Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Vinhas de Kiwi ‘Prolífico’ Resistente

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Vinhas de Kiwi ‘Prolífico’ Resistente

Por que amamos kiwis ‘Prolific’

Uma razão para amar frutas é por causa da nostalgia. Quando criança, minha mãe costumava cortar kiwi para o almoço. Sempre que eu mordo, o sabor tropical me transporta de volta para aquelas sensações calorosas e reconfortantes que senti quando criança.

Kiwis ‘Prolific’

Os kiwis estão disponíveis na maioria das mercearias. Por que comprá-los quando você pode cultivá-los de graça? Cultivá-los em casa permite ter frutas ilimitadas em uma videira perene. Com uma planta resistente ‘Prolific’ no quintal, você nunca mais precisará gastar dinheiro com kiwis.

Ao cultivar essa videira, planeje podar, manter e limitar seu crescimento. Os kiwis resistentes são plantas vigorosas no jardim e se beneficiam da manutenção semelhante à das videiras.

Visão Geral

Espécie: Actinidia arguta ‘Prolific’

Exposição: Sol pleno a sombra parcial

Requisitos de rega: Moderado

Pragas e Doenças: Nematóides das galhas, besouros japoneses, gatos, toupeiras, veados, podridão das raízes e podridão da coroa

Manutenção: Acima da média

Tipo de solo: Fértil, bem drenado

O que é?

Os kiwis ‘Prolific’ oferecem um sabor excelente e frutas comestíveis e sem pelos.

As videiras de kiwi resistente produzem frutas com um sabor semelhante ao das frutas que você encontra na mercearia, embora os kiwis resistentes sejam muito menores e sem pelos. Eles são ótimos em saladas de frutas, smoothies e conservas. Eles também são os melhores kiwis para consumo fresco, com suas cascas comestíveis.

Todas as videiras de kiwi compartilham o gênero Actinidia, e o nome científico do kiwi resistente é Actinidia arguta. ‘Prolific’ é um kiwi resistente autofértil que cresce de forma mais compacta do que outras espécies de kiwi. Este tipo se destaca em jardins domésticos, pois pode se encaixar em espaços pequenos e subir em treliças. Não precisa de uma planta masculina para se polinizar.

Por que existem plantas de kiwi masculinas e femininas? A maioria dos kiwis é dioica, o que significa que cada planta é totalmente masculina ou totalmente feminina e que cada uma produz flores que correspondem ao seu sexo.

O ‘Prolific’ se destaca entre outros kiwis porque produz flores masculinas e femininas. Ele poliniza outras variedades femininas com seu pólen. Em vez de desperdiçar espaço com um kiwi polinizador masculino que não produz frutas, plante um kiwi resistente ‘Prolific’ e você terá espaço no jardim para outras frutas e vegetais.

Área Nativa

Esses kiwis prosperam em climas temperados e se agarram com gavinhas.

Todas as espécies de kiwi são originárias do leste da Ásia e preferem crescer em climas temperados e subtropicais que correspondem à sua terra natal. Em sua área nativa, os invernos são frescos, úmidos e úmidos, enquanto os verões são quentes, ensolarados e úmidos.

Nas florestas selvagens, os kiwis resistentes se agarram às árvores com suas gavinhas. Eles usam outras plantas como suporte para se lançarem no dossel. As videiras selvagens podem atingir de 12 a 30 metros de altura! Conforme crescem, elas se enroscam em outras plantas e se tornam lenhosas ao longo do tempo. Isso cria uma base forte e lenhosa para as plantas de kiwi resistentes para que possam subir cada vez mais a cada ano.

Hoje em dia, as videiras de kiwi resistentes crescem em todo o mundo em zonas temperadas e subtropicais. Elas requerem algumas horas de frio no inverno e uma longa estação de crescimento, e prosperam em toda a América do Norte, de Nova York ao Oregon. Algumas espécies invadem florestas locais na Costa Leste, onde escapam do cultivo. Evite contribuir para sua disseminação invasiva colhendo todas as frutas e evitando plantar essa videira perto de florestas e áreas naturais.

