Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Hortênsias ‘PeeGee’

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Hortênsias ‘PeeGee’

‘PeeGee’ Hydrangeas: Beleza e Resistência

As hortênsias ‘PeeGee’ exibem enormes e fofos cachos de flores brancas que refrescam o jardim ao florescerem no calor do verão, enquanto outras plantas descansam. Esses impressionantes arbustos decíduos ostentam uma floração prolífica para combinar.

Também conhecidas como Hydrangea paniculata ‘Grandiflora’, esses arbustos floridos adaptáveis são excepcionalmente resistentes ao frio. São mais tolerantes ao sol do que outras espécies de hortênsias e prosperam no calor e na umidade do verão. Introduzidas na década de 1860, as hortênsias ‘PeeGee’ são flores encantadoras com um ar de jardim antigo e uma longa história de jardim.

As hortênsias paniculadas crescem em uma ampla gama de climas e temperaturas. A ‘PeeGee’ é resistente ao inverno até a zona 3 do USDA, com uma faixa de temperatura superior até a zona 8 e limítrofe na 9. As flores ocorrem no crescimento do ano atual (madeira nova), garantindo uma floração no verão mesmo após invernos rigorosos. Como os botões se desenvolvem em crescimento novo, não são suscetíveis a congelamento no inverno como as hortênsias que florescem apenas em madeira velha.

Visão Geral

Tipo de planta: Arbusto decíduo

Área nativa: China e Japão

Exposição: Sol pleno a sombra parcial

Requisitos de rega: Médio

Pragas e Doenças: Pulgões, ácaros, manchas nas folhas, ferrugem, oídio, míldio, murcha

O que são as Hortênsias ‘PeeGee’?

Admire as grandes flores e a natureza resistente de ‘Grandiflora’.

A Hydrangea paniculata ‘Grandiflora’, ou hortênsia ‘PeeGee’ (também ‘Pee Gee’ ou ‘PG’), é um arbusto decíduo ou pequena árvore em grande escala com uma profusão de enormes flores em forma de panícula de cor branca cremosa no verão e no outono. As plantas grandes são crescimentos robustos em uma variedade de condições de jardim, tornando-as entre as mais resistentes e adaptáveis do grupo de hortênsias.

A ‘PeeGee’ é uma favorita dos jardins antigos com uma rica história. O identificador ‘PeeGee’ provavelmente vem da abreviação do nome científico da planta para as primeiras iniciais de paniculata e ‘Grandiflora’.

Philipp Franz von Siebold nomeou H. paniculata ‘Grandiflora’ em 1829. Um botânico e médico, Siebold observou a planta enquanto estava estacionado com a Companhia Holandesa das Índias Orientais na Ilha Deshima, no porto de Nagasaki, no Japão. Décadas depois, ele retornou à ilha para recuperar a planta para o cultivo europeu. Introduzida em 1862, ‘Grandiflora’ tornou-se uma favorita nos jardins vitorianos.

A ‘PeeGee’ é uma hortênsia de baixa manutenção e fácil cuidado que cresce ao sol pleno ou sombra parcial, preferindo sombra à tarde em climas quentes. Essas florescências florescentes toleram condições salinas, resistem à poluição e prosperam em ambientes urbanos.

O desempenho duradouro no jardim, a forma majestosa e a grande floração da hortênsia ‘PeeGee’ lhe renderam o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Aproveite a glória do verão em um plantio em massa, em uma borda mista ou como exemplares isolados. Elas brilham em um local de jardim de bosque aberto.

Características

Aprecie as exuberantes flores cônicas que prosperam mesmo nos invernos rigorosos.

O principal atrativo da ‘PeeGee’ são os cachos de flores cônicas e bem compactas que surgem no final do verão até o início do outono. Geralmente aparecendo de julho a outubro, as panículas de flores piramidais começam como botões rosados avermelhados. Elas se abrem em flores férteis verdes-limão (floretos pequenos) misturadas com flores estéreis em forma de estrela em branco cremoso. Conforme a estação avança, as flores mudam para um rosa escuro.

As flores em panícula medem de seis a oito polegadas de comprimento, mas podem crescer até dezoito polegadas. Elas duram até o outono e eventualmente ficam de cor bege. As flores atraem borboletas, abelhas e outros insetos benéficos.

As folhas da ‘PeeGee’ são de cor verde médio e ovais com margens dentadas. No outono, a folhagem assume tons de amarelo e roxo-avermelhado antes de cair. Os caules são robustos e de um marrom avermelhado rico com estrias acinzentadas. As flores deixadas na planta persistem em forma seca até o inverno.

As hortênsias ‘PeeGee’ crescem bastante e têm o potencial de atingir 25 pés de altura, embora geralmente cresçam em alturas menores e sejam propícias à poda. Sua forma mais bonita é como um arbusto de múltiplos caules, cujos caules se arqueiam sob o peso das flores em plena floração. Os cultivadores também as treinam como pequenas árvores de tronco único.

