Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Anêmonas-dos-bosques em Português

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Anêmonas-dos-bosques em Português

Visão Geral da Anêmona-dos-bosques

Mais de uma espécie de planta é conhecida como anêmona-dos-bosques. Elas também são chamadas de thimbleweed, windflower ou smell fox. A Anemonoides quinquefolia, a anêmona-dos-bosques americana, é uma flor silvestre nativa encontrada nas florestas do leste da América do Norte. A Anemone nemorosa, a anêmona-dos-bosques europeia, é muito semelhante em aparência, mas vem da Europa. Ambas são membros fáceis de cultivar da família das ranúnculas (Ranunculaceae).

Embora existam anêmonas-dos-bosques de diferentes regiões, elas são bastante semelhantes e compartilham requisitos de cultivo semelhantes. Se você puder fornecer as condições favoráveis, essas plantas vigorosas são fáceis de cultivar e não requerem muito esforço extra. Elas também são resistentes, à prova de cervos e não sofrem com pragas ou doenças notáveis.

As anêmonas-dos-bosques são perenes de baixo crescimento, que formam touceiras e são uma bela adição ao seu jardim sombreado. Permita que elas se naturalizem para uma exibição primaveril deslumbrante, mas considere cultivá-las com uma variedade de vizinhos que amam sombra para manter seu jardim sombreado verde da primavera ao outono.

Agora, vamos mergulhar no maravilhoso mundo das flores de anêmona-dos-bosques e aprender como cultivá-las e ajudá-las a prosperar.

Visão Geral da Anêmona-dos-bosques

Tipo de Planta: Perenes herbáceas

Espécies: quinquefolia, nemorosa

Área Nativa: América do Norte, Europa

Zona de Resistência USDA: 5 – 8

Exposição ao Sol: Sombra parcial a total

Tipo de Solo: Rico, úmido, bem drenado, ácido

Requisitos de Regagem: Médio

Usos Sugeridos: Jardim de floresta, jardim de casa de campo, cobertura do solo

Cor da Flor: Branco, rosa, roxo

Atrai: Borboletas, abelhas, polinizadores

Problemas: Venenoso, podridão radicular

Espaçamento entre Plantas: 15 – 30 cm

História Natural da Planta

As anêmonas-dos-bosques são flores silvestres de floresta. Elas habitam florestas de madeira dura úmidas, bordas de florestas, matagais e clareiras. Em seu habitat natural, formam grandes colônias como um tapete verde exuberante no início da primavera, pontilhado de flores brancas. Muitas vezes são encontradas intercaladas com outras flores silvestres efêmeras de primavera.

Existem várias espécies de anêmonas-dos-bosques de diferentes regiões. A Anemonoides quinquefolia é nativa do centro e leste da América do Norte. A Anemonoides oregana, também conhecida como anêmona de Oregon, é nativa do Noroeste do Pacífico. A Anemone occidentalis, também conhecida como flor-pascal ocidental, é nativa do oeste da América do Norte. A Anemone nemorosa é nativa de regiões temperadas da Europa e do Oriente Médio.

Características

As anêmonas-dos-bosques são perenes herbáceas. Elas também são flores efêmeras de primavera. As efêmeras de primavera são algumas das primeiras plantas a emergir a cada ano. Elas florescem no início da primavera e depois entram em dormência antes do final do verão.

As anêmonas-dos-bosques começam a desenvolver folhas no final do inverno, geralmente antes que as árvores ao redor estejam totalmente frondosas. Os primeiros dias de aquecimento e o aumento das temperaturas do solo desencadeiam o crescimento dessas plantas. As folhas são profundamente divididas em três a cinco folíolos com bordas grosseiramente dentadas. As folhas são verde-escuras sólidas ou com bordas marrom-avermelhadas, dependendo da espécie ou cultivar.

