Primavera chegou!
Embora algumas regiões frias dos EUA enfrentem geadas tardias, muitos estados já estão bem na primavera. Os narcisos estão surgindo, os tulipas estão florescendo e os animais emergem do sono de inverno. O solo aquecido e a umidade abundante fazem com que as plantas perenes e arbustos lenhosos abram seus botões florais.
Corte de volta após a floração
O período pós-floração é o melhor momento para cortar muitas espécies floríferas. Plantas como magnólias e camélias começam a formar botões para o próximo ano algumas semanas após a floração. Espere para cortá-las, e você pode cortar as flores do próximo ano! É melhor pegar as tesouras logo após as plantas florescerem.
Outras espécies, como as budleias, florescem em novos crescimentos na primavera e no verão. Pode podá-las no final do inverno e início da primavera para mantê-las em forma, saudáveis e com bom desempenho.
Então, pegue suas tesouras, luvas e óculos de proteção enquanto aprendemos quais plantas cortar em abril. É hora de moldar seu jardim para que ele fique o melhor possível pelo resto da temporada!
Forsythia
Pode podar a Forsythia em março ou abril cortando os caules desbotados e removendo os galhos antigos na base.
As Forsythias explodem em flor com flores amarelas brilhantes em caules nus. Elas têm um leve aroma adstringente que lembra a hamamélis. Após a floração, os arbustos começam a crescer folhas e novos caules a partir de seus galhos lenhosos.
Este período de crescimento foliar ocorre em março ou abril na maioria das regiões, embora possa ser mais tarde ou mais cedo, dependendo de onde você mora. Você saberá que é hora de podar as Forsythias quando suas flores desbotarem e as folhas surgirem. Corte os caules muito crescidos ou cruzados e remova alguns galhos antigos na base deles.
Você pode podar as Forsythias no verão, outono ou inverno para mantê-las formais e compactas para topiaria, mas você removerá as flores do próximo ano. Cortes adequados no momento certo ajudam a preservar as flores exuberantes.
Magnólia
Remova madeira morta ou danificada da Magnólia, mas apenas modele mudas jovens, pois elas precisam de pouca poda.
As magnólias são árvores e arbustos lenhosos de grande porte com flores espetaculares na primavera. Algumas espécies são perenes, embora a maioria seja decídua. Elas formam botões no outono e inverno que explodem no final do inverno e primavera. As variedades e híbridos exibem tons de branco cremoso, amarelo exuberante, rosa brilhante e roxo suave.
As magnólias, como as Forsythias, formam flores para o próximo ano ao longo da estação de crescimento. Elas raramente precisam de cortes extensos, embora mudas jovens se beneficiem de modelagem desde cedo. Remova madeira morta, danificada ou doente e deixe o resto como está.
As magnólias podem formar brotos na base a partir das raízes. Cave-os o mais baixo possível e corte-os abaixo da superfície do solo conforme aparecem.
Snowberry
Corte arbustos formadores de bagas no final do inverno ou início da primavera, afinando caules grandes e removendo brotos.
As snowberries são adoráveis arbustos nativos do oeste dos EUA. São parentes próximos das coralberries do leste, Symphoricarpos orbiculatus. Você pode tratá-las da mesma forma quando se trata de poda.
Esses arbustos ornamentais formadores de bagas florescem em novo crescimento. Você pode cortar com segurança as plantas do final do inverno ao início da primavera (de fevereiro a abril) à medida que emergem da dormência do inverno. Remova os brotos e adelgaçe alguns caules grandes para renovar espécimes antigos. Corte caules muito crescidos em um terço a metade para limitar o crescimento desordenado.
Raramente é necessário podar as snowberries jovens – é melhor deixá-las se adaptarem ao local nos primeiros anos após o transplante.
Camélia
Esperar as flores desbotarem antes de cortar galhos mortos, danificados ou que crescem para dentro dos arbustos.
As camélias são plantas que florescem no início da primavera e podem ser podadas em abril após a floração. Elas podem crescer como pequenas árvores ou arbustos grandes. Você as verá prosperando em jardins sombreados, pois preferem a luz filtrada para se saírem melhor. Como florescem no início da primavera, elas se beneficiam de cortes de poda em abril na maioria das regiões.
Espera as flores desbotarem e, em seguida, faça cortes seletivos em seus arbustos. Remova as três Ds – madeira morta, danificada ou doente. Em seguida, retire quaisquer galhos cruzados ou que crescem para dentro.
Embora esse estilo de poda possa parecer desnecessário, ele ajuda a obter um exemplar de floração prolífica em uma estrutura bem arredondada. Também ajuda a limitar o tamanho da camélia, pois algumas variedades podem atingir 20 pés de altura!
Hellebore
Corte as plantas perenes após a floração cortando os caules gastos e deixando as folhas novas para a fotossíntese.
As helléboras são perenes carnudas com flores elegantemente discretas e pendentes. Elas balançam ao vento, implorando para que você se aproxime e as vire para cima para olhar dentro.
Muitos híbridos e espécies oferecem dezenas de cores de flores; encontre tipos com pétalas pretas, cinzas, vermelhas, roxas, amarelas ou brancas. Algumas são de pétalas únicas, enquanto outras têm várias fileiras de pétalas nas flores!
Embora você possa deixar essas plantas perenes na primavera, alguns cortes em abril podem ajudá-las a crescer bem pelo resto do ano. Espere as flores desbotarem e, em seguida, remova os caules floridos na base. Deixe as folhas recém-emergentes sozinhas, pois a planta precisa das novas folhas para fazer fotossíntese no verão.
Coleus
Belisque os caules do Coleus que não têm ramificação para encorajar dois novos brotos para uma forma mais cheia.
