Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Tiarella

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Tiarella

Visão Geral

Se você tem um jardim sombreado, não há nada melhor do que uma planta nativa de bosque com folhagem marcante e belas flores delicadas. Tiarella, do grego “pequena coroa”, é uma princesa na sombra sem a necessidade de muita manutenção. Com umidade consistente e um local sombreado para crescer, esta planta encanta com seu interesse multiestacional e cuidado fácil.

O que é Tiarella?

Flor-de-espuma é uma planta compacta com folhagem arredondada.

Tiarella é uma planta herbácea perene com folhagem colorida e delicadas flores que prosperam no jardim sombreado. Essas plantas perenes de crescimento baixo se espalham por corredores (estolões) ou touceiras para criar uma pequena colônia. As plantas têm um hábito de crescimento espalhado ou arredondado e formam uma cobertura de solo textural.

Há sete ou oito espécies reconhecidas nativas dos Estados Unidos e da Ásia. Alguns taxonomistas caracterizam as espécies norte-americanas em subvariedades com base nas características das folhas, caules e corredores. Tiarella está na mesma família que a heuchera (Saxifragaceae) e carrega sua semelhança junto com a tellima e a mitella. Esta planta hibridiza facilmente com a heuchera; a prole das duas plantas, heucherella, é outro ótimo desempenho no jardim.

Esta é uma planta arrumada e compacta, com folhagem arredondada. Com apenas cerca de um a três pés de altura e dois pés de largura, a flor-de-espuma faz belos acentos em plantações de bosques, bordas, jardins de flores silvestres e polinizadores, arranjos naturalistas, áreas úmidas e plantações em massa. Combine-a com outras plantas perenes que gostam de sombra, como hosta, samambaias, astilbe, heléboro, epimedium e selo de Salomão para combinações multiestacionais lindas. Plante tiarella sob bulbos que florescem na primavera; sua folhagem irá esconder os bulbos murchos no final da estação.

Essas plantas de baixa manutenção toleram sombra profunda, o que é uma localização no jardim desafiadora para outras plantas. São plantas perenes duráveis com apelo durante todo o ano, e numerosas cultivares em uma variedade de cores de folhas e flores trazem emoção para qualquer local sombreado do jardim.

Características

Folhas coloridas profundamente lobadas duram até o inverno em muitos ambientes.

Tiarella apresenta folhas atraentes em forma de coração e folhas de bordo em cores e padrões emocionantes. A folhagem semi-brilhante fica vermelha a bordô com as temperaturas frias do outono e inverno, prolongando o interesse no jardim.

A folhagem é uma característica marcante, com folhas coloridas profundamente lobadas que duram até o inverno em muitos ambientes. As plantas são perenes em áreas com climas amenos e semi-perenes ou decíduas em regiões mais frias, dependendo das condições e temperaturas do inverno.

Além das folhas únicas da flor-de-espuma, suas flores pequenas e estreladas surgem na primavera e início do verão a partir de botões rosa profundo e duram cerca de seis semanas ou mais, com algumas novas cultivares florescendo por meses. Hastes finas se elevam a 12 polegadas acima da folhagem com espigas de flores compactas em branco, coral, rosa e lavanda.

Cada pequena flor tem longos estames que dão à estrutura floral uma aparência espumosa. As pequenas flores atraem borboletas e outros polinizadores como fonte de alimento.

Tiarella cresce com pouca intervenção do jardineiro. Essas belezas sem preocupações resistem a veados, coelhos, pragas e doenças e toleram sombra profunda.

Área Nativa

As flores-de-espuma agora oferecem diversas opções de jardim.

Tiarella cordifolia e Tiarella trifoliata são nativas da América do Norte. T. cordifolia cresce em regiões do leste, de Nova Scotia, ao longo dos estados das Montanhas Apalaches, e a oeste até Minnesota e Alabama. T. trifoliata cresce na costa oeste, do Alasca à Califórnia do Sul e para o interior até Montana. Tiarella polyphylla ocorre naturalmente na Ásia.

Extensas cultivares e híbridos de flor-de-espuma entraram no mercado de jardinagem ao longo das últimas décadas, e sua disponibilidade traz variedades emocionantes para o jardim doméstico.

Os habitats nativos incluem bosques decíduos e regiões montanhosas. Elas crescem em terras baixas bem drenadas e áreas úmidas ao longo das margens dos riachos.

