Deve Comprar Joaninhas como Controle Natural de Pragas?

No momento, você está visualizando Deve Comprar Joaninhas como Controle Natural de Pragas?

Joaninhas como Controle Natural de Pragas

As joaninhas são um dos predadores de jardim mais populares e renomados. Uma joaninha adulta pode consumir mais de 50 pulgões por dia, e as larvas de joaninhas comem centenas de pragas diariamente.

Muitas lojas de jardinagem e lojas online vendem joaninhas como agentes de controle biológico para liberar em seu jardim, mas será que você precisa comprar esses insetos benéficos para aproveitar seus benefícios? E será que a introdução de predadores comprados em lojas pode fazer mais mal do que bem?

Vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre comprar joaninhas como controle natural de pragas.

A Resposta Rápida

Comprar joaninhas e introduzi-las em seu jardim pode reduzir temporariamente a pressão das pragas, mas 95% ou mais voarão embora dentro de algumas horas. Para fornecer soluções de controle biológico a longo prazo, você deve criar um habitat para as joaninhas permanecerem e se reproduzirem. Flores como aquilégia, endro, calêndula, cosmos, lobularia marítima e qualquer flor silvestre nativa da região atraem naturalmente joaninhas.

É muito mais ecológico e econômico atrair joaninhas nativas do que importar os predadores de fontes compradas em lojas. Algumas joaninhas criadas em laboratório podem até ser invasivas porque vêm de espécies de joaninhas (família Coccinellidae) nativas de outras partes do mundo. Quando esses insetos são liberados em jardins, eles podem invadir e superar as espécies indígenas.

A Resposta Longa

Libertar insetos predadores pode ser problemático devido à sua tendência de deixar a área.

Se você está enfrentando uma grande infestação de pragas como pulgões, ácaros, cochonilhas ou lagartas, pode ser tentador comprar joaninhas para lidar rapidamente com o problema. Isso é uma forma de controle biológico mais ecológica do que pulverizar pesticidas.

O agente de controle biológico (um inseto predador) é usado para reduzir as populações de pragas se alimentando dos insetos menores. As joaninhas são excelentes predadores, especialmente porque se alimentam apenas de insetos e não prejudicam suas plantações. Elas podem comer centenas de pragas por dia e se proliferar no jardim para um controle a longo prazo.

No entanto, há muitas desvantagens em comprar e importar insetos predadores para o seu jardim. As larvas de joaninhas são predadores muito mais vorazes de pulgões, e os besouros adultos podem voar rapidamente se liberados em uma área aberta sem muitos recursos. Além disso, existem alguns tipos de besouros invasivos que podem prejudicar o ecossistema local.

Se você deseja economizar dinheiro e criar um controle de pragas mais sustentável e duradouro, aqui estão as principais razões pelas quais você deve plantar um jardim de insetos benéficos para atrair predadores nativos em vez de comprar e liberar insetos.

As Joaninhas São Controle Natural de Pragas?

Atraia joaninhas nativas plantando flores para um controle de pragas ecológico.

As joaninhas são controladoras naturais de pragas e predadores vorazes de pragas de jardim como pulgões, cochonilhas, mosquitos, ácaros, cigarrinhas, lagartas de milho e cochonilhas. Esses insetos benéficos são encontrados em todo o mundo em ecossistemas nativos.

Elas podem ajudar os jardineiros a eliminar o uso de pesticidas, mas é melhor evitar introduzi-las de uma localização externa. Comprar joaninhas para controle de pragas não é mais considerado ecológico. Em vez disso, atraia joaninhas nativas plantando flores benéficas como alyssum branco, endro e aquilégia.

Os Princípios do Controle Biológico de Pragas

O controle biológico de pragas, ou biocontrole, é uma forma de manejo de pragas que utiliza os predadores naturais de uma praga para controlar as populações. Em vez de erradicar uma praga com meios químicos ou manuais, o biocontrole visa criar “checks and balances” ecológicos que impedem que as populações saiam do controle.

