31 Plantas Populares Que Você Pode Enraizar na Água

Você está visualizando atualmente 31 Plantas Populares Que Você Pode Enraizar na Água

Enraizando Plantas na Água

Enraizar plantas na água é um processo divertido, engenhoso e simples para adicionar ao nosso jardim. É gratificante ver as novas plantas se desenvolverem diante dos nossos olhos. Certas plantas tropicais, anuais, ervas e perenes se propagam através do enraizamento de estacas herbáceas e de madeira macia na água. Aqui, revisaremos algumas favoritas para experimentar o enraizamento na água.

Embora enraizar em uma mistura de solo seja a principal maneira de propagar estacas, enraizar na água é uma maneira que economiza espaço e sem bagunça de criar uma bela exibição para desfrutar enquanto as plantas enraízam. Algumas plantas vivem indefinidamente na água e enraízam tão rapidamente ou mais do que em substratos de envasamento.

Enraizando Estacas na Água

Enraize estacas na água com luz brilhante e indireta para obter sucesso.

Para enraizar plantas na água, use um pequeno frasco de vidro, vaso ou outro recipiente de vidro transparente para segurar várias hastes. O vidro permite muita luz para a fotossíntese e desenvolvimento das raízes e nos permite monitorar a clareza da água e, claro, as raízes em desenvolvimento!

Retire estacas de hastes frescas, firmes e não lenhosas de uma planta herbácea adequada. Corte as hastes verdes logo abaixo de um nó de folha (onde as folhas se encontram com a haste principal) em pedaços de quatro a seis polegadas. Remova a folhagem inferior, mantendo duas a três folhas superiores intactas.

Coloque a nova estaca em um frasco com água rasa, de modo que os nós das folhas fiquem submersos, mas as hastes superiores e as folhas fiquem acima da água. Em seguida, coloque-a em um local interno com luz brilhante e indireta.

Troque a água a cada poucos dias e complete com água fresca conforme a reserva evapora. Leva de três a cinco dias para plantas de enraizamento rápido começarem a mostrar raízes e três ou mais semanas para outras plantas desenvolverem uma boa estrutura de raízes.

As novas plantas estão prontas para o transplante quando suas raízes crescem além de uma a duas polegadas. Coloque as estacas enraizadas em solo de envasamento umedecido em um pequeno vaso e coloque o vaso em um local com as mesmas condições de luz brilhante e indireta para o enraizamento. Gradualmente, aclimate as novas plantas à medida que crescem.

Coleus

Fácil de propagar, adiciona cor vibrante aos canteiros de jardim.

Coleus está entre as anuais mais fáceis e gratificantes de propagar na água. Suas hastes macias e folhosas rapidamente enviam novas raízes, tornando possível criar novas plantas e usá-las no jardim na mesma estação.

Coleus traz um toque de tecnicolor à exibição anual, iluminando áreas escuras e adicionando drama ao canteiro de jardim e aos vasos com folhas coloridas. Tons brilhantes de joias em vermelho, verde e roxo salpicam folhas em tons sólidos em matizes misturados com alto contraste. As formas das folhas também adicionam interesse à exibição de plantio em suas formas largas, onduladas ou estreitas em vários tamanhos.

Apare hastes folhosas se as plantas ficarem muito altas ou esparsas (os recortes são perfeitos para fazer mais plantas!). No final do verão, espigas de flores roxas claras acentuam a planta. Belisque as flores para promover uma folhagem exuberante e uma planta cheia. Coleus prospera em temperaturas quentes da primavera até a geada e passa o inverno dentro de casa.

Esta planta precisa de água regular para prosperar, e as variedades adequadas para pleno sol precisam de mais do que aquelas que crescem na sombra. Coleus se propaga em cerca de duas a três semanas na água ou no solo através de estacas e enraizamento.

Begônia

Begônias coloridas prosperam em climas quentes, perfeitas para jardins sombreados.

As begônias são outra planta favorita para propagar na água. Suas hastes cheias de água enviam raízes dos nós das folhas em poucas semanas.

