Visão Geral
Arália ‘Sun King’ traz uma explosão de ouro e verde-limão para o jardim de sombra. Seus tons de lima frescos e sua forma arbustiva graciosa fazem desta planta perene um ponto focal e um complemento perfeito para outras plantas que gostam de sombra.
O dinâmico folhagem apresenta três estações de interesse, juntamente com flores brancas no verão e bagas escuras a seguir. Polinizadores e pássaros apreciam as fontes de alimento, e os humanos também, nas folhas, brotos e raízes comestíveis de Aralia cordata. Principalmente, porém, esta variedade se destaca em cor e forma como um ornamental espetacular e de fácil cuidado no jardim.
O que é ‘Sun King’ Aralia?
Esta planta não invasiva é perfeita para vários jardins.
Com um brilho dourado supremo, a arália ‘Sun King’ é altamente ornamental em cor e forma da folhagem. Um cultivar de Aralia cordata, esta planta perene herbácea prospera em sombra parcial com a presença de um pequeno arbusto. As plantas atingem em média três pés de altura e largura, mas com potencial para atingir até seis pés. Aralia cordata se espalha através de rizomas e é uma planta perene formadora de touceira com um hábito de crescimento ligeiramente solto.
O gênero Aralia contém quase 70 espécies, incluindo árvores perenes e decíduas, arbustos e plantas perenes como ‘Sun King’. Aralia racemosa e Aralia californica são nativas da América do Norte, enquanto muitas espécies ocorrem naturalmente na Ásia. Algumas são invasivas nos Estados Unidos, como A. elata, comumente conhecida como a árvore japonesa de angélica, uma árvore decídua de múltiplos caules com espinhos impressionantemente malvados nos caules.
Esta arália é uma planta bem-comportada e não invasiva com folhagem exuberante. Os tons de verde brilhante e dourado e as folhas compostas longas dão às plantas um visual tropical, embora sejam resistentes e tolerantes ao frio. ‘Sun King’ é um excelente ponto focal ou plantio em massa em plantações de bosques, bordas traseiras, jardins de polinizadores, jardins inspirados na Ásia, arranjos naturalistas, jardins modernos e áreas úmidas. Combine-o com outras plantas perenes que gostam de sombra, como hosta, heuchera, tiarella, samambaias pintadas japonesas, astilbe, epimedium e selo de Salomão para combinações lindamente estratificadas.
Aralia cordata é uma planta perene premiada por seu desempenho excepcional no jardim em ornamentação e confiabilidade. Em 2012, recebeu o Prêmio de Planta Excepcional da União Internacional de Plantas Resistentes. A Associação de Plantas Perenes a nomeou Planta Perene do Ano em 2020 para reconhecer sua ampla gama de climas de crescimento, baixos requisitos de manutenção, apelo multitemporada e resistência a pragas e doenças.
Características
Os pássaros adoram as bagas roxas escuras desta planta.
A arália ‘Sun King’ apresenta folhas compostas finamente dentadas que atingem até três pés de comprimento (cada folíolo com 6 polegadas de comprimento) para uma aparência graciosa e frondosa. A folhagem é amarelo-dourada com exposição ao sol parcial e fica mais profunda em tons de lima em locais mais sombreados. Os caules de cor marrom-avermelhada contrastam com as folhas douradas brilhantes.
Além das folhas únicas, umbelas de pequenas flores brancas estreladas surgem em hastes de dois pés no final do verão até o início do outono. As flores são favoritas dos polinizadores e atraem abelhas, borboletas e outros insetos benéficos.
Após a floração, as plantas produzem bagas roxas escuras. Os pássaros as adoram, embora sejam inedíveis para as pessoas.
A arália entra em dormência durante o inverno, onde morre de volta ao solo para ressurgir na primavera. Ela cresce rapidamente em uma única estação e com pouca intervenção do jardineiro. Essas plantas sem preocupações resistem a veados, coelhos, pragas e doenças e toleram a sombra.
Aralia cordata é comumente chamada de espinardo japonês, udo e aspargo da montanha. Os brotos jovens são uma iguaria com sabor de aspargos com limão. Raízes e folhas também são comestíveis.
Área Nativa
Aralia cordata é nativa da Coreia, Japão e sudeste da China. O colecionador de plantas Barry Yinger introduziu ‘Sun King’ nos EUA depois de encontrar a planta em uma viagem ao Japão, não na natureza, mas à venda no viveiro de um departamento. Yinger propagou a planta através de culturas de tecido para cultivo nos EUA.
