Como Cultivar Abóboras em Canteiros Elevados: 9 Dicas Profissionais

Você está visualizando atualmente Como Cultivar Abóboras em Canteiros Elevados: 9 Dicas Profissionais

Conheça as Diferenças Entre Abóboras de Verão e de Inverno

Quando as pessoas falam sobre abóboras, geralmente estão se referindo a uma das duas categorias principais de plantas: verão e inverno. Esses dois tipos variam no hábito de crescimento, na produção de frutas e no tempo de colheita. Aprender qual tipo você está cultivando ajudará a saber como plantar e cuidar melhor da sua planta.

Os jardineiros colhem abóboras de verão macias alguns dias após as frutas se formarem. Embora seja possível colher frutas maiores, elas tendem a ser ásperas e cheias de sementes. Plantas saudáveis continuam produzindo novas flores e frutas por pelo menos um mês. Abobrinha, abóbora pattypan e abóbora amarela são todos tipos de abóboras de verão.

As abóboras de inverno estão prontas para a colheita quando suas frutas estão totalmente maduras. Neste ponto, elas têm casca resistente, sementes totalmente desenvolvidas e polpa amilácea. As frutas de inverno levam mais tempo para amadurecer do que os tipos de verão, e todas as frutas estão prontas para a colheita ao mesmo tempo. Elas também frequentemente requerem um processo de cura para armazenamento. Abóbora-manteiga, abóbora-moranga, espaguete, kabocha, delicata e kuri são todos tipos de abóboras de inverno.

Observe as Variedades de Arbustos e Rasteiras

Depois de determinar se você deseja cultivar abóboras de inverno ou de verão, é hora de observar os hábitos de crescimento da planta. As abóboras podem crescer em forma de arbusto compacto, em forma de trepadeira ou em uma forma intermediária de semi-arbusto. Como você provavelmente espera, as formas de trepadeira ocupam mais espaço em sua cama elevada, mas você pode treiná-las em uma treliça para limitar sua pegada no seu jardim.

A maioria dos tipos de abóbora de verão cresce em forma de arbusto. Embora essas plantas não enviem videiras espalhadas, ainda requerem muito espaço para prosperar. Uma planta saudável de abobrinha ou pattypan facilmente crescerá até quatro pés de diâmetro. Portanto, certifique-se de deixar espaço suficiente para sua planta em sua cama elevada! Está tudo bem se algumas folhas crescerem sobre as bordas da sua cama, mas você não quer plantar outras culturas perto da base de suas plantas.

As abóboras de inverno tendem a se arrastar enquanto crescem, mas algumas variedades têm forma de arbusto. O comprimento das videiras varia entre as variedades, então certifique-se de olhar para o seu pacote de sementes antes de plantar. Alguns tipos produzem videiras curtas de quatro pés, enquanto outros enviam videiras que crescem mais de 12 pés de comprimento. Você pode treinar essas videiras para crescer em uma treliça ou direcioná-las para fora e sobre as bordas de sua cama elevada.

Resista a Plantar Até que o Solo Esteja Aquecido

Não importa que tipo você planeja cultivar, não plante-os em sua cama elevada até que o solo e o ar estejam quentes! Tanto as abóboras de inverno quanto as de verão são plantas de clima quente que ficam estressadas com temperaturas frias. Isso significa que você deve esperar até que o ar esteja consistentemente acima de 50°F (10°C) antes de plantar sementes ou mudas ao ar livre.

Se você estiver transplantando mudas, pode colocar as plantas em sua cama elevada um pouco mais cedo. Espere até que a previsão esteja livre de temperaturas na casa dos 40 (~4°C), então transplante. Eu recomendo cobrir as plantas com uma camada de cobertura de linha para ajudar a facilitar a transição delas para o novo lar.

Como as sementes não germinarão em baixas temperaturas, evite semear diretamente até que o solo esteja pelo menos a 60°F (16°C). No entanto, esteja ciente de que as sementes germinam melhor em temperaturas entre 80-90°F (24-32°C). Com essas informações em mente, recomendo transplantar seu primeiro plantio de abóbora de verão na primavera e, em seguida, semear diretamente em sucessões posteriores.

Fique Atento aos Percevejos de Abóbora

Esses insetos aparecem no final da primavera ou início do verão.

