De que tipo de solo o Agave precisa?

No momento, você está visualizando De que tipo de solo o Agave precisa?

Cultivo de Agave

Com cuidados mínimos, o agave prospera em climas diversos sem esforço.

Essas plantas são resistentes e requerem muito pouca manutenção. Basta fornecer à sua planta a quantidade certa de luz, água e drenagem. Enquanto algumas espécies são tropicais e não toleram o clima frio, outras são resistentes às raízes até a Zona 5. Conhecer a espécie e sua tolerância à temperatura é vital para cultivar uma planta saudável.

Essas plantas têm sistemas radiculares rasos e fibrosos. Você não precisa plantá-las profundamente. Na verdade, desde que a base da planta fique logo acima da linha do solo, elas devem enraizar rapidamente. Esta planta entrará em uma fase de crescimento em muito pouco tempo após o plantio.

O mesmo vale para o plantio em um recipiente. Desde que as raízes existentes estejam abaixo do solo, a planta se estabelecerá rapidamente. Vamos falar sobre o solo, pois o solo adequado pode fazer ou quebrar sua experiência de cultivo.

Solo

Para plantas no solo, emende o solo para um crescimento ideal.

Solo do Solo

Garanta que as plantas de agave tenham excelente drenagem para prosperar em qualquer solo.

A drenagem é a coisa mais importante a lembrar ao emendar o solo. Quando dizemos boa drenagem, queremos dizer drenagem realmente excelente. Esta planta possui um sistema radicular delicado altamente suscetível à podridão radicular fúngica. O solo que permanece úmido regularmente é um desastre em potencial.

O agave realmente não precisa de muitos nutrientes. Solos arenosos, rochosos e pobres em nutrientes podem sustentar uma planta. Suas folhas flexíveis armazenam água e nutrientes. Na verdade, a adubação pode fazer com que floresça cedo, o que é indesejável. Uma planta de agave morre após a floração, então evite agentes fertilizantes.

Se você tiver um solo muito rico em nutrientes, certifique-se de escolher um local que drene livremente. Você pode misturar um pouco de areia grossa e cascalho em seu local de plantio para aumentar a drenagem. Nesse tipo de solo, é imperativo evitar a rega excessiva.

Se você tiver um solo pesado em argila, talvez queira emendá-lo também. A argila compacta facilmente e esmaga as raízes delicadas. Além disso, tende a ajudar na água e ter problemas de drenagem. Cave duas vezes mais fundo e largo do que sua bola de raiz. Misture um pouco de areia, cascalho, composto ou outro meio aerador no solo.

Em solos muito pesados, recomendo o plantio em um recipiente. No entanto, eu mesmo tenho muita argila em meu solo, e minhas plantas de agave não parecem se importar. Eu as plantei em uma inclinação, então a drenagem é muito boa. As plantas de agave crescem naturalmente em solos que contêm muita argila, a argila em si não representa um problema, apenas certifique-se de que ela tenha muitas partículas mais grossas misturadas para que drene bem.

Solo do Recipiente

Plante agave em recipientes bem drenados com mistura de solo para cactos para obter sucesso.

Essas são plantas suculentas e, como tal, são propensas à podridão se regadas em excesso. Por esse motivo, você deve plantar esta planta em um recipiente e meio que tenha excelente drenagem. As misturas para cactos estão disponíveis comercialmente e funcionam muito bem.

Se você preferir fazer sua própria mistura de solo, os materiais que você deseja adquirir são solo para vasos, composto, perlita e areia. Evite musgo de turfa, pois isso aumentará a acidez do solo e pode induzir a floração.

A Receita

Ajuste as proporções do solo com base no clima para um crescimento ideal de agave.

Seu clima deve influenciar as proporções desses materiais. Em climas muito secos, use mais solo para vasos e composto. Em climas muito chuvosos, diminua os materiais que retêm umidade e adicione mais material de drenagem. Mais importante ainda, plante em um recipiente com furos de drenagem adequados.

Para a maioria dos climas, uma boa proporção de materiais é:

2 partes de materiais orgânicos para vasos como solo para vasos e composto
2 partes de material de drenagem como areia, cascalho ou pedra britada
1 parte de material poroso como perlita ou vermiculita

Combine esses materiais e misture bem para obter um meio consistente que funcione bem para plantas suculentas.

Materiais Orgânicos

Aprimore o crescimento do agave com uma mistura equilibrada de solo orgânico para vasos.

Os materiais orgânicos fornecem à sua planta os nutrientes de que ela precisa. Eles também absorvem e retêm a umidade. Este é um ótimo lugar para começar ao construir sua mistura para vasos. Os ingredientes em misturas comerciais para vasos geralmente incluem materiais orgânicos como casca e composto. Em seguida, são adicionadas pequenas quantidades de materiais como perlita, musgo de turfa, fibra de coco e vermiculita para aumentar a aeração.