Predador vs. Espécies de Pragas

Os pulgões infestam folhas de vegetais em poucos dias devido ao seu ciclo de reprodução rápido.

Em geral, as espécies predadoras são maiores e mais lentas para se reproduzir do que as espécies “pragas”. As espécies de pragas expandem suas populações muito rapidamente e podem passar por muitas gerações em uma única temporada.

Por exemplo, pumas e coiotes podem naturalmente controlar os coelhos porque um único felino ou canino grande pode comer vários coelhos em uma semana. Mas se todos os predadores forem eliminados de um ecossistema, os coelhos se multiplicarão descontroladamente, como acontece nos subúrbios. Não haverá predadores naturais para equilibrar a população.

Os mesmos mecanismos estão em jogo em seu jardim. Por exemplo, uma única fêmea de pulgão pode dar à luz de 60 a 100 ninfas vivas em sua vida. Cada pulgão completa seu ciclo de vida em 5-10 dias, e a próxima geração começa a colocar ovos. Você pode ver como as populações de pragas podem explodir tão rapidamente! Você pode ver alguns pulgões e, de repente, suas folhas de vegetais estão completamente infestadas.

Se você não tiver insetos predadores locais vivendo no jardim, os pulgões se multiplicarão descontroladamente como os coelhos nos subúrbios. Mas se você mantiver um habitat de insetos benéficos, predadores residentes como joaninhas, crisopídeos, sirfídeos e vespas parasitoides podem manter as pragas sob controle.

Pesticidas vs. Biocontrole

O biocontrole de conservação oferece uma alternativa sustentável e livre de produtos químicos para o controle de pragas.

O equilíbrio ecológico é a chave para um biocontrole bem-sucedido, mas muitas pessoas estão tão focadas em erradicar uma praga imediatamente que negligenciam a visão geral. Se você pulverizar pesticidas para eliminar a praga, também pode matar predadores benéficos que teriam sido úteis para controlar problemas futuros. Infelizmente, as pragas retornam mais rapidamente e desenvolvem resistência aos pesticidas muito mais rapidamente do que seus predadores.

Isso cria um desastre ecológico onde jardins e fazendas ficam presos em uma “esteira de pesticidas” onde precisam pulverizar continuamente produtos químicos mais fortes para manter os insetos indesejados afastados. Se você deseja cultivar organicamente e evitar os produtos químicos agressivos, o biocontrole de conservação oferece uma solução muito mais promissora e sustentável.

Conservação vs. Biocontrole Clássico

Joaninhas compradas e liberadas geralmente voam rapidamente sem oferecer controle de pragas a longo prazo.

Você provavelmente está lendo este artigo porque não deseja pulverizar pesticidas e prefere usar joaninhas como controle de pragas. Primeiro, é importante entender como o biocontrole realmente funciona no jardim. Existem três tipos principais de biocontrole usados por jardineiros e agricultores:

Controle Biológico de Conservação: Conservar e melhorar os insetos predadores naturais já vivendo no jardim e na área circundante.

Biocontrole Clássico: Comprar e introduzir novos inimigos insetos para controlar pragas e criar uma população permanente.

Criação em Massa: Comprar insetos predadores e liberá-los periodicamente quando as pragas se tornarem um problema.

Observe como o primeiro tipo de controle biológico faz uso dos insetos já vivendo na área. Isso envolve plantar flores e criar um habitat para os predadores se estabelecerem em seu jardim, o que significa que eles podem fornecer serviços de controle de pragas por muitas estações.

Os dois últimos tipos de biocontrole estão focados na compra de predadores e na liberação deles. Claro, qualquer pessoa pode comprar joaninhas e deixá-las voar para o jardim ou estufa, mas quantas delas vão permanecer para comer as pragas em sua paisagem?

