5 Dicas Para Manter as Anuais com Aspecto Fresco Durante Todo o Verão

Você está visualizando atualmente 5 Dicas Para Manter as Anuais com Aspecto Fresco Durante Todo o Verão

Primavera: uma explosão de cores para os jardineiros

A primavera é uma época agitada para os jardineiros em todo lugar. Plantas anuais coloridas e felizes estão por toda parte nos viveiros de plantas. Se você é como eu, pode até ficar um pouco animado demais com todas as cores da primavera, especialmente depois de um inverno sombrio!

Mas, ao chegar ao meio ou final do verão, essas belas plantas anuais começam a parecer cansadas. Plantas marrons e desgrenhadas não representam muito bem as alegrias do verão. O objetivo de uma planta é sobreviver, não necessariamente seguir nossos padrões de beleza. Conforme as plantas anuais competem por recursos e sofrem com o calor ou a seca, podem crescer desgrenhadas e ter folhas amareladas ou secas. Mesmo para o jardineiro mais atento, uma onda de calor, férias ou um vaso superlotado podem rapidamente levar as plantas anuais a um estado de luta ou fuga.

A boa notícia é que o meio ou final do verão é um ótimo momento para fazer uma revisão em suas plantas anuais. Com um pouco de carinho, você pode reabilitar suas plantas anuais para sua antiga glória da primavera.

Remova e Realoque Plantas Superlotadas

Ao evitar o superlotamento de plantas, você garante que elas cresçam fortes e saudáveis.

Na primavera, sinto que o impulso de preencher todos os espaços possíveis com plantas pode estar no DNA do jardineiro! Placas do Pinterest e tutoriais do YouTube estão repletos de vasos lindos lotados de uma variedade de plantas anuais. Os recipientes pré-plantados nos viveiros também tendem a estar cheios de folhagens e flores anuais de todas as cores.

Essas composições são perfeitas para presentear ou criar um apelo temporário, mas o problema surge assim que elas crescem. Conforme competem por água, nutrientes e espaço no solo, crescem desagradáveis e desgrenhadas à medida que a competição com as plantas vizinhas se intensifica a cada dia. Essas composições tendem a secar excepcionalmente rápido até meados do verão!

Minha primeira dica é evitar que isso aconteça desde o início, fornecendo espaço suficiente para que elas cresçam. Mas se você se encontrar nessa situação, não tenha medo de fazer algumas rearrumações. Remova e composte qualquer material vegetal morto e desenterre e transplante as plantas superlotadas para um novo local com mais espaço.

No início da primavera, gosto de usar bandejas de mudas para começar novas sementes anuais. Dessa forma, sempre terei plantas de reserva para substituir aquelas que não sobreviverem ou preencher espaços em branco. Minha favorita é a calêndula – elas são resistentes, cheiram maravilhosamente e sempre terão um lugar no meu jardim de vegetais.

Retire as Flores Murchas

Realce a produção de flores e mantenha os jardins arrumados com uma poda cuidadosa.

Retirar as flores murchas é uma técnica de poda que consiste em remover flores e cápsulas de sementes de uma planta (não se trata de ir a um show do Dead & Company – desculpe decepcionar). Ao remover flores desbotadas ou murchas, a planta pode direcionar mais energia para produzir novas flores ou folhagens. A retirada de flores murchas não é apenas para flores anuais. A maioria das ervas, como manjericão, também deve ser podada antes de florescer para preservar seu sabor.

Para plantas anuais, a retirada de flores murchas geralmente é bastante simples. Quando suas flores ficarem marrons e sem brilho, corte-as de volta para o nó de folha mais próximo abaixo da flor. A retirada de flores murchas tem muitos benefícios – mais flores e um jardim mais arrumado. No entanto, é importante ter cuidado se aplicar essa lógica a plantas perenes. Algumas plantas perenes precisam produzir sementes para florescer na próxima temporada.

Plantas anuais como begônias, petúnias, impatiens e vinca são autolimpantes, o que significa que a retirada de flores murchas não é necessária. Para essas plantas, um passo acima da retirada de flores murchas é uma técnica chamada beliscamento. Para beliscar uma planta, você usará tesouras ou seus dedos para remover o crescimento jovem da ponta da planta, incentivando um hábito mais arbustivo e cheio.

