Embalagens Especiais para Kimchi na Coreia
Na Coreia, existem recipientes especiais de fermentação para kimchi caseiro, e muitas pessoas têm uma geladeira específica para kimchi para reduzir o aroma de repolho em torno de outros alimentos. Embora um pequeno lote de kimchi provavelmente não deixe um cheiro persistente, esses recipientes não estão facilmente disponíveis aqui.
Kit de Fermentação Kraut Source
Apresentamos o kit de fermentação Kraut Source, a ferramenta perfeita para fazer alimentos fermentados. Ele se encaixa na parte superior de qualquer jarro de vidro de boca larga, estilo mason, permitindo que você faça kimchi perfeito. Temos uma receita básica de baechu-kimchi para você começar, mas primeiro, você precisará do kit de fermentação! Temos ele na Loja Dr. Jardim, junto com um livro de receitas para usar os produtos frescos que você cultivou.
Adquira o Kit de Fermentação Kraut Source
Peça o Livro de Receitas Kraut Source
Itens Necessários para Começar
Com um kit de fermentação Kraut Source, a lacto-fermentação é fácil!
Para esta fermentação de kimchi, você precisará dos seguintes componentes necessários:
- Um kit de fermentação Kraut Source
- Um jarro de vidro de boca larga de 1 litro
- Uma tigela grande capaz de conter todos os seus vegetais do jardim
- Um escorredor
- Um compactador de jarro de madeira, um pilão, uma colher grande ou um rolo de massa com extremidade plana
- Sal marinho, seja fornecido nos EUA ou sal marinho coreano, se preferir
- Gochugaru, uma pimenta vermelha coreana agora amplamente disponível em lojas dos EUA
- Molho de peixe (opcional, mas definitivamente recomendado, a menos que você queira kimchi vegano)
- Açúcar turbinado, açúcar de palma, açúcar de coco ou Sucanat – você quer um açúcar de cor marrom claro com um leve sabor de melaço, mas não tão fortemente saborizado como o açúcar mascavo normal
- Água destilada (um galão geralmente é suficiente, a menos que você tenha uma tigela muito grande)
- Vegetais frescos do jardim! Nesta receita, você vai querer repolho Napa, alho, gengibre, rabanete daikon e cebolinhas.
O kit de fermentação Kraut Source é a maneira mais fácil para alguém novo no processo de fermentação começar. Fazer kimchi com ele é simplicidade pura! A tampa de fermentação de aço inoxidável alivia o acúmulo de pressão em seus potes de kimchi por conta própria, o que significa que você não precisará “arrotar” os potes uma ou duas vezes por dia para aliviar a pressão causada pela fermentação. Uma junta de silicone segura para alimentos sela perfeitamente a tampa ao seu pote de kimchi, e o fosso inovador no topo do pote garante a esterilização adequada, mantendo bactérias arriscadas fora da equação.
Construindo Seu Baechu-Kimchi
Esses fermentadores Kraut Source permitem que você prolongue a vida de sua colheita!
Vamos revisar uma lista de medidas exatas que você precisará para fazer kimchi! Repolho fermentado não acontece sem repolho, afinal.
Para este kimchi, você vai querer reunir os seguintes ingredientes:
- 1 cabeça de repolho Napa fresco do jardim, cerca de 900 gramas
- ¼ xícara de sal marinho ou sal marinho coreano (cerca de 60ml) – certifique-se de usar sal suficiente, pois o conteúdo de sódio é necessário para a segurança alimentar
- Um galão de água destilada
- 1 colher de sopa de alho recém-picado (cerca de 15ml)
- 2 colheres de chá de gengibre fresco, ralado finamente (cerca de 10ml)
- 1 colher de chá de açúcar turbinado, Sucanat, açúcar de palma ou açúcar de coco (cerca de 5ml)
- 2 colheres de chá de molho de peixe (cerca de 10ml), a menos que você esteja fazendo kimchi vegano
- Gochugaru: se você quiser suave, use 1-2 colheres de sopa (15-30ml), mas para aumentar os níveis de picância, você pode aumentar até 5 colheres de sopa (75ml), dependendo da sua preferência pessoal
- 230 gramas de rabanete daikon, descascado e cortado em pequenos quadrados ou palitos curtos e finos
- 4 talos de cebolinha com partes brancas, aparados e cortados em pedaços de 2,5 cm
Comece cortando seu repolho no sentido do comprimento em quatro partes. Corte o núcleo interno duro e coloque-o no seu balde de compostagem; você não precisará dele para este kimchi. Corte cada quarto do repolho transversalmente em tiras de 5 cm de largura.