Plantio

Tiarella e seus rizomas em expansão gradualmente formam uma touceira. Ao plantar, espaçe as plantas pelo menos a 12 polegadas de distância e até três pés para permitir espaço para expansão, dependendo da variedade.

Faz um belo plantio em contêiner. Requer uma mistura de envasamento bem drenante rica em matéria orgânica, luz filtrada ou sombra e umidade regular.

Transplantio

Plante tiarella na primavera ou no outono para um crescimento e estabelecimento ótimos.

Como a maioria das plantas perenes, a tiarella pode ser plantada o ano todo, com as melhores condições geralmente na primavera e no outono. As temperaturas amenas e a umidade sazonal dão às plantas tempo para se estabelecerem antes das flutuações de temperatura do inverno e do verão. Para o menor estresse na nova planta, evite condições congeladas ou encharcadas e períodos de calor ou seca extremos.

Como Cultivar

Estas são plantas sem preocupações, com baixas necessidades de manutenção. Mesmo assim, requisitos culturais específicos, como umidade regular e luz filtrada, são ideais para uma saúde e floração ótimas.

Luz

Esta planta cresce bem em vários tons.

A flor-de-espuma cresce melhor em luz filtrada a sombra clara. Ela também suporta sombra profunda e cresce melhor na sombra total do que sua parente heuchera.

A tiarella pode crescer no sol da manhã com sombra parcial a total à tarde. As plantas precisam de proteção contra os raios diretos da tarde que queimam e queimam as folhas.

Água

Evite condições excessivamente úmidas para evitar podridão das raízes.

A tiarella precisa de água regular para prosperar. As plantas não suportam períodos de seca e, embora sejam um pouco mais resistentes uma vez estabelecidas, solos úmidos são os melhores.

A umidade constante garante a saúde e vigor da flor-de-espuma; o solo não deve secar entre as regas. Evite condições excessivamente úmidas e encharcadas, pois levam à podridão das raízes e da coroa.

Ao cultivar em vasos, certifique-se de que os recipientes tenham bom drenagem. Verifique as tiarellas em vasos com frequência durante a estação quente, pois os recipientes secam mais rápido do que os solos do solo e precisam de água com mais frequência. Reduza as sessões de rega no outono, quando a estação de crescimento ativo diminui. Regue no inverno apenas quando o solo estiver seco ao toque (a cada duas a três semanas, se necessário).

Solo

Estimule o crescimento com composto para um crescimento mais saudável em solos variados.

As tiarellas preferem solos ricos em matéria orgânica, neutros a ligeiramente ácidos, com um pH inferior a 6,8. A flor-de-espuma prospera em solos férteis e bem drenados com umidade uniforme – pense em um piso de bosque húmico.

Esta planta de bosque não se dá bem em solos pesados ou úmidos; o material orgânico adicionado ao solo nativo lhe dá uma vantagem inicial. No plantio, adicione composto de material vegetal completamente decomposto, especialmente em solos pobres como argila e areia.

O composto ajuda na aeração, retenção de umidade, drenagem e nutrição. Adicionar uma camada de composto ao canteiro ou recipiente a cada primavera renova esses benefícios para a estação de crescimento.

Temperatura e Umidade

A proteção contra os ventos de inverno beneficia as tiarellas cultivadas em contêineres.

A tiarella tolera uma variedade de temperaturas de verão e inverno. É uma planta perene resistente ao frio nas zonas USDA 3-8. Em climas de inverno mais frios, as plantas são semi-perenes ou decíduas, permanecendo perenes com temperaturas amenas de inverno.

Plantas em recipientes se beneficiam da proteção contra os ventos frios de inverno. No inverno, coloque os vasos em um espaço protegido, como uma garagem ou porão, para obter o melhor sucesso.

A flor-de-espuma cresce em regiões com calor e umidade (zonas 8-9), desde que haja bastante circulação de ar e o solo esteja úmido, mas não excessivamente úmido.

Adubação

As tiarellas em vasos precisam de adubo para o crescimento da primavera.

Com solos ricos e férteis, a tiarella não requer adubos adicionais para prosperar. Elas se beneficiarão de composto fresco no solo e nos recipientes a cada primavera. As plantas em vasos são mais exigentes e precisam de um adubo orgânico líquido ou granulado de liberação lenta. Aplique um adubo orgânico equilibrado de sua escolha no início da primavera antes do novo crescimento surgir.

Manutenção

Renove o crescimento da planta cortando as folhas maduras no final do inverno.

