Guia Completo para a Poda de Pimentas
Cada cultura possui seu próprio conjunto de diretrizes. Com milhares de jardineiros aconselhando diferentes técnicas, você pode se perguntar qual é a certa para você. Não se preocupe, pois cobrimos tudo o que você precisa saber sobre a poda de pimentas e deixamos você decidir o que é melhor para suas plantas.
A poda de suas plantas de pimenta leva a resultados diferentes, dependendo da estação. A poda no início da temporada, no outono e durante a colheita são três tipos que ajudam as plantas a produzir grandes colheitas. Esses três métodos levam a aumentos nas colheitas, enganando as plantas para produzir mais frutas do que o normal e permitindo que mais luz alcance as pimentas em amadurecimento.
Fatores como seu clima, zona de cultivo do USDA e como você inicia suas pimentas ajudam a determinar se você precisa podar suas plantas ou deixá-las como estão. Produtores com temperaturas quentes o ano todo podem não precisar podar, pois as plantas crescem nessas regiões perenemente. Simplesmente podar para dar forma a cada ano e deixá-las prosperar em seu verão perpétuo.
Jardineiros em zonas frias com geadas no inverno podem querer podar suas pimentas, especialmente durante a colheita para obter uma grande safra. Continue lendo para determinar se suas pimentas se beneficiarão da poda ou se você deve deixá-las como estão este ano.
Devo Podar Minhas Plantas de Pimenta?
Podar para aumentar a exposição à luz e controlar a forma.
De serranos a jalapeños, as pimentas variam amplamente dependendo de sua variedade. Algumas são eretas e animadas, enquanto outras são arbustivas e espalhadas quando maduras. Além de aumentar a quantidade de colheita, a poda lhe dá controle sobre a forma da planta.
Vamos supor que você esteja cultivando a variedade ‘Aji Dulce’. Os frutos crescem em uma planta grande, baixa e de múltiplos caules. Para permitir que mais luz alcance a parte inferior da planta, posso podar algumas folhas nas partes mais altas dos caules. Também posso podar alguns ramos selecionados e manter um líder central para criar uma forma mais ereta nesta planta arbustiva.
Outras variedades como ‘Early Jalapeño’ são plantas eretas. A poda pode torná-las mais arbustivas e ajudar a aumentar sua produção.
Uma dica importante é evitar podar mudas com menos de quatro folhas, pois estão ativamente reunindo recursos para sobreviver. Isso é especialmente importante quando você começa a partir de sementes, pois você as verá em cada estágio de vida. As mudas compradas em viveiros geralmente têm um bom tamanho quando estão disponíveis. Pode podá-las conforme necessário.
Para ajudar a determinar se você deve podar, primeiro identifique as variedades que você gosta de cultivar e determine que forma elas formam. Em seguida, decida se gostaria que elas tivessem outra forma e se precisam de ajuda para amadurecer suas frutas.
Benefícios
O corte das pimentas promove um crescimento mais arbustivo e aumenta o rendimento de frutas.
A poda beneficia a planta direcionando seu crescimento para outro lugar. Pegue uma planta de um só caule e corte a parte superior do caule. Esse processo, conhecido como “topping”, instrui a planta a crescer dois caules onde existia um. Isso leva a uma planta arbustiva com muitos caules curtos. Sua planta madura com muitos ramos pode suportar mais frutas do que se não fosse podada.
Mais tarde na temporada, quando suas pimentas estão amadurecendo, a poda ajuda a acelerar esse processo. As frutas, como os tomates, requerem luz e calor para amadurecer adequadamente. Digamos que as frutas estejam debaixo da folhagem exuberante que suas plantas produzem. Corte algumas das folhas mais altas e deixe a luz alcançar as partes internas do arbusto. Isso ajuda a colheita a amadurecer rapidamente, pois terão acesso total à luz solar.
Um benefício final da poda é informar à sua planta que é hora de parar de crescer. À medida que o outono e o inverno se aproximam, as temperaturas frias e as geadas precoces ameaçam as frutas em amadurecimento em suas plantas. Uma poda final durante o outono engana sua planta a concentrar todos os seus esforços na maturação das frutas, em vez da formação de folhas, caules ou raízes.
Desvantagens
Às vezes, a poda faz mais mal do que bem. Jardineiros com estações de crescimento curtas podem querer reconsiderar seus hábitos de poda. Estas são culturas de longa estação; elas requerem uma estação de crescimento consistentemente quente ao longo da primavera, verão e outono.
