Canteiros Elevados vs. Jardinagem no Solo: 9 Prós e Contras

No momento, você está visualizando Canteiros Elevados vs. Jardinagem no Solo: 9 Prós e Contras

Localização e Espaço

Seja você um novato em jardinagem pronto para colocar as mãos na terra pela primeira vez ou um jardineiro experiente que acabou de se mudar para um novo local, você pode estar lutando com a decisão de comprar e montar canteiros elevados ou preparar sua terra para a jardinagem no solo. De qualquer forma, você tem muito o que pensar. Há muito a considerar.

Certamente, ambos os métodos podem levar a colheitas abundantes e belos ornamentos, embora cada um tenha seus benefícios e desvantagens. Espaço disponível, composição do solo existente, ideias de estilo de design e muito mais precisam ser contemplados, assim como o orçamento. Qual é o melhor para você?

Localização e Espaço

O primeiro fator a ser considerado ao decidir entre canteiros elevados e jardinagem no solo é o espaço disponível. Você tem um quintal pequeno para administrar, alguns acres à sua disposição ou talvez apenas uma sacada de apartamento?

Os canteiros elevados podem ser colocados onde você escolher, tornando-os ideais para aqueles sem muito espaço para crescer. Você poderia colocar um em qualquer lugar no quintal, ou até mesmo na varanda ou na garagem. Contanto que o espaço receba luz solar suficiente, está valendo. Mas ao optar pela jardinagem no solo em espaços pequenos, suas opções são restritas.

Para aqueles em apartamentos sem quintal, você ainda pode colocar as mãos na terra com uma pequena caixa de jardim elevada em uma sacada. Você também pode obter jardins elevados com rodas para quando quiser rearranjar os móveis da sua sacada.

Por outro lado, se você tem um quintal bastante grande, a jardinagem no solo pode ser a melhor opção. Nesse caso, você tem muito mais espaço para jardinagem, e optar por canteiros elevados provavelmente limitaria seu potencial. Algumas plantas e culturas maiores, como abóboras, também são mais adequadas para canteiros de jardim clássicos, pois são muito grandes.

Custos e Orçamento

Não se esqueça do seu orçamento ao fazer essa escolha. Os canteiros elevados requerem um custo inicial, incluindo não apenas sua compra inicial, mas também o preço dos componentes do solo ou misturas pré-preparadas.

Eles estão disponíveis para compra em uma variedade de faixas de preço, e você também pode obter os materiais brutos para fazê-los você mesmo. Além disso, quanto mais profundo for o canteiro, mais você gastará com o solo. Esses custos podem se acumular, especialmente se este for o seu primeiro ano.

Por outro lado, se o seu solo disponível estiver em boas condições, é muito mais acessível optar pela jardinagem no solo. Dito isso, é possível que a correção do seu solo natural tenha um custo, então considere quanto trabalho o seu solo existente precisa antes de assumir que a jardinagem no solo economizará dinheiro.

Os recipientes também tendem a secar mais rapidamente do que os jardins regulares, exigindo mais água nos meses mais quentes. Isso pode levar a uma conta de água mais alta, especialmente se você tiver muitos deles.

Composição do Solo e Controle

Quando você está cultivando no solo, fica um pouco preso ao seu solo nativo e existente. Pode ser rochoso, pode ter muito barro e pode ter um dreno terrível, entre outras armadilhas. O solo pode ser corrigido e arado, mas você ainda pode ter problemas. O solo existente pode até ter sido tratado com herbicida persistente.

Dependendo do que você deseja cultivar, o solo existente em um jardim no solo pode realmente te limitar. Não é fácil cultivar vegetais de raiz em um quintal alagadiço.

Mas ao encher canteiros elevados, o solo está completamente sob seu controle, permitindo que você prepare um solo rico e bem drenado perfeitamente adequado às plantas que pretende cultivar. Você pode misturar sua própria mistura ou pode comprar uma mistura pronta.

Além disso, o solo existente pode já estar carregado de ervas daninhas esperando para emergir. Se você está começando um novo jardim no solo, prepare-se para capinar com frequência. Os canteiros elevados têm muito menos problemas com ervas daninhas, especialmente se você ficar em cima delas assim que aparecerem.

Profundidade das Raízes

A jardinagem no solo pode ser prejudicada por um drenagem ruim.

Embora possa parecer que a jardinagem no solo oferece mais espaço para as plantas e suas raízes, na verdade pode inibir o crescimento das raízes verticalmente.

Se o seu solo natural no solo tiver excelente drenagem, então o espaço para as raízes não é uma barreira para a jardinagem no solo. Mas a maioria dos jardineiros não tem tanta sorte, encontrando barro, rochas ou solo mal drenado a uma profundidade bastante rasa. Isso apresenta um desafio.

Muitas plantas comuns de jardim, especialmente culturas comestíveis como tomates, feijões, pimentões e abóboras, gostam de enviar suas raízes a alguns pés de profundidade, com algumas precisando de dois ou mais pés de profundidade de solo para um crescimento de raízes desimpedido.

Os canteiros elevados podem lhe dar esse espaço vertical. Na verdade, embora geralmente tenham apenas alguns pés de altura, você pode fazer ou comprar um em praticamente qualquer altura que desejar, oferecendo maior profundidade para raízes entusiasmadas. Raízes felizes levam a plantas felizes.

