Como Plantar, Cultivar e Cuidar dos Tomates ‘Brandywine’

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar dos Tomates ‘Brandywine’

Cultivo de Tomates Brandywine

Os tomates Brandywine são os tomates herança de verão por excelência. São as grandes belezas que imaginamos quando se trata de variedades de tomate clássicas e antigas amadas no jardim e na cozinha, desde sanduíches de tomate até saladas Caprese e hambúrgueres grelhados.

São os vegetais herança mais conhecidos por um bom motivo. Os frutos robustos são grandes e carnudos em tons de vermelho, rosa, amarelo e laranja. Eles apresentam frutos excepcionais, ricos em sabor, doces e ligeiramente picantes – características da variedade e um padrão de ouro para outros tomates.

Aqui, vamos explorar como (e por que) cultivar o ‘Brandywine’ herança em nossos próprios jardins. No final do verão, podemos saborear alguns dos tomates mais saborosos cultivados hoje.

Visão Geral

O tomate ‘Brandywine’ é um vegetal anual pertencente à família Solanaceae.

Tipo de planta: Vegetal anual

Área nativa: América Central, América do Sul

Altura: Vinhas de até 6 pés de comprimento

Requisitos de rega: Médio

Pragas e doenças: Pulgões, lagartas, manchas nas folhas, míldio, vírus do mosaico

O que são Tomates Brandywine?

Os vegetais herança são culturas tradicionais de polinização aberta transmitidas por sua importância histórica.

Um favorito do jardim há mais de 100 anos, esta variedade de tomate herança é valorizada por seus frutos grandes e saborosos. O ‘Brandywine’ gera lendas e um pouco de mistério em torno de sua história, desde origens Amish até múltiplas cepas com o mesmo nome. Isso é a diversão das heranças – rastreando contos e conhecimento de jardinagem geracional.

Os vegetais herança representam nossas culturas alimentares e seleções de herança preservadas por seu sabor excepcional e qualidades de crescimento. O termo “herança” varia quando se trata de vegetais. Herança pode significar plantas cultivadas antes de 1951, quando os primeiros híbridos se tornaram comercialmente disponíveis, ou variedades antigas transmitidas de geração em geração para preservação. Os vegetais herança são de polinização aberta (não híbridos) e crescem verdadeiros a partir da semente. Sementes são salvas de temporada para temporada para o próximo plantio.

A empresa de sementes Johnson and Stokes introduziu o tomate original ‘Brandywine’ (também conhecido como ‘Red Brandywine’) em seu catálogo de 1889 depois de receber sementes de um cliente em Ohio. O tomate antigo recebeu seu nome do Brandywine Creek no Condado de Chester, Pensilvânia.

Em 1982, esta variedade aumentou em popularidade entre as variedades herança quando a Seed Savers Exchange obteve sementes de uma família de Ohio. Desde sua introdução, várias cepas tornaram-se disponíveis para o jardim contemporâneo. O ‘Pink Brandywine’ é um cultivador histórico originalmente do jardim de Dorris Sudduth Hill, cuja família o cultivou por mais de 100 anos.

Há algo especial em cultivar variedades duradouras passadas de geração em geração por seus sabores, crescimento e qualidades de desempenho. Embora esses tipos de tomate tenros não estejam nas prateleiras do supermercado, eles são favoritos nas feiras de agricultores. Cultivá-los em nossos próprios jardins convida um pouco da história e cultura alimentar em cada mordida suculenta e preserva a integridade das características da herança.

Características

Esses tomates requerem suporte devido ao seu crescimento vertical com hastes peludas.

O ‘Brandywine’ produz frutos de 10 a 30 onças em plantas produtivas. Os frutos são densos e “carnudos”. Alguns produzem frutos de até dois quilos – isso é muito tomate! Como planta indeterminada, as vinhas atingem seis pés de comprimento ou mais. As plantas indeterminadas crescem e produzem frutos durante toda a estação até a geada.

O ‘Brandywine’ produz frutos no final da estação, cerca de 76 a 100 dias após o plantio. Isso é quase 30 dias depois de muitas outras variedades de tomate. Leva tempo para crescer frutos tão grandes e suculentos. Cultive-o com diferentes variedades de tomate, como cereja e roma, para frutos ao longo da temporada.

As plantas ‘Brandywine’ têm um hábito de crescimento vertical que se beneficia de estacas, gaiolas ou treliças. Seus caules e folhas são peludos, e seu cheiro é facilmente reconhecível como o de uma planta de tomate. As folhas profundamente lobadas e grosseiras se assemelham às de uma planta de batata. Aglomerados de flores amarelas levam a frutos após a polinização, e o ‘Brandywine’ produz um a dois frutos por cacho.