Muitos estudos indicam que a maioria das joaninhas compradas e liberadas na verdade voam embora sem fornecer nenhum controle de pragas duradouro na cultura desejada. Na verdade, cerca de 95% dos besouros liberados voam embora em apenas algumas horas. Isso ocorre porque as joaninhas criadas em laboratório muitas vezes são refrigeradas durante a hibernação e naturalmente desejam migrar quando saem de seu estado dormente.

O Objetivo Final

Plantar plantas de jardim benéficas atrai insetos predadores como joaninhas.

Não me entenda mal: as joaninhas são predadores benéficos que comem muitas pragas! O problema aqui está baseado de onde as joaninhas vêm e como elas chegam ao seu jardim.

O biocontrole de conservação é o objetivo final – plante plantas de jardim benéficas e magnetize os insetos predadores para viver em seu jardim por gerações. A cada ano, as populações de joaninhas ficarão mais fortes, e elas viverão como locais, mantendo perpetuamente os pulgões e outras pragas sob controle. Felizmente, a maioria das sementes de flores favoritas pelas joaninhas são muito mais baratas do que comprar besouros criados em laboratório para liberação.

Liberar Joaninhas: Prós e Contras

A liberação de predadores naturais tem alguns benefícios e desvantagens notáveis, que você deve considerar antes de comprar um pacote de insetos e deixá-los voar para o seu jardim. Para muitos, as desvantagens superam os benefícios potenciais.

Prós

Os besouros joaninha reduzem as populações de pulgões em estufas em mais de 50%.

Comprar e liberar joaninhas pode parecer uma solução rápida de curto prazo para um problema de pragas, mas isso nem sempre é o caso. Mais de 95% das joaninhas compradas podem voar embora nos primeiros dias após a liberação, muitas vezes nem fazendo uma diferença nas populações de pragas.

As estufas são os únicos lugares onde a liberação de besouros joaninha é comprovadamente eficaz. Como as estufas são ecossistemas principalmente fechados, você pode deixar os predadores voarem para a cultura, e eles farão seu trabalho sem voar embora. Estudos mostram que as populações de pulgões em estufas foram reduzidas em mais de 50% quando as joaninhas foram liberadas.

Contras

Liberar joaninhas para controle de pragas pode ser ineficaz e custoso.

As desvantagens de comprar e liberar predadores naturais incluem:

Muitas joaninhas são necessárias! Cerca de 1.500 são necessárias apenas para um arbusto de rosa infestado de pulgões.

Pode ser muito caro continuar comprando joaninhas.

95% dos predadores voam para longe do seu jardim, especialmente se forem liberados no calor do dia.

Muitas joaninhas criadas em laboratório são ou predadores ruins ou não têm fome das pragas que você oferece.

Os besouros joaninha se deterioram rapidamente se forem deixados em temperatura ambiente ou se desidratam.

Os besouros liberados provavelmente não vão colocar ovos em seu jardim.

Muitos predadores comprados são espécies não nativas ou invasoras.

Por Que as Joaninhas Nativas São Melhores

As joaninhas vendidas comercialmente podem não ter instintos predadores devido a serem criadas em fazendas.

Entomologistas (pessoas que estudam insetos) estão amplamente recomendando abandonar as joaninhas compradas em lojas e, em vez disso, atrair predadores nativos para o seu jardim. Os besouros joaninha pertencem à família Coccinellidae de insetos, que inclui mais de 5.000 espécies de joaninhas. A joaninha norte-americana mais conhecida é a joaninha de 7 pontos (Coccinella septempunctata), com o corpo vermelho brilhante icônico, cabeça preta e pontos pretos. Atrair esse besouro predador é fácil usando as táticas descritas abaixo.