As plantas se espalham por rizomas radiculares vigorosos para formar colônias atraentes no chão da floresta. Estas são plantas de baixo crescimento que fazem uma boa cobertura do solo quando permitidas se espalhar por um tempo. À medida que o clima esquenta no verão, no entanto, as folhas murcham e entram em dormência, permanecendo assim até o inverno e primavera seguintes.

Pouco depois de as folhas emergirem, as anêmonas-dos-bosques florescem com suas flores delicadas, mas vistosas. Essas flores vêm em tons de branco, rosa, roxo e azul pálido, dependendo da espécie.

As pétalas são simples e arredondadas, arranjadas em um padrão radial. Algumas espécies têm apenas cinco pétalas, enquanto outras têm consideravelmente mais. Cultivares com flores duplas têm muitas mais pétalas, às vezes em tamanhos variados, dispostas em várias fileiras.

Propagação

A anêmona-dos-bosques é fácil de propagar tanto por sementes quanto por divisão. Se você está apenas começando, tente iniciar essas plantas a partir de sementes. Se você já tem um canteiro crescendo em sua paisagem, a divisão é o método de propagação mais rápido e fácil.

Propagar por Sementes

Você pode começar as anêmonas-dos-bosques a partir de sementes, mas precisará ser paciente. Pode levar alguns anos para que essas plantas se desenvolvam de plântulas a florescimento. As sementes de anêmona-dos-bosques precisam de um período de cerca de três meses de estratificação a frio antes de germinarem.

Após a estratificação a frio, semeie as sementes em solo úmido e cubra levemente. Mantenha-as úmidas e à temperatura ambiente até germinarem. A germinação pode levar entre um e três meses, então não desanime se não vir brotos nas primeiras semanas. Uma vez que as plântulas tenham crescido vários centímetros de altura e tenham pelo menos dois pares de folhas, você pode transplantá-las para fora em um local sombreado e protegido com solo rico e úmido.

Propagar por Divisão

Você tem um canteiro de anêmonas-dos-bosques crescendo em seu jardim sombreado. O canteiro tem se espalhado por vários anos, e você está pronto para afinar e dividir a grande touceira em canteiros menores. Não desenterre plantas nativas da natureza; apenas desenterre suas próprias plantas cultivadas no jardim.

Essas plantas se espalham por rizomas grossos, semelhantes a raízes. Espere até que a vegetação acima do solo tenha murchado e suas plantas estejam dormentes para a estação, idealmente no outono. Desenterre um aglomerado de rizomas da borda do canteiro. Cada rizoma robusto deve ter pelo menos vários centímetros de comprimento e ter algum material radicular preso a ele. Cada pedaço de rizoma separado tem a capacidade de crescer em uma nova planta.

Transplante

Use luvas ao transplantar anêmonas-dos-bosques. Essas plantas contêm compostos venenosos que podem causar dermatite de contato.

O transplante é melhor realizado em um dia fresco e nublado no outono. Deixe os rizomas de molho em água por algumas horas para estimulá-los. Plante-os horizontalmente no local escolhido. Os rizomas devem ser plantados a cerca de cinco centímetros de profundidade e cobertos novamente com solo fresco.

Cubra com uma camada fina de cobertura morta e regue bem. Certifique-se de que o solo não seque ou o rizoma pode perder muita umidade, embora você não espere ver nenhum crescimento novo até o início do ano seguinte.

Como Cultivar

As plantas de anêmona-dos-bosques são fáceis de cultivar e de baixa manutenção. Se você vive em um clima moderado e tem um canteiro sombreado com solo rico e úmido, suas anêmonas devem prosperar!

Luz Solar

Essas flores silvestres de floresta preferem alguma sombra. O local ideal para essas plantas de sub-bosque é em um canteiro parcialmente sombreado, onde recebem alguma luz solar matinal e proteção do sol intenso do meio-dia ou luz solar filtrada ao longo do dia.