As hortênsias paniculadas contêm irritantes que podem causar alergias na pele. Elas são tóxicas para cães, gatos e cavalos.

Inúmeras cultivares de hortênsias paniculadas apresentam formas melhoradas, hábitos e tamanhos variados e cores de flores. Mas para o apelo do jardim antigo em uma forma de floração imponente, a ‘PeeGee’ é a hortênsia paniculada clássica.

Área Nativa

Prospere em toda a Ásia, essas hortênsias florescem em habitats diversos.

As hortênsias ‘PeeGee’ são nativas de regiões frescas, temperadas e subtropicais da Ásia. Elas crescem naturalmente no Japão, Coreia, China e nas Ilhas Sakhalin e Kuril da Rússia.

Os tipos de panículas crescem em uma variedade de habitats, de florestas a matagais e afloramentos rochosos em várias elevações de montanha.

Plantio

O momento ideal para plantar esses grandes arbustos é crucial.

O momento ideal para plantar as hortênsias ‘PeeGee’ é no final do inverno e início da primavera antes do surgimento de novos crescimentos. O outono e a primavera também são adequados para o plantio, com temperaturas amenas e umidade adequada para o menor estresse nas novas plantas à medida que se estabelecem no jardim.

Esses são arbustos grandes que se beneficiam de uma ampla circulação de ar. Espaçar as plantas de seis a doze pés de distância dá espaço para o crescimento maduro. Esse espaçamento de hortênsias mantém os arbustos de ficarem superlotados.

Ao plantar, cave um buraco grande o suficiente para acomodar todas as raízes e solte o solo ao redor. Ao plantar, certifique-se de que a coroa da planta, onde a base dos caules encontra as raízes, esteja no nível do solo. As hortênsias crescem e florescem melhor quando sua coroa está nivelada com o solo, em vez de plantar alto ou baixo. Regue bem as novas plantas ao nível do solo.

Transplante

Realocar hortênsias facilmente durante a dormência para obter os melhores resultados.

As hortênsias ‘PeeGee’ têm raízes rasas e são transplantadas relativamente facilmente. Se precisar mover uma hortênsia para outro local do jardim, é melhor fazê-lo quando as plantas estiverem dormentes. O final do outono, mesmo após a geada, e o final do inverno/início da primavera são ideais.

Cave uma ampla área ao redor das plantas estabelecidas para levantar o máximo de raízes possível para o transplante. Regue profundamente após instalar a hortênsia em seu novo local.

Como Cultivar

As hortênsias ‘PeeGee’ são arbustos de jardim versáteis com baixas exigências de crescimento. Elas são mais tolerantes à seca e ao sol do que outras hortênsias e crescem em vários tipos de solo. Para as ‘PeeGees’ mais saudáveis, atender a algumas condições culturais vitais fornece a base para o melhor vigor.

Luz

As hortênsias paniculadas prosperam em vários climas, desde ensolarados até sombreados.

As panículas são hortênsias adaptáveis que toleram condições ensolaradas, mesmo em climas quentes. Em áreas de crescimento do norte com climas frios, as hortênsias ‘PeeGee’ crescem melhor com seis horas de sol pleno e umidade média do solo. Em climas quentes do sul, o sol da manhã e a sombra à tarde ou a luz filtrada são preferíveis.

Água

A rega consistente garante saúde e floração ideais para as hortênsias.

As hortênsias dependem de água regular para prosperar (seu nome, do grego “hydor”, significa literalmente água). Embora as hortênsias ‘PeeGee’ resistam melhor a períodos de seca do que outras seleções, elas crescem e florescem melhor com umidade consistente ao longo da estação de crescimento e até a geada, quando entram em dormência de inverno.

Geralmente, uma polegada de água por semana é suficiente para as ‘PeeGee’ em condições moderadas. Em períodos quentes ou secos, aumente as sessões de rega conforme necessário para manter a umidade do solo consistente.

A umidade constante garante a saúde e o vigor das hortênsias ‘Pee Gee’, mas excesso ou falta de água leva ao estresse da planta, pragas e doenças. Sinais de excesso de água incluem folhas moles e caídas e flores murchas. Em hortênsias paniculadas subaquáticas, as folhas também murcham, mas geralmente não as flores. Os principais indicadores são solos úmidos ou encharcados no excesso de água e solos secos a uma profundidade de uma a duas polegadas na subaquática.

Regue as hortênsias de manhã para reter a maior quantidade de umidade antes da evaporação. Regar profundamente, em vez de frequentemente e superficialmente, é o melhor para o crescimento das raízes e a absorção de umidade.

As hortênsias são melhor regadas ao nível do solo para evitar respingos nas folhas e promover doenças. Se você irrigar com cabeças de pulverização ou irrigação aérea, faça isso de manhã para que a folhagem seque durante o dia.

