Importância das Abelhas para o Ecossistema
As abelhas são uma parte incrivelmente importante do nosso ecossistema e, sem elas, os humanos teriam grande dificuldade em sobreviver. Os polinizadores animais, principalmente as abelhas, são responsáveis por polinizar cerca de 35% dos alimentos consumidos pelos humanos e 75% das plantas com flores do mundo. Se você gosta de comer maçãs, amêndoas, mirtilos, abacates e uma série de outras frutas e vegetais, as abelhas são vitais.
Plantas Tratadas com Produtos Químicos
Apesar de sua importância para os humanos, muitas das plantas que compramos comercialmente são tratadas com produtos químicos antes de chegarem aos nossos jardins. Esses produtos químicos são destinados a afastar insetos indesejados, mas, no processo, também tornam seu quintal inseguro para insetos benéficos.
Encontrando Plantas Seguras para as Abelhas
Não é impossível encontrar plantas seguras para as abelhas, mas não é tão simples como entrar em um viveiro e escolher as flores mais bonitas. Mesmo aquelas designadas como amigáveis aos polinizadores muitas vezes são tratadas com substâncias que podem prejudicar as populações de abelhas. Você geralmente precisará fazer perguntas e ler rótulos se quiser ter certeza de que estão vindo de uma fonte segura.
Como apicultor e entusiasta de polinizadores, é importante para mim que meu quintal seja um lugar seguro para esses animais. Algumas das ameaças à sua sobrevivência estão fora de nosso controle. Infelizmente, não podemos combater sozinhos as mudanças climáticas ou evitar a destruição de seus habitats. Mas existem algumas medidas simples que você pode tomar para criar um refúgio em seu jardim para as abelhas nativas e outros polinizadores. Aqui está o que você pode fazer para ajudar.
Localize um Viveiro Amigo dos Polinizadores
A solução ideal para encontrar plantas seguras para as abelhas é localizar um viveiro que priorize isso. Grandes empresas geralmente não se preocupam tanto em serem amigáveis aos polinizadores. Eles costumam estar mais focados no apelo estético de seu inventário. O tratamento com pesticidas e agentes antifúngicos significa menos trabalho e menos pragas para aqueles que gostam de manter uma paisagem mais cuidada e impecável.
Se você conseguir localizar um viveiro que se concentra em ser amigo dos polinizadores, economizará muito tempo. Saber que tudo o que você encontrar lá será seguro tornará simples escolher as coisas que você deseja em seu jardim sem precisar fazer pesquisas ou se sentir limitado a algumas seleções.
Tenho a sorte de ter um viveiro local que se concentra em apoiar ecossistemas naturais e restaurar populações de plantas nativas. Verifique sua área para ver se você tem uma fonte semelhante. Um viveiro que vende predominantemente plantas nativas é mais propenso a ser conscientemente seguro para as abelhas.
Evite Plantas Tratadas Com Produtos Químicos Sintéticos
Pule plantas com neonicotinoides para proteger nossas populações de abelhas em dificuldades.
Se você dedicar um tempo para ler os folhetos das plantas do seu viveiro, pode ter percebido que algumas delas já estão tratadas com neonicotinoides. Também chamados de ‘neonicos’, esses são pesticidas sintéticos que afetam o sistema nervoso dos insetos. Infelizmente, eles não discriminam e prejudicarão os polinizadores, além dos insetos indesejados.
Há duas maneiras de esses neonicotinoides entrarem em jogo. Às vezes, são aplicados às sementes antes do plantio. Outras plantas vêm pulverizadas com sprays foliares contendo essas substâncias e outros produtos químicos prejudiciais. Os sprays antifúngicos são outro tratamento comum.
Os neonicotinoides se ligam às células nervosas e as superestimulam, o que é destrutivo. Nos casos mais extremos, isso os mata. Em concentrações mais baixas, pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis. Eles podem causar forrageamento prejudicado, interferir na memória e no sistema imunológico, alterar padrões de voo e causar danos à colônia, incluindo redução de crias e perda de rainhas.
