Evite Estes 7 Erros Comuns ao Transplantar

O que esperar nesse post

Você pode pensar que transplantar é tão simples quanto comprar uma muda de tomate ou petúnia, cavar um buraco e plantá-la no solo. Embora isso possa levar a uma planta saudável, muitas coisas podem dar errado durante esse processo, resultando em plantas atrofiadas, descoloridas ou até mesmo mortas.

Se você comprar uma muda em um viveiro ou começar suas próprias mudas em casa, é decepcionante ver suas plantas passarem de saudáveis para infelizes. Mas não se preocupe, você pode conseguir salvar suas plantas tristes.

Vou abordar alguns erros comuns de transplante para que você possa evitá-los. Além disso, descreverei quais ações tomar se você já cometeu um desses erros.

O que é Transplante?

Obter mudas cedo ajuda a vencer a corrida da primavera.

Se você deseja cultivar flores, vegetais, ervas ou outro tipo de cultivo, tem duas opções principais. Você pode semear sementes diretamente no jardim ou transplantar mudas que você comprou em uma loja ou começou em casa.

Raízes como cenouras e rabanetes crescem melhor quando são semeadas diretamente, mas muitos outros cultivos podem ser transplantados. Isso permite um espaçamento confiável das plantas, ajuda você a começar a temporada de crescimento na primavera e possibilita uma germinação de sementes mais confiável.

No entanto, como abordarei abaixo, os jardineiros frequentemente cometem erros de transplante. Aprender sobre esses problemas pode ajudá-lo a evitá-los!

Plantio no Momento Errado

Cultivos de clima quente odeiam pés frios, então plante quando o solo estiver aconchegante.

Todos os cultivos têm uma estação de crescimento ideal. Algumas plantas, como tomates e girassóis, são cultivos de clima quente que não toleram geadas e ficam estressadas quando as temperaturas caem abaixo de 10°C. Outras, como ervilhas e violetas, crescem melhor em climas mais frescos.

Conhecer as condições ideais de crescimento de cada cultivo que você está plantando é fundamental para colocá-los no solo no momento certo. Muitos pacotes de sementes contêm informações sobre quando começar as sementes em casa e transplantar as mudas para o jardim.

Ao determinar o melhor momento para transplantar, use fatores ambientais em vez de datas como seu guia. Como as temperaturas variam entre as zonas de cultivo, é difícil afirmar que você pode transplantar seus tomates após abril. No entanto, você pode seguir dicas como “plante tomates duas semanas após a sua última data de geada”.

Dicas para Plantios de Outono

Não espere pelo clima de suéter—plante cultivos frescos cedo.

Eu acho bem fácil lembrar que você não deve plantar cultivos sensíveis à geada enquanto o perigo de geada ainda persiste. Da mesma forma, faz sentido que você não deva transplantar couve ou repolho sensíveis ao calor assim que o primeiro dia de 32°C chega no início do verão.

No entanto, o momento de plantar cultivos de outono como couve, repolho e couve-flor pode ser um pouco complicado. Essas plantas não gostam de temperaturas quentes, mas também precisam de vários meses para amadurecer. Se você quiser que elas cresçam antes que a duração do dia diminua significativamente em novembro, isso significa que muitas vezes você precisa plantá-las enquanto ainda está quente.

Em muitas áreas, transplantar cultivos de outono em agosto e setembro é ideal. Pode parecer loucura colocar esses cultivos de clima fresco no solo em um dia escaldante, mas esse é o momento certo! Se você esperar até o final de setembro para plantar esses cultivos, eles não amadurecerão no outono.

Pulando o Endurecimento

Ar fresco e sol os preparam para a vida no jardim.

Muitas mudas são cultivadas em locais com controle climático, como estufas ou seu quarto extra. Embora esses ambientes forneçam as temperaturas e luz ideais que permitem que as pequenas plantas prosperem, eles também “mimam” os transplantes. Se você tirar essas plantas de seu ambiente protegido e movê-las diretamente para o jardim, elas experimentarão muito estresse.

Endurecer suas mudas pode ajudá-lo a evitar esse erro comum de transplante. Esse processo envolve expor lentamente as plantas em vasos ao vento, sol e temperaturas externas antes de plantá-las em seu jardim.

Se você começou as mudas em casa, leve seus transplantes para fora para um local sombreado por algumas horas e depois leve-os de volta para dentro. Aumente gradualmente o tempo que as plantas passam ao ar livre até que elas fiquem fora por um dia inteiro, depois mova-as para um local ensolarado. Uma vez que elas passem um dia e uma noite inteiros ao ar livre, estão prontas para serem plantadas. Normalmente, esse processo leva cerca de uma semana.

O processo de endurecimento é mais curto se você comprar suas plantas de um viveiro que as mantém ao ar livre. Basta mantê-las em seus vasos e deixá-las experimentar sol e vento por alguns dias antes de plantar.

Recuperando do Choque do Transplante

Mantenha as condições certas e elas se recuperarão em breve.

Se você não endureceu suas mudas adequadamente, elas provavelmente experimentarão estresse após serem colocadas no solo. Alguns sinais de choque do transplante incluem folhas amareladas, crescimento atrofiado e/ou folhas murchas. Se sua planta mostrar alguns desses sinais após o transplante, não tome medidas drásticas para ajudá-la a se recuperar.

