Primavera no Jardim: Corte de Plantas em Março
Para muitos de nós nos 48 estados inferiores, a primavera no jardim começa em março. Além de adubar e cuidar de nossas camas, estamos ocupados cortando o crescimento do ano passado. Este é um passo importante de manutenção para algumas plantas e esquecer de fazê-lo pode afetar o rendimento deste ano.
A poda de primavera é uma oportunidade de organizar os novos ramos e a forma de suas plantas. Ela melhora a aeração e ajuda a condensar os açúcares das frutas. Também é um momento de cortar partes doentes e improdutivas do seu jardim.
Vamos mergulhar nas 9 plantas que você deve cortar severamente em março. Você vai incentivar um novo crescimento bonito para começar a temporada de jardinagem e manter suas plantas saudáveis.
Uvas Viníferas
Um pouco de poda agora leva a frutas mais doces depois.
Para mim, não há nada mais satisfatório do que pegar minhas tesouras de poda e preparar as videiras para a nova temporada. As uvas viníferas, Vitis vinifera, são amplamente cultivadas ao redor do mundo por seus frutos, que os vinicultores usam para produzir vinho de uva. Se não forem controladas, essas videiras frutíferas poderiam subir em um arranha-céu.
Cortar as videiras de uva no inverno e início da primavera ajuda a concentrar o crescimento nos ramos e cordões restantes. Conforme as plantas crescem, elas brotam novas folhas nessas áreas concentradas. Suas frutas produzirão frutos mais doces, o que resulta em vinhos com maior teor alcoólico e corpo.
Faça suas podas antes do broto, que geralmente acontece de final de março a abril. Em regiões como o norte de Michigan, isso pode ser tão tarde quanto o final de abril ou início de maio. Remova os brotos ao redor da base de suas plantas à medida que a estação de crescimento da primavera avança. Como sempre, use tesouras ou podadores desinfetados para evitar a transmissão de doenças.
Forsítia
Um pouco de atenção traz ainda mais beleza no próximo ano.
As forsitias são belas plantas perenes que se beneficiam de uma boa poda após suas flores. Dependendo de onde você mora, isso geralmente é em março ou abril.
Essas plantas se preparam para as flores do próximo ano logo após florescerem. Se você cometer o erro de podá-las no meio do verão, outono ou inverno, reduzirá a quantidade de flores da próxima temporada.
Essas plantas perenes crescem rapidamente e podem lidar com uma boa poda. Tente cortar aproximadamente ⅓ da folhagem logo após as flores começarem a desaparecer. A poda pesada mantém as plantas organizadas e estimula um novo crescimento mais cheio.
Sálvia Russa
Esta planta de crescimento rápido adiciona beleza e atrai polinizadores.
A sálvia russa é uma planta bonita, mas de crescimento rápido que se beneficia de ser cortada na primavera. Quanto mais madura e saudável for sua planta, mais você pode cortar em março.
Ela produz flores em madeira nova na primavera, então cortar o crescimento antigo ajuda na floração. Você pode cortá-la severamente sem prejudicá-la. Uma vez que você reduzir seu tamanho, você vai desfrutar de novos caules frescos e flores radiantes.
Esta planta faz excelentes cercas floridas e barreiras para o seu jardim. Ela atrai polinizadores benéficos como abelhas e beija-flores. Além de podá-la na primavera, é incrivelmente fácil de cultivar e manter.
Lavanda
Um bom corte resulta em folhagem e fragrância frescas.
As plantas de lavanda respondem bem ao serem cortadas logo após a última geada forte, geralmente por volta de março na maioria dos EUA. Podar suas plantas de lavanda as incentiva a produzir um novo crescimento, especialmente em suas flores. É a melhor maneira de obter folhagem super aromática e condensar seus óleos essenciais.
Deixe as partes lenhosas intactas e corte apenas as partes verdes de suas plantas. Uma vez que você veja sua planta produzir sua primeira flor na primavera, pegue tesouras limpas e faça uma boa poda. Tente cortar pelo menos metade do novo crescimento verde. Procure cortar logo acima da coroa lenhosa.
Depois do verão, você vai querer dar às suas plantas outra boa poda. Este é outro bom momento para podar até as coroas lenhosas. Vá em frente e seque as flores e use-as na culinária ou em decorações aromáticas.
Hera Inglesa
Videiras vibrantes oferecem um pano de fundo verde natural e de crescimento rápido.