Características

Videiras vigorosas com frutas doces e diversas prosperam com suporte resistente.

As videiras de kiwi ‘Prolific’ brotam novos crescimentos que se tornam lenhosos com a idade. Assim como as videiras de uva, essas plantas frutíferas dependem de outras arbustos lenhosos e árvores para estrutura. Elas podem se sustentar sozinhas. No entanto, seu crescimento e produção de frutas não serão tão ótimos quanto quando têm suporte de outras estruturas.

As videiras de kiwi resistentes produzem folhas redondas de cor verde claro com a parte inferior esbranquiçada. Elas criam flores de cor branca cremosa, que desbotam para uma cor amarelo-acastanhado à medida que a estação avança. A fruta ‘Prolific’ é de cor verde-arroxeada e tem um sabor que lembra uma mistura de bananas, melões e morangos.

Ao cultivar videiras ‘Prolific’, considere que elas se espalham menos vigorosamente do que outras variedades. Elas sobem pelo menos seis ou sete pés, então plante-as em um pórtico, treliça ou arco para obter os melhores resultados.

Propagação

O kiwi resistente ‘Prolific’ é uma variedade específica, portanto, propague-o com estacas para manter as características de crescimento e frutificação da variedade. Cultivar videiras de kiwi resistentes a partir de sementes é uma atividade divertida, mas leva a novas plantas que diferem geneticamente de sua planta mãe ‘Prolific’. Experimente brotar sementes para uma experiência de cultivo, ou faça estacas para uma reprodução confiável.

Sementes

As sementes de kiwi resistentes são difíceis de obter. Elas geralmente não são vendidas porque não produzem plantas idênticas, ou seja, novas mudas têm características diferentes. Adquira sementes de kiwi resistentes de um vizinho com uma videira madura, ou de uma fazenda local ou viveiro que as cultive. Programas locais de troca de sementes também possuem sementes únicas como essas e são uma excelente fonte para jardineiros.

Encontrar sementes é a parte difícil! Depois de obtê-las, você está pronto para germiná-las. Comece plantando duas sementes em cada vaso de cinco polegadas com solo para vasos. Enterre as sementes não mais fundo do que meio polegada no solo. Regue bem e mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Coloque as mudas sob uma fonte de luz – luzes de crescimento, luz solar e luz natural são todas opções viáveis.

Após algumas semanas, suas sementes de kiwi devem brotar! Mantenha-as dentro de casa até que todo perigo de geada tenha passado e transplante-as para o jardim quando o clima esquentar na primavera.

Estacas

Tirar estacas costuma ser mais difícil do que cultivar sementes. No entanto, é uma maneira segura de replicar plantas ‘Prolific’. Todas as estacas terão as mesmas características genéticas da planta mãe e reproduzirão de forma confiável kiwis deliciosos onde quer que cresçam.

Recolha estacas na primavera, depois que os novos brotos surgirem. Madeira nova, o crescimento do ano, enraíza melhor do que a madeira antiga. Faça estacas de madeira nova de galhos produzidos no ano anterior. Retire as folhas inferiores das estacas e deixe uma ou duas folhas no topo.

Coloque as estacas em uma mistura de solo estéril sob sombra difusa e regue bem. Mantenha o solo das estacas úmido e coloque uma cúpula de umidade nos vasos para obter os melhores resultados de enraizamento. Depois que as raízes se formarem, transfira as estacas para um local com sol pleno e mantenha-as bem regadas. Após um ou dois meses, as estacas enraizadas estão prontas para serem transplantadas para o jardim!

Plantio

Os kiwis ‘Prolific’ se destacam quando plantados durante estações amenas como outono ou início da primavera. Em áreas que recebem geadas no inverno, espere para plantar até depois da última data de geada na primavera. Jardineiros em zonas de invernos amenos têm sorte e podem plantar kiwis resistentes a qualquer momento em que o clima estiver fresco.