As plantas se recuperarão se a temperatura permanecer na faixa correta e o solo permanecer moderadamente úmido. Não há necessidade de adicionar altas doses de fertilizante ou regar demais suas plantas na tentativa de remediá-las. Apenas deixe-as crescer através do estresse, e elas provavelmente se recuperarão em uma ou duas semanas.

Dano às Raízes Durante o Plantio

Manos cuidadosas agora significam plantas mais fortes depois.

Quando comecei a cultivar, fiquei impressionado com a resiliência de algumas plantas. Durante as manhãs passadas plantando milhares de mudas de alface ou couve, aprendi que você não precisa manusear suas raízes com muito cuidado. Desde que as plantas tenham bom contato com o solo e umidade, elas ficarão bem.

No entanto, outras plantas têm raízes sensíveis que exigem que as manuseemos com cuidado. Pepinos, melões, salsa e coentro apreciam um manuseio delicado no momento do transplante. Coloque suavemente as mudas em seu buraco e, em seguida, cubra cuidadosamente o torrão de raízes.

É também importante ter cuidado ao remover as mudas de seus recipientes. Apertar suavemente os lados do recipiente e/ou furar o fundo do solo ajudará você a remover as raízes com o mínimo de dano.

Plantio na Profundidade Errada

Se você enterrar muito fundo, a planta simplesmente para de crescer.

Plantar muito fundo e muito raso são ambos erros comuns de transplante.

Se você plantar a muda profundamente, corre o risco de cobrir o ponto de crescimento da planta, onde ela envia novas folhas. Quando isso acontece, a planta não conseguirá crescer. Plantar muito fundo também coloca a folhagem em contato com solo úmido, aumentando o risco de apodrecimento. No entanto, plantar muito raso pode levar a plantas que tombam ou secam.

Então, qual é a melhor profundidade de plantio? Você deve transplantar a maioria das mudas de forma que o topo do torrão de raízes fique nivelado com a linha do solo. No entanto, você pode plantar cultivos que desenvolvem raízes adventícias mais fundo, já que eles desenvolverão raízes ao longo das partes subterrâneas de seus caules. Eu gosto de plantar tomates, manjericão e pimentões, de forma que apenas seis a dez polegadas da planta permaneçam acima do solo.

Começando com Solo Pobre

Solte o solo—raízes odeiam se sentir presas ou sufocadas.

Não importa quão saudáveis suas mudas sejam, elas não prosperarão se você as colocar em um lar ruim. Solo que está compactado, drenando mal ou faltando nutrientes pode estressar suas plantas e dificultar o estabelecimento das raízes.

Antes de transplantar, prepare seu canteiro conforme necessário. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para fornecer um lar acolhedor para suas mudas.

  • Solte os 8-12 centímetros superiores com um garfo de jardinagem ou um broadfork.
  • Realize um teste de solo e ajuste o pH conforme necessário. Você também pode precisar adicionar nutrientes.
  • Misture composto acabado nas camadas superiores do solo para adicionar nutrientes e microrganismos benéficos, além de melhorar a aeração e drenagem.

Você também deve evitar plantar quando o solo estiver encharcado. Trabalhar em solo úmido pode levar a problemas de compactação no futuro.

Se você estiver plantando em vasos ou canteiros elevados, certifique-se de que os recipientes estejam preenchidos com uma mistura de plantio de alta qualidade. A mistura deve ser solta e bem drenada, mas capaz de reter umidade por pelo menos um dia.

Subirregando Após o Transplante

Um jato suave mantém as folhas felizes também.

Um dos erros mais comuns de transplante que os jardineiros cometem é não regar suas mudas o suficiente. Essas plantas são pequenas, então suas raízes não conseguem alcançar água longe. Além disso, elas estão lidando com o estresse do transplante.

Regar profundamente e regularmente é fundamental. Após o transplante, regue bem as mudas. A umidade deve alcançar todo o torrão de raízes, bem como o solo embaixo. Isso não só fornecerá às plantas a água de que precisam, mas também ajudará a se estabelecerem em seu novo lar.

Verifique suas plantas diariamente na semana seguinte. Se o tempo estiver quente e seco, você pode precisar regá-las todos os dias. No entanto, regue apenas quando o solo estiver seco, para não encharcar. Seu objetivo deve ser um solo úmido, mas não encharcado.

Evite aspersores e regadores, pois estes podem aumentar as chances de doenças fúngicas e queimaduras nas folhas. Em vez disso, regue as plantas perto da base pela manhã ou à noite.

Apertando as Plantas

Espaçamento apertado não permitirá um crescimento adequado.

É tentador encher mudas em um canteiro elevado ou vaso enquanto você espera colher o máximo possível. No entanto, apertar as plantas juntas fará com que elas fiquem amontoadas e estressadas à medida que crescem— as mudas não permanecerão pequenas para sempre!

Antes de transplantar, verifique os requisitos de espaçamento para cada cultivo e siga-os adequadamente. Plantar as mudas muito próximas pode levar à competição por água e nutrientes. Isso também pode limitar a circulação de ar e aumentar a probabilidade de que as plantas desenvolvam doenças fúngicas.

Se você notar que plantou suas mudas muito próximas, você pode desbastá-las mais tarde. Embora possa ser difícil remover plantas do solo, lembre-se de que algumas plantas saudáveis são melhores do que muitas doentes.

Continue sua leitura aqui