Como Guardar Sementes de Abóbora para o Próximo Ano: 7 Dicas de Especialistas

No momento, você está visualizando Como Guardar Sementes de Abóbora para o Próximo Ano: 7 Dicas de Especialistas

“`html

Cultivando Suas Próprias Abóboras

Não há nada mais outonal do que cultivar suas próprias abóboras, seja para exibi-las perto da porta de entrada, esculpi-las como lanternas de Halloween ou transformá-las em torta. Entre essas tradições de outono, você também pode guardar suas sementes para a próxima temporada de cultivo.

Há várias razões pelas quais você pode querer guardar as sementes de abóbora para o próximo ano, por mais tentador que seja torrá-las e comê-las.

Talvez você tenha cultivado uma abóbora A+ que gostaria muito de cultivar novamente no próximo verão. Talvez você queira começar a cultivar sua própria “variedade” pessoal para compartilhar com amigos e familiares. Potencialmente, você gostaria apenas de economizar dinheiro.

Ou talvez você só queira descobrir se consegue. Felizmente, o processo não é muito complicado, especialmente com a ajuda dessas dicas. Reunimos todos os truques que você precisa, além das etapas principais, para que você possa guardar sementes de abóbora para o próximo ano como um profissional.

Evite a Polinização Cruzada

A polinização pode levar a variedades híbridas.

Muitos jardineiros que são novos no cultivo de abóboras não percebem que as sementes que colhem dos frutos de seu trabalho podem não germinar e eventualmente produzir mais frutos que se pareçam com os do ano seguinte. Isso ocorre devido à polinização cruzada.

As abóboras são uma das muitas variedades de Cucurbita pepo, entre abóboras de inverno, abóboras de verão e outras cabaças. Se você está cultivando tanto abóboras quanto abóboras butternut no mesmo quintal, é provável que os polinizadores tenham usado pólen de uma para polinizar a outra.

O fruto resultante da flor polinizada parecerá o fruto que você pretendia, mas as sementes dentro produzirão frutos híbridos que são uma combinação das duas plantas parentais. Esta é uma informação crucial para jardineiros que esperam replantar as mesmas plantas no próximo ano.

Se você está cultivando múltiplas cucurbitáceas, há algumas maneiras de tentar evitar a polinização cruzada:

– Você pode polinizar manualmente as flores cedo pela manhã, escolhendo uma flor masculina e uma feminina da mesma planta ou variedade.
– Você pode colocar sacos sobre as flores antes de abrirem, controlando qual pólen está disponível para os polinizadores.
– Você pode tentar cultivar diferentes variedades a cerca de meio quilômetro de distância ou mais, se tiver espaço.

Se guardar sementes de abóbora para o próximo ano não estava inicialmente em seus planos, você pode ter plantado todos os tipos de abóboras e outras cucurbitáceas. Nesse caso, provavelmente é tarde demais para evitar a polinização cruzada. Tenha esse fenômeno em mente para o próximo ano.

No entanto, se você está apenas cultivando abóboras—sem outras cucurbitáceas à vista—então você deve ser capaz de replicar suas plantas no próximo ano. Elas devem ser verdadeiras à semente.

Recolha Muitas Sementes

Recolha peças que pareçam saudáveis, sem protuberâncias indesejadas.

Se você quer as melhores sementes possíveis para germinação, então você quer as abóboras mais saudáveis e robustas. Provavelmente, suas abóboras já estão em ótima forma, e é por isso que você espera replicá-las na próxima temporada de cultivo.

Evite qualquer abóbora atrofiada, doente ou de aparência incomum, se possível. Espere até que as abóboras estejam totalmente maduras. Você saberá que estão maduras quando pararem de crescer em tamanho, atingirem sua cor final e quando seus caules começarem a endurecer e escurecer.

Se as próprias vinhas estão começando a murchar, isso é um bom sinal de fruto maduro. Cabaças imaturas terão sementes não desenvolvidas que não germinarão, então não perca seu tempo. Se uma abóbora ainda estiver pequena e verde clara, vá em frente e jogue-a no seu composto.

Com abóboras grandes, saudáveis e maduras em mãos, agora você está pronto. Recolher o máximo que puder fará uma diferença real, já que você está guardando para o próximo ano.

Algumas podem não armazenar bem, algumas podem apodrecer, e algumas podem nunca ter sido viáveis desde o início. Ao começar com uma grande quantidade, você aumenta a probabilidade de germinação no próximo ano. Então, embora possa ser tentador dar algumas colheradas em uma abóbora e seguir em frente, dedique-se ao processo e colete muitas.

Existem muitas ferramentas que você pode usar para colher, incluindo aquelas que vêm com um kit padrão de esculpir abóboras de Halloween. No entanto, se você não está tentando manter a forma estética de suas abóboras para decorações de Halloween, você pode ser bastante agressivo ao colher.

Não se preocupe muito com a polpa, etc., neste ponto. Apenas obtenha o máximo de sementes desenvolvidas que puder.

Remova a Polpa

É fácil remover a polpa usando uma torneira de cozinha ou mangueira de jardim.

O próximo passo é remover toda a polpa. Limpar agora tornará mais fácil para você decidir quais sementes são as melhores, em vez de selecionar de uma bagunça polpuda.

Uma maneira fácil de fazer isso é colocar a bagunça polpuda em uma peneira e enxaguá-la na pia. Uma pia com um acessório de spray pode acelerar o processo. Você também pode tentar essa técnica ao ar livre com uma mangueira, se não tiver um acessório de spray na cozinha.

Se você mantiver o processo limpo e higiênico, pode guardar e usar a polpa para fazer seu próprio purê de abóbora. Remova qualquer parte fibrosa e asse o que sobrar. Coloque em um processador de alimentos, e você terá purê caseiro.