Preparação

Prepare o local de plantio selecionando um local com sol pleno ou sombra parcial. Antes de plantar, posicione uma estrutura resistente para a sua videira se agarrar. Os kiwis resistentes engrossam com a idade e precisam de um sistema de suporte forte para prosperar. Os produtores comerciais usam postes T com madeira grossa e fixam os troncos nos postes. No jardim, use uma estrutura que dure ao longo do tempo.

Os kiwis resistentes fazem coberturas de parede encantadoras e preenchem rapidamente espaços verticais com facilidade. Eles funcionam bem em ambientes não tradicionais no jardim, como em um toco de árvore morta ou dentro de uma grande escultura de jardim. Se você não tem espaço para uma grande treliça, pense em outros objetos na paisagem que essa videira possa escalar com facilidade.

Depois de garantir um local, prepare o buraco de plantio. Para plantas em contêiner, cave um buraco tão profundo e duas vezes mais largo que a bola de raiz.

Para plantas de raiz nua, cave um buraco tão profundo e largo quanto as raízes. Na base do buraco, faça uma estrutura de vala cavando um círculo profundo perto das bordas do buraco e deixando o solo compacto no centro.

Transplantio

Cuide das videiras recém-plantadas com cuidado para uma abundância florescente no futuro.

Depois de cavar o buraco e preparar o local, seus kiwis resistentes estão prontos para seus novos lares. Para videiras em contêiner, remova o recipiente e solte a bola de raiz na parte inferior. Corte quaisquer raízes emaranhadas e coloque a bola de raiz no centro do buraco.

Encha o buraco até a metade com o solo, depois regue bem. Deixe a água afundar e se acomodar, e encha o buraco com solo até o topo da bola de raiz. Regue o buraco cheio e deixe-o se acomodar. Se a terra afundar novamente, encha o buraco para que fique nivelado com o solo circundante.

Para uma videira de raiz nua, mergulhe as raízes da planta por várias horas antes do plantio. Coloque-a no centro do buraco com as raízes penduradas na vala. As videiras de raiz nua não têm a bola de raiz segura das plantas cultivadas em contêiner, então elas precisam de um pouco de cuidado durante o transplante. Segure a planta firmemente e encha o buraco até a metade com o solo.

Neste processo, a planta pode afundar. Garanta que o tronco da sua videira esteja acima do solo e que sua base de raiz comece no nível do solo. Se afundar enquanto você enche o buraco, basta levantá-lo para que o tronco fique no nível do solo novamente. Continue preenchendo o buraco até que esteja cheio e dê uma boa regada na sua videira recém-plantada. Tudo o que resta a fazer é esperar que a videira enraíze e comece a crescer!

Após o transplante, uma dose de composto ou cobertura orgânica no topo do solo beneficia suas plantas. Isso mantém a zona das raízes úmida e fresca durante ondas de calor. No inverno, o composto isola o solo e mantém as raízes das plantas quentes e saudáveis. Dê à sua videira ‘Prolific’ uma boa quantidade de composto e ela lhe agradecerá quando o clima ficar extremo!

Como Cultivar

Este kiwi resistente se destaca no paisagismo com suporte, água e nutrientes. Depois de se estabelecer no jardim, esta planta produz ano após ano com poucas pragas ou doenças. O principal perigo na América do Norte é a geada, que pode afetar a qualidade e produção de frutas. No entanto, os métodos de cultivo abaixo ajudam os kiwis resistentes a prosperar apesar da geada e da seca.

Luz

Os kiwis ‘Prolific’ adoram o sol! Eles apreciam o sol pleno com seis a oito horas de luz solar direta. Essas videiras apreciam sombra à tarde em áreas de verão quente com temperaturas acima de 32°C.

Em sua área nativa, as espécies de kiwi rastejam sob o dossel das árvores da floresta até encontrarem algo para se ancorar. Eles então se elevam na árvore para encontrar a luz. Quando você planta kiwis resistentes em pleno sol, você os engana pensando que chegaram ao topo do dossel da árvore. Eles crescerão grandes e robustos após algumas temporadas.

Água

Mantenha as videiras de kiwi contentes com umidade consistente e sombra parcial.