Coloque seu repolho e seu sal na tigela grande. Com as mãos, trabalhe o sal no repolho, massageando até que o repolho comece a amolecer. Uma vez que comece a amolecer, adicione apenas água suficiente para cobrir o repolho na tigela e use um prato com algo pesado em cima para pesar o repolho sob o líquido. Deixe seu repolho salgado descansar na água por uma hora.
Depois que seu repolho tiver embebido na água salgada, enxágue-o em água fria e escorra bem. Deixe descansar em um escorredor por 15 minutos para permitir que qualquer excesso de água escorra.
Enquanto seus vegetais estão secando no escorredor, combine seu adoçante de escolha com o alho, gengibre e molho de peixe (se desejar usá-lo) em uma tigela, mexendo para combinar completamente em uma pasta. Adicione seu gochugaru a essa mistura; se você quiser suave, 1-2 colheres de sopa são suficientes, mas para um tratamento picante, você pode chegar a 5 colheres de sopa. Novamente, mexa para incorporar totalmente o gochugaru na pasta.
Uma vez que os repolhos estejam secos e sua pasta de especiarias esteja feita, combine o repolho, o rabanete daikon e as cebolinhas. Adicione a pasta de especiarias aos vegetais e misture bem para cobrir tudo com a pasta. Você pode usar as mãos, mas luvas são úteis se você optar por esse caminho. Se você não tiver um par de luvas de látex limpas disponíveis, use pinças ou um conjunto de servir salada para trabalhar completamente a pasta através do futuro kimchi cru.
Agora é hora de embalar seus vegetais no seu pote de kimchi! Coloque parte dos vegetais no pote, depois use seu compactador de jarro, pilão, colher ou rolo de massa com extremidade plana para realmente compactá-los. Repita esse processo até encher o pote até o ombro ou até acabar com os vegetais, adicionando qualquer salmoura temperada que restar na tigela. Idealmente, você quer 2,5 cm de salmoura acima dos vegetais para manter seu kimchi submerso. Pouco líquido pode resultar em kimchi estragado, então, se você estiver com pouca salmoura, dissolva uma colher de chá de sal marinho em uma xícara de água destilada quente e deixe esfriar à temperatura ambiente antes de completar seu pote com salmoura adicional. Um único pedaço grande de repolho pode ser embalado no topo dos vegetais embalados para garantir que nenhum pedaço menor flutue para a superfície da salmoura.
Coloque seu Kraut Source no pote, certificando-se de que o selo de silicone esteja firmemente contra o topo do pote, e parafuse-o no lugar. Adicione água ao fosso do pote para manter a contaminação prejudicial fora e coloque-o em um lugar fresco e escuro. Uma temperatura constante entre 15-20 graus é ideal para fermentar kimchi. Este repolho pode liberar bastante líquido, então verifique seu pote regularmente nas primeiras 48 horas para garantir que não transborde. Se parecer que o fosso está um pouco alto, despeje um pouco do excesso.
Uma vez que sua fermentação tenha terminado, você removerá a tampa Kraut Source e adicionará uma tampa de jarro mason padrão. Recipientes herméticos são importantes para manter seu kimchi seguro na geladeira.