Misture um pouco de composto em sua mistura para vasos para adicionar mais material orgânico. Você pode usar composto bem decomposto de sua própria composteira ou comprar outro tipo comercialmente. O composto de cogumelos ou as fezes de minhoca são boas adições. Você não precisa exagerar com esses ingredientes, lembre-se, você não quer fazer sua planta florescer.

Quando se trata de solo para vasos, existem muitas opções diferentes. Para plantas suculentas, geralmente selecionamos solo para vasos com partículas muito finas. As raízes delicadas de uma suculenta não devem ter que lutar através de um solo denso. Um solo mais fino promoverá o crescimento das raízes e a ancoragem às partículas maiores que você misturar.

Materiais de Drenagem

Esses são geralmente materiais naturais que você pode misturar com seu solo para aumentar a drenagem. Certos materiais retêm menos água e, como não absorvem água, ajudam-na a fluir sem se acumular ao redor das raízes de suas plantas. Esses materiais também criam bolsas de ar no solo, ajudando a arejar as raízes.

Areia Grossa

Incorpore areia para equilíbrio ideal de umidade na mistura para vasos.

A areia é um ótimo material para emendar a mistura para vasos. A maioria dos tipos de agave cresce naturalmente em solo muito arenoso. A areia não retém umidade, então ajuda a criar o equilíbrio certo de umidade em seu solo.

Cascalho

O cascalho grosso ajuda na aeração do solo e na drenagem.

O cascalho tem as mesmas propriedades que a areia em termos de aeração do solo e contribuição para a drenagem. Você também pode usar cascalho na parte inferior do seu recipiente para evitar que sua mistura para vasos seja lavada pelos furos de drenagem.

Pedra Britada

Use pedra britada para adicionar drenagem e arejar o solo compactado.

A pedra britada é basicamente outro nome para qualquer um desses materiais orgânicos que ajudam a arejar o solo e permitem que a água passe livremente. Essa palavra pode ser usada para se referir a uma série de materiais diferentes. Areia, cascalho, pumice triturado e outros materiais recebem esse título.

Materiais Porosos

A perlita é ideal para melhorar a drenagem na mistura para vasos de suculentas.

Esses materiais desempenham uma função importante na mistura para vasos. É por isso que eles já estarão presentes em seu solo para vasos em pequenas quantidades. Para plantas suculentas, é uma boa ideia adicionar ainda mais desses materiais para promover a ancoragem das raízes, a drenagem, manter a temperatura e reter água e nutrientes.

A perlita e a vermiculita se enquadram nessa categoria. A diferença entre os dois está relacionada à retenção de umidade. A vermiculita retém mais água e mantém a umidade e os nutrientes. A perlita é melhor para aumentar a drenagem e retém menos água. Por causa disso, a perlita é o material preferido para misturas de suculentas.

Necessidades de Água

As plantas de agave prosperam com pouca água.

De mãos dadas com as necessidades do solo, os requisitos de água são igualmente importantes. As plantas de agave são suculentas, então precisam de uma quantidade relativamente modesta de água.

No primeiro mês após o plantio, é bom regar a planta a cada quatro a cinco dias, mas não mais do que duas vezes por semana. Uma vez estabelecida no solo, sua planta deve ficar bem sem água suplementar. Em tempos de seca, regar uma vez por mês sustentará a planta.

Eu rego minhas plantas em vasos cerca de uma ou duas vezes por semana no verão. Isso provavelmente é mais do que elas precisam, mas desde que o vaso tenha boa drenagem, uma rega semanal não causará nenhum dano à planta.

Não rego as plantas no solo de jeito nenhum. Elas se dão bem com a quantidade de chuva que recebem naturalmente. Eu cultivo na Zona 9, com verões longos e quentes e invernos amenos. Também cubro minhas plantas sempre que a temperatura cai abaixo de zero.

É importante não regar as plantas de agave durante períodos de tempo frio. Para sobreviver a temperaturas mais baixas, a planta precisa de tempo seco. Isso é bom notar, já que muitas plantas no solo se beneficiam da rega antes de uma geada. Ao contrário de outras plantas, os agaves não se beneficiam de isolamento de água ao redor de suas raízes em uma geada.

Pensamentos Finais

As plantas de agave podem fazer adições verdadeiramente espetaculares ao paisagismo. Suas folhas em forma de lança e tamanho imponente adicionam textura dramática ao jardim. Essas plantas chamativas são uma maneira de baixa manutenção de adicionar um apelo extra à sua casa.