Depois que sua abóbora estiver estabelecida em sua cama elevada, fique de olho nas pragas. Embora essas frutas enfrentem poucas pragas graves, inúmeros insetos atacam as folhas e caules das plantas. Os percevejos de abóbora são uma das pragas mais comuns e prejudiciais. Embora eles não transmitam doenças, podem enfraquecer rapidamente as plantas e levar à sua morte. Eles são especialmente prejudiciais para mudas pequenas.

Esses insetos aparecem no jardim no final da primavera ou início do verão e se dirigem a todos os tipos de plantas de abóbora para se alimentar. Os adultos achatados têm cerca de meio polegada de comprimento e são de alguma tonalidade de marrom ou cinza. Eles colocam aglomerados de ovos de bronze nas folhas, e os ovos eclodem em ninfas cinzas com pernas pretas. Tanto as ninfas quanto os adultos usam peças bucais sugadoras para perfurar as folhas das plantas e sugar sua seiva.

Se você notar percevejos de abóbora em suas plantas, pode pegar os adultos com as mãos e esmagar quaisquer ovos que ver. Certifique-se de verificar a parte inferior das folhas, pois tanto os ovos quanto os adultos costumam se esconder lá. Os adultos não são afetados por pesticidas orgânicos como óleo de nim e sabão inseticida, mas esses sprays matarão as ninfas.

Fique de Olho nos Brocas de Videira

Entender o ciclo de vida das brocas de videira pode ajudar a gerenciar efetivamente sua população.

As brocas de videira de abóbora são outra praga comum. Embora os adultos desses insetos sejam belas mariposas laranja e pretas, as larvas são prejudiciais. Elas se alimentam do interior do caule da planta, levando a problemas de fluxo de água e plantas murchas.

Se você deseja controlar essas pragas, entender o ciclo de vida delas é um bom ponto de partida. Os adultos que hibernam emergem de casulos subterrâneos em algum momento de junho ou julho. As mariposas procuram plantas hospedeiras de abóbora e depositam ovos na base de cada planta. Os ovos eclodem cerca de uma semana depois, e as larvas de cor amarela clara perfuram o caule da planta e começam a se alimentar. Elas se alimentam do interior do caule por cerca de um mês, saem da planta e depois cavam alguns centímetros no solo para se pupar.

Como as larvas podem enfraquecer rapidamente as plantas, prevenir as brocas de videira de abóbora é a melhor maneira de manter suas plantas saudáveis. Se você lidou com essas pragas no passado, procure por variedades resistentes com caules resistentes. Você também pode pulverizar seu jardim com nematóides benéficos em estações temperadas que matarão quaisquer pragas que hibernam no solo. E se você mora em uma área com uma longa estação de crescimento, tente plantar antes ou depois que essas pragas cheguem.

Se você notar suas plantas murchando, inspecione a base da planta em busca de sinais de brocas de videira. Pequenos buracos e/ou material semelhante a serragem indicam que essas pragas estão presentes. Use uma faca afiada para cortar a base do caule e remover as larvas. Injete o caule com Bt e sele a ferida. Embora este método nem sempre seja bem-sucedido, deixar as brocas de videira em sua videira certamente levará a uma planta morta.

Plante Flores para Atrair Polinizadores

Inclua flores de floração precoce para garantir que os polinizadores estejam presentes quando as plantas florescerem.

Se você notar abóboras deformadas ou flores caídas, a polinização deficiente é a causa mais provável. Plantas floridas podem ajudar a atrair polinizadores para o seu jardim, levando a uma melhor polinização das flores de abóbora.

Embora as plantas de abóbora tenham flores grandes, elas não começam a florescer até algumas semanas depois de plantadas. Plantar flores garantirá que os polinizadores estejam em seu jardim antes que as plantas comecem a florescer. Anuais de primavera como calêndula, alissum doce e cravo fornecerão alimento para abelhas e borboletas no início da temporada, e perenes de verão como bálsamo de abelha e hissopo de anis continuarão a fornecer pólen e néctar.

Além de plantar flores, evite pulverizar inseticidas de amplo espectro que prejudicam abelhas, moscas, borboletas e outros polinizadores. Se optar por pulverizar inseticidas orgânicos, aplique-os de manhã ou à noite, quando os polinizadores estão menos ativos.