Então, quão prejudiciais são realmente os neonicotinoides? A resposta é que eles são muito prejudiciais. Entre abril de 2020 e 2021, os apicultores experimentaram um colapso de 45% nas colmeias. Isso é quase uma em cada duas colmeias perdidas ao longo de um ano. Como não podemos determinar o quão gravemente afetadas estão as abelhas nativas, podemos olhar para as populações de abelhas melíferas criadas por humanos para nos dar uma ideia do efeito de várias condições nas abelhas em geral.
Muitos estudos exploram os efeitos desses produtos químicos em abelhas, humanos e animais, e todos nos dão um quadro assustador. Os neonicotinoides causam defeitos de nascimento, alteram a regulação da insulina e atuam como desreguladores endócrinos em humanos. Imagine o quanto prejudicam os corpos minúsculos das abelhas! Os neonicotinoides podem estar presentes tanto no pólen quanto no néctar de plantas tratadas.
Seria ótimo se pudéssemos ver esses produtos químicos proibidos, mas é improvável que isso aconteça. No entanto, você pode contribuir para preservar as populações de abelhas em seu espaço, apenas comprando produtos não tratados.
Frequentemente, os rótulos indicarão que são tratados com neonicotinoides e outros produtos químicos. Se você ver essas indicações, evite. Se estiverem presentes em suas plantas, podem chegar ao lençol freático.
Compre Orgânico Certificado
Escolher orgânico garante que suas plantas estejam livres de pesticidas sintéticos.
Eu sei que todos nós ouvimos as más notícias, que os alimentos orgânicos não podem ser verdadeiramente 100% orgânicos por causa da proximidade de fazendas não orgânicas. Portanto, embora comprar orgânico possa não eliminar pequenas quantidades de pesticidas sintéticos, geralmente significa que a presença desses produtos químicos é mínima.
As práticas de agricultura orgânica não permitem o uso de pesticidas sintéticos. Isso promove um ecossistema mais saudável, equilibrado e diversificado. A ideia por trás disso é que um ecossistema equilibrado apoiará os insetos e animais bons, que por sua vez se alimentam das pragas indesejadas.
Quando você compra plantas, pode ter certeza de que se forem orgânicas, são seguras para as abelhas. Se a planta tiver certificação orgânica, não pode conter produtos sintéticos. Em vez disso, eles podem usar produtos de controle de pragas derivados naturalmente, que geralmente são muito mais seguros para as abelhas.
Faça Perguntas
Funcionários educados do viveiro local podem orientá-lo sobre tratamentos químicos.
Se você não tem certeza se seu viveiro compra produtos tratados, perguntar é a melhor maneira de descobrir. Muitas vezes haverá uma indicação por escrito do tratamento, mas na ausência disso, nem sempre é possível ter certeza.
Tente localizar a pessoa responsável pelas compras do seu viveiro local, pois essa pessoa deve ter essas informações. Na maioria das vezes, esse indivíduo saberá exatamente do que você está falando e se isso é uma prioridade quando fazem essas compras.
Como mencionei anteriormente, alguns varejistas são vigilantes em evitar inventário tratado quimicamente. É maravilhoso se você puder localizar um desses perto do seu jardim. Se não, basta perguntar, não custa nada e esperançosamente você obterá respostas diretas de um associado bem informado.
Cultive Suas Próprias A Partir de Sementes
Cultivar a partir de sementes lhe dá mais controle sobre os produtos químicos.
Embora cultivar a partir de sementes não seja para aqueles que preferem gratificação instantânea, esta é uma ótima maneira de garantir que suas plantas estejam livres de produtos químicos prejudiciais que destroem as populações de abelhas. Isso é particularmente importante quando se trata de cultivar alimentos, já que os neonicotinoides são prejudiciais para nós também.
É difícil descobrir se as sementes que você está comprando vêm de plantas não tratadas, mas não impossível. Contanto que as sementes em si não sejam tratadas, há muito pouco risco, pois há muito poucos produtos químicos que se transferem para as sementes, e ainda menos aparecerão nas flores resultantes.
Em geral, cultivar suas próprias sementes resultará em plantas com menos produtos químicos prejudiciais. Como uma garantia adicional, comprar sementes certificadas orgânicas elimina a incerteza. O USDA proíbe o uso de neonicotinoides nas práticas de cultivo orgânico, então as sementes resultantes não conterão quantidades mínimas.