Por que você não deve plantar a Borboleta Bush?
Com seus longos cachos de flores roxas deslumbrantes, a borboleta bush, ou Buddleia, é um dos arbustos ornamentais mais populares. Esses elegantes arbustos arqueados têm abundantes flores semelhantes a lilases que florescem durante todo o verão, atraindo milhares de abelhas e borboletas. Mas, apesar de sua estética, há muitas razões pelas quais você não deve plantar este arbusto.
Infelizmente, a bela borboleta bush é uma fera escondida na maioria das áreas dos Estados Unidos. Este arbusto invasivo pode realmente impactar negativamente o seu jardim e o ecossistema circundante.
7 Impactos Negativos da Buddleia
As plantas de Buddleia são incrivelmente atraentes, mas uma personalidade feia estraga um rosto bonito. Infelizmente, os impactos negativos deste arbusto ofuscam sua beleza. Aqui estão 7 razões pelas quais você não deve plantar a borboleta bush e o que plantar em seu lugar.
É uma planta invasiva
Opte por variedades não invasivas.
A borboleta bush (Buddleja davidii) é considerada invasiva na maior parte dos Estados Unidos. A planta pode escapar do cultivo e deslocar espécies nativas, causando perturbações ecológicas. Esses arbustos floridos se espalham rapidamente, sufocando plantas nativas e alterando os recursos alimentares e de habitat para a vida selvagem local, incluindo borboletas, abelhas e pássaros. Ironicamente, o arbusto invasivo pode prejudicar os ciclos de vida das borboletas porque cresce demais sobre as flores nativas de que as borboletas dependem para se reproduzir.
Uma única flor pode produzir mais de 40.000 sementes leves que se espalham pelo vento, água e animais para colonizar rapidamente áreas próximas. Esta erva daninha também possui um extenso sistema radicular que pode causar rachaduras e danos estruturais em alvenaria e paredes. Além disso, as flores são altamente atrativas para os mosquitos, o que pode ser um grande incômodo e um problema de saúde no jardim.
Disrupção dos ecossistemas locais
Este arbusto prejudica as borboletas ao crescer sobre plantas nativas hospedeiras.
A natureza invasiva da borboleta bush torna-a disruptiva para os ecossistemas locais. É altamente provável que este arbusto “escape” do seu quintal, espalhando-se para parques vizinhos, valas ou áreas selvagens. O arbusto altamente vigoroso pode rapidamente sufocar plantas nativas, criando uma monocultura da erva daninha. À medida que se expande, reduz a biodiversidade de uma área e mata espécies de plantas nativas de que a fauna local depende para sobreviver. Os arbustos altos podem sombrear plantas mais baixas e absorver nutrientes do solo.
Essa perturbação ecológica apresenta problemas particulares para a vida selvagem nativa, como abelhas, insetos e pássaros. A planta produz quantidades copiosas de néctar, o que pode parecer um benefício positivo para os polinizadores, mas também pode perturbar seus padrões de migração e reprodução. O néctar só os beneficia em uma fase durante seu ciclo de vida.
Como explicaremos abaixo, as flores da borboleta bush se tornam especialmente prejudiciais e viciantes para as borboletas. Elas podem sugar o néctar, mas o arbusto cresce agressivamente sobre as plantas hospedeiras nativas de que as espécies de borboletas precisam para colocar seus ovos. As lagartas são especificamente adaptadas a certas plantas hospedeiras que elas devoram antes de entrarem em seus casulos e emergirem como borboletas adultas para repetir o ciclo. Essas larvas não podem comer as folhas da planta e os arbustos não fornecem as condições certas para a postura de ovos. Em áreas onde a borboleta bush prolifera, as plantas hospedeiras das lagartas muitas vezes são sufocadas de seu habitat nativo, não deixando lugar para as borboletas colocarem seus ovos.
Propagação Agressiva
Áreas sombreadas sem sol pleno representam desafios para esses arbustos.
Uma única inflorescência pode produzir mais de 40.000 sementes. Muitas plantas produzem dezenas a centenas desses cachos de flores ao longo da estação de verão. Essas sementes são leves e têm pequenas asas que as ajudam a se dispersar facilmente por longas distâncias. Quando a chuva ou o vento passa por uma cabeça de semente seca de Buddleia, as cápsulas se abrem e espalham as sementes por vastas áreas. Essas plantas de crescimento rápido só precisam de uma temporada de crescimento para produzir sementes maduras, o que significa que as populações podem rapidamente sair de controle.
Um problema secundário é a resistência ao inverno deste arbusto. Ele permanece perene em zonas 7 e mais quentes. Nas zonas 5 e 6, as plantas geralmente morrem ao chão, mas voltam com força na primavera. Isso pode parecer um benefício maravilhoso para o seu jardim ornamental, mas pode ser muito prejudicial para os ecossistemas naturais onde as borboletas estão tomando conta da bela diversidade de ervas e arbustos nativos que evoluíram ali por milhares de anos.
Felizmente, eles geralmente não se espalham vegetativamente por raízes ou estolões. Ainda assim, eles podem se espalhar por uma área em um período muito curto de tempo. As plantas são particularmente hábeis em invadir locais ensolarados e secos com solos bem drenados e perturbados. Elas toleram argila, mas não conseguem dominar em condições mal drenadas. Os arbustos também têm dificuldade em áreas sombreadas sem sol pleno.
