Como Diferenciar Joaninhas Nativas dos EUA e Asiáticas

Você está visualizando atualmente Como Diferenciar Joaninhas Nativas dos EUA e Asiáticas

Joaninhas: uma visão mais próxima desses insetos coloridos

As joaninhas evocam imagens de besouros vermelhos brilhantes com manchas pretas. E embora seja verdade que muitas espécies de joaninhas sejam vermelhas com manchas pretas, elas vêm em uma variedade de cores e padrões diferentes. Na verdade, existem milhares de espécies diferentes ao redor do mundo, e centenas delas chamam a América do Norte de lar. Todas elas são membros da família de besouros Coccinellidae.

Se você avistar uma joaninha na natureza, há uma boa chance de que seja uma espécie introduzida. As joaninhas não nativas substituíram em grande parte as espécies nativas em grande parte dos Estados Unidos. Dependendo de onde você mora, algumas espécies serão naturalmente mais abundantes do que outras. Da próxima vez que você ver uma joaninha no seu jardim ou na sua casa, dê uma olhada mais de perto em suas cores e padrões de manchas e veja se consegue identificar a espécie de joaninha que pode ser.

A maioria das joaninhas são insetos benéficos e ótimos de se ter no seu jardim. Elas são predadoras de muitas pragas de jardim, sendo que sua presa favorita são os pulgões. Existem algumas espécies de joaninhas que se alimentam de plantas e até algumas que consomem fungos, mas na maioria das vezes, são insetos predadores que se alimentam de outros insetos.

Se você está interessado em aprender mais sobre essas criaturas fascinantes, continue lendo para obter detalhes detalhados sobre as joaninhas, incluindo como diferenciar entre os besouros de joaninha nativos e asiáticos mais comuns.

Por que é Importante

Crie um habitat acolhedor para apoiar as joaninhas nativas no seu quintal.

As joaninhas nativas são insetos maravilhosos para se ter no ambiente e no seu quintal. Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para ajudar as joaninhas e outros insetos benéficos é evitar o uso desnecessário de pesticidas. O uso excessivo de pesticidas mata não apenas insetos prejudiciais, mas também insetos benéficos.

Várias espécies de joaninhas não nativas foram amplamente introduzidas nos Estados Unidos como controle de pragas. É verdade que esses besouros não nativos irão comer algumas pragas de jardim, mas eles também competem diretamente com as espécies nativas. Não compre joaninhas não nativas para soltar no seu jardim. Em vez disso, tente criar um habitat acolhedor onde as espécies nativas virão e ficarão no seu quintal.

Ciclo de Vida da Joaninha

Entenda as etapas do ciclo de vida da joaninha para uma identificação e cuidado precisos.

Ovo

Os ovos colocados nas folhas eclodem em aglomerados de larvas pequenas e manchadas.

Geralmente, elas colocam seus ovos na parte inferior das folhas. Os ovos são pequenos, ovais amarelados ou alaranjados e aparecem em aglomerados de cinco a 5-30. Após três a 10 dias, os ovos eclodem em pequenas larvas.

Larva

As larvas recém-nascidas caçam silenciosamente pequenos insetos antes de amadurecerem visivelmente.

Quando as larvas acabam de nascer, elas têm apenas alguns milímetros de comprimento, e você provavelmente não vai notá-las. Nesta fase, elas são predadoras vorazes e imediatamente começam a procurar pulgões e outros insetos pequenos de corpo mole para se alimentar.

Elas crescem rapidamente até cerca de um centímetro de comprimento. As larvas das espécies mais comuns parecem pequenos jacarés pretos de seis patas com marcações laranja brilhantes. As joaninhas permanecem na fase larval por três a cinco semanas.

Pupa

A larva se transforma em uma pupa, semelhante a um estojo com manchas laranjas.

Quando uma larva de joaninha está pronta para se transformar em uma joaninha adulta, ela passa por uma fase de pupa. Durante esta fase, a larva móvel se estabelece em uma folha ou caule e começa a mudar lentamente para uma pupa imóvel. A pupa parece um estojo laranja arredondado com manchas pretas. Ela permanece nesta fase por até duas semanas antes de finalmente emergir como o conhecido besouro adulto alado.

Adulto

As joaninhas são reconhecidas por suas élitros coloridas e reprodução prolífica.