As begônias são anuais duráveis que florescem em condições quentes e florescem continuamente até a geada. Suas características notáveis de formas únicas de folhas, cores e flores pendentes tornam as begônias uma especialidade de jardim sombreado. Dependendo da variedade, as begônias se destacam em locais difíceis como sombra seca com calor e umidade.

Use um pequeno frasco com água para abrigar estacas de begônia. Corte um pedaço de haste de quatro a seis polegadas e remova as folhas abaixo da linha d’água. Quando as raízes atingirem meia polegada ou mais, transplante as estacas em vasos para o jardim onde haja umidade consistente. Ainda não está pronto para mover as novas plantas para fora? As begônias crescem o ano todo como plantas de interior e passam o inverno lindamente dentro de casa.

Vinha de Batata Doce

Vinhas coloridas e rastejantes adicionam acentos tropicais exuberantes às exibições de jardim.

A vinha ornamental de batata doce convida folhas verde-limão, roxo escuro ou variegadas ao longo de hastes ramificadas para suavizar e rastejar nas exibições de plantio. As grandes folhas em forma de coração ou lobadas adicionam interesse tropical, e a vinha forma uma cobertura de solo montanhosa com corredores que caem ao longo de bordas anuais e vasos.

As vinhas de batata doce crescem vigorosamente e as hastes enraízam facilmente. Aproveite o corte benéfico enraizando as pontas cortadas na água, removendo as folhas inferiores e submergindo os nós das folhas. É uma situação vantajosa: podar a Ipomea adiciona à plenitude da planta e incentiva o novo crescimento.

O visual tropical e a cor ousada das vinhas de batata doce trazem contraste entre as anuais em flor. Elas são altamente versáteis e de fácil cuidado. Embora tolerantes a períodos de seca, as vinhas ornamentais de batata doce murcham em períodos prolongados de calor intenso. Elas se rejuvenescem com água regular.

Gerânios

Flores vibrantes e folhas texturizadas são um destaque das espécies de gerânio.

Os gerânios são uma beleza clássica no jardim. Suas folhas verdadeiramente verdes e onduladas e flores ricamente coloridas trazem textura e vivacidade à exibição anual. As classificações de gerânio incluem gerânios comuns de jardim, gerânios de folha de hera e gerânios perfumados. Todos são Pelargonium com hastes delicadas que enraízam na água.

Os gerânios comuns de jardim apresentam folhas distintas, às vezes com folhas ornamentais e em seleções tricolores de verde, prata e marrom. Suas flores são os vermelhos cereja, salmão, branco e rosa que associamos ao anual. Os gerânios de folha de hera rastejam no jardim ou em vasos, enquanto os gerânios perfumados têm fragrâncias notáveis de folhas em limão, rosa, menta ou noz, entre outras.

Comece novos gerânios enraizando estacas na água para passar o inverno dentro de casa antes de movê-los para o jardim na primavera seguinte. Ou, aproveite para cultivá-los como plantas de interior. É melhor tirar estacas de gerânio no final da primavera ou início do verão, antes que as plantas floresçam completamente, mas é possível tirá-las a qualquer momento, mesmo quando estiverem florescendo ou mais tarde na estação. O crescimento novo, saudável e macio é o melhor.

No jardim, os gerânios florescem melhor com pelo menos quatro horas de luz solar. Em climas quentes, mantenha as plantas fora do sol direto da tarde. Elas prosperam com água regular em solos bem drenados, permitindo que o solo seque ligeiramente entre as regas. Belisque as flores gastas para incentivar mais flores e uma planta cheia e folhosa.

Manjericão

Manjericão fresco prospera dentro de casa, pronto para uso culinário o ano todo.

Muitas de nossas ervas favoritas enraízam facilmente na água para colheitas frescas escalonadas, e o manjericão cresce mais rápido a partir de uma estaca na água do que a partir de sementes. O melhor é que o manjericão cresce indefinidamente na água, tornando-o perfeito para a colheita diretamente de um peitoril de janela ensolarado na cozinha.

