Dicas para Regar Rosas Durante o Verão
Rosas, a rainha das flores, não são tão dramáticas de cuidar quanto suas belas flores sugerem. Elas são plantas adaptáveis e relativamente fáceis de lidar com as seleções de plantas adequadas e práticas culturais corretas.
O verão testa essa ideia à medida que as pragas se tornam ativas, o calor e a umidade aumentam, e os extremos sazonais estressam tanto as plantas quanto os jardineiros. Os requisitos de água aumentam incrementalmente durante o verão para apoiar o crescimento ativo e o florescimento exuberante. No entanto, muito água inibe o desenvolvimento saudável da planta. O objetivo é alcançar solos uniformemente úmidos ao redor das raízes para o melhor crescimento das rosas.
Com plantas estabelecidas, não precisamos nos preocupar muito. Uma rosa madura e próspera se sustenta com a média de chuvas e até suporta a seca. Ela aprecia solos uniformemente úmidos e irrigação suplementar durante períodos secos prolongados. Arbustos recém-plantados precisam de água regular para desenvolver raízes robustas para um crescimento saudável.
Dê a Quantidade Certa de Água
A rega profunda estimula raízes fortes e saudáveis para rosas prósperas.
As rosas crescem mais ativamente da primavera ao início do outono. Elas precisam de menos água em condições amenas do que no verão, quando as temperaturas aumentam. Em média, as rosas precisam de uma a duas polegadas de água por semana, o que equivale a dois a três galões de água por planta. Durante o calor do verão e períodos secos, aumente a quantidade de água para até cinco galões (duas a três polegadas de água semanal) e aumente a frequência de rega conforme seus recursos hídricos permitirem.
Regue profundamente e regularmente em vez de superficial e frequentemente. As rosas se beneficiam de uma boa e constante irrigação para alcançar todas as raízes e umedecer o solo circundante. A rega profunda promove o desenvolvimento das raízes para plantas vigorosas e longevas que resistem a condições variáveis. Raízes robustas também absorvem mais água e nutrientes para a planta.
Regas frequentes e superficiais fazem com que as raízes cresçam lateralmente, se espalhando logo abaixo da superfície do solo em vez de alcançar profundamente o solo. Raízes superficiais afetam a estabilidade da planta, resistência e fontes de nutrientes.
Regue na base da planta para prevenir doenças e pragas.
Embora haja muitas recomendações para regar rosas, a forma como regamos muitas vezes depende dos recursos de nosso jardim existentes. Para prevenir doenças e pragas, o método recomendado é regar na base da planta ao nível do solo.
Explorar Técnicas de Rega
Regue as rosas lentamente e profundamente na base para obter os melhores resultados.
Regar na base da planta, lentamente e profundamente, permite que a água sature as raízes e o solo durante os dias quentes de verão. Um regador, um acessório de bolhas em uma mangueira, irrigação por gotejamento ou mangueira porosa permitem a entrega consistente de água em baixos volumes.
A rega por cima e o respingo rotineiro de folhas e flores podem espalhar fungos e bactérias entre as folhas e de planta para planta. Sabemos que esses arbustos se beneficiam da chuva, então a água por cima não é prejudicial; apenas contribui para um ambiente úmido para pragas e doenças que prosperam em condições úmidas.
Se a rega por cima de aspersores e cabeças de pulverização for sua opção de irrigação confiável, é melhor regar de manhã. As folhas secam na luz do sol e nas brisas do dia. Evite regar em dias nublados e evite regar à noite para a melhor defesa contra problemas de plantas.
Para afastar e deslocar insetos em sua temporada ativa, pulverize as plantas com um jato de água uma vez por semana ou conforme necessário durante o verão. Assim como com a irrigação por cima, pulverize de manhã para que as folhas sequem durante o dia.
Verificar a Umidade do Solo
Verifique regularmente a umidade do solo para manter a rega ideal para as rosas.
A umidade média do solo é a melhor para esses arbustos floridos, e um simples teste de toque nos ajuda a saber se estamos regando demais ou de menos. Cave até a profundidade de um dedo (cerca de uma polegada) no solo para determinar se está seco, úmido ou no ponto certo. Quando o solo estiver seco até a profundidade de uma polegada, é hora de regar.
Verificar regularmente a umidade do solo e observar os arbustos é a melhor maneira de determinar o ponto ideal de rega. Rosas sub-regadas murcham, e as folhas ficam amarelas e crocantes. Elas também murcham durante períodos de calor extremo, mesmo em solos úmidos, e o teste de toque no solo ajuda a estreitar a causa. As folhas também ficam amarelas em casos de rega excessiva, mas em vez de serem crocantes, elas serão macias e esponjosas.
Encontrar o Melhor Momento para Regar
A irrigação matinal protege as plantas de doenças e otimiza a hidratação.
Com qualquer método de rega de rosas, regar de manhã cedo é o ideal para prevenir doenças como oídio e mancha negra. A água matinal dá às folhas, flores e caules a chance de secar ao sol.
A rega matinal também fornece recursos para o arbusto durante o calor do dia. Elas se beneficiarão da rega profunda antes que a água evapore do solo e antes da transpiração (perda natural de água através dos poros das folhas).
Conhecer Seu Solo
Conhecer o tipo de solo é importante para a gestão eficiente da irrigação de rosas.
Entender os tipos de solo locais é útil para uma irrigação eficiente. Como os solos locais absorvem e retêm água desempenha um papel significativo na quantidade de água que esses arbustos precisam. Embora solos ricos em matéria orgânica sejam preferíveis, as rosas crescem em uma variedade de condições de solo menos ideais. Solos bem drenados são ideais para a saúde das rosas.
Tipos de Solo
Corrija solos arenosos ou argilosos com composto para um crescimento ideal.
Os solos argilosos absorvem água lentamente e retêm água por mais tempo. Eles requerem muita água para penetrar profundamente, mas tendem a ficar excessivamente úmidos.
Os solos arenosos, por outro lado, absorvem água rapidamente e drenam rapidamente. Eles secam rapidamente e se beneficiam de regas profundas e mais frequentes.
Os solos argilo-arenosos são os melhores para rosas e muitas outras plantas. Eles são ricos em matéria orgânica e permitem aeração, retenção de umidade e boa drenagem.
Em solos arenosos ou argilosos, incorpore de três a seis polegadas de composto derivado de material vegetal completamente decomposto. O composto ajuda na aeração do solo, retenção de umidade, drenagem e nutrição.
Considerar as Condições de Verão
Ajuste a rega com base no clima para manter a umidade do solo consistente para as rosas.
Para muitos jardineiros, o verão é uma época de temperatura extrema e condições variáveis, incluindo chuvas. Com chuvas abundantes, seus arbustos de rosas não precisam de regas suplementares. Reduza ou pare as sessões de rega durante semanas chuvosas.
Adicione uma ou duas sessões de rega profunda semanal durante períodos secos, condições ventosas e calor intenso. Regar profundamente essas plantas duas a três vezes por semana no verão contribui para a umidade do solo.
Pensamentos Finais
A rega regular no verão dá a esses belos arbustos a melhor base para um crescimento e florescimento saudáveis. Isso inclui a chuva, com pouca água suplementar necessária para plantas estabelecidas, exceto durante períodos secos.
Os arbustos estabelecidos são adequados ao microclima do jardim e ao solo local. Eles resistem melhor às condições sazonais variáveis do que as rosas recém-plantadas, que se beneficiam de sessões de rega mais frequentes. Busque solos uniformemente úmidos e regue profundamente para promover um sistema radicular robusto. A rosa certa no lugar certo é um cultivador adaptável, pronto para florescer abundantemente.