Pode, Dê Forma e Cubra com Mulch

A poda é ótima para pequenos trabalhos, mas algumas plantas anuais rebeldes precisam de uma mão mais pesada. No meio do verão, as plantas anuais tendem a ficar sem brilho, desgrenhadas e excessivamente crescidas, com manchas sem folhas em suas copas. Não é uma boa aparência!

É uma boa ideia dar uma boa podada em suas plantas anuais no meio do verão. Assim como com outras plantas, podar até um terço da planta, visando cortar no nó. Como você estará podando a maioria das flores, programe sua poda com cuidado se tiver algum evento importante nas próximas semanas. Você incentivará suas plantas anuais a produzir novos crescimentos mais arbustivos e flores ao podá-las.

Ao limpar as plantas anuais, este é também um ótimo momento para remulchar, se necessário. Além de uma aparência mais arrumada, a cobertura morta ajuda a reter a umidade durante os dias quentes de verão. Às vezes, após períodos de chuva e rega, a cobertura morta migra e deixa espaços vazios. Parte da minha rotina de limpeza do jardim inclui afofar a cobertura morta em seu lugar original e preencher quaisquer espaços em branco.

Adube

Adube as plantas anuais estrategicamente para promover um crescimento saudável e flores abundantes.

Dependendo do fertilizante, as plantas anuais devem ser adubadas mensalmente, bimestralmente ou semanalmente. Você pode perceber se suas plantas estão subfertilizadas pelo crescimento atrofiado, folhas amareladas ou flores mínimas. Adube para estimular novo crescimento algumas horas após regá-las e podá-las completamente, e lembre-se de nunca adubar uma planta sedenta!

Para plantas que florescem, use um fertilizante mais rico em fósforo para mais flores, como um 3-9-4. Existem muitas opções para escolher, incluindo fertilizantes orgânicos, de liberação lenta e solúveis em água. Regue novamente após adubar para ajudar a absorção do fertilizante no solo.

Avalie seus Desafios

Considere a irrigação por gotejamento para regar plantas sem complicações em épocas movimentadas.

Você enfrenta os mesmos desafios repetidamente? Talvez esteja muito cansado após o trabalho para pensar em regar ou tenha muitas viagens nos fins de semana! Você pode frequentemente encontrar folhas e caules murchos, o que pode levar a problemas a longo prazo se acontecer com muita frequência. O meio do verão é um ótimo momento para avaliar como seu estilo de vida e clima impactam suas plantas.

O problema mais comum com o qual luto é a rega, por isso sou um grande fã da irrigação por gotejamento. Seja usando fita de gotejamento, emissores ou uma mangueira porosa, instalar irrigação por gotejamento é uma ótima maneira de manter as plantas saudáveis durante os meses movimentados do verão. Alguns até têm um temporizador para ligar e desligar automaticamente em intervalos definidos! Para uma opção de baixa tecnologia, experimente enterrar uma olla perto de plantas sedentas! Esta ferramenta de argila inteligente libera lentamente água no solo circundante, permitindo que as plantas absorvam exatamente a umidade de que precisam.

Seus desafios incluem drenagem ruim, autossuficiência em relação à seca, pragas ou doenças, agora é a hora de ser honesto consigo mesmo! Depois de identificar seus desafios, encontrar as plantas certas para o seu espaço se torna muito mais fácil. Agora pode ser um bom momento para considerar o plantio de espécies de baixa manutenção ou resistentes a pragas. Além disso, muitos centros de jardinagem têm promoções de fim de temporada no final do verão, perfeitas para pegar plantas perenes!

Pensamentos Finais

Em meio à diversão do verão, lembre-se de dar um pouco de carinho às suas plantas anuais! O meio do verão é um ótimo momento para experimentar novas plantas que possam atender melhor às suas necessidades. Algumas horas de cuidado farão uma grande diferença para ajudar as plantas anuais a parecerem o melhor possível até os dias mais quentes do verão.