As joaninhas adultas têm seis patas e duas antenas. Elas são mais facilmente reconhecidas e identificadas por suas asas externas duras (chamadas de élitros) que carregam seus padrões distintos de cores e manchas.

Um segundo conjunto de asas internas mais macias são o que a joaninha realmente usa para voar. Uma joaninha adulta pode viver até um ano. Durante a fase adulta, elas comem muitos pulgões, e uma fêmea pode colocar até mil ovos em sua vida.

Uma Assortimento de Joaninhas

Há uma incrível diversidade de cores e padrões entre as espécies.

Fato interessante: Existem entre 5000 e 6000 espécies ao redor do mundo, e aproximadamente 500 espécies são nativas da América do Norte. Com tantas espécies, não deve ser surpresa que todas elas pareçam um pouco diferentes. A maioria é redonda ou ovalada com uma aparência dura, arredondada e brilhante. Todas têm seis patas e geralmente têm antenas bastante curtas.

As cores e padrões das joaninhas são incrivelmente variados. Algumas são vermelhas com manchas brancas, enquanto outras são vermelhas com manchas pretas. Algumas são inteiramente pretas, enquanto outras são brancas com manchas pretas. Algumas são pretas e amarelas ou em tons variados de laranja. As manchas podem ser grandes ou pequenas, ausentes ou numerosas. Simplesmente não há uma única maneira de descrever uma joaninha.

Joaninhas Nativas

O icônico inseto vermelho com manchas pretas se estende pela América do Norte e Central.

A joaninha nativa mais facilmente reconhecível nos Estados Unidos é chamada de joaninha convergente (Hippodamia convergens). Esta é a clássica joaninha vermelha com manchas pretas que a maioria das pessoas reconhece facilmente como uma joaninha. As joaninhas convergentes são nativas e amplamente distribuídas por toda a América do Norte e Central.

Tipicamente, a joaninha nativa tem entre ¼ e ⅓ de polegada de comprimento, geralmente um pouco menor do que a joaninha asiática.

Elas variam de laranja a vermelho brilhante.

Esses besouros nativos geralmente têm de zero a 12 manchas pretas. Mais comumente, elas têm 6 manchas em cada élitro (asas externas duras) para um total de 12 manchas. Às vezes, há também uma mancha preta adicional compartilhada entre os dois élitros logo atrás do tórax.

A joaninha convergente tem duas linhas ou manchas brancas distintas no tórax preto atrás da cabeça. O tórax também é tipicamente contornado por uma borda branca. Esta é talvez a maneira mais fácil de distinguir a joaninha nativa das espécies não nativas, porque essas marcações brancas são mais consistentes do que o número de manchas pretas.

Joaninhas Asiáticas

O besouro asiático multicolorido domina como uma espécie de controle de pragas.

A joaninha asiática (Harmonia axyridis), também conhecida como joaninha arlequim ou joaninha asiática multicolorida, é a joaninha mais comum nos Estados Unidos. Este besouro é nativo da Ásia e foi introduzido como controle de pragas, mas desde então superou as espécies de joaninhas nativas. As espécies asiáticas são altamente variáveis, embora tenham algumas características bastante consistentes.

Eles são maiores do que algumas das outras espécies, com um tamanho maduro de cerca de ⅓ de polegada de comprimento. Eles são tipicamente um pouco maiores e mais robustos do que a joaninha nativa, embora isso possa ser difícil de ver a menos que você esteja fazendo uma comparação direta lado a lado.

Eles são geralmente de laranja escuro a vermelho com manchas pretas. Alguns são pretos com manchas vermelhas.

O número de manchas pode variar de zero a 22. 19 manchas é um número comum, mas você terá que olhar com cuidado para vê-las todas!

Logo atrás da cabeça pequena está o tórax. A joaninha asiática frequentemente tem uma marcação preta distinta aqui que pode se assemelhar a um “M” ou um “W” (dependendo de como você olha para ela). Esta pode ser uma das maneiras mais fáceis de distinguir a joaninha asiática de outras espécies, que não têm essa marcação preta atrás da cabeça.

Joaninha de Sete Manchas

Esta joaninha é uma aliada versátil do jardineiro transformada em invasora.