As poucas necessidades de manutenção das tiarellas são outra bela qualidade, além de sua folhagem dramática e flores vistosas. Elas crescem felizes por anos sem divisão. Para expandir a colônia, divida as plantas após alguns anos.

Retire as hastes de flores gastas para melhorar a aparência geral da planta pós-floração, incentivando uma folhagem saudável. Se as folhas maduras ficarem desgastadas e rasgadas após estações de mau tempo, corte ou apare as plantas no final do inverno antes do novo crescimento surgir.

Propagação

A tiarella se propaga facilmente por divisão de plantas e crescimento a partir de sementes (com paciência). Como é uma planta perene de formação de touceira, seus corredores se dividem facilmente. As seções enraizadas se transplantam facilmente.

Divisão

Plante novas divisões e mantenha-as bem regadas até se estabelecerem.

A tiarella não requer divisão, mas a longo prazo, ela evita o superlotamento e promove a circulação de ar. Após três temporadas de crescimento, as plantas maduras estão prontas para a divisão. Isso permite que você expanda a coleção com novas mudas. Além disso, seções enraizadas dos corredores podem ser cortadas, escavadas e replantadas a qualquer momento.

Divida as plantas após a floração ou no início do outono. Cave a planta e lave a terra das raízes. Separe os segmentos enraizados da planta mãe puxando-os ou usando uma pá ou lâmina serrilhada. Plante as novas divisões nos locais desejados do jardim, mantendo-as bem regadas até se estabelecerem.

Pequenas divisões se beneficiam da proteção no inverno. Considere cultivar novas plantas tenras em uma estufa fria protegida ou em um recipiente para a hibernação antes de transplantá-las para o jardim na primavera.

Crescimento a Partir de Sementes

Plante várias espécies para a polinização cruzada.

Cultive a partir de sementes coletando sementes frescas e estratificando a frio em meio de cultivo em uma geladeira por dois a três meses. Semeie-as diretamente em uma área de jardim preparada, cobrindo-as levemente com solo. Ou colete e armazene as sementes até plantá-las na primavera seguinte. As sementes germinam rapidamente após o período de frio (dentro de um mês), mas as mudas crescem lentamente.

Algumas seleções são auto-estéreis, então você precisará plantar mais de uma espécie ou cultivar para a polinização cruzada. As sementes amadurecem de quatro a seis semanas após as primeiras flores, começando na base do espinho da flor até o topo. As vagens maduras são marrons e se abrem para revelar pequenas sementes pretas.

A semeadura é fácil, embora seja um processo para o jardineiro paciente. As sementes não serão verdadeiras para o tipo, pois a maioria das tiarellas são híbridas, mas é uma maneira fácil e divertida de expandir a seleção de flor-de-espuma.

Variedades Populares

Você não pode errar com nenhuma seleção de tiarella para o seu jardim sombreado, mas a diversão está em escolher qual padrão de folha colorida e forma apresentar. Plante a flor-de-espuma em grupos para obter o maior impacto no canteiro ou destaque-as como um espécime singular ou plantio complementar em um recipiente. Sua forma compacta as torna versáteis para uma variedade de locais no jardim.

‘Neon Lights’

‘Neon Lights’ encanta com folhas verdes brilhantes pontuadas com centros de penas em tom de chocolate. As marcações dramáticas trazem alto contraste entre folhas texturizadas em forma de folha de bordo.

Flores rosa-brancas aparecem na primavera em hastes que atingem 16” de altura, se erguendo acima da folhagem. Um bônus: elas florescem levemente novamente.

‘Neon Lights’ é uma variedade de formação de touceira, atingindo cerca de um a dois pés de largura e crescendo de oito polegadas a um pé de altura. ‘Neon Lights’ é resistente nas zonas 4-9.

‘Heronswood Mist’

Esta delicada flor-de-espuma é uma seleção natural da China. Ela apresenta folhas verdes brilhantes e levemente lobadas e espirais de flores rosa claro em hastes rosadas na primavera. As folhas “enfumaçadas” têm uma poeira de manchas cremosas com tons de rosa que se intensificam no clima frio.

As plantas diminutas têm em média de seis a dezoito polegadas de altura e seis a nove polegadas de largura, com hastes cor-de-rosa subindo bem acima da folhagem arredondada.

‘Heronswood Mist’ tem uma faixa de resistência menor do que as seleções de tiarella norte-americanas, resistindo bem nas zonas 5-8. Esta variedade é uma excelente opção para quem busca uma planta de sombra elegante e de baixa manutenção, oferecendo beleza durante várias estações do ano.