No entanto, seus primos, as joaninhas asiáticas (Harmonia axyridis pallas), são invasivas, mas frequentemente usadas como biocontrole clássico. Esses besouros são frequentemente laranja sólido ou laranja com pontos pretos e são predadores igualmente vorazes de pulgões e ácaros. No entanto, eles podem se tornar um grande incômodo se hibernarem em edifícios ou casas e são altamente problemáticos em comparação com suas primas nativas.

As joaninhas vendidas comercialmente são frequentemente capturadas na natureza ou “criadas em fazendas”. As espécies podem variar, mas são mais frequentemente a joaninha de 12 pontos (Coleomegilla maculata). Esta espécie é nativa dos EUA, mas os besouros criados em fazendas podem ser alimentados com fontes alternativas de alimentos que os tornam predadores pobres no jardim. Em outras palavras, eles são um pouco como lobos criados em zoológicos; eles não têm o instinto de caça natural que um lobo nascido na natureza tem.

No geral, os besouros joaninha são algo positivo no jardim, independentemente da espécie. No entanto, não há necessidade de liberar mais no ambiente quando as joaninhas nativas já são abundantes. Tudo o que você precisa fazer é atraí-los para o seu jardim.

Como Atrair Joaninhas Nativas

Não é necessário comprar mais insetos! Estes passos certamente atrairão uma abundância de joaninhas nativas para o seu jardim para ajudar a controlar pragas naturalmente:

1. Não Pulverize Pesticidas

O uso de pesticidas sintéticos em jardins prejudica insetos benéficos.

Os pesticidas matam mais do que apenas pragas. A maioria dos produtos químicos que matam insetos também matam insetos benéficos. É muito importante evitar pulverizações de pesticidas sintéticos em todas as partes do seu jardim, especialmente em áreas florais e vegetais. Além disso, é essencial educar seus vizinhos sobre os impactos negativos do uso de pesticidas e incentivá-los a adotar práticas mais ecológicas.

  1. Plante Flores que Atraem Joaninhas

As flores fornecem néctar e pólen, que são recursos importantes para as joaninhas.

Algumas das melhores flores para atrair joaninhas incluem:

  • Alyssum Branco (Lobularia marítima): Esta planta rasteira produz pequenas flores brancas que são muito atrativas para joaninhas.
  • Endro (Anethum graveolens): Esta erva aromática não só atrai joaninhas, mas também outros insetos benéficos.
  • Calêndula (Calendula officinalis): As flores brilhantes desta planta são irresistíveis para joaninhas.
  • Coentro (Coriandrum sativum): Outra erva culinária que pode ajudar a atrair joaninhas para o seu jardim.
  • Achilleia (Achillea millefolium): Também conhecida como mil-folhas, esta planta perene é excelente para atrair predadores de pragas.
  1. Crie Habitats Favoráveis

As joaninhas precisam de lugares para se abrigar e se reproduzir.

Crie habitats naturais no seu jardim onde as joaninhas possam se esconder e colocar seus ovos. Pilhas de folhas, madeira em decomposição, pedras e outros materiais naturais podem fornecer abrigo. Evite manter o jardim excessivamente limpo e estéril.

  1. Ofereça Água

As joaninhas também precisam de água.

Coloque pequenos pratos de água no jardim, com algumas pedras dentro para que as joaninhas possam pousar e beber sem se afogar. Isso ajuda a manter as joaninhas hidratadas e satisfeitas.

  1. Plante Uma Variedade de Plantas

Diversidade vegetal pode atrair uma variedade de insetos benéficos.

Plantar uma variedade de plantas no seu jardim pode ajudar a atrair diferentes tipos de insetos benéficos, incluindo joaninhas. Plantas como o funcho, o trevo e a borragem também são boas opções.

Ao seguir essas práticas, você pode criar um ambiente saudável e sustentável no seu jardim que não só atrai joaninhas nativas, mas também promove um ecossistema equilibrado e próspero. Isso ajudará a controlar as pragas de maneira natural e eficaz, sem a necessidade de recorrer a pesticidas químicos ou à compra de predadores.