Corte hastes verdes de manjericão que não estejam florescendo (não as hastes lenhosas estabelecidas) em pedaços de quatro a seis polegadas e remova as folhas inferiores. Coloque-as em água fresca e observe as raízes se desenvolverem dentro de uma semana. Mantenha as estacas crescendo no frasco ou transplante-as para vasos quando as raízes tiverem de uma a duas polegadas de comprimento.

O manjericão é uma das ervas mais fáceis de cultivar. É uma planta de estação quente que prospera em climas quentes. Vários tipos e cultivares de manjericão conferem diferentes sabores culinários. Manjericões italianos como ‘Genovese’ apresentam folhas grandes e doces. O manjericão com aroma de limão adiciona notas cítricas, enquanto manjericões tailandeses como ‘Siam Queen’ carregam um pouco de sabor de alcaçuz ou anis na folha.

Plante manjericão em pleno sol com solos organicamente ricos e bem drenados e colha as folhas regularmente. As plantas produzem espigas de flores com flores brancas. Remova essas flores para obter o melhor sabor, pois as flores consomem energia das folhas. O manjericão é sensível e morre com a geada leve.

Petúnia

Deliciosas petúnias trazem cor vibrante e beleza em cascata para qualquer jardim.

As petúnias são uma das anuais floridas mais populares, com ondas chamativas de flores e folhagem verde fresca da primavera até a geada. De rosa chiclete a preto aveludado, com flores simples, duplas ou onduladas, as petúnias rapidamente preenchem um vaso ou se espalham por uma cesta suspensa ou parede de jardim com flores coloridas em cascata.

As longas hastes das petúnias enraízam na água. Escolha crescimento fresco que ainda não tenha florescido ou remova todas as flores e todas as folhas, exceto um a dois conjuntos de folhas de pedaços de haste de quatro polegadas. As petúnias se beneficiam de uma poda para evitar que as plantas fiquem desordenadas.

As petúnias prosperam em pleno sol, especialmente em climas frescos e amenos, onde são anuais de baixa manutenção com poucas necessidades de rega e solo, exceto por uma boa drenagem. As petúnias se beneficiam de fertilizantes para explosões de flores contínuas durante toda a estação de crescimento. Experimente uma variedade melhorada como ‘Supertunia Vista Bubblegum’ ou ‘Mini Indigo’ em áreas de cultivo quentes e úmidas. Ou cultive uma das variedades Wave – uma petúnia em cascata com bom desempenho em vários climas.

Impatiens

Flores coloridas iluminam locais sombreados, prosperando com umidade consistente.

Os impatiens trazem suas doces flores em uma profusão de cores para bordas sombreadas e vasos. De rosa bebê a magenta neon e laranja a vermelho, os impatiens florescem continuamente da primavera até as temperaturas frias do outono chegarem. Flores simples ou duplas brilham contra folhas escuras e pequenas.

As hastes cheias de água dos impatiens dependem de umidade consistente para prosperar. As hastes tenras também enraízam na água, desenvolvendo raízes prontas para o transplante em duas a três semanas. Transfira-as para solos organicamente ricos e forneça umidade regular.

Além do clássico performer de jardim I. walleriana, impatiens comumente cultivados como o ligeiramente mais tolerante ao sol New Guinea e o amante do sol SunPatiens enraízam prontamente na água, embora cultivares protegidos por uma patente de planta proíbam a propagação.

O amante da sombra Impatiens walleriana é suscetível ao míldio, especialmente em condições úmidas e abafadas. Procure as séries BeaconⓇ e Imara™ para seleções com resistência melhorada a doenças.

Torenia

Trunfos coloridos de rosa, azul, amarelo e magenta alegram o jardim.

A torenia alegra a borda anual com suas flores de trombeta multicoloridas em rosa brilhante, azul, amarelo, magenta e branco. A torenia também é chamada de flor de palhaço por causa das cores brilhantes e palhaçadas da pintura facial de um showman. E também é conhecida como flor de wishbone, devido ao formato de seus estames. A torenia certamente entretém no jardim, com flores que lembram bocas-de-leão drapejando graciosamente em hastes baixas e folhosas.

