Visão Geral do Philodendron Micans
Espécies: Philodendron hederaceum var hederaceum
Área Nativa: América Central e Caribe
Altura e Espalhamento: 10-20 pés de comprimento
Exposição: Luz indireta brilhante
Pragas: Cochonilhas, tripes, ácaros vermelhos, cochonilhas
Tipo de Solo: Orgânico bem drenado
O Que É?
Os filodendros são plantas de crescimento rápido, versáteis e fáceis de cultivar.
Como membros da família arum ou aroide Araceae, os filodendros são cultivados por suas folhas. No entanto, também florescerão, após um longo tempo, na distintiva espata e espádice que é notável em outras plantas deste grupo.
Como uma videira perene, ela se arrastará pelo chão, cairá de uma cesta suspensa ou pode ser treinada em um poste de musgo ou em uma estrutura. Ela produz raízes ao longo do caule para ajudá-las a se agarrar às estruturas.
Eles são de crescimento rápido e muito fáceis de cultivar.
Área Nativa
Essas plantas prosperam em florestas tropicais, escalando em direção à luz.
Há quase 500 espécies conhecidas de filodendros, com a maioria vindo das regiões da América Central, como Venezuela, Colômbia e Caribe. Na natureza, elas crescem sob o dossel das árvores em florestas tropicais e usam as árvores para subir em direção à luz.
Características
Folhas em forma de coração e aveludadas adicionam charme aos espaços internos.
As folhas do Philodendron micans são em forma de coração, o que é desejável em plantas internas. A textura aveludada das folhas adiciona outra dimensão, tornando esta variedade especial. As folhas se formam em hastes longas e robustas tingidas de salmão pêssego, dependendo da época do ano. As cores das folhas variam de escuras e sombrias a tons de verde, tudo em uma única folha. Elas também têm um lado inferior roxo-borgonha. Novas folhas emergem mais claras e amadurecem em um verde floresta escuro nas condições certas.
As folhas variam de uma a três polegadas de largura a três a seis polegadas de comprimento.
O comprimento das vinhas varia, mas geralmente será em torno de 8 pés de comprimento. Elas podem chegar a 20 pés de comprimento se estiverem muito felizes.
As flores desta planta só aparecerão após cerca de 15 anos de crescimento. Quanto mais luz e mais luz, melhor a floração. 12-15 horas de luz indireta brilhante por dia darão mais chances de floração. As flores brancas aparecerão na primavera. Elas formam a icônica espata e espádice que seguram as pequenas flores. A espata é branca cremosa por dentro e verde clara por fora, mantendo o espádice envolto e seguro.
Os caules carnudos do Philodendron micans se formam em seções irregulares de um nó para outro, formando folhas e raízes à medida que continuam a se arrastar.
Como Cultivar
Muito fácil de cultivar, o Philodendron micans será uma planta gratificante de cultivar e manter, e se parecer um pouco desgrenhada, é fácil propagar mais plantas.
Luz
Promova folhagem exuberante com exposição abundante à luz indireta brilhante.
Para essas plantas do tipo trepadeira, você deseja muitas folhas; caso contrário, elas podem parecer um pouco desgrenhadas. A melhor maneira de conseguir isso é dar a elas muita luz indireta brilhante. Evite a luz solar direta, que pode queimar as bordas das folhas e torná-las menos desejáveis.
Água
Mantenha o solo bem drenado e regue moderadamente para um crescimento saudável.
Este filodendro gosta de água moderada, mas não de solo encharcado. Certifique-se de haver bastante drenagem. Quando os dois centímetros superiores do solo estiverem secos, é hora de regar. Isso geralmente significa uma vez por semana durante as principais estações de crescimento.
Para regar em geral, lembre-se de que quanto mais luz ele recebe, mais água ele precisa, e ajuste o cronograma de rega conforme necessário.
Regue com menos frequência no inverno, reduzindo a rega para a cada duas semanas, mas sempre verifique o solo primeiro. Muita água causará apodrecimento das raízes.
Solo
Crie uma mistura de solo leve e arejada com materiais orgânicos.