Quanto Tempo Fermentar Kimchi
Uma vez que você sabe quanto tempo fermentar kimchi, você nunca mais precisará comprá-lo. Fonte: mmmyoso
Existem várias recomendações sugerindo diferentes tempos de fermentação para kimchi. Na minha experiência, quando faço kimchi, gosto de um tempo de fermentação de pelo menos 5 dias. Inicialmente, à medida que o ácido lático nos vegetais crucíferos é liberado e começa a funcionar, ele começará a produzir pequenas bolhas que deslizam pelas laterais do pote. Quanto maior o tempo de fermentação, mais lentamente essas bolhas aparecerão. Além disso, tempos de fermentação mais longos resultam em um kimchi mais azedo. Geralmente, não recomendo mais de 10 dias de fermentação fora da geladeira. Muitas pessoas optam por cerca de uma semana, e isso geralmente é suficiente.
Você também pode fermentar na geladeira, mas o processo é muito mais lento, pois a temperatura ambiente é muito mais fria. Usando esse método em vez de fazer kimchi em temperatura ambiente, você pode facilmente triplicar o tempo de fermentação ativa. No entanto, deve-se notar que seu kimchi continuará a fermentar no pote de kimchi mesmo depois de você ter removido a tampa Kraut Source, então abra-o ocasionalmente para garantir que não tenha acumulado pressão na geladeira. Se você está com pressa para comer kimchi (e quem não estaria?), opte pelo processo de fermentação em temperatura ambiente e depois armazene o kimchi na geladeira para desacelerar a fermentação.
Mesmo na geladeira, se fermentado por tempo suficiente, seu kimchi gradualmente se tornará azedo. É melhor fazer um lote menor do que um grande lote se você não gosta do sabor azedo. Acho que o sabor do kimchi azedo é melhor se usado para cozinhar, em vez de como acompanhamento. Esse sabor azedo reduz uma vez cozido. Mas um pequeno lote geralmente pode ser consumido antes de ficar azedo na geladeira, o que significa que você o obtém exatamente quando o sabor está no nível que você prefere!
Algumas pessoas gostam de ter kimchi salgado. Adicionar um pouco mais de sal além da quantidade na receita acima é absolutamente aceitável, e de fato é delicioso. No entanto, tente evitar exagerar ao fazer kimchi; muito sal (mais de 15% na salmoura) pode retardar a formação natural do ácido lático.
Uma coisa que você pode descobrir quando seu kimchi está sendo fermentado: você vai querer uma boa circulação de ar ao redor do pote enquanto está na fase de fermentação em temperatura ambiente. Você sentirá o cheiro do repolho e das especiarias enquanto fermenta, e isso definitivamente vai fazer você querer comer. Apenas pense no fato de que, quando estiver pronto, terá um sabor muito bom – muito melhor do que qualquer kimchi comprado em loja! Você não pode comprar kimchi quando está no auge da frescura como o que você pode obter colhendo seus próprios produtos para fazer você mesmo. O produto final é suculento, saboroso e simplesmente incrível.
Seu próprio kimchi será armazenado na geladeira por alguns meses em seu pote bem selado e hermético. À medida que fica armazenado, continuará a azedar. Mantenha os vegetais submersos no líquido e, se algum mofo começar a se formar, é hora de compostar o conteúdo do pote e começar um novo lote.
Perguntas Frequentes
P: Posso abrir o kimchi enquanto ele está fermentando?
R: Você pode, e provavelmente deve, após uma semana. Use um garfo sanitizado para pegar um pedaço e provar. Se estiver do seu agrado, você pode parar o processo então. Se não, você pode deixar continuar o processo com a tampa Kraut Source no lugar.
P: Posso fermentar demais o kimchi?
R: Sim e não. Quanto mais tempo fermentar, mais azedo ele se tornará. Geralmente, não é aconselhável fermentar por mais de algumas semanas fora da geladeira, pois o ácido lático continuará a trabalhar nele na geladeira, embora mais lentamente.
P: Quanto tempo leva para o kimchi começar a borbulhar?
R: Se mantido entre 15-21 graus, você deve ver bolhas iniciais se formando dentro de alguns dias. Pode borbulhar por até algumas semanas, embora a maioria das bolhas diminua dentro de uma semana.