Jardineiros com estações de crescimento curtas ameaçam sua colheita com a poda, pois suas plantas não têm tempo para se recuperar do corte. A poda do topo, o beliscamento dos brotos e qualquer outra atividade que poda plantas estabelecidas faz com que elas gastem energia para se reparar.
O processo de reparo tem muito tempo para ser concluído em áreas com estações de crescimento longas. É apenas uma desvantagem para os produtores de estações curtas. Considere adiar a poda se as plantas de pimenta produzirem poucas frutas em sua área ou se sua estação quente for mais curta do que três meses.
Você Decide
Podar com base em seu ambiente e no comprimento da estação de crescimento.
Devo podar? A resposta depende do seu ambiente, suas variedades e quanto tempo dura sua estação de crescimento.
Aqui está um guia rápido para ajudá-lo a decidir qual é o melhor caminho a seguir:
Podar:
- Para facilitar o estresse do transplante
- Para tornar uma variedade alta mais arbustiva e produtiva
- Para acelerar o amadurecimento
- Se a estação de crescimento da sua área for superior a três meses
Avoidar Podas Extensas:
- Em áreas com verões frescos e úmidos
- Em plantas de pimenta naturalmente arbustivas
- Se a estação de crescimento da sua área for inferior a três meses
Decida o que é melhor para suas pimentas considerando esses fatores. Eu as cultivo na zona de crescimento do USDA oito e rotineiramente belisco e poda minhas plantas conforme necessário. A maioria dos produtores das zonas quatro e acima pode podar suas plantas sem problemas. Se você ainda não tem certeza, continue lendo e descubra como a poda afeta as plantas dependendo da estação.
Como Podar
Ao contrário de outras culturas como manjericão e alface, você não pode colher ou podar pimentas facilmente com os dedos. Você precisará de algo que corte os caules grossos com pouco esforço. Ferramentas como tesouras de ervas, podadores ou tipos semelhantes permitem uma colheita fácil sem danificar suas pimentas.
Ferramentas
Use podadores de mão afiados para variedades de caules grossos.
Variedades de caules finos como ‘Santaka’ são facilmente cortadas com ferramentas como tesouras de colheita. Corte seus caules finos e pequenas pimentas conforme necessário.
Variedades mais grossas como ‘Pimiento’ e ‘Orange Sun’ crescem caules vigorosos que precisam de uma ferramenta mais forte para penetrar. Eu uso meu podador de mão para cortar essas variedades. A mesma ferramenta que me ajuda a podar árvores também funciona bem com cultivares de caules grossos.
Um podador de mão também funciona bem durante a colheita se você decidir fazer uma poda mais intensa. Depois de uma temporada inteira crescendo espessos e fortes, as plantas de pimenta são difíceis de cortar durante o outono. Um podador de mão afiado e bem cuidado faz o trabalho sem problemas.
Técnicas
Beliscar e cortar são essenciais para técnicas eficazes de poda de pimentas.
Duas técnicas se destacam como métodos essenciais de poda. São o beliscar e o cortar, e cada um tem propósitos diferentes.
O beliscar funciona melhor no novo crescimento do topo e durante o transplante. Basta usar o polegar e o indicador para “beliscar” o novo crescimento carnudo. Isso funciona bem em brotos e folhas mais novos antes que seus caules engrossem.
Para cortar caules mais grossos, use um podador de mão. Corte acima de um ponto de crescimento ao longo do caule principal, garantindo que novos brotos brotem em cada lado. Colha as frutas cortando-as com um pequeno pedaço de caule anexado. Tenha cuidado e evite cortar frutas, flores e folhas não maduras.
Quando Podar
O momento em que você poda afeta o crescimento das pimentas de forma diferente, dependendo da estação. Belisque os brotos e folhas do topo durante o transplante e use os outros tipos de poda mais tarde na temporada.
No Transplante
A poda no momento do transplante ajuda na aclimatação e aumenta as futuras colheitas.
Independentemente de você cultivar em uma estação de crescimento curta ou longa, um pouco de poda ajuda as plantas a se adaptarem ao novo ambiente. Pule esta etapa se você plantar sementes no solo e não pretende transplantar pimentas maduras.