O solo para esta planta tropical reflete a maneira como ela cresce na natureza. Muita matéria orgânica em uma mistura bem drenada. Para melhorar a drenagem da mistura de solo, inclua perlita, vermiculita, fibra de coco ou até um pouco de areia grossa no solo comum para vasos. A mistura final deve ser leve e arejada.
Temperatura
Mantenha temperaturas estáveis entre 65-78°F (20-24°C) para um crescimento ideal.
Esta planta se sai melhor em um ambiente estável, então evite flutuações de temperatura. A temperatura ideal para este filodendro é entre 65-78°F (20-24°C).
Umidade
Mantenha 60% de umidade através de borrifos ou uso de umidificadores.
Uma umidade de 60% é ideal para este filodendro. Para aumentar a umidade ao redor das plantas, use um borrifador, borrife as plantas frequentemente e coloque os vasos em bandejas com pedras e água em condições muito secas.
Se sua coleção de plantas incluir muitas plantas tropicais que gostam de alta umidade, investir em um umidificador pode ser uma solução melhor.
Adubação
Alimente com adubo orgânico à base de peixe durante os períodos de crescimento ativo.
Use um adubo orgânico equilibrado ou alimento para plantas tropicais à base de emulsão de peixe. Alimente suas plantas quando estiverem crescendo novos brotos e folhas ativamente.
Avoid alimentar ao realocar a planta ou tratar folhas amareladas ou caídas.
Manutenção
Poda
Estimule a ramificação podando ocasionalmente para a forma de crescimento desejada.
A videira continuará crescendo em trilhas longas e pode precisar ser reunida e enrolada em si mesma ou em um poste de musgo se ficar muito longa. A poda não é necessariamente uma tarefa anual para esta planta. No entanto, se você deseja uma planta mais frondosa, pode podá-la. Uma vez cortada, ela enviará brotos de mais baixo no caule.
Poeira
Limpe as folhas com um pano úmido quando ficarem empoeiradas. A poeira pode cobrir as superfícies das folhas e reduzir a capacidade da planta de fazer fotossíntese.
Reenvasamento
Replante com uma mistura de solo fresco em recipientes ligeiramente maiores anualmente.
Quando um filodendro supera seu recipiente, ele precisa ser replantado e se beneficiará de um solo de vaso fresco. Verifique seus recipientes todos os anos para ver se precisam ser replantados. Muitas vezes, eles vão te avisar ficando presos ao vaso ou se o solo ou a planta parecerem tristes.
Prepare novos vasos, um ou dois tamanhos maiores, com uma mistura de uma parte de solo para vasos, uma parte de composto comercial e uma parte de material de drenagem como perlita, vermiculita ou fibra de coco reidratada.
Cubra quaisquer furos de drenagem com uma camada de pedras ou cacos e encha metade do vaso com solo. Remova a planta do seu recipiente antigo com cuidado para não perturbar muito as raízes e retire suavemente qualquer solo. Você também pode lavar as raízes sob um fluxo de água. Corte quaisquer raízes mortas ou danificadas e, em seguida, plante-as no novo vaso, enchendo-o com a mistura de solo para vasos e pressionando para fixar as plantas.
Regue bem e reposicione as plantas.
Propagação
Estacas na Água
Propague facilmente colocando estacas de caule na água até enraizar.
Um dos métodos mais fáceis de propagar esta planta é por estacas colocadas na água.
Veja como fazer:
Corte pedaços de caule com pelo menos quatro a cinco nós em cada corte.
Remova todas as folhas, exceto as poucas do topo e recorte logo abaixo de um nó na base do corte.
Coloque as estacas na água, certificando-se de que as folhas não estejam submersas.
Troque a água a cada poucos dias.
Quando as raízes tiverem pelo menos uma polegada de comprimento, as estacas podem ser plantadas em solo úmido em recipientes preparados para crescer.
Air Layering
Tente a propagação por alporquia, envolvendo os nós do caule com musgo úmido.
A alporquia é outra maneira de propagar esta planta, especialmente se as estacas na água não estiverem funcionando bem.