Os tomates estão na família Solanaceae, que inclui berinjela, tomatillos, batatas e pimentões.

Área Nativa

Os tomates se tornaram amplamente cultivados para uso culinário no século XVIII.

Todos os tomates têm origem em ancestrais selvagens na América Central e do Sul, e sua área de cultivo segue as linhas costeiras abaixo dos Andes. Culturas indígenas os utilizaram e cultivaram por milhares de anos, espalhando a cultura do Equador ao Chile.

Os colonos espanhóis retornaram com tomates para a Europa. No século XVI, eles foram incorporados à culinária europeia, mas eram temidos como tóxicos como as plantas da família das solanáceas. Foi no século XVIII que os tomates se tornaram mais amplamente cultivados e utilizados para fins culinários.

Eles são perenes delicadas em regiões onde são resistentes (zonas USDA 10 e 11) e crescem como anuais de estação quente em qualquer outro lugar.

Plantio

Rotacione os cultivos de tomate anualmente para evitar a transmissão de doenças.

Você pode cultivar ‘Brandywine’ facilmente a partir de sementes ou comprá-las em embalagens de células e vasos de viveiro prontas para plantio direto no solo. São plantas sensíveis à geada, que requerem ar e solo quentes para o melhor crescimento. Sejam mudas ou plantas de viveiro resistentes, elas estão prontas para serem movidas para o exterior após a última geada esperada ter passado e as temperaturas noturnas estiverem acima de 55°F (13°C), com as plantas decolando no calor do verão.

Os tomates no solo se beneficiam de rotações anuais de culturas. Evitar o plantio onde outras solanáceas cresceram no mesmo ano ajuda a evitar doenças transmissíveis. Portanto, não plante suas novas plantas em um local onde você cultivou tomates, batatas, pimentões ou berinjelas no último ano.

Plante as plantas a três ou quatro pés de distância. Se estiver plantando em fileiras, deixe espaços de três a quatro pés entre as fileiras para dar às hastes trepadeiras bastante espaço para crescer e circulação. Plante-as profundamente – enterrar os caules até o primeiro nó da folha (ou até beliscar essas folhas e enterrar o nó) encoraja o crescimento de mais raízes. Plantas com sistemas radiculares robustos são mais estáveis e têm maior absorção de nutrientes.

Tomates indeterminados precisam de estruturas de suporte para o melhor crescimento. Estes incluem estacas, gaiolas ou treliças. Plantas de crescimento longo como o ‘Brandywine’ podem crescer em uma cerca, em torno de um poste ou em um arco se receberem suporte e circulação de ar e forem amarradas à medida que os caules crescem ao longo da temporada.

O ‘Brandywine’ também cresce em recipientes, desde que o vaso seja grande o suficiente para acomodar plantas maduras com bastante volume de solo para um sistema radicular robusto. Um vaso de 20 galões dá às variedades grandes e indeterminadas amplo espaço para crescer. Se estiver começando a partir de sementes, semeie diretamente as sementes em seu recipiente de cultivo uma a duas semanas após a última geada. Afine as mudas à medida que brotam.

Transplantio

Exponha gradualmente as plantas jovens às condições externas ao longo de 7 a 10 dias.

À medida que a geada passa e as temperaturas esquentam, endureça as mudas jovens de tomate expondo-as gradualmente às condições do jardim externo. Ao longo de uma semana a 10 dias, coloque as plantas de tomate do lado de fora em uma área protegida (fora da luz solar direta e dos ventos) e mova-as gradualmente para condições que imitem a localização do novo jardim. Este período de endurecimento dá às mudas cultivadas em ambientes fechados a chance de se adaptarem às condições de crescimento externas.

Estruturas de Suporte para Tomate

Forneça suporte às plantas de tomate com gaiolas para manter o crescimento vertical.

O ‘Brandywine’ fica alto e esguio à medida que o verão avança. Se deixados sem suporte, os caules se espalham pelo chão e produzem frutos menores do que as plantas suportadas. Instale uma gaiola de tomate, treliça ou estaca resistente no momento do plantio para o melhor crescimento, vigor e frutificação. Colocar o suporte no plantio garante que as raízes não sejam perturbadas posteriormente.

Uma grande gaiola suporta as vinhas durante toda a estação sem necessidade de poda. Compre uma gaiola de tomate ou faça a sua própria criando um cilindro de arame e fixando-o ao redor de suas plantas de tomate. Use arame com quadrados grandes o suficiente para acessar o fruto e fornecer muito espaço para crescimento.

