“`html
Quinze Anos Atrás: Minha Paixão por Sapos
Quinze anos atrás, em uma viagem à Floresta Nacional de El Yunque, em Porto Rico, me apaixonei por sapos. O nativo Coqui ocupa um lugar especial no folclore da ilha e canta uma canção de ninar encantadora todas as noites.
Anos depois, na floresta tropical da Costa Rica, fui novamente encantado pelos sapos-de-árvore de olhos vermelhos e cores vibrantes. Além disso, talvez um pouco assustado pelos sapos venenosos da região.
Desde então, passei a última década e meia tentando convidar mais dessas criaturas adoráveis para o meu jardim. Com o tempo, trabalhei gradualmente para atrair uma população considerável de sapos-de-árvore verdes americanos. Eles tiveram alguns efeitos profundamente positivos no ecossistema do meu quintal. Eles também têm sua própria doce canção que me embala durante os meses mais quentes.
Anfíbios são uma parte vital de muitos ecossistemas, pois desempenham um papel importante na teia alimentar nativa. Sem mencionar que são incrivelmente fofos! Se você compartilha minha afinidade por ajudantes anfíbios no jardim, tenho algumas ótimas dicas para criar um ambiente mais hospitaleiro para eles. Primeiro, vamos discutir algumas ótimas razões para convidá-los para o seu jardim e por que você deve querer que eles fiquem para sempre!
Por Que Eu Querer Sapos no Meu Jardim?
Sapos e outros anfíbios são excepcionalmente úteis no jardim. Aqui estão alguns dos benefícios que você colhe ao convidar esses animais para ficar por perto.
Controle de Pragas
A razão mais óbvia e popular para atrair anfíbios para o seu jardim é controlar as populações de insetos. Sapos são carnívoros que adoram se banquetear com muitos dos insetos nocivos que podem viver no seu quintal. Eles não são exigentes. Eles gostam de lanchar moscas, gafanhotos, besouros e até mesmo caracóis e lesmas. Eles podem comer mais do que seu peso em insetos a cada dia!
Isso é ótimo para você e suas plantas também! Ao reduzir as populações de pragas portadoras de doenças, você está prestando um serviço à sua família. Eles também fazem um ótimo trabalho em proteger as plantas dos insetos que, de outra forma, as comeriam. Eles mesmos não comem plantas.
Talvez a principal razão para atrair sapos para o seu quintal seja sua incrível capacidade de reduzir as populações de mosquitos. Os mosquitos carregam muitas doenças que são prejudiciais aos humanos e animais de estimação. Eles são responsáveis por transmitir Vírus do Nilo Ocidental, Zika e Malária, e carregam vermes do coração, que são perigosos para seus animais de estimação.
Tanto os sapos quanto seus filhotes (girinos) ajudam a reduzir as populações de mosquitos. Eles põem seus ovos na mesma água que os mosquitos. Certos tipos de girinos, como os sapos-de-árvore, são vorazes predadores de larvas de mosquito. Outras espécies de girinos competem com as larvas de mosquito por comida, reduzindo ainda mais as populações.
Alimento para Animais Maiores
Além de sua utilidade como predadores, os sapos também atuam como presas, atraindo outros animais benéficos. Pássaros, morcegos e cobras todos se alimentam de sapos, e se você tiver um quintal cheio deles, esses outros animais úteis permanecerão por perto.
Os animais que se alimentam deles, como pássaros, morcegos e cobras, também comem outros insetos e animais nocivos. Morcegos são vorazes predadores de mosquitos e também de muitos outros insetos prejudiciais. Um morcego adulto pode comer 50% de seu peso em insetos em uma única noite. Morcegos grávidas dobram esse número.
Cobras são ótimas para manter as populações de roedores sob controle. Acho que todos podemos concordar que, quando se trata de ratos, camundongos e toupeiras, quanto menos, melhor. Cobras também comem outros insetos, tornando-as membros valiosos do ecossistema.
