Como Maximizar a Sua Estação de Crescimento: 15 Dicas para Jardineiros em Climas Frios
Se você mora no norte do Meio-Oeste, no Alasca e no norte do Maine, você vive em uma área com uma estação de crescimento curta. Por mais lindo que o clima de inverno possa ser, você tem menos tempo para cultivar suas plantas favoritas. Além disso, é mais difícil cultivar os favoritos do jardim que requerem mais calor e períodos mais longos sem geada.
Regiões com estações de crescimento curtas podem ter menos de 120 dias sem geada. Isso torna difícil iniciar muitas colheitas e flores populares. O que é pior é o clima imprevisível que pode destruir seu jardim sem aviso prévio.
Embora você não possa mudar os padrões climáticos da natureza, você pode seguir alguns truques para aproveitar ao máximo a sua estação de crescimento. Vamos mergulhar nas 15 dicas de primavera para jardineiros com estações de crescimento curtas.
Escolha as Sementes Certas
Se você tem uma estação de crescimento curta, começar a hackear o seu jardim começa com a escolha das espécies certas para o seu clima. Muitas plantas comestíveis e ornamentais evoluíram em climas frios. Essas plantas estão acostumadas a invernos rigorosos e à falta de luz solar no início da estação de crescimento.
Ao escolher plantas adequadas ao clima, você terá menos com o que se preocupar com o clima imprevisível. Você economizará tempo e energia enquanto colhe os benefícios durante a colheita. Além disso, muitas dessas espécies ajudam a cultivar um ecossistema saudável em seu jardim de clima frio.
Para comestíveis, experimente cultivar variedades resistentes ao frio, como nabo, rúcula e espinafre. Algumas espécies, como o espinafre, brotarão novamente na primavera seguinte. Você pode semear muitas dessas sementes no solo pouco antes da sua última data de geada.
Escolha Plantas que Amadurecem Rapidamente
Quando você tem uma janela curta para cultivar suas plantas, provavelmente não quer esperar muito tempo para que elas amadureçam. A menos que você esteja cultivando um jardim interno, concentre-se em plantas que amadurecem rapidamente.
Se você tem menos de 120 dias sem geada, procure espécies que amadurecem em menos de 100 dias. Plantas como rúcula, rabanetes, espinafre e nabos crescem extremamente rápido. Alguns rabanetes estão prontos em um mês, enquanto a rúcula leva apenas algumas semanas!
Com isso em mente, dedique cada canteiro de jardim ao cultivo de várias variedades de plantas de maturação rápida. Você também pode cultivar algumas plantas de maturação mais lenta, como tomates, apenas por precaução. O objetivo é obter o máximo de colheitas possível em um curto espaço de tempo.
Plante Culturas para Armazenar no Inverno
Se você mora em uma área com uma estação de crescimento curta, provavelmente lida com invernos rigorosos. Se você deseja saborear suas delícias durante os meses mais frios, cultive muitas culturas de armazenamento.
Essas plantas incluem favoritos em conserva como beterrabas, cenouras e nabos. Outras culturas como alho, cebola e abóbora podem ser curadas e armazenadas por meses. Priorize variedades criadas para armazenamento ou cura.
Você poderá armazenar essas culturas ou conservá-las por fermentação, conserva ou secagem. Na primavera, tente aprender o máximo de truques de armazenamento e conservação que puder.
Comece a Cultivar Frutas de Clima Frio
A primavera é a época perfeita para plantar árvores frutíferas de clima frio. Essas árvores estão adaptadas às estações de crescimento curtas e ao clima frio das regiões mais ao norte nos EUA.
Na primavera, à medida que o clima começa a esquentar, plante suas árvores frutíferas de raiz nua favoritas em solo bem drenado. Espere até que o solo esteja completamente descongelado antes de plantar. Uma vez que as temperaturas se aqueçam durante o verão, suas árvores criarão raízes e terão um novo crescimento.
Há várias variedades incríveis para escolher. Mesmo nas regiões mais frias das zonas 2 e 3, você pode cultivar várias variedades que produzem toneladas de frutas deliciosas e nutritivas. Abaixo estão várias variedades para priorizar em seu jardim de estação de crescimento curta.
