9 Plantas que Precisam de Escuridão no Outono para Florescer no Inverno

No momento, você está visualizando 9 Plantas que Precisam de Escuridão no Outono para Florescer no Inverno

Razões para Simular a Escuridão

Existem duas razões principais para você querer simular a escuridão: ou você traz plantas em vasos para dentro de casa e deseja que floresçam, ou está cultivando ornamentais ao ar livre em climas amenos. Independentemente da sua situação de cultivo, você vai querer dar às espécies que florescem em dias curtos o cuidado necessário para desempenharem ao máximo.

Antes de começarmos, há alguns termos com os quais devemos nos familiarizar. O primeiro é fotoperíodo; um fotoperíodo é a quantidade de luz diária que uma planta recebe. Algumas espécies florescem com dias longos e noites curtas, enquanto outras abrem seus botões com dias curtos e noites longas. A maioria das espécies que florescem no inverno precisa de dias curtos e noites longas, pois essas são as durações naturais de luz do dia que elas têm em seu local de origem.

Algumas dessas plantas são clássicas espécies de inverno que os cultivadores forçam a florescer em estufas e com durações de luz do dia simuladas. Você pode fazer o mesmo e ter cactos, heléboros e cóleos florescendo durante todo o inverno. Outras espécies crescem em climas amenos com estações frias, mas não congelantes. Vamos abordar como cuidar de cada uma para que floresçam abundantemente este ano, não importa onde você viva!

Cacto de Natal

Flores brilhantes aparecem após as noites se alongarem e as temperaturas esfriarem.

Uma planta nativa do Brasil, o cacto de Natal é uma suculenta de crescimento baixo e encantadora, com flores surpreendentes. Elas pendem por todos os galhos da planta quando os dias encurtam e as noites se alongam. Muitos jardineiros as mantêm como plantas de interior, embora sejam perenes para aqueles que vivem nas zonas de resistência USDA 10 a 12. O cacto de Natal gosta de sombra parcial ao ar livre e luz indireta brilhante em ambientes internos.

Os botões florais aparecem com fotoperíodos curtos. Para forçar as flores do cacto de Natal, coloque sua planta em vaso no escuro por 12 a 14 horas por dia. Sua planta também precisa de temperaturas frias durante o período de floração, de 10 a 13°C (50 a 55°F). Inicie este processo em novembro para garantir que as flores apareçam na época do Natal.

Existem muitas variedades e espécies de cacto de Natal para os cultivadores experimentarem. Experimente o híbrido favorito de longa data Schlumbergera x buckleyi para flores de um vermelho-púrpura rosado. Se você preferir flores mais longas, experimente a espécie semelhante S. russelliana. Todos os tipos precisam de noites longas no outono para florescerem no inverno.

Cacto de Ação de Graças

Flores vibrantes surgem após noites frias e cuidados adequados.

O cacto de Ação de Graças é um parente próximo do cacto de Natal, também conhecido como “cacto caranguejo”. Ele brota flores escarlates com longos tubos, e sua folhagem tem muitas serras ao longo das bordas. Existem muitos cultivares disponíveis com flores em tons de branco, laranja e rosa.

O cacto de Ação de Graças precisa de 13 horas de escuridão diária por um mês para florescer. Ele também prefere temperaturas frias durante esse tempo para imitar seu habitat nativo. Para flores na Ação de Graças, comece a colocar esta espécie em um local escuro em outubro. Se você começar a colocá-lo no escuro em novembro, as flores só aparecerão em dezembro.

Os cactos de Ação de Graças e de Natal precisam de umidade consistente, luz brilhante e alta umidade. Coloque-os em um banheiro, cozinha bem iluminada ou parapeito de janela, e eles prosperarão durante todo o inverno. Se suas folhas estiverem amarelas ou caírem, reduza a rega para permitir que as raízes respirem.

Poinsettia

Brácteas vermelhas brilhantes trazem alegria festiva com cuidados sazonais adequados.

As poinsettias adicionam um charme icônico a qualquer casa durante o Natal. Elas florescem pequenas flores com longas brácteas vermelhas por baixo. Sob as brácteas vermelhas estão caules e folhagens verdes que contrastam lindamente com os cachos de flores. As poinsettias precisam de temperaturas quentes durante todo o ano para prosperar, mas crescem bem como plantas de interior.

Para forçar as poinsettias a florescerem, dê-lhes noites frias por 14 horas diárias com 10 horas de luz solar. Um armário escuro, garagem ou tenda de cultivo funciona bem para manter a luz fora. Comece a forçar as flores no início de outubro e mantenha o processo por 10 semanas. Após 10 semanas, as flores e brácteas vermelhas devem aparecer, e você pode mover sua planta em vaso para uma janela ensolarada e brilhante.

Crisântemo

Temperaturas frias e noites mais longas incentivam flores sazonais vibrantes.

Os crisântemos enfeitam as prateleiras de viveiros e supermercados todo outono e inverno. Eles são perenes clássicos de floração em estação fria, com flores em dezenas de cores, formas e tamanhos. Os crisântemos, ou “mums”, precisam de baixas temperaturas com noites longas para iniciar os botões florais, e você pode forçá-los a florescer cedo ou tarde, dependendo de suas preferências.