Pássaros fazem um trabalho incrível no jardim. Eles são ótimos para controlar populações de insetos, mas servem a muitos outros propósitos. Pássaros ajudam na polinização e dispersão de sementes. Eles também contribuem para o controle de ervas daninhas, e seus excrementos são fertilizantes naturais.
Manter um Ecossistema Equilibrado
Porque são tanto predadores quanto presas, sapos e outros anfíbios contribuem para um ecossistema equilibrado. Eles ajudam a controlar populações de insetos enquanto também fornecem alimento para outros animais úteis.
Estudos mostram que a perda desses animais em um ecossistema pode causar uma quebra significativa na teia alimentar. Ao erradicá-los do seu jardim, você corre o risco de criar um ambiente onde as pragas são mais difíceis de controlar e as colheitas sofrem.
Indicar um Ambiente Saudável
Se eles estão prosperando felizmente em seu jardim, isso indica que seu ambiente é saudável e adequado para habitação.
Sapos têm pele sensível e permeável. Essa permeabilidade ajuda em sua capacidade de beber e respirar. Também significa que eles são vulneráveis a produtos químicos e poluentes em seu ambiente.
Como vivem tanto em terra quanto na água, tê-los por perto pode indicar que essas áreas estão livres de substâncias nocivas. Se os sapos desaparecerem, você pode ter um problema com produtos químicos na água ou outros poluentes ambientais.
Dessa forma, os anfíbios atuam como um alarme para perigos potenciais. Se eles estão prosperando felizmente em seu jardim, isso indica que seu ambiente é saudável e adequado para habitação.
Como Fazer Isso
Há muitas coisas que você pode fazer para acomodar esses pequenos ajudantes do jardim.
A resposta curta para a pergunta de como trazer sapos para o jardim é água, mas alguns outros aspectos também influenciarão. Há muitas coisas que você pode fazer para acomodar esses pequenos ajudantes do jardim.
Passo 1: Crie uma Fonte de Água Permanente
Se você puder instalar um lago permanente, fornecerá um habitat para essas pequenas criaturas viverem o ano todo.
O fator mais importante para atrair anfíbios para o seu jardim é fornecer-lhes uma fonte de água. Sapos põem ovos na água, e seus filhotes são aquáticos na primeira fase da vida. Como a maioria dos animais, eles procuram lugares onde possam encontrar uma fonte de alimento confiável e um lugar para se reproduzir.
Eu digo criar uma fonte de água permanente, mas na verdade, ela pode ser sazonal, desde que esteja alinhada com sua estação de desova, que tende a ser início da primavera. Aprendi anos atrás que uma cobertura de piscina de cor escura durante os meses frios faz um terreno de reprodução ideal.
De acordo com meu marido, é bastante desagradável quando chega a hora de retirar a cobertura; há muito material ‘orgânico’. Isso também é ótimo para o seu jardim, então, para mim, é uma situação ganha-ganha! Para ele, é um trabalho de amor.
Água parada é ideal porque coleta bastante algas e outros materiais em decomposição para os filhotes comerem. Se você puder instalar um lago permanente, fornecerá um habitat para essas pequenas criaturas viverem o ano todo.
Sapos adultos adoram viver em vasos de flores que permanecem úmidos. Dessa forma, seu alimento praticamente se entrega, e eles obtêm a umidade de que precisam ao mesmo tempo.
Passo 2: Evite Usar Produtos Químicos
A água os atrairá para o seu jardim, mas o uso de pesticidas os repelirá.
Se você se lembra, discutimos acima como a presença ou ausência de sapos pode indicar toxinas no ambiente. Sua pele permeável absorve a umidade, tornando-os altamente vulneráveis a produtos químicos e poluentes.
A água os atrairá para o seu jardim, mas o uso de pesticidas os repelirá. Os pesticidas eliminam a maioria das fontes de alimento de um adulto. Eles provavelmente se mudarão e encontrarão um quintal mais hospitaleiro se não conseguirem encontrar comida suficiente para sustentá-los.
