escolha ideal de madeira para construção devido à sua durabilidade e resistência natural às intempéries. Carvalho, pinho e bordo serão menos caros. No entanto, são madeiras mais macias que não durarão tanto ou terão o mesmo charme rústico de um canteiro feito de cedro. Eles também serão mais vulneráveis à podridão e danos causados por insetos.

Opte por madeira com pelo menos cinco centímetros de espessura e que não tenha sido tratada quimicamente. Você não quer nada tóxico infiltrando-se no seu solo. Os canteiros de cedro podem ser manchados ou selados com um produto ambientalmente amigável, mas nunca devem ser pintados ou tratados sob pressão.

Um canteiro de aço galvanizado ou metal corrugado dará ao quintal uma vibe mais industrial e contemporânea. Os canteiros de metal estão se tornando rapidamente o recipiente de escolha. Com uma expectativa de vida de 20 anos, tamanhos flexíveis, opções de cores diversas e montagem relativamente fácil, eles são uma ótima opção. Ao procurar, busque fabricantes que usem aço seguro para alimentos e processos sustentáveis.

Estratifique o solo

Estratificar papelão no fundo dos canteiros montados desestimula ervas daninhas.

A melhor fundação para canteiros elevados é cascalho fino ou pedra britada. Comece com uma camada nivelada de cinco a sete centímetros sobre toda a área onde você planeja construir seus canteiros. Isso facilita a drenagem uniforme dentro e ao redor dos canteiros enquanto desencoraja poças nos caminhos de trabalho.

Depois que seu canteiro estiver montado e no lugar, cubra o fundo com uma ou duas camadas de papelão. Este passo desencoraja ervas daninhas enquanto convida minhocas e microrganismos benéficos para o jardim. Após a camada de papelão, encha canteiros mais altos até a metade com troncos, galhos, gravetos, folhas, resíduos de jardim ou restos de comida. Isso é chamado de camada de compostagem ‘passiva’ ou ‘fria’ porque os materiais são deixados para se decompor naturalmente ao longo do tempo sem intervenção.

Ervas, vegetais e flores anuais/perenes têm sistemas radiculares relativamente rasos, com os pelos radiculares mais profundos se estendendo aproximadamente de 30 a 45 centímetros abaixo da superfície do solo. Com isso em mente, você vai querer que o pé superior do canteiro contenha o melhor meio de cultivo de qualidade. Em canteiros mais altos, ajuste o nível de compostagem fria para alcançar a profundidade certa. Canteiros mais baixos podem não precisar de enchimento.

Sobre o nível de enchimento, espalhe uma camada generosa de composto. Compre composto pronto em grandes quantidades ou sacos no seu centro de jardinagem local, ou faça o seu próprio com um compostador doméstico e um pouco de conhecimento.

A camada de composto deve representar cerca de um quarto da camada superior se você planeja usar um solo de envasamento pré-misturado ou uma mistura para canteiros elevados. Aumente a proporção de composto para solo para metade se você planeja preencher os canteiros com solo superficial básico e considere adicionar algumas minhocas ou mofo de folhas à mistura.

Pense na água

Priorize a rega matinal para minimizar problemas fúngicos e atração de pragas.

Quando você estiver na fase de planejamento, avalie a proximidade de um local potencial à sua fonte de água e pense em como você vai irrigar suas novas plantas. A maneira ideal de regar é através de um sistema de gotejamento ou rede de mangueiras de imersão. Quando serpenteadas por um canteiro ou dispostas em um padrão de grade, esses sistemas direcionam a água para as raízes sedentas e longe das folhas das plantas, que é sempre o objetivo.

Se um sistema de mangueira de imersão não for viável, considere suas outras opções. Sua mangueira alcança os canteiros facilmente ou você precisa de uma extensão? Você tem um bico com configuração de imersão ou direcionamento? Você pode usar um barril de chuva para capturar a água de escoamento de um telhado próximo? Se sua propriedade tiver sprinklers embutidos, eles precisam de um ajuste ou redirecionamento para regar efetivamente e eficientemente seus canteiros elevados?

