Se você aprendeu a jardinagem com seus avós, pela internet ou através de alguns livros, provavelmente já ouviu algumas regras que deve sempre seguir. Não há como negar que algumas delas nos ajudam a cultivar jardins bonitos e produtivos, mas às vezes é bom quebrar as regras do jardim.
Algumas regras de jardinagem têm um pouco de flexibilidade. Por exemplo, muitos jardineiros dizem que você não deve plantar culturas sensíveis ao frio até depois da data média da última geada. Isso é frequentemente verdade, mas se você tiver uma primavera incomumente quente ou acesso a uma estrutura protegida, pode ser que consiga plantar seus tomates algumas semanas mais cedo.
Outras regras estão ultrapassadas e prontas para serem desafiadas. Confira esta lista de mandamentos frequentemente ouvidos e as razões pelas quais você pode querer quebrar essas regras de jardinagem.
Mantenha Plantas Comestíveis e Ornamentais Separadas
Mixar flores e alimentos ajuda a manter os insetos à espreita.
Você pode ter ouvido que precisa manter flores cortadas, arbustos ornamentais e plantas comestíveis em seções separadas do seu quintal ou jardim. Na verdade, nós até as mantemos em seções separadas em nosso site. E embora seja útil classificar as plantas para simplificar o plantio, o cuidado e a prevenção de doenças, você deve quebrar essa regra de jardinagem.
A jardinagem comestível tem sido uma tendência na última década, com jardineiros plantando ervilhas e arbustos de frutas floridas em seus quintais e alfaces frisadas em suas jardineiras. Essas plantas comestíveis adicionam diversidade e beleza às paisagens, além de nos fornecer alimentos bem na porta de casa.
Se você quiser experimentar a jardinagem comestível, tente misturar algumas plantas de couve em seus canteiros de flores da primavera, ou adicione uma árvore frutífera ao seu quintal para fornecer sombra e delícias doces. Você também pode treinar plantas trepadeiras, como ervilhas, pepinos e melões, para subirem em arcos e cercas, criando estruturas vivas deslumbrantes.
Misturar ornamentais em paisagens tradicionalmente comestíveis também tem suas vantagens. Pequenas flores como mil-folhas e alyssum doce fornecem pólen e néctar para predadores naturais como moscas-das-frutas, vespas parasitas e crisopídeos verdes. Quando esses insetos benéficos têm alimento, é mais provável que permaneçam em seu jardim e depositem seus ovos perto de pragas como pulgões e trips. As larvas resultantes atacam as pragas, proporcionando controle ecológico e permitindo que você dispense opções químicas.
Ornamentais também ajudam na rotação de culturas. Muitas culturas comestíveis pertencem a algumas famílias de plantas, então adicionar flores pode ajudar a quebrar o plantio repetido de brássicas, cucurbitáceas e solanáceas.
Coloque Plantas Altas no Fundo
Caules altos criam sombras para plantas baixas prosperarem.
O design tradicional de jardins muitas vezes sugere plantar fileiras de plantas, com espécies altas atrás e as baixas na frente. O resultado final é uma paisagem com camadas que descem lentamente. Embora não haja nada de errado com essa abordagem organizada, eu adoro quebrar essa regra de jardinagem.
Misturar plantas altas e baixas cria um jardim interessante que faz seus olhos pular entre diferentes alturas, texturas e cores. Quando você combina plantas como equinácea, rudbéquia, coreópsis, estrela em chamas e gramínea azul em uma pradaria, você acaba com um jardim que é tão bonito quanto ecologicamente benéfico. A variedade de plantas fornece alimento para insetos e pássaros, e as diferentes plantas criam cantos e recantos que são habitats essenciais para a vida selvagem.
Misturar vegetação de diferentes alturas também permite que você experimente plantas com diferentes necessidades de luz. Colocar plantas mais baixas, que adoram sombra, abaixo de espécies mais altas que amam sol permite que você aproveite o melhor dos dois mundos. Note que as plantas altas podem levar algum tempo para brotar e fornecer sombra.
Arar Seu Jardim a Cada Primavera
A aragem mínima mantém os nutrientes onde as raízes podem realmente usá-los.
