13 Variedades de Anêmonas para Plantar em Outubro

Você está visualizando atualmente 13 Variedades de Anêmonas para Plantar em Outubro

Anêmonas: Beleza no Jardim

As anêmonas merecem um lugar no jardim, belas da cabeça aos pés, adornadas com botões e flores. As folhas são atraentes mesmo quando as plantas não estão floridas; são palmadas, lobadas e, às vezes, profundamente recortadas e semelhantes a samambaias. Seus caules graciosos, botões e flores balançam ao vento, refletindo seu nome comum, flor-do-vento.

Existem quase 200 espécies de anêmonas, com flores de outono ou primavera em todas as formas, tamanhos e cores. Algumas se assemelham a pequenas papoulas, enquanto outras parecem margaridas com pétalas em raios. As tonalidades das flores variam de pastéis delicados a vermelhos e azuis vibrantes. Dependendo da espécie, as anêmonas são ornamentais bem-comportadas ou propagadoras vigorosas, prosperando em condições ideais.

De cultivadores de climas quentes a perenes resistentes ao frio, as anêmonas são versáteis em diferentes zonas de cultivo e situações de jardim. Cultive-as na borda perene, jardim de pedras, arranjo naturalizado e bosque, em massa ou como espécimes. Elas também criam belos displays em vasos. Lindas no jardim e no vaso, você pode não se cansar das delicadas, fáceis de cultivar e altamente produtivas variedades de anêmonas para plantar em outubro.

Tipos de Anêmonas

Flores vistosas prosperam em solo bem drenado e rico em húmus.

As anêmonas pertencem à altamente ornamental família Ranunculaceae, que inclui ranúnculo, aquilégia, delfínio, clematis e heléboro. As perenes vistosas são relativamente fáceis de cultivar, desde que tenham boa drenagem, essencial para sua saúde e vigor. Durante a estação de crescimento, preferem solos úmidos e ricos em húmus e proteção contra ventos secos e sol.

As anêmonas são um gênero variado, com aquelas que se espalham via tubérculos (cormos ou raízes semelhantes a bulbos) e aquelas que se espalham via rizomas (raízes laterais lenhosas). As seleções rizomatosas são perfeitas para plantio no outono e tendem a sobreviver ao inverno com sucesso. Algumas anêmonas tuberosas perenizam em climas quentes, mas tendem a crescer como anuais em regiões frias. Ambas são espetaculares no caule e em arranjos frescos.

Aqui está uma rápida visão de alguns tipos comuns de anêmonas para guiar o plantio em outubro:

A. coronaria, ou Anêmona de Jardim Comum

Seleção tuberosa, floresce na primavera

Flores distintivas semelhantes a papoulas

Arco-íris de cores

Excepcional como flor de corte duradoura

Resistente nas zonas 7-10

Esta favorita celebrada explode com botões e flores únicas no início da primavera. Plante-as em outubro nas zonas 7 e mais quentes, ou trate-as como anuais com plantio na primavera em climas mais frios. Você também pode plantá-las em vasos no outono e abrigá-las durante o inverno em um espaço fresco, como uma garagem, porão ou estufa fria. Ao ar livre, lembre-se de cobrir os tubérculos delicados com túneis de arco para proteção contra condições de congelamento.

A. hupehensis e hybrida, Anêmona Japonesa

Floresce no outono

Espalha-se via rizomas

Flores de botão-de-ouro

Pouco utilizada na paisagem

Resistente nas zonas 4-8

Essas flores de outono brilham na borda enquanto outras perenes de final de estação desbotam. A perene formadora de touceiras envia caules altos com aglomerados de flores em forma de taça em tons de rosa, roxo, branco e dourado—tons que complementam lindamente as cores do outono.

As pétalas externas finas (na verdade sépalas) emolduram um aglomerado central de estames. Plante-as no outono e na primavera para desfrutar de sua folhagem fora das flores deslumbrantes. Algumas têm temporadas de floração prolongadas que começam no verão e duram bem até outubro e novembro.

A. blanda, ou Flor-do-Vento

Floresce na primavera

Pétalas em raios que se assemelham a margaridas

Espalha-se via rizomas tuberosos e auto-semeadura

Resistente nas zonas 5-8

A. blanda forma uma cobertura vegetal de baixo crescimento que cria uma estética florida e naturalizada. Elas complementam perfeitamente bulbos de primavera como aconito de inverno, jacinto, narcisos e tulipas. Em azul, rosa e branco, as flores em raios giram entre a folhagem verde-escura e semelhante a samambaia. Plante esta anêmona em outubro para crescimento foliar no final da primavera.

‘Honorine Jobert’

Pétalas brancas brilhantes com estames dourados adornam caules altos.

Uma das variedades de anêmona japonesa mais populares, ‘Honorine Jobert’ é um híbrido de jardim antigo da França. Descoberta como uma mutação de um híbrido japonês rosa pálido, ela é uma favorita desde 1858.