A joaninha de sete manchas (Coccinella septempunctata) é nativa da Europa e Ásia. Foi introduzida para controlar pulgões e outras pragas de jardim, mas agora é considerada uma espécie invasora, superando facilmente as espécies de joaninhas nativas. É a espécie de joaninha mais comum na Europa e agora está amplamente distribuída nos Estados Unidos.

As joaninhas de sete manchas podem ser bastante grandes, variando de ⅓ a ½ de polegada.

Esta joaninha é geralmente vermelha brilhante com manchas pretas proeminentes.

A joaninha de sete manchas, de fato, geralmente tem sete manchas pretas, três em cada asa e uma no meio, logo atrás do tórax.

Uma característica distintiva da joaninha de sete manchas é que ela frequentemente tem dois pontos brancos pronunciados em cada lado do tórax (a parte preta logo atrás da cabeça) e mais dois pontos logo atrás do tórax nas asas superiores.

Benefícios dos Insetos Benéficos

Insetos como joaninhas desempenham papéis cruciais no controle natural de pragas.

Insetos benéficos ajudam jardineiros e o meio ambiente natural de muitas maneiras. Insetos benéficos atuam como polinizadores para garantir que muitas culturas produzam frutas abundantes. Alguns insetos benéficos, como joaninhas, libélulas e crisopídeos, são predadores, comendo vastos números de insetos prejudiciais. Outros insetos benéficos fornecem serviços ambientais, como decompor matéria vegetal em decomposição e ajudar a manter um sistema de solo saudável.

As joaninhas são insetos benéficos talvez mais conhecidos por devorar pulgões, mas elas também comem outros insetos. Elas são conhecidas por comer pulgões, cochonilhas, moscas-brancas, larvas de besouros e ácaros pequenos. Quando você tem pragas de insetos atacando suas plantas, elas vêm para o resgate para ajudar a controlar as populações dessas pragas destrutivas.

Jardinagem para Joaninhas

Atraia insetos benéficos plantando suas flores favoritas no seu jardim.

Há algumas maneiras de encorajar joaninhas nativas e outros insetos benéficos a visitar sua paisagem. Elas comem tanto insetos quanto pólen, então você vai querer fornecer um pouco de cada se realmente quiser atraí-las.

Atraia joaninhas para o seu jardim plantando algumas de suas plantas favoritas. Elas parecem especialmente atraídas por plantas com flores planas em forma de guarda-chuva, como a mil-folhas, o endro e o funcho. Elas também vão gostar de favoritos ricos em néctar para polinizadores, como cosmos, coreópsis e alissos doces.

Em última análise, as joaninhas são atraídas por pragas de insetos, especialmente pulgões. Portanto, se você quer que elas venham e fiquem no seu jardim, não tente matar todos os pulgões que você vê. Você não só reduzirá a fonte de alimento mais valiosa delas, mas também provavelmente prejudicará outros insetos benéficos no processo.

Sósias de Joaninhas

Há alguns outros besouros comuns por aí que se parecem muito com joaninhas predadoras, mas não são.

Besouro do Pepino

Cuidado com os besouros do pepino, pragas destrutivas que danificam plantas de jardim.

Este besouro tem um corpo oblongo e ovalado. Ele pode ser listrado ou manchado. Se você vir um besouro verde ou amarelado oblongo com manchas ou listras pretas e antenas longas, há uma chance de ser um besouro do pepino, especialmente se estiver mastigando suas plantas. Ao contrário das joaninhas, que são insetos benéficos, os besouros do pepino são pragas destrutivas que mastigam buracos nas flores e folhas de abóbora, abóbora, melancia e plantas de pepino.

Besouro Mexicano do Feijão

Esses besouros causam danos às colheitas.

Parentes das joaninhas, esses besouros são nativos do México, mas se espalharam amplamente pelo leste dos Estados Unidos. Essas pragas comuns de jardim se parecem muito com outras joaninhas com suas asas laranja com manchas pretas. Esses besouros causam sérios danos às colheitas. Você provavelmente os verá mastigando buracos nas folhas, flores e vagens de suas plantas de feijão. As joaninhas comem múltiplos estágios de vida desses besouros, mantendo suas populações sob controle.

Besouro da Abóbora

Fique de olho nos besouros da abóbora danificando plantas de abóbora.