Essa planta perene de folhagem cresce principalmente como anual de verão em todo os EUA, embora seja uma perene sensível ao frio nas zonas USDA 10 e 11. O Coleus brota folhas com padrões intricados em tons de rosa, vermelho, amarelo, verde e bordô. Alguns têm variegatação, enquanto outros têm uma cor sólida.
Eu moro na zona 8 no noroeste do Pacífico, onde o coleus morre no inverno, então eu passo as plantas envasadas para o inverno dentro de casa. Abril é um bom momento para podar tanto os espécimes internos quanto externos, independentemente de você viver em um clima quente ou frio.
Beliscar é uma excelente maneira de manter esses arbustos bem formados. Os cortes no coleus levam muitas semanas para cicatrizar, e beliscar o novo crescimento estimula uma cicatrização rápida das feridas. Basta encontrar caules sem ramificação adequada e beliscá-los. Dois novos brotos surgirão de cada caule beliscado.
Buddleja
Corte essas plantas em abril antes que o novo crescimento apareça, moldando-as para a forma desejada.
Os arbustos de borboleta recebem esse nome porque atraem dezenas de borboletas! Suas longas espigas floridas estão cheias de pequenas flores. Eles contêm néctar no qual as borboletas adultas se alimentam na primavera, verão e outono. No entanto, eles são altamente invasivos em algumas áreas. Opte por alternativas nativas se você mora em regiões onde essa planta tende a invadir.
A espécie comum de arbusto de borboleta Buddleja davidii floresce em novo crescimento e às vezes morre até o chão durante invernos extremamente frios. Outras espécies podem florescer em madeira nova ou velha, dependendo de onde elas se originam.
Corte os arbustos de borboleta que florescem em novo crescimento em abril antes que o novo crescimento apareça. Apare o arbusto na forma desejada.
Os arbustos que florescem em madeira velha se beneficiam de cortes no início do verão, após as flores desbotarem. Isso inclui espécies como o arbusto de borboleta de folha alternada, Buddleja alternifolia.
Rosa
Pode as rosas para saúde e crescimento compacto, mas deixe os tipos trepadeiras se espalharem livremente sobre treliças.
As rosas são uma das flores mais antigas cultivadas no mundo! Registros mostram que as cultivamos há séculos. Embora os novos híbridos exijam algum cuidado para se saírem bem, eles recompensam os jardineiros com flores exuberantes e perfumadas como nenhuma outra espécie.
A poda das rosas ajuda a mantê-las compactas, saudáveis e livres de doenças. Algumas espécies, como a rosa-dama, podem atingir 40 pés de altura! Deixe esses tipos se espalharem por uma parede ou treliça e economize sua energia para as variedades arbustivas com caules eretos.
Em climas frios, espere até depois da última geada para podar. Comece no final do inverno ou início da primavera em outras áreas com invernos amenos. Primeiro, remova as três Ds (morrendo, danificado ou doente). Em seguida, remova galhos cruzados ou que se esfregam e corte as pontas dos ramos saudáveis para promover um novo crescimento denso.
Faça cortes acima de nódulos inchados voltados para fora ou olhos de broto. Novos caules surgem desses pontos, e você quer que os futuros ramos sejam voltados para fora, em vez de cruzarem para dentro.
Viburnum
Corte levemente os arbustos após a floração, mas modele-os intensamente a cada poucos anos, quando necessário.
Os viburnos são lindos exemplares lenhosos com flores que surgem cedo. Alguns são fragrantes, enquanto outros compensam a falta de fragrância com enormes e deslumbrantes cachos de pétalas. Os viburnos florescem em madeira velha; é melhor podá-los imediatamente após a floração.
Modele levemente os arbustos à medida que as flores desbotam. Você pode fazer uma poda intensa antes dos botões se abrirem, embora seja melhor fazer isso uma vez a cada poucos anos, conforme necessário para renovação ou remodelação.
Para sessões de março ou abril, comece afinando os galhos antigos e removendo os cruzados. Corte alguns galhos menores para encorajar um crescimento mais denso ao longo da estação de crescimento.
Abélia
Arbustos muito crescidos podem precisar de uma renovação completa – remova galhos inteiros ou corte-os completamente até o chão.
As abélias brilhantes brotam flores ligeiramente perfumadas e ricas em néctar em arbustos arrumados e organizados. Elas são exemplares de paisagismo ideais em jardins urbanos, suburbanos e rurais. Adicione-as a bordas, alinhe caminhos com elas ou use-as como pontos focais em um jardim de polinizadores. Suas flores atraem abelhas, borboletas e beija-flores!
As abélias brilhantes são híbridos de duas outras espécies de abélias, A. chinensis e A. uniflora. Elas florescem em novo crescimento no início da estação de crescimento. Enquanto estão florescendo, localize caules mortos ou doentes e remova-os.
Se os arbustos forem velhos e muito crescidos, considere renovar os exemplares. Remova galhos inteiros ou corte as plantas até o chão se estiverem muito desordenadas.
Buxo
Pode os buxos ao longo do verão, mas faça podas intensas no final da primavera, de março a maio.
Os buxos são perenes, ao contrário da maioria dos arbustos desta lista! Eles são resistentes e robustos, sobrevivendo bem até a zona 5. Embora você possa podar continuamente os buxos ao longo do verão para manter suas formas, é melhor fazer podas intensas no final da primavera, de março a maio.
Os buxos se adaptam bem à modelagem e são o arbusto de escolha para a maioria dos escultores de topiaria. Você pode usá-los para cercas vivas, árvores ou arbustos. Eles são incrivelmente versáteis.
Em áreas com neve, considere modelar seus buxos com topos redondos ou pontiagudos. Isso evita quebra devido ao acúmulo de neve e gelo no inverno.