Comece a Cultivar Suas Sementes Indoors
Só porque sua área tem uma estação de crescimento curta, não significa que você não pode plantar suas culturas favoritas de clima quente. Nesta primavera, comece suas sementes favoritas dentro de casa muito antes do início da estação. Isso lhe dará bastante tempo para cultivar mudas saudáveis e aclimatá-las ao ar livre.
Compre sementes saudáveis para culturas como pimentão, tomate, verduras de folhas ou suas flores favoritas. Culturas de clima frio como brócolis, couve-flor e beterrabas também são fáceis de começar dentro de casa.
Para começar, descubra sua data média da última geada com base em sua área. Verifique o site do Almanaque do Velho Fazendeiro e insira seu código postal. Em seguida, verifique o pacote de sementes para ver quantos dias antes da última data de geada começar as sementes dentro de casa. Conte os dias para trás e comece suas mudas internas perto desta data.
Crie um Espaço Interno Aconchegante para Suas Mudas
Se você estiver começando mudas dentro de casa em um clima frio, precisará manter um ambiente quente e ensolarado dentro de casa. Se suas mudas estiverem expostas ao clima frio ou a longos períodos de pouca luz, elas morrerão rapidamente.
Se você tem uma estação de crescimento curta em regiões de alta altitude, pode se safar com truques de cultivo na janela. Certifique-se de que seja voltado para o sul, com bastante luz solar direta. Mantenha suas mudas longe da janela para evitar exposição ao frio.
Localizações de latitude norte, como Alasca, norte do Maine e norte de Minnesota, têm falta de luz solar durante o início da primavera. Nestes locais, você precisará de luzes de crescimento internas para suas mudas.
Além da luz, mantenha as temperaturas internas quentes e estáveis. Evite manter suas bandejas de mudas perto de correntes de ar frio ou portas abertas. Evite aquecedores ou áreas com umidade instável.
Dê Resistência às Suas Mudas
Depois que suas mudas amadurecerem e a temperatura do ar externo estiver consistentemente acima de zero, é hora de transplantá-las para o exterior. Antes de correr para plantá-las no solo, endureça-as primeiro.
O endurecimento é um processo no qual você expõe lentamente suas plantas jovens ao ar livre. Isso ajuda a aclimatá-las ao estresse de estar ao ar livre, ou seja, mudanças de temperatura, luz solar direta e novo solo. Se você plantar suas mudas diretamente no solo, elas podem experimentar um choque extremo em seu novo ambiente.
Quando suas mudas estiverem prontas para serem plantadas ao ar livre, leve-as para fora e mantenha-as na sombra por algumas horas. Traga-as de volta para dentro à noite e repita o processo, dando-lhes lentamente mais tempo ao ar livre e ao sol direto. Depois de passarem alguns dias em seus recipientes sob o sol pleno, elas deverão estar prontas para o plantio.
Pratique o Plantio Sucessivo
O plantio sucessivo é um truque útil para cultivar alimentos em qualquer clima, especialmente em climas frios com estações curtas. Ele permite que você estenda suas colheitas e desfrute de várias variedades da mesma planta.
Para fazer isso, você irá intencionalmente escalonar sua programação de plantio na primavera. Comece um cultivo dentro de casa antes da sua data média da última geada. Espere algumas semanas e comece outro lote da mesma variedade ou de diferentes variedades para variar um pouco.
À medida que um lote de mudas vai para o solo, você já começou o próximo lote. Quando o verão chegar, você terá várias colheitas ao longo da estação sem geada.
Experimente o Plantio Companheiro
Quando o clima esquentar o suficiente para jardinar, considere o plantio companheiro, também conhecido como intercalação. Este é o processo de cultivar várias culturas juntas no mesmo espaço. Ao usar esse truque, você utilizará aspectos benéficos de cada espécie para beneficiar seus vizinhos e maximizar os rendimentos durante sua estação de crescimento curta.
Cultivar várias variedades companheiras juntas ajuda a melhorar o solo. Enquanto uma espécie sufoca as ervas daninhas, outra pode fixar nitrogênio no solo com a ajuda de bactérias benéficas. Cultivar essas plantas companheiras em seu jardim ajuda a cultivar um ecossistema saudável, mesmo em climas frios.
