Deixar ou Limpar? Um Guia para Limpar o Jardim no Outono

No momento, você está visualizando Deixar ou Limpar? Um Guia para Limpar o Jardim no Outono

“`html

Finalmente, os Dias de Outono Mais Frios e Curtos Chegaram!

Se você é como eu, esses dias servem como um lembrete bem-vindo para desacelerar. Com os dias de primavera passados arrancando ervas daninhas e os dias de verão regando o jardim atrás de nós, podemos respirar fundo e aproveitar tudo o que a última temporada de cultivo nos proporcionou. No entanto, não é necessariamente hora de se afastar completamente do seu jardim—a limpeza ainda está no horizonte.

Porém, antes de pegar seu ancinho e tesouras, reserve um minuto para pensar se realmente precisa remover materiais do seu jardim. Será que essas folhas realmente precisam ir para um saco plástico na calçada? Você pode deixar aqueles caules antigos de áster sem preocupação?

A limpeza de outono é muitas vezes um equilíbrio entre manter um jardim limpo e saudável e apoiar um ecossistema vibrante. Vou passar por uma lista de materiais comuns de jardim e cobrir se você deve deixá-los ou limpá-los.

Folhas Caídas

O ouro da natureza enriquece o solo e nutre culturas prósperas.

No passado, os dias frescos de outono significavam passar a tarde recolhendo folhas e enchendo sacos de lixo com pilhas crocantes. No entanto, não há necessidade de gastar seu tempo e energia removendo folhas do seu jardim!

As folhas caídas são às vezes conhecidas como ouro da natureza devido aos muitos benefícios que proporcionam ao solo e às culturas. Aqui estão alguns dos benefícios das folhas:

As folhas ricas em carbono ajudam a alimentar microrganismos benéficos do solo que melhoram a absorção de nutrientes pelas plantas e ajudam a combater doenças das plantas. O aumento do nível de matéria orgânica também melhora a infiltração de água, levando a menos escoamento e inundações. Além disso, ajuda a melhorar a capacidade de retenção de água do solo e a capacidade das plantas de tolerar a seca.

As folhas caídas contêm numerosos nutrientes que as plantas precisam para prosperar. Estes incluem nitrogênio, fósforo e potássio. Deixar as folhas no seu jardim significa que você pode pular ou diminuir as aplicações de fertilizantes.

Sente a Necessidade de Recolher as Folhas?

Transforme canteiros de jardim com cobertura natural para um solo mais saudável.

Se você não quer uma camada de folhas sufocando seu gramado, pode recolhê-las da superfície. No entanto, não as coloque em sacos e as deixe na calçada! Em vez disso, mova-as para seus canteiros de jardim ou empilhe-as perto da base de árvores e arbustos. Elas atuarão como cobertura durante o inverno, enquanto previnem a erosão e o crescimento de ervas daninhas.

Outra opção é colocar as folhas na sua pilha de compostagem. Triturar as folhas com a ajuda de um cortador de grama com função de trituração acelerará sua decomposição, mas você também pode colocar folhas inteiras na pilha. Com o tempo, as folhas se transformarão em um rico molde de folhas que aumenta o conteúdo de matéria orgânica e fornece nutrientes essenciais.

Ao coletar este material valioso, lembre-se de que algumas árvores produzem folhas que são prejudiciais a outras plantas. Espécies como nogueira-preta, nogueira-branca e nogueira-cinzenta produzem um composto chamado juglona que inibe o crescimento das plantas. Portanto, você deve evitar usar essas folhas como cobertura até que tenham tido a chance de se decompor primeiro. Elas são melhores para compostagem, pois leva alguns meses para que os compostos alelopáticos se decomponham.

Ajude os Insetos

A camada de folhas fornece habitat essencial de inverno para insetos benéficos.

Embora as folhas caídas possam parecer mortas, elas frequentemente contêm diversas formas de vida! Muitos insetos passam o inverno na camada de folhas e ganham vida na primavera seguinte. Se você remover as folhas do seu quintal, corre o risco de prejudicar esses insetos valiosos e belos.

Borboletas e mariposas, incluindo mariposas luna e caudas-de-andorinha, passam o inverno na camada de folhas como crisálidas. Outras espécies, como a grande fritilária manchada e a mariposa Isabella (o adulto da lagarta urso-lanoso), passam o inverno como lagartas. Elas dependem da camada de folhas isolante para se proteger das condições rigorosas do inverno.

Pereneis Antigos

Caules antigos fornecem alimento vital e habitat para a vida selvagem.

A maioria das perenes floridas completa seu ciclo de vida do meio ao final do outono. Suas flores coloridas desbotam e são substituídas por cabeças de sementes que produzirão a próxima geração de plantas. Quando você pensa dessa forma, é fácil entender por que você gostaria de deixar esses resíduos no seu jardim. No entanto, os caules marrons cobertos de cabeças de flores desgrenhadas e folhas crocantes às vezes fazem os jardineiros pensarem o contrário.