Com um pouco de tempero de abóbora, você terá múltiplos ingredientes para fazer pão de abóbora, torta e outras delícias sazonais. Talvez esses sabores outonais não sejam seus favoritos. Jogue a polpa na sua composteira, e nada será desperdiçado.

Escolha as Melhores Sementes

Escolha as melhores sem defeitos ou irregularidades.

Agora que você reuniu um monte de sementes saudáveis e removeu a polpa, pode dar uma boa olhada em sua colheita e descartar qualquer uma que seja inferior. É por isso que é uma boa ideia ter começado com tantas; agora você vai reduzir a seleção.

Remova qualquer uma que tenha uma forma estranha ou cor diferente. As pequenas podem não ser viáveis ou totalmente desenvolvidas, então descarte essas também. (Ou torre-as para um lanchinho.) Isso pode economizar tempo no futuro. Você não quer perder tempo ou espaço tentando germinar qualquer uma que seja fraca ou doente.

Você quer guardar as maiores e mais uniformes para a temporada de cultivo do próximo ano. Essas são as que têm a melhor chance de germinar e apresentar a você a melhor abóbora do próximo ano.

Fermente

Peças fermentadas tendem a germinar mais eficientemente.

Em seguida, tente fermentar. Isso não é 100% necessário, mas pode fazer uma diferença significativa por vários motivos.

Primeiro, embora você provavelmente tenha removido quase toda a polpa, o processo de fermentação remove o restante. Isso diminuirá a probabilidade de apodrecimento e crescimento de fungos durante o armazenamento ou durante o inverno. Se você pular para a secagem agora, pode descobrir mofo na primavera.

Segundo, a fermentação naturalmente ajuda a remover traços de bactérias e fungos que podem levar a doenças no futuro. Ela até auxilia na eliminação de patógenos transmitidos por sementes. A mancha bacteriana das folhas é um exemplo de doença transmitida por sementes que afeta abóboras e outras cabaças.

Finalmente, a fermentação quebra o revestimento gelatinoso externo. Isso acelerará o processo de germinação e também aumentará sua taxa de sucesso.

Se você pensar sobre isso, isso é o que acontece na natureza. O fruto cai no chão e então fermenta. É por isso que a fermentação é uma maneira comum de processar as sementes de tomates frescos e outras culturas de jardim.

Para fermentar, coloque as sementes em um pote com água e cubra-o levemente com uma tampa. Não aperte a tampa completamente. Ela deve estar apenas ligeiramente fechada, permitindo que os gases criados durante a fermentação escapem do pote. Deixe o pote em temperatura ambiente por três ou quatro dias.

Em seguida, mexa a mistura e remova qualquer semente que tenha flutuado para o topo. Elas não são viáveis, mas as que afundaram estão prontas para uso. Escorra e enxágue as sementes viáveis.

Seque e Armazene Adequadamente

Armazene-as em um local fresco e seco em um recipiente hermético antes de plantá-las.

É realmente importante que você seque bem, pois você as estará armazenando por um longo tempo. Se não estiverem secas o suficiente, podem apodrecer.

A maneira mais simples de fazer isso é espalhá-las em uma única camada, em uma assadeira, saco de papel ou outra superfície limpa. Certifique-se de que nenhuma esteja sobre a outra. Deixe-as em um local fresco e seco até que estejam completamente secas. Isso pode levar alguns dias.

Outro método é colocá-las no forno a 66°C (150°F) por três a quatro horas. Certifique-se de mexê-las ocasionalmente para que nenhum dos lados queime. Você também pode usar um desidratador. Ajuste-o para 46°C (115°F), deixe as sementes por cerca de uma hora e verifique-as. Deixe-as por mais uma hora se ainda não estiverem secas.

Uma vez secas, armazene-as adequadamente. Coloque-as em um recipiente hermético e mantenha-as em um local fresco e escuro. Evite porões úmidos, garagens quentes e galpões de jardim ao ar livre que possam aquecer.

Desde que não estraguem, podem permanecer viáveis por anos. Este é um dos motivos pelos quais você deve rotulá-las com o nome da planta e a data. Pode parecer óbvio para você agora, mas no futuro, você pode esquecer.

Tire Notas

Documente o processo para que seja mais fácil repetir no futuro.

Por fim, tire notas ao longo do caminho. O que o fez querer experimentar esse processo? Se você cultivou abóboras particularmente incríveis, escreva um pouco sobre elas em um diário de jardinagem. Adicione detalhes sobre suas dimensões, o clima do ano e o que as tornou tão especiais.

Você teve problemas com pragas e doenças que gostaria de prevenir? Como você investiu tanta energia em colher, processar e armazenar, você vai querer se preparar para protegê-las no próximo ano. Anote quaisquer problemas deste ano, pesquise técnicas de prevenção e arme-se com conhecimento.

Além disso, registre detalhes sobre o processo de guardar sementes. Talvez você tenha descoberto que muitas de suas sementes não eram viáveis, e você vai querer revisar as etapas para tentar descobrir o porquê. Talvez todas germinem espetacularmente, e você vai querer repetir exatamente essas etapas no próximo ano.

Também é divertido experimentar. Talvez você tenha fermentado metade das sementes, mas tenha pulado a fermentação para a outra metade. Quais tiveram uma taxa de sucesso de germinação mais alta? Esta é a informação que o “você do futuro” vai querer saber.

Isso pode ser o começo de um hobby que dura anos, e você ficará feliz por ter os dados dos verões anteriores. Tirar notas ao jardinar pode realmente ajudá-lo a melhorar suas técnicas ao longo do tempo.

No próximo ano, quando você estiver colhendo abóboras novamente, ficará feliz por ter notas para consultar.

“`