Pétalas largas e brancas brilhantes sustentam grandes estames dourados ao redor de um olho chartreuse. A folhagem palmada é verde escura e coberta por pelos finos. Os botões seguram pincéis bonitos de rosa antes de se abrirem para flores semi-duplas com pétalas ligeiramente onduladas.

‘Honorine Jobert’ transborda com botões e flores de outono em caules altos que flutuam em aglomerados acima das folhas. Uma vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society e Perene do Ano da Associação de Plantas Perenes, ‘Honorine’ floresce por até dois meses no final do verão e início do outono.

Esta perene vigorosa se espalha prontamente em condições de cultivo ideais. Use-a onde possa se naturalizar ou divida a colônia ao longo do tempo.

‘Curtain Call Pink’

Flores rosa claro com centros amarelos iluminam jardins de outono.

Para o ato final do verão, temos ‘Curtain Call Pink’, um cultivar de híbridos japoneses com flores rosa rosado claro. Pétalas duplas emolduram um centro de botão amarelo em caules eretos e animados.

Este é mais compacto, com caules mais curtos acima de um pequeno monte de folhas em touceira. Por causa de seu tamanho, ‘Curtain Call Pink’ se encaixa bem em vários cantos do jardim, incluindo arranjos em vasos como espécime único ou com outras folhagens e flores de outono. Anêmonas japonesas como esta roubam o show outonal!

‘Blue Shades’

Flores lilás-azul criam um deslumbrante display de cobertura de solo na primavera.

Também chamadas de flores-do-vento, essas plantas leves criam um tapete de flores lilás-azul. A perene formadora de touceiras se espalha por sementes e rizomas para formar uma cobertura de solo de folhagem profunda e semelhante a samambaia.

‘Blue Shades’ se destaca com flores ricas em azul, semelhantes a margaridas. Centros de olho amarelo dão um contraste delicado. Plante esses vencedores do Prêmio de Mérito de Jardim da RHS em outubro, a 2-3” de distância um do outro, para um fluxo de flores em abril.

‘Fall in Love® Sweetly’

Flores rosa-rosado fornecem cor vibrante no final do verão.

Este híbrido japonês brilha em rosa-rosado enquanto outras flores de final de verão perdem força. Uma multidão de flores semi-duplas se eleva logo acima da folhagem em montículo para um manto de cor rica. Um centro amarelo brilhante pontua as pétalas delicadas e agrupadas.

‘Sweetly’ se espalha lentamente através de rizomas. Parte da série Fall In Love® dos Jardins Walters de Michigan para uma performance prolífica de final de estação. Combine-as com sinos de coral, gramíneas ornamentais e sedum para um display de outono. Sua folhagem de primavera lenta para emergir é um contraste perfeito para bulbos de flores de primavera desbotando, como tulipas, narcisos e campânulas.

‘Galilee White’

Pétalas brancas brilhantes criam contrastes deslumbrantes nos jardins.

Esta maravilha semelhante a papoula tem pétalas brancas brilhantes e finas ao redor de um olho escuro como a meia-noite. Estames dramáticos formam um anel peludo ao redor do centro profundo.

Corte as flores à medida que se abrem para arranjos frescos e duradouros. Estas fazem flores de corte excepcionais no vaso e em buquês. Na borda, combine-as com bulbos de flores de primavera para um display inicial.

A série Galilee ostenta uma alta contagem de botões e flores grandes. Elas toleram dias de crescimento mais curtos (níveis de luz mais baixos) e temperaturas mais frias e são boas para plantio no outono na zona 7 e mais quentes. Para jardins abaixo da zona 7, ‘Galilee White’ é melhor protegida no outono em vasos abrigados, túneis de arco ou uma estufa fria. Plante-as na primavera para uma floração confiável.

A. sylvestris

Flores brancas vigorosas criam uma deslumbrante cobertura de solo na primavera.

A flor-do-vento de campânula de neve, que se espalha vigorosamente, cria um tapete de branco sobre folhas profundamente recortadas. Mechas de estames amarelo-pálido pontuam as flores claras e levam a cabeças de sementes brancas e peludas.

A. sylvestris produz flores perfumadas e ligeiramente em forma de taça na primavera. Como bônus, pode repetir a floração nas condições frescas do outono.

A flor-do-vento de campânula de neve se espalha por rizomas e é agressiva em situações ideais. Prefere solos ricos, soltos e úmidos e não se espalha tão prontamente em tipos argilosos, o que pode ser uma boa maneira de mantê-la sob controle.

‘Hadspen Abundance’

Flores rosa encantadoras criam um vibrante display de jardim de outono.

‘Hadspen Abundance’ é uma vencedora de prêmios do Jardim Hadspen em Somerset, Inglaterra. Cinco pétalas arredondadas (na verdade, sépalas, ou pétalas modificadas) têm centros rosa profundos com bordas externas pálidas. Duas tépalas são ligeiramente mais escuras e menores que as outras. As bordas destacadas e o tamanho misto dão um movimento às flores entre as folhas verde-escuras.