Água

As anêmonas-dos-bosques gostam de umidade regular do solo, então não deixe o solo secar. Em um jardim de floresta sombreada, desde que seu local receba chuvas regulares, você provavelmente não precisará fazer nenhuma rega suplementar. Durante períodos de seca, no entanto, ou se seu solo estiver particularmente seco, vá em frente e dê-lhes uma rega profunda ocasional.

Solo

O solo deve ser rico, com uma alta porcentagem de matéria orgânica para nutrir essas plantas, e com um pH inferior a 6,0. Também deve ser bem drenado, pois solo úmido e mal drenado rapidamente levará à podridão radicular.

Clima e Temperatura

A anêmona-dos-bosques da América do Norte, A. quinquefolia, é mais tolerante a climas frios. Esta espécie é resistente nas Zonas de Resistência de Plantas USDA 3 a 8. A anêmona-dos-bosques europeia, A. nemorosa, é resistente nas zonas 5 a 8.

Fertilização

As anêmonas-dos-bosques não são grandes consumidoras de nutrientes, mas se beneficiam de solo organicamente rico. Dê às suas plantas o melhor início possível, adicionando composto ou outros materiais de melhoria da qualidade do solo no momento do plantio.

Adicione cobertura morta, folhas trituradas ou composto no final de cada estação para ajudar a proteger as raízes de secarem e também adicionar uma camada orgânica para aumentar lentamente os nutrientes do solo à medida que a camada orgânica se decompõe. Evite a superfertilização ou aplicações químicas desnecessárias.

Manutenção

Não há muito o que fazer com suas anêmonas-dos-bosques. Você pode prolongar a estação de floração e manter suas plantas com uma aparência arrumada, removendo as flores gastas. Mais tarde na estação, limpe a vegetação morta quando ela entrar em dormência e murchar até o chão.

Design de Jardim

A anêmona-dos-bosques é melhor utilizada em um jardim de floresta ou jardim de casa de campo sombreado. Esta planta de baixo crescimento fica linda como uma borda ornamental ou margem para seu jardim perene. Permita que um canteiro se naturalize e se torne uma cobertura do solo para preencher entre outras perenes de pequeno a médio porte.

Use a anêmona-dos-bosques nativa para fazer uma bela adição ao seu jardim sombreado nativo. Cultive-a ao lado de selo-de-Salomão e algumas samambaias nativas para uma combinação vistosa de folhagem duradoura. Como uma flor silvestre que floresce na primavera, você terá garantido um espetáculo de início de estação. Incentive os polinizadores a visitar seu jardim ao longo do resto do ano, incluindo plantas com flores amigáveis aos polinizadores de meia e final de estação.

Variedades

Essas variedades populares e espécies oferecem uma gama de cores e formas de crescimento:

‘Lychette’ é um cultivar que raramente ultrapassa um pé de altura. Esta variedade tem flores maiores do que o típico. As pétalas das flores são brancas puras, com um anel completo de pétalas externas largas e um aglomerado de pétalas internas menores que parcialmente escondem seus estames amarelos brilhantes.

Se você ama roxo, vai adorar ‘Bowle’s Purple’. Este deslumbrante cultivar de anêmona-dos-bosques tem flores roxas pálidas vistosas e folhas com tonalidade roxa. Se você está procurando um pouco de cor para seu jardim sombreado, esta é uma excelente escolha.

A anêmona de Oregon, também conhecida como flor-do-vento azul, é uma perene nativa de floresta do Noroeste do Pacífico. Esta adorável flor silvestre tem flores rosa pálido, roxas ou brancas e cresce até cerca de um pé de altura. Se você vive nos climas frescos e úmidos de Washington ou Oregon, esta seria uma opção maravilhosa para seu jardim nativo!

‘Blue Eyes’ é um cultivar da anêmona-dos-bosques europeia. Este cultivar compacto permanece com menos de um pé de altura e forma touceiras atraentes. As flores duplas muito vistosas florescem no início da primavera e têm um rubor roxo ao redor do disco central.