Tente dar água regularmente aos kiwis ‘Prolific’ durante as estações de crescimento. Eles são tolerantes à seca quando estabelecidos; no entanto, gostam de viver em solo úmido. Eles também não gostam de solo encharcado, então evite regar as videiras se o solo já estiver úmido.

Quando estão florescendo e frutificando, as videiras podem precisar de água duas a cinco vezes por semana. Adicionar cobertura morta ou composto na zona das raízes da videira ajuda a reter a umidade no solo e reduz a quantidade de rega que você terá que fazer.

Em temperaturas extremas, adicione uma cobertura de sombra sobre a videira para mantê-la fresca. Sem proteção, plantas estressadas pelo calor podem soltar suas frutas prematuramente. Com um pouco de água e sombra à tarde, sua videira ‘Prolific’ sobreviverá ao verão sem problemas.

Solo

Forneça condições ideais com solo fértil e bem drenado para videiras prósperas.

As videiras de kiwi ‘Prolific’ apreciam solo bem drenado com fertilidade moderada. Elas gostam de uma mistura argilosa com um componente drenante como vermiculita ou casca de madeira. Esses materiais adicionam bolsões ao solo que retêm umidade, ar e nutrientes para as raízes absorverem.

As videiras de kiwi resistentes são adaptáveis e toleram outros tipos de solo com drenagem suficiente. Se o solo for difícil de trabalhar e lento para drenar, emende-o com composto algumas semanas antes do plantio. As emendas se decompõem no solo, adicionando vermes, bactérias e fungos benéficos. Esse processo também cria estrutura no solo e facilita a drenagem, tornando-o mais adequado para o cultivo das videiras.

Fertilização

Para garantir uma produção abundante de frutas, adicione fertilizantes equilibrados e ricos em nutrientes. Os kiwis ‘Prolific’ se beneficiam de aplicações regulares de fertilizante orgânico ou fertilizante equilibrado (como 10-10-10) na primavera, quando a nova vegetação começa a crescer. Uma boa prática é aplicar o fertilizante ao redor da zona das raízes e garantir que o solo esteja úmido antes e depois da aplicação.

Durante o período de frutificação, você pode adicionar um fertilizante com maior teor de potássio para melhorar o sabor e a qualidade dos kiwis. No outono, ao final da temporada, reduza a fertilização para preparar a planta para o período de dormência.

Poda

A poda adequada é essencial para manter a planta saudável e produtiva. Remova os brotos mortos ou doentes e reduza os ramos que estão crescendo de forma desordenada. Isso não só ajuda a planta a se concentrar na produção de frutas, mas também melhora a circulação de ar e a exposição à luz, reduzindo o risco de doenças.

A poda deve ser realizada no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento. Durante a poda, mantenha uma estrutura bem formada e remova quaisquer galhos que não contribuem para a produção de frutas. Pode também ajudar a controlar o tamanho da videira e a promover um crescimento mais uniforme.

Colheita

Os kiwis ‘Prolific’ estão prontos para a colheita quando a fruta muda de cor, de verde para um tom mais escuro, e está ligeiramente macia ao toque. É importante colher os kiwis um pouco antes do ponto de maturação total, pois eles continuarão a amadurecer fora da videira.

Colha a fruta com cuidado, evitando danificar o caule ou a videira. Armazene os kiwis em um local fresco e seco para que amadureçam completamente. Para acelerar o processo de amadurecimento, você pode colocar os kiwis em um saco de papel com uma maçã, que libera etileno, um hormônio que ajuda na maturação.

Conclusão

Com o devido cuidado e atenção, os kiwis ‘Prolific’ podem se tornar uma adição frutífera e decorativa ao seu jardim. A combinação de frutas deliciosas, fácil manutenção e crescimento vigoroso faz dessa variedade uma excelente escolha para jardineiros domésticos. Ao seguir essas diretrizes de cultivo, você pode desfrutar de uma colheita abundante e saborosa, lembrando-se sempre da nostalgia e do prazer que essas frutas trazem.