Não apenas essas sementes ajudarão a produzir novas plantas, mas os caules e sementes antigos também são cruciais para a vida selvagem. Perenes que florescem no outono, como ásteres, girassóis, rudbéquias, equináceas e solidagos, fornecem sementes ricas em gordura que ajudam a sustentar os pássaros durante o outono e o inverno. É por isso que você frequentemente verá tentilhões, chapins, cardeais e outros pássaros que se alimentam de sementes em prados de flores silvestres e jardins no final do outono e inverno.

Muitas dessas perenes também contêm caules ocos que fornecem habitat importante para insetos. Abelhas carpinteiras, pequenas abelhas de rosto amarelo e abelhas cortadeiras usam os caules ocos para formar seus ninhos. Como diferentes espécies preferem várias larguras de caules, plantar e deixar uma diversidade de caules ajudará esses insetos a prosperar.

Se você não consegue evitar dar uma aparência arrumada ao seu jardim, corte as cabeças de flores antigas com um par de tesouras. Deixe cerca de um pé de caule para ajudar a sustentar insetos que nidificam em cavidades, e coloque as cabeças de flores em uma pilha. Os pássaros ainda poderão se alimentar das sementes, e você pode desfrutar da aparência de um jardim arrumado.

Plantas Doentes

Remover folhagem doente previne infecções futuras no seu jardim.

Deixar plantas no seu jardim aumenta a matéria orgânica do solo e fornece habitat para a vida selvagem. No entanto, deixar plantas doentes pode causar estragos no crescimento futuro.

Patógenos, incluindo o vírus do mosaico do pepino, míldio e antracnose, passam o inverno em tecidos vegetais. Quando as condições quentes chegam na primavera seguinte, os patógenos infectam o novo crescimento e começam seu ciclo de vida novamente. Embora muitos patógenos também possam sobreviver ao inverno no solo, remover material vegetal infectado limitará a chance de infecção na primavera.

Depois de remover a folhagem doente, evite colocá-la na sua pilha de compostagem. Muitos patógenos sobreviverão em sistemas de compostagem doméstica e reinfectarão as culturas quando você espalhar o composto no seu solo. Em vez disso, descarte esses resíduos infectados no lixo ou queime-os.

Madeira Saudável

Deixar madeira saudável apoia a vida selvagem e enriquece o solo.

Embora você possa querer podar suas árvores de pêssego e arbustos de hortênsia no outono, não faça isso! Podar galhos saudáveis no outono pode expô-los a condições rigorosas de inverno.

A poda muitas vezes incentiva as plantas a enviar novo crescimento—essa é uma das razões pelas quais é útil para a produção de flores e frutos. No entanto, quando você poda no outono, cria novo crescimento tenro que é mais suscetível a danos pelo frio. Se esse crescimento morrer durante o inverno, você ficará com uma planta mais fraca na primavera seguinte.

A poda de outono também cria cortes abertos que são suscetíveis a doenças. Como estão ocupadas se preparando para o inverno, as espécies lenhosas não têm energia extra para se dedicar à cicatrização. Portanto, os cortes de poda permanecem abertos e expostos a patógenos.

Madeira Morta e Doente

Remover galhos mortos os protege de tempestades de inverno.

O final do inverno é a melhor época para podar muitos arbustos e árvores lenhosas. Podar no outono pode fazer com que as plantas desenvolvam novo crescimento que é suscetível a danos de inverno. Além disso, as plantas muitas vezes têm dificuldade em cicatrizar antes da chegada do inverno.

No entanto, embora você deva evitar podar tecidos vivos, pode remover madeira morta no outono. Remover esses caules e galhos no outono evitará que caiam durante tempestades de inverno. Também evitará que doenças passem o inverno na madeira morta.

Antes de podar, certifique-se de que os galhos estão mortos e não dormentes! Galhos mortos se quebram em vez de dobrar, e não têm brotos verdes tenros e uma camada de câmbio verde sob a casca.

Galhos e Ramos Caídos

Deixe os galhos caídos fornecerem abrigo para a vida selvagem no inverno.

É normal que árvores e arbustos deixem cair alguns galhos ao longo do ano. Em vez de recolher esses galhos e colocá-los na calçada, deixe-os onde estão! Esses objetos fornecem habitat para criaturas, desde pequenos insetos até pássaros canoros maiores e sapos.

Se você quiser limpar seu gramado ou jardim de galhos grandes, não os remova da sua propriedade. Em vez disso, empilhe-os perto do canto do seu jardim. Essa pilha servirá como um refúgio bem-vindo para pássaros e pequenos mamíferos durante tempestades de inverno.

Embora deixar esses galhos e ramos seja frequentemente a melhor prática, você deve remover materiais doentes da sua propriedade. Isso ajudará a evitar que a doença se espalhe para culturas saudáveis.

“`