A torenia tem uma aparência suave, e as hastes tuberosas delicadas são boas opções para enraizar na água. Corte uma haste fresca acima de um nó de folha, desfolhe a metade inferior e coloque a estaca na água. Raízes brancas logo aparecerão e estarão prontas para o transplante após algumas semanas.

A torenia floresce da primavera até a geada e se desenvolve melhor em sombra parcial em solos úmidos e bem drenados (evite solos encharcados). Algumas variedades não são bem adaptadas ao calor e umidade elevados. Procure as séries ‘Summer Wave’ e ‘Kauai’ para melhor tolerância ao calor, umidade e seca. A torenia se beneficia de solos cobertos para reter a umidade e manter as temperaturas do solo frescas.

Violetas Africanas

Folhas aveludadas e flores em arco-íris prosperam dentro de casa com os cuidados adequados.

As violetas africanas são plantas tropicais doces com folhas grossas e aveludadas e delicadas flores onduladas em tons de arco-íris. Para enraizar violetas africanas na água, comece com uma folha saudável e duas polegadas de haste.

Coloque a haste na água, garantindo que a folha fique acima da linha d’água. Um vaso de pescoço estreito faz o truque para suspender as folhas. Após cerca de quatro semanas, as raízes começam a se formar e levam a uma nova plantinha.

As violetas africanas florescem o ano todo e prosperam dentro de casa ou fora de casa com temperaturas quentes e luz indireta. Um pouco de umidade e um local sem correntes de ar ajudam as violetas a florescerem.

Sálvia Abacaxi

Colorida e perfumada, a sálvia abacaxi atrai beija-flores com suas flores comestíveis.

A sálvia abacaxi é uma sálvia altamente ornamental que cresce na sombra com um toque tropical saboroso. Dependendo do cultivar, suas flores escarlates no final do verão e outono iluminam a exibição com folhas verdes musgosas ou brilhantes. As folhas e flores da sálvia abacaxi são comestíveis e têm um sabor frutado que lembra menta e abacaxi. As flores tubulares vistosas e ricas em néctar atraem beija-flores e outros polinizadores.

A melhor época para cortar hastes para enraizar a sálvia abacaxi na água é na primavera ou no outono, quando as plantas não estão totalmente florescendo, mas você também pode cortar o crescimento novo e macio no verão. Corte as pontas do crescimento fresco e deixe-as enraizar em um pequeno frasco de vidro.

A sálvia abacaxi prospera em solos úmidos e bem drenados e tolera seca moderada. Ela cresce em pleno sol a sombra parcial (especialmente apreciando a sombra em climas quentes do sul).

Alecrim

Enraize alecrim na água dentro de casa para sucesso fragrante no jardim o ano todo.

O alecrim é outra erva que enraíza bem na água e traz fragrância ao jardim interno. Aproveite para enraizar alecrim durante o inverno para transplantar ao ar livre à medida que as temperaturas aquecem.

Escolha hastes flexíveis e não lenhosas da planta para cortar e enraizar. Corte uma seção de seis polegadas e retire as folhas inferiores, colocando-as em uma ou duas polegadas de água. As raízes devem se formar em duas a quatro semanas, embora possa levar mais tempo para várias atingirem meia polegada ou mais para estarem prontas para o transplante.

O alecrim é uma planta mediterrânea que prospera em locais de jardim com pleno sol e solo muito bem drenado. É uma perene tolerante à seca e de fácil cuidado, com apelo multissazonal, com folhagem em forma de agulha, alta fragrância e flores azul-celeste no verão.

Verbena Limão

Delicie-se com a frescura cítrica em um jardim ensolarado com a verbena limão, uma adição vibrante e perfumada. Suas flores em cachos coloridos e seu aroma refrescante atraem borboletas e abelhas, tornando-a uma escolha popular para canteiros e vasos. A verbena limão prospera com sol pleno e solo bem drenado. Corte estacas jovens e vigorosas para enraizar na água, removendo as folhas inferiores e mantendo a umidade constante. Em algumas semanas, as raízes se formam e a planta está pronta para o transplante, garantindo uma explosão contínua de cor e perfume em seu jardim.