Veja como fazer a alporquia:
Escolha um pedaço de caule com nós de raízes aéreas. Estes são os inchaços que formarão raízes aéreas que ajudam a videira a subir e absorver umidade e nutrientes do ar.
Umedeça musgo sphagnum ou fibra de coco e envolva a seção com os nós. Cubra toda a área com filme plástico.
Verifique se o musgo ainda está hidratado a cada poucos dias e reabasteça se necessário.
As raízes devem estar fortes e prontas em cerca de um mês.
Corte o caule e plante em solo úmido em vasos individuais para crescer.
Variedades
Há algumas variedades extras para escolher neste grupo de plantas, mas podem ser difíceis de encontrar:
‘Aurea’
Esta planta possui folhagem impressionante em tons de salmão e laranja com folhas aveludadas.
Esta versão do Philodendeon micans tem folhas variegadas de verde e ouro a amarelo brilhante, mudando para salmão e laranja, e depois creme.
‘Lemon Lime’
Esta variedade apresenta folhas vibrantes de cor chartreuse, adicionando um toque de cor a qualquer espaço.
De amarelo neon a verde neon em uma planta. Este filodendro com folhas tradicionais em forma de coração também precisará de menos luz.
Problemas Comuns
Regar em excesso ou em falta
Ajuste a rega se as folhas murcharem.
Se as folhas murcharem, pode ser um sinal de que a planta está sendo regada em excesso ou que o solo está encharcado. É fácil corrigir, verificando o solo e ajustando conforme necessário.
Folhas marrons ou amarelas
Garanta a exposição adequada à luz para evitar danos às folhas.
Uma exposição excessiva ao sol pode fazer com que as folhas fiquem crocantes nas bordas ou amarelas.
Planta esguia com poucas folhas
Mova para um local mais iluminado e podar para um crescimento mais frondoso.
Isso significa que a planta está com pouca luz. Mova para uma posição melhor. Você pode aproveitar essa oportunidade para propagar mais plantas com esses caules esguios. A poda estimulará um crescimento mais frondoso.
Pragas
Verifique regularmente as pragas e trate prontamente qualquer infestação encontrada.
Os filodendros micans têm poucos problemas com pragas, mas fique atento aos suspeitos de sempre que atacam plantas estressadas, como cochonilhas, ácaros vermelhos, cochonilhas e tripes. Muitos deles voarão de fora ou pularão de planta para planta. Apenas faça disso uma prática comum olhar para qualquer uma de suas plantas e verificá-las regularmente para esses insetos sugadores.
Trate com sabonetes inseticidas e óleo de nim.
Perguntas Frequentes
Sim, todos os filodendros são tóxicos. Eles contêm cristais de oxalato de cálcio que, se ingeridos, têm um efeito tóxico na pele, dentro da boca e no estômago. Mantenha todos os seus filodendros longe de crianças e animais de estimação.
Muitos pais de plantas simplesmente enrolam os caules de uma planta para criar uma aparência mais frondosa ou plantam mais de uma estaca em um vaso. A maneira correta é podar para que as plantas sejam forçadas a brotar novos caules dos nós mais baixos no caule.
Assim como muitos outros, esta espécie possui nectários extraflorais, que são néctares produzidos por glândulas nas partes de algumas plantas, neste caso, as folhas. Muitas plantas usam isso para atrair polinizadores. Na natureza, esta planta tem uma relação simbiótica com formigas, que são recompensadas com o néctar por manterem afastados os herbívoros.
As glândulas são encontradas na parte inferior das folhas desta planta e, portanto, podem estar pegajosas. Além disso, procure por formigas.
Pensamentos Finais
A textura macia e aveludada das folhas desta planta é apenas uma das razões para tê-la. Elas têm uma cor incrível tanto na parte superior quanto na inferior, contrastando bem com outras plantas. Como elas caem ou sobem, são muito úteis como planta decorativa em casa.
Pessoalmente, acho este filodendro irresistível. Ele sempre encontra um caminho da creche para o carro e para casa.