Polinizadores são essenciais e vêm em muitas formas!
Polinizadores são necessários, e eles vêm em muitas formas! Eles visitam flores, transferem pólen entre elas e garantem que nossos vegetais e frutas favoritos se desenvolvam. Sem esses pequenos seres, não haveria tomates, abóboras e pepinos suficientes para todos.
Embora as abelhas europeias sejam o rosto da crise dos polinizadores, elas não são os únicos seres que polinizam flores. As abelhas nativas, besouros e borboletas também são criaturas importantes a serem consideradas. Quando as abelhas melíferas falham em polinizar as culturas, esses polinizadores nativos subestimados entram em ação.
Mix de Flores para Jardim de Polinizadores
sementes de Mix de Flores para Jardim de Polinizadores
Mix de Flores para Polinizadores Preciosos
sementes de Mix de Flores para Polinizadores Preciosos
Flor de Asclepias Comum
sementes de Flor de Asclepias Comum
Abelha Bumbum
Oferecer néctar e água convida os trabalhadores mais dedicados do jardim.
Além das abelhas melíferas, as abelhas bumbum são alguns dos polinizadores mais reconhecíveis, mas subestimados. Elas têm corpos grandes e pretos com listras amarelas e um conjunto de asas transparentes que zumbem quando voam. Elas usam a polinização por zumbido para aumentar a produção de frutos em tomates, pimentões e berinjelas, todas culturas que as abelhas melíferas têm dificuldade em polinizar.
As abelhas bumbum se acomodam nas flores, movendo-se freneticamente com um som de zumbido que faz o pólen vibrar dos órgãos florais masculinos para os femininos. Elas são uma parte necessária de um ecossistema de jardim próspero, e muitas são nativas dos Estados Unidos!
Convide essas criaturas plantando mais plantas nativas. Quanto mais néctar e pólen houver para elas acessarem, mais elas aparecerão. Outra maneira de atraí-las é com uma fonte de água. As abelhas, como nós, também têm sede! Adicione um prato com água, um bebedouro para pássaros ou uma fonte com água não tratada para ajudar a saciar a sede delas.
Abelha do Solo
Solo solto convida esses visitantes gentis a se estabelecerem.
As abelhas do solo são menos visíveis do que as abelhas bumbum e melíferas porque vivem debaixo da terra. Elas são solitárias, ao contrário das abelhas melíferas, e vivem sozinhas, em vez de em colônias. Você as notará acumulando pólen em seus buracos para que seus filhotes e elas mesmas possam se alimentar.
As abelhas do solo precisam de habitats para prosperar. Elas virão para o seu jardim se houver espaço para elas viverem. Atraia-as com solo solto, que drene bem e evite arar ou cultivar a área.
Não se preocupe em ser picado, pois as abelhas machos não têm ferrões e é mais provável que deixem o ninho do que as fêmeas. Elas arejam seu gramado, polinizam suas culturas e trazem vida ao seu jardim!
Abelha Carpinteira
Esses construtores silenciosos criam ninhos aconchegantes em madeira firme.
Assim como as abelhas do solo, as abelhas carpinteiras são polinizadores solitários e subestimados que não recebem o reconhecimento que merecem. Elas escavam dentro da madeira, criando cavidades de 15 a 25 centímetros de comprimento onde colocam seus ovos e vivem durante o ano todo. Elas se parecem com abelhas bumbum, com listras amarelas e pretas ao longo de seus corpos, e também usam a polinização por zumbido em culturas como tomates e berinjelas.
As abelhas carpinteiras precisam de tábuas e estruturas de madeira para formar seus ninhos. Atraia-as com um bangalô para abelhas ou faça um você mesmo com tábuas de madeira antigas. Esses insetos perfuram a madeira sólida que mantém sua forma e não está podre. Elas também apreciam uma fonte de água doce, como um prato ou bebedouro para pássaros.
Borboleta
Jardins com asclepias e goldenrod vibram com asas suaves.
As borboletas são adições deslumbrantes ao jardim! Elas não apenas polinizam flores enquanto buscam néctar, mas também são uma importante fonte de alimento para outros pássaros, cobras e predadores semelhantes. Suas larvas são uma parte importante da dieta de muitas aves.
As borboletas, assim como os beija-flores, são polinizadores que frequentam flores tubulares com bastante néctar dentro. Elas gostam de flores planas e em forma de almofada que oferecem um lugar para descansar enquanto se alimentam e bebem.
Atraia mais borboletas plantando asclepias, mil-folhas e goldenrod. Flores silvestres ricas em néctar são ideais para atraí-las para o seu espaço.
Mariposa
Polinizadores de asas suaves mantêm o jardim noturno vivo e vibrante.