Depois de definir sua abordagem de rega, pense no que você planeja cultivar e quanta água essas plantas precisarão. Não instale uma perene que adora seca, como a suculenta, ao lado de uma planta que adora água, como aspargos ou abóbora, a menos que você queira que uma das duas fique infeliz.

Regue pela manhã, se possível. Qualquer umidade que caia nas folhas das suas plantas evaporará antes do final do dia, o que reduz seus encontros com condições fúngicas e/ou pragas mastigadoras, como lesmas e caracóis. Considere adicionar uma leve camada de cobertura orgânica para suprimir ervas daninhas, reter a umidade e criar uma superfície organizada.

Tempo de colheita

Selecione perenes com tempos de floração sequenciais para flores o ano todo.

Antes de plantar 25 sementes de alface no seu canteiro elevado, reserve um minuto para considerar o resultado. Se você for bem-sucedido, em aproximadamente 60 dias, você terá 25 cabeças de alface prontas para a colheita ao mesmo tempo. Se você planeja compartilhar com vizinhos ou doar para o banco de alimentos local, ignore este aviso. Você está fazendo uma coisa ótima.

Se seu objetivo é o consumo pessoal, no entanto, você vai querer escalonar suas colheitas ou reduzir a quantidade. Plante duas ou três sementes a cada duas semanas até o meio do verão, e você terá alface fresca e pronta para cortar até o outono. Leia atentamente os pacotes de sementes ou etiquetas do viveiro e conheça os dias de colheita da sua cultura para planejar a sucessão mais produtiva de plantas.

Da mesma forma, se você estiver preenchendo um canteiro com perenes para um jardim de corte ou para seu próprio prazer, você vai querer escolher plantas que floresçam sequencialmente da primavera ao outono. Pense adiante e mapeie os tempos de floração no papel para criar canteiros que sejam vibrantes e coloridos durante toda a temporada.

Forneça proteção

Monitore as plantas para pragas e mudanças climáticas para um cuidado ideal.

Muitos de nós escolhem instalar canteiros elevados porque estamos cansados de alimentar os coelhos e cervos. Considere isso ao determinar a altura dos seus canteiros. Uma altura de 60 centímetros pode acabar com o buffet dos coelhos, mas os cervos acharão ainda mais atraente, pois as plantas estarão agora ao nível dos olhos. Para excluir os cervos da vizinhança, coloque uma cerca de arame ao redor dos seus canteiros ou trabalhe com algumas plantas repelentes.

Eduque-se sobre o plantio companheiro antes de fazer suas seleções. Se você está preocupado com pulgões, inclua algumas ervas aromáticas como alho, cebolinha ou coentro na mistura. Cravos-de-defunto e capuchinhas são outros repelentes de pragas conhecidos. Da mesma forma, existem algumas plantas, como tomates e pepinos, que não crescem bem juntas. Compreender e utilizar esses relacionamentos simbióticos de plantas ajudará você a melhorar consideravelmente sua jardinagem.

Monitore o jardim frequentemente para mudanças na cor das folhas ou qualidade das flores e observe o solo em busca de sinais de vírus e fungos. Familiaridade com o status quo é sua melhor arma contra pragas e doenças, e essas coisas devem ser tratadas rapidamente para evitar contaminação cruzada.

Fique de olho na previsão do tempo, especialmente na primavera. Se você plantou cedo demais ou uma onda de frio fora de época é esperada na sua região, cobrir brotos jovens com um lençol ou lona leve em noites frias pode salvar suas vidas.

Pensamentos finais

O solo nos seus canteiros elevados encolherá e se decomporá à medida que amadurece, especialmente se você incorporou uma camada de compostagem fria que se decomporá gradualmente. Planeje reabastecer seus canteiros com composto e solo adicional a cada outono até que seus níveis estejam estáveis e a composição do solo seja ideal para o sucesso contínuo.

Desfrute do seu novo e belo jardim!