Se estiver estacando tomates, escolha um ou dois caules principais e amarre-os levemente a uma estaca forte à medida que crescem. Barbante macio amarrado frouxamente permite movimento e fortalecimento enquanto suporta o caule e direciona o crescimento. Alguns produtores cortam os brotos laterais (ramos laterais) para evitar interferências no crescimento e na produção.

A treliça é um sistema sólido para cultivar várias variedades indeterminadas em fileiras. Fios esticados entre postes suportam caules pesados com frutos e os mantêm eretos. Cortar os brotos laterais pode ser útil em sistemas de treliça, ou pelo menos cortar as pontas quando os brotos tiverem seis a oito polegadas de comprimento.

Como Cultivar

Como uma cultura anual, os tomates crescem em um único ciclo. Eles se beneficiam de condições culturais específicas para o melhor crescimento e vigor. Variedades grandes como o ‘Brandywine’ são suscetíveis a amadurecimento desigual, rachaduras, deformações e às vezes baixos rendimentos. Atender aos seus requisitos culturais dá às plantas uma vantagem para um crescimento saudável e sem problemas.

Luz

Plantas em climas quentes do sul prosperam com sombreamento do sol intenso da tarde.

Plante em um local com sol pleno (pelo menos seis horas de luz solar). A luz solar da manhã como parte da exposição é ideal para o crescimento.

Em climas do sul com verões quentes, as plantas se beneficiam da proteção dos raios solares diretos da tarde, que podem queimar e danificar folhas e frutos.

Água

Dê prioridade a mangueiras de gotejamento ao nível do solo para evitar doenças fúngicas.

O ‘Brandywine’ precisa de água consistente e umidade uniforme para prosperar. Solos úmidos, mas não encharcados ou saturados, são os melhores. Condições excessivamente úmidas levam a problemas de doenças. Flutuações na rega contribuem para condições fisiológicas como podridão apical.

Os tomates precisam de uma a duas polegadas de água por semana. Suplemente com água adicional se a chuva for menor e durante períodos de seca.

A irrigação por gotejamento ou mangueiras de gotejamento é ideal, pois oferecem um volume consistente e de baixa pressão na base das plantas, direcionando a água para as raízes e evitando a folhagem. Mesmo com uma mangueira ou regador, regar ao nível do solo é o melhor para evitar doenças fúngicas. Se a irrigação por cima for a única opção, regue de manhã para que as folhas possam secar sob a luz do sol do dia.

Ao cultivar em vasos, certifique-se de que os recipientes tenham boa drenagem. Verifique-os com frequência quanto à umidade, pois os recipientes secam mais rápido do que os solos do solo e precisam de água com mais frequência, especialmente no calor do verão. Esses cultivadores altos precisarão de muita água regular para manter sua saúde.

Solo

Melhore a qualidade do solo incorporando composto para melhorar a aeração.

Fornecer solos ricos em matéria orgânica, ligeiramente ácidos, com um pH entre 6,0 e 6,8. As plantas crescem melhor em solos argilosos bem drenados e ricos em composto.

No plantio, vire levemente os solos e adicione generosamente composto, comprado ou caseiro, para enriquecimento adicional. O composto ajuda na aeração, retenção de umidade, drenagem e nutrição.

Temperatura e Umidade

Condições de crescimento ideais incluem temperaturas entre 60-85℉.

Esta variedade precisa de 100 a 150 dias sem geada para produzir seus grandes frutos. Estações amenas em climas do sul dão muito tempo para iniciar as plantas após a geada. Em regiões do norte com invernos e primaveras frios, comece as sementes em ambientes internos e mova-as para fora com uma cobertura isolante para permitir tempo suficiente para a produção.

Este é um tomate típico amante do calor que cresce em regiões com calor e umidade, desde que haja muita circulação de ar e o solo esteja úmido, mas não excessivamente molhado.

As temperaturas ideais de crescimento estão entre 60-85°F ou 16-29°C (idealmente entre 70°F e 80°F ou 21 a 27°C), com temperaturas iniciais acima de 55°F (13°C) e temperaturas do solo a 60°F (16°C).

Adubação

Folhas amarelas podem indicar deficiência de nutrientes.

Como culturas anuais em modo de produção, os ‘Brandywines’ são plantas de alto consumo. Eles vão desfrutar dos nutrientes duradouros do composto e dos solos férteis, mas precisam de adubação adicional para promover vigor e frutificação.

Aplique um fertilizante com baixo teor de nitrogênio com uma proporção NPK semelhante a 8-32-16 ou 6-24-24 no plantio e ao longo da estação de crescimento. O nitrogênio ( fertilizante com baixo teor de nitrogênio é essencial para evitar o excesso de crescimento vegetativo e favorecer a produção de frutos ).