As mariposas, assim como as borboletas, são uma fonte de alimento para outras criaturas quando são adultas e larvas. Elas também são insetos polinizadores importantes. Ao contrário dos outros, a maioria das espécies de mariposas frequenta o jardim à noite! É raro vê-las ativas durante o dia, mas se você caminhar pelo jardim após o crepúsculo, verá elas flutuando de flor em flor.
Atraia esses polinizadores subestimados com flores que elas gostam. Elas apreciam plantas que florescem à noite, como flores da lua, e plantas ricas em néctar. Considere cultivar yucca, gardênia ou glórias da manhã para atrair esses insetos para o seu jardim.
Algumas plantas, como muitas espécies de yucca nos EUA, dependem totalmente das mariposas para polinização. As mariposas adultas se alimentam e fertilizam as flores, fazendo com que as sementes se formem. As mariposas precisam das flores para se alimentar, e as plantas precisam das mariposas por suas habilidades de polinização.
Besouro
Besouros e árvores antigas têm uma longa amizade polinizadora.
Os besouros são um dos primeiros polinizadores do mundo! Eles evoluíram antes das abelhas e borboletas, formando parcerias com árvores antigas, arbustos e flores silvestres. Embora sejam subestimados por seus esforços e aparência, esses polinizadores podem fazer uma grande diferença na paisagem do lar.
Os besouros têm maneiras únicas de polinizar flores. Um exemplo interessante é o spicebush, Calycanthus occidentalis. As flores contêm uma parte carnuda nutritiva que os besouros quebram e comem. Ao quebrá-la, eles espalham pólen dos anteras para os estigmas e fertilizam as flores.
As magnólias também atraem besouros; elas têm uma parceria antiga que remonta a milhões de anos! Atraia mais besouros plantando magnólias, spicebushes e plantas antigas semelhantes.
Beija-flor
Alimentadores altos cheios de néctar convidam visitantes vibrantes.
Beija-flores também são polinizadores! Eles usam seus bicos longos e finos para sugar néctar das flores. Enquanto sugam, ajudam o pólen a ir dos anteras masculinas para os estigmas femininos.
Os beija-flores apreciam flores vermelhas, tubulares. Plante sálvia ananás, penstemons e agastaches para atraí-los. Observe seu jardim, pois você notará que eles frequentam as flores que gostam da primavera até o outono.
Se não houver muitas flores para os beija-flores no seu espaço, considere adicionar um alimentador para atraí-los. Encha os alimentadores com uma solução de néctar açucarado e coloque-os em um local alto onde os pássaros possam vê-los. Aqui está uma receita simples para fazer néctar para beija-flores:
- ¼ de xícara de açúcar de cana
- 1 xícara de água fervente
Misture os dois ingredientes até que o açúcar se dissolva, depois deixe a solução esfriar. Encha os alimentadores com a solução e armazene qualquer líquido extra na geladeira por até uma semana.
Morcego
Grandes flores tropicais se abrem amplamente para visitantes noturnos famintos.
Os morcegos trabalham à noite, assim como as mariposas. Eles usam a ecolocalização para encontrar presas e localizar flores em flor. Uma vez localizadas, eles descem para beber néctar nutritivo e pólen.
Frequentemente mal interpretados, os morcegos são polinizadores subestimados em regiões tropicais e desérticas, onde as temperaturas são quentes durante todo o ano. Eles são essenciais para culturas de frutas como mangas, bananas e goiabas. As grandes flores de cheiro doce atraem essas criaturas noturnas.
Outras plantas que atraem morcegos incluem bananas, palmeiras areca e agaves. Cultive essas plantas que amam calor em jardins tropicais ou desérticos para fornecer alimento para os morcegos locais.
Vespa
Patrulhas no jardim acontecem diariamente, e nenhum convite é necessário.
Não deixe que as vespas te assustem! Esses insetos que picam são incrivelmente valiosos no seu jardim. Algumas são polinizadores subestimados, e muitas outras são predadores benéficos que controlam pragas. Elas têm parcerias intrincadas com dezenas de outras criaturas do jardim.
Seja você tem vespas de barro, vespas de papel ou hornets de cara careca, é melhor deixá-las em paz do que interferir em seus ninhos. As vespas são territoriais e agressivas, e perturbá-las pode fazê-las entrar em frenesi.
Para realocar as vespas com segurança, entre em contato com agências de controle de pragas profissionais que não usam pesticidas prejudiciais. Você não precisa matar essas criaturas benéficas; em vez disso, realoque-as longe de passagens e portas e deixe-as continuar matando pragas e polinizando flores no seu jardim.