O segundo problema é que os produtos químicos podem ser diretamente prejudiciais aos sapos e seus filhotes. Sapos são pequenos animais, e o que envenena os insetos geralmente também é tóxico para os anfíbios. Construir uma população saudável será uma ajuda significativa na redução das populações de pragas por conta própria.
Passo 3: Forneça Ambientes Amigáveis para Sapos
Para mantê-los por perto, certifique-se de que haja muitos espaços para se esconder.
Como, além de serem predadores, os sapos também são animais de presa, eles tendem a ficar em lugares onde podem se esconder de predadores. Eles naturalmente gravitam em direção a lugares frescos, úmidos e escuros que os obscurecem da visão de pássaros e outros animais grandes.
Para mantê-los por perto, certifique-se de que haja muitos espaços para se esconder. Coloque vasos quebrados de lado perto de sua fonte de água ou use troncos e pedras grandes.
Anfíbios são sangue-frio, então eles também dependem de fontes externas para aquecimento. Eles gostam de pedras quentes para se deitar e se aquecer ao sol. Se esses locais de banho de sol também estiverem a uma distância de pulo de um abrigo, é ainda melhor.
Passo 4: Reduza Seu Gramado
Há uma grande variedade de coberturas de solo que exigem menos manutenção para você.
Um gramado de grama não fará muito para manter os sapos felizes e saudáveis. Por um lado, cortar constantemente os fará correr para as colinas. Manter um gramado pode exigir o uso de pesticidas e herbicidas, que os assustarão se as lâminas do cortador não fizerem o truque.
Há uma grande variedade de coberturas de solo que exigem menos manutenção para você. Essas também criam um ambiente mais hospitaleiro para a vida selvagem de todos os tipos. Quanto menos gramado você deixar, melhor.
Sei que nem todos os bairros apreciam um jardim frontal selvagem, então, às vezes, deixar um gramado é inevitável. Nesse caso, faça um quintal ou lateral mais selvagem e natural.
Passo 5: Adicione Plantas Nativas
Não importa onde você mora, se quiser apoiar sua vida selvagem nativa, plante coisas que ocorrem naturalmente em sua região.
Plantas nativas são a base para um ecossistema saudável e próspero. Não importa onde você mora, se quiser apoiar sua vida selvagem nativa, plante coisas que ocorrem naturalmente em sua região.
Embora os sapos sejam principalmente carnívoros, as plantas nativas não são necessárias para sua sobrevivência direta. No entanto, muitas populações de insetos nativos dependem dessas plantas para prosperar. Eles buscarão áreas onde também possam encontrar fontes de alimento e locais de reprodução adequados.
Como as populações de insetos nativos são tipicamente as mais prolíficas, fornecê-los com suas plantas hospedeiras criará bastante alimento para seus amigos anfíbios. Outro benefício de plantar nativas é que você atrairá muitos mais polinizadores. Isso leva a um aumento na floração e nos rendimentos do jardim de alimentos.
Passo 6: Adie o Corte
Se você puder pausar mais tempo entre os cortes, fará muito para preservar habitats.
Se você decidir que não pode abrir mão do seu gramado, ainda pode manter um ambiente mais hospitaleiro para sapos e outros pequenos animais. Uma ótima maneira de fazer isso é demorar mais entre os cortes.
Cortar pode ser angustiante, para dizer o mínimo, e perigoso para muitas pequenas criaturas. Se você puder pausar mais tempo entre os cortes, fará muito para preservar habitats. Isso se aplica à limpeza do quintal em geral, e vai longe para outros animais também.
Deixe pilhas de folhas um pouco mais na primavera e no outono. Adie a limpeza do quintal até que o tempo esquente. Muitos animais e insetos hibernam em pilhas de folhas e outros detritos que lhes proporcionam segurança.
Considerações Finais
Quanto mais vida selvagem nativa você puder atrair para o seu jardim, mais saudável será o ecossistema. Um ecossistema saudável significa menos manutenção, plantas mais saudáveis e uma maior variedade de pássaros, polinizadores e outros animais benéficos. Atrair esses valiosos elos na teia alimentar ajuda a criar um ambiente mais sustentável e saudável para você desfrutar.
“`