A anêmona-dos-bosques europeia cresce 0,5 a 1,5 pés de altura. Esta perene que floresce na primavera tem flores brancas com ocasionais destaques rosa ou roxos. Permita que um canteiro de anêmona-dos-bosques se naturalize sob uma árvore sombreada como uma cobertura do solo de baixo crescimento vistosa.

Esta planta de baixo crescimento permanece com menos de um pé de altura. As folhas emergem no início da primavera, logo seguidas por suas flores brancas de cinco pétalas. Esta delicada planta nativa é uma adição encantadora ao seu jardim de plantas nativas sombreado.

Valor para a Vida Selvagem

Os cervos e coelhos não incomodarão suas anêmonas-dos-bosques, mas polinizadores gostam dessas plantas. Se você espera atrair polinizadores, opte pelas espécies nativas ou por um cultivar com flores simples. As variedades de flores duplas têm um arranjo complexo de pétalas que bloqueia o acesso dos polinizadores ao néctar.

Como essas flores florescem apenas no início da primavera, você vai querer fornecer várias outras plantas com flores que florescem em vários momentos durante a estação de crescimento. Desta forma, você terá um suprimento contínuo de néctar disponível para sua população local de polinizadores.

Problemas Comuns

As anêmonas-dos-bosques são praticamente livres de problemas e você não deve encontrar pragas ou doenças importantes ao cultivar essas plantas. Esteja ciente, no entanto, de que as anêmonas-dos-bosques são venenosas e que solos úmidos podem levar à podridão radicular.

Planta Venenosa: Todas as partes da anêmona-dos-bosques são venenosas e não devem ser consumidas. Os animais tendem a evitar essas plantas, mas não permita que crianças brinquem com elas. As plantas são tóxicas se consumidas em grandes quantidades. Sua seiva também causa dermatite de contato. Use luvas ao manusear a anêmona-dos-bosques e lave as mãos após entrar em contato com folhas ou caules quebrados.

Podridão Radicular: A podridão radicular é causada por solo que permanece muito úmido. É melhor simplesmente evitar a podridão radicular cultivando suas plantas em solo bem drenado. Plantas em decomposição se tornam moles e depois pastosas. Os caules ficam marrons ou pretos à medida que caem. Ao desenterrar uma planta podre, você verá que as raízes se tornaram moles e podres. Se isso acontecer, descarte a planta inteira e tente novamente em solo com melhor drenagem.

Perguntas Frequentes

A anêmona-dos-bosques geralmente não é considerada invasiva. Se você está cultivando uma espécie nativa de sua área, não deve ter preocupações sobre seu status invasivo. Plantas que são permitidas se naturalizar são fáceis de controlar, se desejado, afinando periodicamente canteiros maiores. A espécie de anêmona-dos-bosques europeia pode competir com outras plantas em seu jardim, mas não deve escapar para áreas naturais circundantes. Se você gostaria de evitar completamente espécies invasoras, fique com espécies nativas de sua região.

A espécie nativa da América do Norte, vendida como plantas em vasos ou rizomas secos, pode às vezes ser encontrada em viveiros especializados em espécies nativas. Procure um viveiro respeitável que propague seus próprios materiais; plantas nativas não devem ser desenterradas da natureza, pois isso perturba e interrompe populações naturais.

É raro encontrar a anêmona-dos-bosques europeia em viveiros e centros de jardinagem dos EUA, mas você pode às vezes encontrar sementes procurando em catálogos de sementes online. Se você conhece alguém que cultiva essas plantas em sua paisagem, pode pedir um rizoma na próxima vez que dividirem suas plantas para iniciar sua própria população.

Essas duas espécies são muito semelhantes e pode ser difícil distingui-las. A espécie americana mais comum geralmente tem flores simples e brancas com cinco pétalas, enquanto a espécie europeia e seus cultivares geralmente têm flores mais coloridas e complexas. A espécie americana também é geralmente mais baixa do que a espécie europeia. Ambas têm folhas semelhantes, raízes rizomatosas e hábitos de crescimento.