Regue a Base das Plantas

Escolher variedades resistentes a doenças ajuda a mitigar doenças específicas.

Tanto as plantas de abóbora de verão quanto as de inverno são suscetíveis a numerosas doenças fúngicas. Oídio, míldio e murcha bacteriana podem causar estragos em suas plantas. Embora você não possa prevenir essas doenças completamente, a implementação de certas práticas culturais diminui as chances de suas plantas ficarem doentes.

Como as doenças fúngicas têm mais probabilidade de ocorrer em ambientes úmidos, faça o possível para manter as folhas secas. Em vez de usar uma mangueira para regar o topo de suas plantas, regue na base da planta o mais perto possível da superfície do solo. Se você quiser usar um regador ou mangueira, regue suavemente perto do caule da planta. Você também pode facilitar a irrigação configurando um sistema de irrigação por gotejamento para sua cama elevada. Isso não apenas manterá a água longe das folhas de suas plantas, mas também economizará água e permitirá que você automatize sua irrigação.

Escolher variedades resistentes a doenças é outra maneira de limitar as chances de doença. Nem todas as variedades resistem a todas as doenças, então preste atenção ao seu pacote de sementes e escolha de acordo. Por exemplo, se você sabe que suas plantas frequentemente sucumbem ao míldio, procure uma variedade resistente a essa doença.

Colha Abóboras de Verão Diariamente

Para a melhor colheita de abóbora, procure frutas maduras de cerca de 6 a 12 polegadas de comprimento.

Embora abobrinhas do tamanho de um taco de beisebol possam parecer impressionantes, elas não são as melhores na cozinha. Uma vez que as abobrinhas e abóboras de verão têm mais de um pé de comprimento, elas perdem sua textura macia e sabor sutil. Como essas frutas crescem rapidamente, recomendo colher abobrinhas diariamente ou pelo menos a cada dois dias.

As folhas e videiras de abóbora fornecem a cobertura perfeita para frutas maduras, então procure cuidadosamente por frutas prontas para colher. Abobrinha e tipos semelhantes murcham rapidamente se tiverem menos de seis polegadas de comprimento, mas qualquer fruta entre 6 e 12 polegadas de comprimento está pronta para colher. Assim que você encontrar um candidato adequado, corte o caule com uma faca afiada.

Não se preocupe se você perder um dia ou dois de colheita. Apenas certifique-se de remover quaisquer frutas grandes para que as plantas possam dedicar sua energia à produção de novas frutas.

Plante Sucessões para uma Colheita Contínua

Abóbora de inverno amadurece lentamente e armazena facilmente.

Mesmo que você faça tudo o que puder para manter suas plantas saudáveis, eventualmente elas sucumbirão a pragas, doenças, estresse térmico ou outros problemas. A maioria dos jardineiros pode esperar colher abobrinhas e outros tipos de abóbora de verão por cerca de um mês por planta. Se um mês de frutas é suficiente para você, ótimo! Mas se você quiser desfrutar de abobrinha ou abóbora pattypan o verão todo, você deve plantar mais de uma rodada de sementes.

O plantio sucessivo é a prática de plantar o mesmo cultivo vários dias ou semanas de intervalo. Por exemplo, você pode plantar duas plantas de abobrinha em seu jardim no final de maio e depois plantar mais duas plantas em meados de julho. À medida que o primeiro plantio começa a diminuir, o segundo plantio começará a produzir.

Uma boa regra é plantar sucessões de abóbora de verão com um mês a um mês e meio de intervalo. Esta programação permite que você desfrute de frutas sem experimentar muita sobreposição na produção. E se suas novas plantas começarem a produzir frutas enquanto as antigas ainda estiverem crescendo, você sempre pode cortar as plantas antigas para dar lugar a novas colheitas.

Como a abóbora de inverno leva muito tempo para amadurecer e armazena bem, você não precisa se preocupar com o plantio sucessivo. Se você quiser desfrutar de uma colheita maior, plante mais plantas de abóbora de inverno no início da temporada.

Pensamentos Finais

Ao cultivar abóboras em camas elevadas, lembre-se de prestar atenção à variedade e ao crescimento. Dê a cada planta espaço suficiente, fique de olho nas pragas e verifique suas plantas regularmente. Seguir essas dicas ajudará a manter suas plantas saudáveis e permitirá que você desfrute de uma colheita frutífera.