Para flores de inverno, comece a colocar os crisântemos no escuro por mais de 12 horas diárias um mês antes de desejar flores. Eles requerem clima frio e moderado para começar a florescer e terão dificuldades em climas quentes. Se estiver quente ao ar livre, mas fresco em ambientes internos, você pode simular a floração trazendo-os para dentro. A mudança de condições quentes ao ar livre para internas, juntamente com noites longas, inicia a brotação dos crisântemos.

Coleus

Folhas vibrantes e multicoloridas iluminam qualquer jardim ou pátio.

Os jardineiros plantam cóleos por sua folhagem, não por suas flores, mas esta planta perene produz flores. As flores se formam em espigas nas pontas dos caules. Elas são roxas e brancas e se formam na planta inteira enquanto os dias são curtos e as noites são longas. Onde são resistentes nas zonas 10 a 11, florescem no inverno sob clima ameno. Experimente semear sementes ‘Rainbow Blend’ para ver quatro tipos diferentes de folhagem!

Para forçar o cóleos a florescer, dê-lhes temperaturas frias, mas não congelantes, e noites mais longas que 12 horas. Após três a quatro semanas, eles devem mostrar sinais de floração. Pequenos botões florais escamosos emergem com pequenas folhas ao redor deles. Ao ar livre, use uma cobertura à prova de luz no outono para forçar o cóleos a florescer mais cedo do que o normal.

Violeta Africana

Essas plantas encantadoras prosperam em luz indireta e brilhante em ambientes internos.

As violetas africanas povoam escritórios, cozinhas e parapeitos de janelas em toda a América do Norte. Elas são uma planta de interior popular porque apreciam o clima moderado que é comum em nossas casas. Elas gostam de solo úmido e fértil, luz indireta brilhante e água consistente para prosperar.

Force as violetas africanas a florescerem concedendo-lhes de 8 a 12 horas de luz e 8 horas de escuridão. Faça isso diariamente por quatro semanas ou mais, e elas empurrarão flores para fora de sua coroa. As violetas africanas precisam desse tratamento durante toda a floração, e são um pouco exigentes.

Uma maneira fácil de garantir que recebam luz suficiente é instalando uma luz de cultivo em um temporizador. Alternativamente, deixe-as afastadas de uma janela brilhante no outono e inverno. Esta é uma maneira infalível de ter violetas no meio de dezembro!

Heléboro

Essas perenes prosperam em condições sombreadas com luz brilhante.

Os heléboros, ou rosas de Natal, são perenes de floração no inverno para jardins frios. Existem dezenas de variedades, apesar de sua introdução relativamente recente nos jardins norte-americanos. Escolha variedades com flores pendentes em preto, amarelo, branco, vermelho ou roxo, ou com várias cores.

Elas florescem naturalmente no inverno ao ar livre, embora sejam marginalmente resistentes ao frio abaixo da zona 5. Em áreas mais frias, traga seus heléboros para dentro e controle seus fotoperíodos para garantir que você tenha flores sazonais quando desejar.

Os heléboros florescem quando os dias começam a se alongar após o solstício de inverno. Eles precisam de um período frio que corresponda às condições do outono, seguido por um período com dias se alongando. Comece colocando seu heléboro onde ele tenha 12 horas frias ou mais de escuridão por quatro semanas ou mais. Quando desejar flores, leve-os para onde recebam 13 horas ou mais de luz com temperaturas frescas. Garanta que sua luz seja brilhante e indireta, pois os heléboros precisam de condições sombreadas para prosperar.

Prímula

Perenes de crescimento baixo explodem em cores vibrantes durante o inverno.

As prímulas são perenes herbáceas de crescimento baixo, perfeitas para jardins temperados. Elas entram em dormência quando os verões quentes chegam e surgem do solo sob condições amenas e úmidas. Encontre variedades floridas em tons de rosa, lavanda, azul, amarelo e branco. Cultive prímulas ao ar livre nas zonas 4 a 8, e elas florescerão no outono ou na primavera.

As prímulas entram em dormência novamente quando os invernos congelantes chegam, e a geada pode danificar sua folhagem. Traga-as para dentro no outono para começar a forçar flores. Elas se saem bem em vasos com solo fértil e bem drenado. Dê-lhes dias curtos entre oito a dez horas de duração, com noites de 16 a 14 horas de duração. As prímulas preferem áreas amenas e frescas enquanto florescem para evitar a queda de flores ou folhas.

Prímula do Cabo

Folhas longas e felpudas suportam flores elegantes durante todo o ano.

As prímulas do cabo brotam folhas semelhantes às prímulas. Elas são longas, felpudas e verdes. No centro das rosetas foliares brotam flores que se assemelham a orquídeas sapatinho, daí o outro nome desta planta “sapatinho de dama”. Essas perenes preferem condições semelhantes às prímulas, prosperando com clima fresco, solo úmido e sombra ou luz indireta brilhante.

As prímulas do cabo florescem ao longo do ano com dias de 12 horas ou mais. Force-as a florescer no inverno colocando-as sob luz filtrada ou indireta brilhante por metade do dia e escuridão na outra metade.

Se você jardina com dias curtos e escuros durante o inverno, use luzes de cultivo para ajudá-las a florescer. Ligue-as por 12 horas ou mais por dia, e elas produzirão flores em duas semanas ou mais. Dar à planta uma diferença significativa de temperatura de 21°C (70°F) durante o dia e cerca de 13°C (55°F) à noite ajudará imensamente.