A maioria dos jardineiros norte-americanos precisa começar as sementes dentro de casa ou comprar plantas maduras de viveiros e varejistas online. Isso permite um salto no início da temporada de crescimento e ajuda as pimentas a produzirem grandes colheitas no outono. Também significa que um pouco de cuidado ajudará as plantas maduras a se adaptarem ao seu novo lar.
Ao transplantar, retire a pimenta do vaso e analise as raízes. Se estiverem circulares, crescendo para cima no vaso ou estiverem apertadas, corte as partes mais baixas das raízes. Isso estimula um novo crescimento e ajuda as raízes a se fixarem no solo.
Depois de cortar suas raízes, as plantas de pimenta agora têm menos acesso a nutrientes e água do que tinham em seus vasos. Para ajudá-las na transição, poda algumas folhas da planta. Uma boa regra é podar no máximo um terço da planta total. Com menos folhas, suas pimentas brotam raízes facilmente – eventualmente, elas empurrarão um novo crescimento para fora de seus caules.
Mencionei outra atividade de poda chamada “topping”. Esse processo remove as pontas dos caules mais altos, beliscando-os para estimular o crescimento lateral em brotos laterais. Com o tempo, as variedades cortadas crescem para ser plantas densas e arbustivas cheias de pimentas. Corte suas plantas durante o transplante para facilitar o choque do transplante e ajudar a criar espécimes adultos produtivos. Evite este passo se você cultiva em uma estação de crescimento curta e apenas corte as folhas conforme necessário para evitar o estresse do transplante.
Verão
Afinar as folhas para aumentar o amadurecimento sem interromper o crescimento do verão.
Um pouco vai longe quando se trata de manutenção de pimentas no verão. Elas estão crescendo ativamente flores, frutas e novos brotos. Esse crescimento exuberante às vezes sufoca as pimentas verdes que crescem em direção ao centro da planta.
Plantas apertadas precisam de um pouco de poda de folhas para continuar amadurecendo suas frutas. Considere a mesma regra acima e corte no máximo um terço do total de folhas da planta. Selecione folhas para cortar que bloqueiam a luz solar direta de alcançar o interior – geralmente são as folhas mais externas no topo e nos lados.
Se você cultiva em uma estação de crescimento curta, determine se a poda vai atrasar muito suas plantas. Cortar folhas significa que a planta produz menos açúcares e tem menos energia até crescer mais folhas. Alguma poda leve nessas áreas é aceitável, embora a remoção extensiva de folhas possa prejudicar a produção no final da temporada.
Durante a Colheita
Colha as pimentas nos primeiros sinais de cor para evitar o apodrecimento.
Agora é outono. Os dias longos, noites quentes e luz solar consistente estão desaparecendo lentamente, e suas plantas de pimenta percebem! Elas continuarão crescendo até que uma geada venha e as pare. Ajude-as a saber para onde direcionar sua energia podando intensamente seus caules.
A poda intensa significa cortar folhas, caules e flores para que as plantas de pimenta desviem seus recursos restantes para o amadurecimento das frutas. Alcance isso podando quaisquer caules e folhas em excesso. Corte os caules onde as pimentas ainda estão amadurecendo e deixe um terço das folhas nos caules. Corte quaisquer flores e novos brotos.
Os produtores em estações de crescimento curtas ou longas devem podar intensamente durante a colheita se sentirem que é necessário. Recomendo deixar as plantas infectadas, com problemas ou cobertas de pragas em paz, pois uma poda intensa pode prejudicar suas chances de recuperação.
Monitore suas pimentas e colha-as assim que começarem a mudar de cor. O perigo no outono está nas temperaturas frias e nas condições úmidas que causam fungos e bactérias a infectar as frutas em formação na planta. Com um pouco de cor já, suas pimentas podem amadurecer com segurança na cozinha perto de uma janela iluminada.
Perguntas Frequentes
Jardineiros em zonas quatro e abaixo devem podar apenas durante o transplante e a colheita. Corte algumas folhas e raízes ao transplantar para evitar chocar as pimentas. Durante a colheita, uma poda intensa pode beneficiar suas pimentas, permitindo que amadureçam rapidamente. Evite o topping e a poda de verão se você cultiva em uma estação curta.
Não! Algumas variedades são naturalmente produtivas e arbustivas, como ‘Shishito’. Pimentões geralmente crescem em um caule grosso – beliscá-lo durante o transplante ajuda a criar plantas arbustivas mais tarde.
O topping, o beliscar e um corte de poda tíodo podem ser um fator nos arbustos da planta.