Solo

Prosperando em solos diversos, essas hortênsias requerem condições ricas e bem drenadas.

As hortênsias ‘PeeGee’ prosperam em solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, com umidade média. Elas também crescem em solos variantes, de argila a areia. Solos ácidos, neutros e alcalinos são adequados para ‘PeeGee’, e o pH do solo não afeta a cor da flor.

Para solos pobres como argila e areia, adicione generosamente material orgânico compostado ao solo nativo para melhorar aeração, retenção de umidade, drenagem e nutrição.

Temperatura e Umidade

Prosperando em condições variadas, essas hortênsias precisam de cuidados mínimos no inverno.

Como a Hydrangea paniculata ‘PeeGee’ é excepcionalmente resistente ao frio, não precisa de muita proteção no inverno onde é resistente. Uma camada de três polegadas de cobertura morta o ano todo ajuda na isolamento e regulação da temperatura do solo. Composto, casca de pinheiro, palha e folhas secas funcionam bem.

A ‘PeeGee’ se deleita no calor e na umidade, empurrando flores e novos crescimentos quando outras plantas conservam energia. Forneça bastante circulação de ar e solos médios úmidos.

Adubação

Nutrir suas hortênsias com aplicações de adubo orgânico na primavera.

As hortênsias ‘PeeGee’ crescem vigorosamente com solos ricos em matéria orgânica como base. Se optar por adubar as hortênsias ‘PeeGee’, uma aplicação na primavera é suficiente. Um adubo granular orgânico de liberação lenta rico em fósforo, como 10-30-10, promove o crescimento e a floração.

Evite adubar em excesso as hortênsias paniculadas, pois muito nitrogênio produz crescimento rápido e fraco com menos floração. Pare de adubar no outono, pois as plantas param de crescer ativamente e se preparam para a dormência de inverno.

Para adições de hortênsias plantadas no outono, evite adubar no momento do plantio. As hortênsias entram em dormência de inverno para conservar energia, e o adubo contraria isso ao incentivar novo crescimento. Espere até a primavera para adubar para a estação de crescimento.

Manutenção

Modele e poda as hortênsias para flores impressionantes e duradouras.

As hortênsias ‘PeeGee’ são fáceis de cultivar no paisagismo. Pode os arbustos robustos para dar forma ou tamanho no outono ou no final do inverno/início da primavera antes do novo crescimento começar. Como a ‘PeeGee’ floresce no crescimento da primavera, podar os caules antigos não afetará o surgimento de botões e a floração. Para direcionar a energia para produzir flores enormes, alguns jardineiros selecionam cinco a dez brotos principais para se tornarem caules centrais, podando os outros.

Corte os caules mortos, fracos ou danificados pelo inverno no final do inverno ou início da primavera. Para melhor saúde e forma, a ‘PeeGee’ se beneficia de cortar um terço de seu tamanho total a cada ano. Uma ‘PeeGee’ de seis a oito pés está em sua melhor forma.

As flores da hortênsia ‘PeeGee’ fazem lindos arranjos de flores frescas e secam lindamente. As flores na planta adicionam interesse sazonal contínuo até o outono e o inverno.

Propagação

As hortênsias ‘PeeGee’ se propagam mais facilmente por meio de estacas. A propagação por estacas é um método confiável e fácil para cultivar novas plantas a partir de uma hortênsia ‘PeeGee’ estabelecida.

Para propagar por estacas:

  1. Escolha o Momento Certo: O melhor momento para tirar estacas é durante a primavera ou o início do verão, quando a planta está em crescimento ativo.
  2. Selecione um Galho Saudável: Escolha um galho saudável e novo, de preferência um que não esteja florindo. O galho deve ter cerca de 10 a 15 centímetros de comprimento.
  3. Prepare as Estacas: Corte o galho escolhido logo abaixo de um nó (o local onde as folhas se unem ao caule). Remova as folhas da metade inferior da estaca, deixando algumas folhas na parte superior.
  4. Plante as Estacas: Mergulhe a extremidade cortada em hormônio enraizante (opcional, mas aumenta as chances de sucesso) e plante a estaca em um vaso com uma mistura de solo leve e bem drenada. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
  5. Crie um Ambiente Úmido: Cubra o vaso com um saco plástico transparente para criar um efeito de estufa e ajudar a manter a umidade. Certifique-se de que o saco não toque na estaca.
  6. Cuidado com a Luz: Coloque o vaso em um local com luz indireta e evite a luz solar direta.
  7. Monitore o Crescimento: Mantenha o solo úmido e verifique regularmente o progresso. Após algumas semanas, as estacas devem começar a desenvolver raízes. Quando as raízes estiverem bem estabelecidas, transplante as novas plantas para o jardim ou para vasos maiores.

Seguindo esses passos, você pode facilmente multiplicar suas hortênsias ‘PeeGee’ e desfrutar de suas belas flores em várias partes do seu jardim.