As raízes podem desestabilizar alvenaria e paredes
O encanto de flores bonitas não justifica o risco de danos estruturais.
Você pode ter ouvido dizer que é uma má ideia plantar árvores de crescimento rápido como bordos e acácias perto de sua casa, porque elas podem danificar a fundação. A borboleta bush apresenta problemas semelhantes, mas é mais conhecida por sua capacidade de danificar paredes. As raízes de Buddleia são muito agressivas e crescem facilmente através de rachaduras em alvenaria e tijolos.
À medida que as raízes se espalham, elas desestabilizam as estruturas, potencialmente tornando-as desagradáveis, perigosas e suscetíveis a desmoronar. Os sistemas radiculares de Buddleia enfraquecem os materiais de construção de qualquer estrutura próxima em que crescem. Enquanto os jardineiros podem plantar inocentemente o arbusto por suas belas flores, eles podem enfrentar uma conta de reparo não tão bonita anos depois. Os reparos caros e o potencial dano estrutural permanente simplesmente não valem o risco.
Os mosquitos são atraídos pelas flores
A água açucarada próxima ajuda na postura de ovos e sustenta as larvas emergentes.
As abelhas e borboletas não são as únicas que amam esse arbusto! Os mosquitos irritantes são realmente magnetizados pelas flores, tornando este arbusto extremamente indesejável para paisagens de quintal onde você deseja passar o tempo em churrascos de verão ou chás noturnos. Os mosquitos não gostam apenas de sangue; eles também estão famintos por um doce para alimentar suas fases iniciais e tardias de vida.
Pesquisas mostram que os mosquitos são mais propensos a colocar seus ovos em fontes de água perto de borboleta bush em flor. Depois que um mosquito se alimenta do sangue de animais e humanos, as fêmeas são fecundadas e vão em busca de néctar floral para se alimentar a si mesmas e à próxima geração. Se houver uma poça, lago, riacho ou fonte perto da borboleta bush, eles colocarão seus ovos ansiosamente nas proximidades para que a próxima geração possa se alimentar do açúcar imediatamente após emergir.
A Buddleia é proibida em muitos estados
Conservacionistas e autoridades recomendam remover e descartar com segurança essas plantas.
Além de todas as razões ambientais e lógicas pelas quais você não deve plantar a borboleta bush, pode também ser ilegal em sua área. Washington e Oregon listam a planta como uma erva daninha e proíbem sua venda dentro dos limites do estado. O Departamento de Agricultura do Oregon lista algumas cultivares aprovadas que produzem sementes quase estéreis. Legalmente, essas cultivares só podem ter dois por cento ou menos de suas sementes viáveis.
Embora você não enfrente consequências legais extremas ao plantar esta espécie invasiva, é melhor evitar agravar o problema no Noroeste do Pacífico. Conservacionistas e autoridades promovem a remoção de borboleta bushes e o descarte ou queima de todo o material vegetal para evitar a propagação.
Ironicamente, pode prejudicar as borboletas
A Buddleia não suporta nenhuma etapa dos ciclos de vida das borboletas.
Se você ama borboletas e deseja cultivar um jardim místico de borboletas, este arbusto pode não ser o melhor para você. A borboleta bush pode, ironicamente, prejudicar as próprias borboletas que lhe dão o nome. Pode parecer que as flores coloridas carregadas de néctar beneficiam as borboletas, mas na verdade causam mais danos do que benefícios. As borboletas adultas se aglomeram nas flores de Buddleia, mas quando chega a hora de colocar ovos e produzir a próxima geração, o arbusto se torna problemático.
Buddleia é nativa da China, o que significa que todos os seus polinizadores nativos também residem lá. As borboletas norte-americanas se adaptaram por milhares de anos para se reproduzir em simbiose com plantas nativas específicas da América do Norte, chamadas plantas hospedeiras. Quando nossas borboletas se empanturram com o néctar de uma planta estrangeira, elas se distraem das plantas hospedeiras de que precisam se alimentar para produzir a próxima geração.
Você provavelmente está familiarizado com a metamorfose crucial para os ciclos de vida das borboletas. A borboleta bush só suporta borboletas durante uma fase do ciclo de vida – a fase adulta. As lagartas larvais não podem comer a folhagem de Buddleja, e o arbusto não pode suportar ovos de borboleta. Seja você amante de monarcas ou adore as borboletas nativas, nenhuma borboleta nativa da América do Norte pode usar a borboleta bush como planta hospedeira.
Pensamentos Finais
No final, você pode plantar o que quiser em seu jardim, mas suas decisões podem ter um impacto duradouro na ecologia local. Se você ama borboletas e se preocupa em preservar espécies de plantas nativas, evite a borboleta bush. Este arbusto invasivo rapidamente supera as espécies locais, se espalhando agressivamente por terras selvagens e áreas perturbadas.
Suas raízes fortes podem causar problemas estruturais graves com paredes e fundações. Além disso, as flores ricas em néctar podem realmente prejudicar as espécies de borboletas, fornecendo recursos florais excessivos para os adultos sem oferecer os importantes locais de nidificação e eclosão para as lagartas da próxima geração.
Se você adora a aparência da borboleta bush, procure a lista de cultivares aprovadas pelo Departamento de Agricultura do Oregon que produzem sementes estéreis e não invasivas.