Em algumas áreas, o primeiro período seco e quente da primavera é um sinal para pegar o arado ou chamar um amigo para trazer seu equipamento. As práticas de não-aragem ganharam popularidade nos últimos anos, e alguns agricultores e jardineiros agora equiparam a aragem com destruição. A aragem às vezes tem seu lugar, mas você deve considerar se revolver o solo beneficiará ou prejudicará seu jardim antes de ligar sua máquina.
Frequentemente, recorremos à aragem para facilitar o plantio. Afinal, ninguém quer cavar em solo áspero, e as raízes das plantas não querem lutar para atravessar o solo. Utilizar coberturas, cultivar plantas saudáveis e plantar culturas de cobertura pode ajudar a melhorar a estrutura do solo, permitindo que plantemos facilmente sem a necessidade de aragem.
A aragem também ajuda a incorporar adubos verdes e fertilizantes, então as pessoas muitas vezes a veem como uma parte essencial da incorporação de culturas de cobertura que foram mortas na primavera. Incorporar os resíduos das culturas de cobertura no solo acelera a liberação de nutrientes, mas também pode levar à saída dos nutrientes do solo antes que as plantas os utilizem. Terminar as culturas de cobertura como parte de um sistema de aragem mínima pode ajudar a limitar a perda de nutrientes.
Evitar a aragem na primavera também facilita o acesso ao jardim. Você nunca deve arar solo molhado, então primaveras chuvosas tornam desafiador entrar no seu jardim. Pular a aragem da primavera significa que você pode plantar mesmo durante o clima úmido.
Um Gramado Verde Equivale a Uma Paisagem Saudável
Trocar grama por ervas significa sabores frescos a poucos passos.
Quando você pensa na icônica casa suburbana de classe média, um gramado verde fica logo atrás de uma cerca branca. Mas acabaram os dias em que uma monocultura organizada de grama verde era sinônimo de uma paisagem saudável e proprietários cuidadosos.
Os gramados de grama tradicionais são monoculturas que oferecem poucos benefícios ao ecossistema ao redor. A grama previne a erosão e ajuda a absorver a chuva, mas oferece pouco abrigo e alimento para a vida selvagem. Substituir um pouco do seu gramado por um jardim pode beneficiar insetos, pássaros e répteis, além de ajudar seu bolso.
Eu acabei de substituir uma seção do meu quintal no Tennessee por uma variedade de gramas nativas, arbustos e perenes floridos. Já notei um aumento na diversidade e no número de insetos, e mais pássaros estão visitando. À medida que as plantas crescem, tenho certeza de que continuarão a oferecer um ponto de parada bem-vindo para os animais que atravessam meu bairro urbano.
Transformar uma seção do seu jardim em um jardim de ervas ou horta aumenta a diversidade e também fornece alimentos para você. Você pode sair de casa para colher algumas folhas de manjericão e coentro e talvez até compartilhar alguns tomates extras com os vizinhos.
Nunca Regue no Meio do Dia
A rega em pulso absorve melhor e economiza mais água.
Você pode ter ouvido que é melhor regar pela manhã ou à noite em vez de no meio do dia. E embora regar quando o sol está baixo resulte em menores níveis de perda de água, regar à tarde às vezes é útil.
As pessoas costumam ver plantas como alface e couve como culturas de clima frio. E embora sejam certamente mais fáceis de cultivar durante períodos frios, alguns jardineiros gostam de tentar cultivá-las no verão. Resfriar as culturas é essencial para limitar o estresse das plantas, e nebulizar durante a tarde é uma das melhores maneiras de resfriá-las. Você ainda precisará regar profundamente em outros momentos para manter o solo úmido, mas essas breves sessões de resfriamento evitarão que as plantas floresçam.
A rega em pulso é outro método que incentiva você a quebrar essa regra de jardinagem. Esse método envolve aplicar curtas, frequentes explosões de irrigação em vez de um único evento de irrigação prolongado. A irrigação em pulso ajuda o solo a absorver água enquanto limita o escoamento e a evaporação. É especialmente benéfico para culturas com sistemas radiculares rasos.