Um olho central chartreuse pontua um anel de estames amarelos entre o rosa. A folhagem lobada forma um monte suave de um pé de altura adornado por caules eretos, mas suavemente arqueados, duas ou três vezes mais altos.

Botões escuros e atraentes encantam com uma ligeira inclinação antes de se abrirem. As flores emergem do final de julho e início de agosto até outubro, muitas vezes até a primeira geada, para um show prolongado.

A. virginiana

Flores brancas estreladas criam beleza em jardins sombreados de bosques.

A erva-de-dedal é uma beleza suave de bosque e uma flor silvestre nativa da América do Norte com massas de flores brancas estreladas do final da primavera ao meio do verão. As pétalas brilhantes e em forma de taça se destacam entre as folhas verde-escuras e profundamente recortadas.

As flores de uma polegada têm um monte central de estames pronunciado em amarelo-verde claro. Elas produzem cabeças de sementes lanosas em forma de dedal que trazem um interesse único para o inverno. No outono, as folhas têm um rubor vermelho.

A. virginiana não se espalha tão agressivamente quanto outras anêmonas. Sua faixa de crescimento nativa é o leste da América do Norte em bosques rochosos e secos e encostas. Use esta espécie para encantar no canteiro sombreado do bosque ou arranjo naturalizado. Semeie sementes no outono para emergirem na primavera.

‘Dreaming Swan’

Botões inclinados florescem em lindas pétalas nevadas com rubor.

‘Dreaming Swan’ é tão encantadora quanto seu nome sugere, originária da Escócia com botões inclinados, brancos com pinceladas de roxo, em caules escuros. Os botões se abrem para pétalas nevadas sobrepostas com bordas ligeiramente franjadas e rubor roxo-azulado no verso.

‘Dreaming Swan’ é formadora de touceiras em vez de uma propagadora agressiva. Este hábito bem-comportado é uma adição bem-vinda entre as anêmonas japonesas.

‘Dreaming Swan’ apresenta um período de floração muito prolongado, com flores aparecendo já em junho e durando até o outono. As flores começam como simples para adição de enfeite e se tornam semi-duplas à medida que a temporada avança.

‘Robinsoniana’

Flores em forma de estrela naturalizam elegantemente sob copas de árvores.

As anêmonas de madeira produzem uma profusão de flores em forma de estrela, simples, do início à tarde da primavera. Elas se naturalizam sob copas de árvores e ambientes de bosque.

‘Robinsoniana’ tem status de Prêmio de Mérito de Jardim com flores de lavanda pálida e reversos cinza-creme. As flores seguem o sol durante o dia e se fecham à noite.

A folhagem é de textura fina e profundamente dividida. Os tipos de madeira se espalham por rizomas para formar um tapete de baixo crescimento.

‘De Caen Blue’

Flores vibrantes com centros escuros criam displays de jardim deslumbrantes.

‘De Caen’ é um grupo popular de híbridos de A. coronaria. Eles apresentam um centro escuro, às vezes com um perímetro branco, e pétalas saturadas de cor.

‘De Caen Blue’ é um roxo-azulado rico com pétalas onduladas de papoula e estames azul-preto. Dicas de chartreuse aparecem no olho, e as pétalas acetinadas têm tons de branco.

Outros no grupo ‘De Caen’ incluem ‘Bordeau’ em vermelho vinho, bicolor branco com pinceladas azuis, rosa em rosa profundo e vermelho em carmesim brilhante com um centro branco. Plante os rizomas no outono em climas amenos, adiando até a primavera em áreas com invernos frios.

‘September Charm’

Flores rosa delicadas adicionam charme aos jardins de outono lindamente.

Apesar do nome, ‘September Charm’ é perfeita para plantar em outubro. Suas folhas verde-escuras profundamente divididas emergem mais tarde na primavera para preencher a borda até que seja hora do display de final de verão/início do outono.

‘September Charm’ traz o mais delicado tom de rosa prateado para flores de duas a três polegadas. Cada flor possui de seis a nove pétalas com reversos rosa mais escuros. Os botões são rosa escuro e se abrem para revelar o interior ruborizado.

A vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim tem grandes estames dourados que atraem polinizadores. Combine-a com hostas para um spray de cor entre folhas largas.

‘White Splendour’

Flores brancas nítidas iluminam jardins de primavera com charme alegre.

Esta querida trabalhadora é uma blanda branca com flores nítidas semelhantes a margaridas no início da primavera. Centros amarelos alegres com costas rosa destacam as flores entre a folhagem de textura fina.

Belas em grandes massas, formam uma cobertura de solo fácil para iluminar a estação até entrar em dormência com o aquecimento das temperaturas de verão. ‘White Splendour’ é bonita em vasos, mas desejará se mover para o jardim no outono, onde se espalha para formar um tapete. A vencedora do prêmio é ideal ao longo de caminhos, bordas de canteiros e sob a copa como um display naturalizado.