Um dos melhores exemplos de plantio companheiro é a técnica das ‘três irmãs’. Isso envolve o cultivo de milho ao lado de feijão e abóbora. A abóbora fornece a cobertura do solo e prospera com o nitrogênio que os feijões fixam no solo com a ajuda de bactérias. Os feijões usam as hastes de milho como treliça natural para receberem luz solar suficiente. Lembre-se de começar o milho dentro de casa antes da última geada para obter o melhor sucesso.
Construa Túneis Altos
Os túneis altos são ótimos truques para estender uma estação de crescimento curta. Uma vez construídos, você pode usá-los para começar as plantas no início da temporada e mantê-las até o inverno.
Em áreas com estações de crescimento curtas e estações de transição imprevisíveis, ter uma camada extra de proteção ajuda as plantas jovens. À medida que o clima esquenta e suas mudas estão prontas para o transplante ao ar livre, considere construir túneis altos sobre seus canteiros.
Esses espaços fechados permitem a entrada de luz solar enquanto bloqueiam o ar frio e o vento. Se você quiser obter ainda mais calor dentro, considere instalar aquecedores. Uma vez que o ar se aquece o suficiente, suas plantas estarão mais saudáveis e mais maduras.
Monte Estruturas Frias
Uma das melhores maneiras de proteger culturas curtas como verduras de folhas é construir estruturas frias. Estruturas frias são incrivelmente fáceis de construir. Elas se encaixarão em qualquer planta pequena ou canteiro de jardim e estabilizarão a temperatura do ar e do solo dentro, mesmo quando estiver ventando lá fora.
Há vários designs de faça você mesmo para começar na primavera. O mais simples envolve o uso de garrafas plásticas de refrigerante. Você pode criar outros designs com folha de polietileno e compensado. Você também pode usar portas e janelas recuperadas para o mesmo efeito.
As estruturas frias estenderão sua estação, mesmo quando a geada estiver iminente. Além da proteção contra temperaturas, essas configurações ajudarão a proteger suas plantas de animais famintos.
Não Esqueça de Coberturas de Fila
Use coberturas de fila para prender o calor e proteger as plantas.
As coberturas de fila são outra ferramenta para estender sua janela de jardinagem. Embora não sejam tão envolventes quanto estruturas frias ou túneis altos, elas ainda podem proteger suas plantas do pior da natureza.
Esses tecidos finos são geralmente feitos de plásticos tecidos. Eles são respiráveis e permitem que a luz solar natural entre. Eles isolam o solo e retêm o calor no solo. A melhor parte é que eles ajudam a manter insetos prejudiciais longe de suas plantas vulneráveis.
Na primavera, adicione coberturas de fila às suas mudas jovens. Prenda as coberturas ao solo e use arcos de plástico para elevá-las do solo. As coberturas darão às suas plantas de baixo crescimento a proteção de que precisam para florescer no clima rigoroso.
Trabalhe na Saúde do Solo
A primavera é a melhor época para trabalhar na saúde do solo, mesmo em áreas com estações de crescimento curtas. O solo é essencial para plantas saudáveis. Passar mais tempo tornando-o saudável terá um grande impacto em seus rendimentos.
Pense em cada canteiro de jardim ou recipiente como um pequeno ecossistema. Para um ecossistema saudável, você quer micróbios, boa drenagem e bastante material orgânico. Você também quer boa textura e circulação de ar.
Na primavera, adicione composto aos seus canteiros. Considere adicionar uma camada de cobertura morta após o plantio. Tente não revolver ou perturbar o solo, a menos que esteja plantando. Micróbios, minhocas e fungos benéficos prosperarão quando deixados em paz. Você também verá mais insetos benéficos e pássaros em canteiros com solo de boa qualidade.
Use uma Combinação de Tamanhos de Canteiro
Os tamanhos dos canteiros desempenham um papel importante na criação de jardins dinâmicos. Cada tamanho de canteiro tem suas vantagens e culturas ideais para combinar com ele.
Canteiros elevados como estes são ótimos para o plantio de primavera. Eles funcionam bem para muitos vegetais, especialmente vegetais de raiz e ervas. Adicione uma estrutura fria em cima para manter seus canteiros elevados aquecidos por mais tempo.
Além dos canteiros elevados, é uma boa