Os habitats nativos de Aralia cordata incluem florestas e encostas gramadas. Elas crescem em condições bem drenadas, úmidas e ricas em húmus em uma ampla gama de climas (zonas USDA 4-8).
Plantio
Aralia e seus rizomas em expansão gradualmente formam uma touceira, embora a planta não se espalhe ou se espalhe agressivamente como outras seleções. Ao plantar, deixe espaço entre as plantas de pelo menos três pés para permitir o crescimento maduro. Mantenha as plantas fora de locais excessivamente ventosos para proteger a folhagem e os caules.
Ela também cresce lindamente em um grande recipiente. Requer uma mistura de envasamento bem drenante rica em matéria orgânica, luz filtrada ou sombra e umidade regular.
Transplante
Evite condições extremas para limitar o estresse nas novas plantas.
Como a maioria das plantas perenes, a arália ‘Sun King’ pode ser plantada durante todo o ano, com as melhores condições geralmente na primavera e no outono. As temperaturas amenas e a umidade sazonal dão às plantas tempo para se estabelecerem antes das flutuações de temperatura do inverno e do verão. Para minimizar o estresse na nova planta, evite condições congeladas ou encharcadas e períodos de calor ou seca extremos.
Como Cultivar
Esta é uma planta sem preocupações, com baixas necessidades de manutenção. Mesmo assim, requisitos culturais específicos, como umidade regular e luz filtrada, são os melhores para uma saúde e floração ótimas.
Luz
O sol da manhã mantém a cor amarelo-ouro das folhas da planta.
Cultive-a em sombra parcial, luz filtrada e sombra aberta. A exposição ao sol da manhã é ideal para manter a cor amarelo-ouro das folhas. As plantas toleram sombra total, assumindo tons de verde-limão mais profundos (ainda vibrantes e brilhantemente brilhantes).
‘Sun King’ tolera mais sol em climas do norte, desde que haja umidade suficiente. As plantas precisam de proteção contra os raios diretos da tarde que queimam e queimam as folhas. Muito sol pode fazer as folhas desbotarem e branquearem.
Água
Ajuste o pH do solo usando fertilizante acidificante.
Forneça umidade consistente com água regular. As plantas não resistem a longos períodos de seca e, embora sejam um pouco mais resistentes a condições de seca curta uma vez estabelecidas, solos úmidos são os melhores para plantas vigorosas. Durante períodos secos, o estresse da planta faz com que as folhas caiam e convida pragas como ácaros.
Para plantas cultivadas em recipientes, certifique-se de que os vasos tenham boa drenagem. Verifique a umidade do recipiente com frequência durante a estação quente, pois eles secam mais rapidamente do que os solos no chão e precisam de água com mais frequência. Reduza as sessões de rega no outono, quando a estação de crescimento ativo diminui. Regue no inverno apenas quando o solo estiver seco ao toque até uma profundidade de uma polegada (a cada três semanas, se necessário).
Solo
Melhore a qualidade do solo com composto de material vegetal completamente decomposto.
A arália ‘Sun King’ cresce em uma variedade de tipos de solo, mas se dá melhor em solos ricos em matéria orgânica e húmus. Elas não são exigentes quanto aos níveis de pH e crescem em solos neutros a ácidos. Elas prosperam em solos férteis e bem drenados, com umidade constante, refletindo o solo nativo da floresta.
Adicione composto de material vegetal completamente decomposto no plantio, especialmente em solos pobres como argila e areia. O composto ajuda na aeração, retenção de umidade, drenagem e nutrição. Adicionar uma camada de composto ao canteiro ou recipiente a cada primavera renova esses benefícios para a estação de crescimento.
Temperatura e Umidade
A arália prospera com amplo fluxo de ar e solo úmido, não excessivamente úmido.
Esta planta perene resistente ao frio cresce bem nas zonas USDA 4-8. Plantas cultivadas em recipientes se beneficiam da proteção contra ventos frios de inverno. Para obter melhor sucesso, proteja os vasos durante o inverno em um espaço protegido, como uma garagem ou porão.
A arália cresce em regiões com calor e umidade (zona 8), desde que haja bastante circulação de ar e solo úmido, mas não excessivamente úmido.
Adubação
Aplique fertilizante orgânico equilibrado na primavera antes do novo crescimento.