A hera inglesa é uma das plantas mais vigorosas que você pode cultivar. É isso que a torna uma ótima cobertura do solo. E se você quiser cobrir a fachada de sua casa com vegetação, ela é a mais adequada para o trabalho. No entanto, todo esse crescimento exuberante significa que eventualmente você vai querer contê-lo.
Dê uma boa poda na sua hera inglesa em março para mantê-la gerenciável. Você vai precisar de um par de tesouras resistente e fazer alguns alongamentos profundos. Leve o seu tempo e corte o quanto de folhagem desejar, deixando alguns pés na base.
Para plantas internas, apare os caules longos ou qualquer coisa que esteja crescendo fora de controle. Faça os cortes acima dos nós das folhas para que a planta possa crescer novamente. Tente compostar a folhagem cortada como resíduo verde.
Margarida Shasta
Deleite-se com essas flores deslumbrantes que balançam ao vento.
As margaridas Shasta são híbridos de margaridas deslumbrantes de baixo crescimento que produzem belas pétalas brancas e centros amarelos brilhantes. Elas são absolutamente mágicas quando crescem em aglomerados densos. Elas quase dançam ao vento, atraindo polinizadores e parecendo adoráveis durante todo o verão.
Essas flores adoráveis terminam de florescer no outono e entram em dormência durante o inverno. Deixe seus caules intactos durante o inverno. Assim que a primavera chegar, elas começarão a produzir novo crescimento. Durante este tempo, geralmente em março, você vai querer podar o crescimento antigo até a base.
Ao longo do verão, retire as flores murchas das suas margaridas à medida que elas morrem. Elas também respondem bem à poda consistente das flores ao longo da temporada de crescimento. Corte os caules das flores na base e use-os como flores ornamentais em vasos ou buquês.
Buddleja
Flores brilhantes trazem alegria, mas precisam de um manejo de poda controlado.
Os budleias são algumas das plantas de crescimento mais rápido que você pode cultivar. Eles também são invasivos e podem se espalhar incontrolavelmente, causando danos aos ecossistemas nativos. Se você mora em Oregon e Washington, essas plantas são ilegais de cultivar. Se você ainda deseja plantar essas flores bonitas, mas prejudiciais, tente cultivar essas cultivares aprovadas em vez disso.
Uma vez estabelecidas, essas plantas terão que ser podadas severamente em março. Corte o crescimento antigo até o nível do solo, deixando o novo crescimento. Essa poda intensa incentivará as plantas a produzir flores maiores e folhagem mais cheia.
Pode suas arbustos para manter sua forma. Se você não podar agressivamente, essas plantas acabarão tomando conta do seu jardim. Evite podá-las no outono ou suas plantas podem não se curar a tempo do inverno.
Flor Balão
Adicione charme ao seu jardim com essas flores únicas em forma de estrela.
As flores de balão são flores ornamentais lindas que se parecem com pequenos balões roxos. Quando se abrem, elas se assemelham a lindas estrelas suspensas no ar. Você pode plantar muitas delas como cobertura do solo para uma decoração de paisagem quase dos sonhos.
Essas pequenas flores se beneficiam da poda regular. Corte os caules longos e esguios em março para promover um novo e saudável crescimento. Corte o crescimento antigo até o chão e deixe o novo crescimento. No outono, corte o crescimento antigo até a base da planta.
Com a poda regular, essas flores de aparência única se tornarão estrelas saudáveis do seu jardim de flores. Cultive-as com outras flores perenes para o buquê vivo final.
Rosas
Um bom corte ajuda a promover flores melhores.
As rosas são algumas das flores mais amadas do mundo. Embora sejam consideradas fáceis de cultivar, elas precisam de bastante poda no início da primavera. A poda ajuda a incentivar novas flores e novas folhas. Ela revitaliza suas plantas para que produzam flores mais atraentes e perfumadas.
Em março, corte antes que a planta coloque novas folhas. Comece podando fortemente os ramos mortos até a base. Em seguida, comece a podar os ramos para formar a forma de um vaso, deixando os ramos mais saudáveis para o lado de fora. Livre-se de quaisquer ramos pequenos ou fracos. Isso ajudará na aeração e prevenirá o oídio nas folhas.
Faça seus cortes nos olhos dos botões que estão voltados para fora. As plantas vão brotar novos caules para fora, em vez de para dentro em direção ao centro. Você pode podar severamente as rosas até a base se estiverem doentes ou danificadas. As rosas podem ser podadas severamente e sairão parecendo incríveis.