Formiga
Esses polinizadores subestimados usam suas pernas minúsculas para subir em brotos em direção a delícias florais escondidas.
As formigas não são apenas forrageiras incômodas que invadem seus armários—elas são polinizadores! Esses pequenos insetos são inteligentes, fortes e resilientes. Elas se arrastam para dentro das flores subindo pelos caules e entrando nas flores.
Embora as formigas visitem flores, elas tendem a não polinizar as flores que entram. Isso se deve a uma secreção antibiótica que produzem. Ela as protege de fungos e bactérias, mas tende a matar os grãos de pólen antes que eles entrem em contato com outras flores.
Apesar de suas tendências de matar pólen, as formigas atuam como polinizadores para Small’s stonecrop, alpine nailwort e Cascade knotweed. Além de cultivar essas plantas, você pode proteger as formigas evitando tratar sua casa contra elas. Evite usar pesticidas ou produtos químicos prejudiciais que afetem as formigas e seus parentes insetos.
Vôo Parado
Deixe as verduras florescerem—as pequenas asas agradecerão.
As vespas, ou moscas syrphid, são polinizadores na mesma ordem que as moscas, Diptera. Elas recebem esse nome devido às suas tendências de pairar. Você notará que elas pairam no lugar antes de dartar de uma flor para outra.
As vespas são semelhantes às vespas. Elas atuam como polinizadores para algumas flores e também se alimentam de pragas como pulgões, thrips e lagartas.
Atraia vespas plantando mais flores ricas em pólen. Deixe sua couve e alface florescerem em vez de arrancá-las, ou plante mais plantas nativas ao redor das bordas do seu jardim.
Vespa Serrada
Esse polinizador subestimado não é realmente uma mosca.
As vespas serradas estão mais intimamente relacionadas às abelhas e vespas do que às moscas. Elas têm “mosca” no nome porque se assemelham a moscas com suas asas transparentes e corpos pretos. Suas larvas podem prejudicar coníferas ornamentais e plantas decíduas ao comer suas folhas, embora as vespas adultas atuem como polinizadores em jardins domésticos.
Se você notar larvas de vespa serrada em uma conífera ou duas, considere deixá-las comer a parte! As larvas se transformarão em vespas adultas que aumentarão as taxas de polinização no próximo ano.
Desde que a infestação não cubra toda a planta, sua conífera ou árvore deve se recuperar no ano seguinte. Esmagar ou derrubar as larvas com um fluxo forte de água se houver muitas delas.
Mosca
Algumas flores cheiram mal apenas para receber certas moscas.
Sim, moscas incômodas são polinizadores! Esses insetos que estragam seu prato de churrasco de verão são os mesmos que polinizam um número seleto de plantas. Como muitas moscas colocam seus ovos em carne podre ou resíduos, algumas flores exalam um odor semelhante ao de decomposição!
Esse aroma único atrai hordas de moscas. Uma vez que as moscas chegam às flores, elas polinizam as flores, colocam ovos nelas, ou ambos!
Atraia moscas cultivando plantas com odores ruins. Plante cacto estrela-do-mar, repolho fedorento ou pipevine. Outras moscas gostam de plantas com cheiros doces, como goldenrods, asters e margaridas. Plantar uma mistura de espécies ajudará a atrair uma ampla variedade de moscas.
Gnat
Esses pequenos voadores permanecem por perto, cumprindo seu dever no jardim.
Os gnats são irritantes, é verdade. Eles também são polinizadores e merecem proteção! Afaste-os se estiverem voando em seu rosto, mas deixe-os em paz se estiverem frequentando seu jardim.
Esses pequenos insetos são parentes próximos das moscas e dos mosquitos, e frequentam plantas semelhantes. Suas larvas são larvas que se alimentam de matéria orgânica morta, enquanto os adultos são pequenas moscas que visitam flores. Cultive plantas que atraem gnats, como Jack-in-the-pulpit, para aumentar suas populações no seu quintal.
mosquito
Eles entram furtivamente para pausas açucaradas entre suas mordidas incômodas.
Os mosquitos são mais irritantes do que os gnats! Eles sugam sangue de seus hospedeiros com suas bocas longas e visitam flores quando precisam de um pouco de açúcar extra.
Esses polinizadores são fáceis de atrair. Basta sair e estender o braço! Os mosquitos vão se aglomerar ao seu braço em busca de sangue.
Brincadeira, não faça isso! Você provavelmente não precisará atrair esses insetos, pois são incrivelmente comuns em todo o Brasil. A maioria de nós quer mantê-los afastados com plantas repelentes de mosquitos, mas alguns que ficam por perto podem ajudar seu jardim.