Com solos ricos em nutrientes, a arália não requer fertilizantes adicionais para prosperar. Elas se beneficiarão de composto fresco no solo e em recipientes a cada primavera. Se optar por fertilizar no solo ou em recipientes, aplique um fertilizante orgânico líquido equilibrado como 5-5-5 na primavera antes do novo crescimento surgir.
Manutenção
A divisão não é necessária para um crescimento saudável.
Que manutenção? É assim tão fácil cuidar da arália ‘Sun King’. Se você quiser limpar as plantas quando estiverem dormentes, remova as partes marrons no final do outono, inverno ou início da primavera antes que o novo crescimento apareça. Elas crescem saudáveis sem divisão, a menos que você queira propagar mais plantas para a colônia.
Propagação
Para esta planta formadora de touceira, dividir as plantas é o meio recomendado de propagação. Estacas e crescimento a partir de sementes são outras opções, embora plantas a partir de sementes possam não ser verdadeiras ao tipo.
Divisão
Proteja as novas plantas em uma estrutura fria para o inverno.
Divida as plantas na primavera ou no outono cavando a planta e lavando a terra das raízes. Separe os segmentos enraizados da planta mãe afrouxando-os e separando-os ou usando uma pá ou lâmina serrilhada para cortá-los em segmentos com raízes e folhas. Plante as novas divisões nos locais desejados do jardim, mantendo-as bem regadas até se estabelecerem.
Pequenas divisões feitas no outono se beneficiam da proteção no inverno. Considere cultivar novas plantas delicadas em uma estrutura fria protegida ou em um recipiente para a superação do inverno antes de transplantá-las para o jardim na primavera.
Estacas
Prepare estacas saudáveis adequadamente para uma propagação bem-sucedida.
Com alguns passos, propagar a arália a partir de estacas é um processo simplificado. Aqui estão os passos para as melhores práticas ao fazer estacas:
- Corte um pedaço de caule saudável de quatro a seis polegadas, incluindo partes mais lenhosas do caule da arália.
- Remova a folhagem dos 2/3 inferiores do corte (mantendo pelo menos duas folhas intactas). Mantenha as estacas úmidas até estar pronto para plantar.
- Opcional: umedeça a estaca e aplique generosamente hormônio enraizador no caule inferior. Retire qualquer excesso de pó enraizador.
- Plante a estaca em pelo menos duas polegadas de mistura de envasamento úmida e bem drenante.
- Coloque o vaso em um local claro e quente, evitando a luz solar direta.
- Regue conforme necessário, mantendo o solo uniformemente úmido.
- Quando a estaca resistir a um leve puxão, as raízes estão no lugar e prontas para serem replantadas.
- Plante as estacas em vasos de quatro polegadas e leve-as para fora em condições amenas. As novas plantas serão delicadas.
Crescimento a Partir de Sementes
Coletar e semear as bagas ‘Sun King’ é fácil para um jardim próspero.
As bagas do ‘Sun King’ no final do verão e outono são fáceis de coletar e semear diretamente em uma área de jardim preparada, cobrindo-as levemente com solo. Esta variedade não se auto-semeia tão prontamente quanto outras espécies do gênero ou reflete necessariamente as qualidades douradas da variedade parental, mas é fácil de tentar se você quiser mais arálias.
Problemas Comuns
Esta planta é livre da maioria das pragas e doenças. No entanto, ocasionalmente pode ser afetada por lesmas e caracóis, pulgões, cochonilhas e manchas foliares. O melhor controle é a prevenção por meio da manutenção de requisitos culturais ideais.
Pragas
Proteja as plantas pulverizando água e usando sabão hortícola.
A melhor maneira de controlar insetos é identificá-los cedo. Você provavelmente verá os insetos ou notará seus resíduos pegajosos nas plantas, danos por mastigação, folhas amareladas ou crescimento atrofiado.
Os pulgões são insetos comuns em jardins geralmente tratados com métodos não químicos. Muitas vezes, eles não causam danos às plantas, mas infestações graves causam estresse às plantas. Sinais de estresse incluem folhas enroladas e crescimento atrofiado. Uma forte corrente de água deve removê-los da sua planta.
As cochonilhas são insetos sugadores de seiva de corpo mole que se parecem com pequenos tufos de algodão branco habitando nossas plantas. As infestações são visíveis pelas massas de insetos e pelo amarelamento, murcha ou encolhimento das folhas. Controle infestações leves esfregando ou removendo os insetos com um cotonete embebido em álcool isopropílico.