Temperatura do Solo

Um solo mais quente promove o plantio precoce e a germinação mais rápida das sementes.

Muitos jardineiros descobrem que as plantas em seus canteiros elevados têm estações mais longas do que o esperado, sobrevivendo até mais tarde no outono e inverno. Isso porque o solo realmente retém mais calor. A temperatura aumentada protege as plantas, estendendo sua estação de crescimento e aumentando o rendimento da colheita geral.

A diferença na temperatura do solo entre esses métodos de jardinagem pode até ser a diferença entre a vida ou a morte durante uma geada inesperada ou uma geada tardia.

Uma temperatura mais alta do solo pode beneficiar as plantas no início de sua temporada também. Você pode começar algumas plantas ainda mais cedo na primavera. Além disso, você pode descobrir que as sementes germinam mais rapidamente quando semeadas diretamente nos canteiros do que no solo, especialmente sementes que preferem altas temperaturas, como pimentas quentes.

Proteção das Plantas

Túneis de arco são fáceis de instalar sobre plantadores individuais.

Ao planejar seu jardim, é crucial considerar como você protegerá suas plantas de pragas. Insetos, roedores, veados e outros representam ameaças às plantas, mas podem ser frustrados com barreiras físicas e outros meios.

Há inúmeras maneiras criativas de impedir pragas, de cercas a redes, que podem ser aplicadas tanto a canteiros elevados quanto a jardins no solo. No entanto, os primeiros têm uma vantagem inerente contra animais escavadores, como toupeiras, que são criaturas extremamente persistentes. Também é fácil adicionar um túnel de arco, e alguns são até vendidos com proteção articulada anexada.

Além disso, os jardins no solo estão em perigo de tráfego de pessoas, pois os hóspedes e outros visitantes podem acabar entrando acidentalmente em seu jardim, possivelmente esmagando plantas e compactando o solo. Tem crianças ou animais de estimação correndo pelo lado de fora? A jardinagem no solo pode não ser a melhor escolha.

Conforto e Conveniência

Reduza as dores nas costas e ajoelhe-se com plantadores altos.

Qualquer jardineiro pode falar sobre as dores nas costas ou nos joelhos que surgem após um longo dia de capina ou transplante. Quando você está cultivando no solo, não há muito o que fazer para evitá-las.

Então entram os canteiros elevados, que estão disponíveis em todas as formas, tamanhos e alturas, o que significa que você pode plantar em um canteiro alto sem precisar se curvar. Sem mais dores nas costas e sem mais joelhos ralados. Existem opções super profundas e também opções elevadas. Ambas elevarão seu jardim verticalmente para que você não precise se curvar tanto ou se ajoelhar com tanta frequência.

Ao longo de uma temporada de jardinagem, a mudança da jardinagem no solo para canteiros elevados pode fazer uma diferença mensurável nas dores nas costas e no desconforto geral. Eles também podem tornar a jardinagem mais acessível para aqueles com problemas de mobilidade.

Montagem e Trabalho

Os canteiros de aço e cedro são duráveis e duradouros.

Uma desvantagem notável dos plantadores é que eles requerem montagem quando você começa. Se você planeja fazê-los do zero, não se esqueça de considerar o trabalho envolvido em seu projeto de bricolagem, além do custo.

Mesmo que você compre um canteiro elevado em vez de construir um do zero, provavelmente ele exigirá alguma montagem. Alguns jardineiros podem não se incomodar com essa configuração inicial, mas outros podem precisar adquirir novas ferramentas ou contratar ajuda externa.

Felizmente, isso é apenas um obstáculo inicial, pois eles durarão muitos anos uma vez montados. Os canteiros de aço e cedro são particularmente duráveis e confiáveis. Após o primeiro ano, eles são bastante fáceis de manter e não devem exigir nenhum trabalho adicional anual.

Flexibilidade de Design

O estilo de jardinagem é uma questão de gosto pessoal.

Por fim, embora os canteiros elevados estejam disponíveis em inúmeras formas e tamanhos, tendem a ser retangulares e ovais. Isso pode influenciar o seu plano de design de jardim, embora muitos jardineiros gostem dos padrões organizados que essas estruturas criam.

Os jardineiros que consideram o apelo ornamental de seu jardim como uma prioridade alta podem preferir que seus canteiros de jardim sejam menos rígidos e possam ter um visual mais natural em mente. Ao planejar um jardim no solo, você pode deixar sua imaginação correr solta.

Você pode planejar um espaço de jardim no solo da maneira que desejar, seguindo a topografia natural da terra e as estruturas ao redor de sua propriedade. Alguns acham que a jardinagem no solo se presta melhor a um visual de jardim de campo ou jardim clássico.

Mas realmente, é tudo uma questão de preferência pessoal. Como você quer que seu jardim pareça? Existem muitas opções coloridas e criativas por aí, então não há limite para o que você pode visualmente alcançar, independentemente do caminho que você escolher.

Pensamentos Finais

Embora a decisão possa ser assustadora, tanto os canteiros elevados quanto a jardinagem no solo são métodos excelentes que podem ter resultados incríveis quando aplicados com cuidado e carinho. Considere os fatores acima ao tomar sua decisão, como localização, composição do solo e design, mas não se estresse muito. O que quer que você se comprometa agora, sempre haverá o próximo ano!