13 Plantas Que Você Deve Podar no Outono, e 13 Que Deve Deixar Para a Primavera

Você está visualizando atualmente 13 Plantas Que Você Deve Podar no Outono, e 13 Que Deve Deixar Para a Primavera

Quando o jardim começa a parecer um pouco crescido e seco, sinto aquela vontade irresistível de pegar minhas tesouras de poda. Seria tão fácil sair ao ar livre enquanto o tempo está bom e fazer um grande trabalho. Quem não gosta de um quintal recém-limpo?

Por mais que eu saiba que é difícil resistir, há algumas plantas que não devemos podar no outono. Fazer isso pode causar estresse durante o inverno e diminuir a floração de muitas plantas na primavera, embora não todas.

É importante saber quais plantas podar no outono e quais deixar para a primavera. Mas antes de mergulharmos nessas listas, gostaria de compartilhar alguns motivos para podar agora ou esperar.

Fatores Influenciadores

A poda promove um crescimento saudável e incentiva flores vibrantes.

De acordo com a CAES (Connecticut Agricultural Experiment Station), existem seis razões principais para podar suas plantas. É importante entender essas razões para que você possa podar com base no seu objetivo final.

Essas razões básicas são:

  • Manter suas plantas saudáveis e atraentes.
  • Manter o tamanho desejado.
  • Incentivar a produção de frutos e flores.
  • Manter a forma de sebes, topiarias e afins.
  • Rejuvenescer plantas antigas, deformadas, esguias ou crescidas demais.
  • Reduzir o perigo de danos à propriedade ou pessoais.

Entender as razões para podar pode nos ajudar a determinar quando e como realizar o processo. Vamos deixar a metodologia para outra ocasião e focar no momento certo aqui.

Os hábitos de floração e frutificação da maioria das plantas determinam quando podá-las. Se uma planta floresce em madeira velha, você deve podá-la imediatamente após terminar de florescer ou dar frutos. Isso lhe dá o máximo de tempo para produzir madeira nova e amadurecer.

Se você podar uma planta que floresce em madeira velha depois que ela começou a formar botões, corre o risco de perder flores naquele ano. Árvores e arbustos que florescem no verão em madeira velha são melhor podados no outono.

A poda incentiva o novo crescimento, e o novo crescimento é mais vulnerável ao clima de inverno. Isso pode causar mais danos à planta do que permitir que ela passe o inverno com crescimento maduro.

Se uma planta floresce em crescimento novo, você deve esperar até o final do inverno enquanto ainda está dormente. Quando acordar, ela entrará em ação. Produzirá a quantidade máxima de novo crescimento, e você terá uma estação de floração mais abundante.

Podar algumas plantas ajuda a prevenir danos por pragas e doenças. Vamos adicionar essas à lista de plantas que devemos podar no outono. Mesmo para aquelas plantas que você deve podar no outono, deixar a poda para depois da primeira geada é o melhor. Isso ajuda a evitar aquele surto de crescimento antes do inverno.

Plantas para Podar no Outono

Algumas podas menores de galhos danificados são aceitáveis para a maioria das plantas em qualquer época do ano, então esta lista não inclui esse tipo de poda. Se você tiver uma planta indicada para poda na primavera, mas com galhos ou ramos quebrados ou danificados, limpe-os a qualquer momento.

Na maioria das vezes, devemos podar apenas aquelas que florescem ou frutificam no outono no final do verão. Outras podem sofrer um risco aumentado de doenças ou infestação de pragas durante o inverno. Essas perenes herbáceas são melhor podadas após a primeira geada para proteger suas raízes e coroas de possíveis apodrecimentos.

Hortênsias (Lisas e Paniculadas)

Pode após a floração ou durante a dormência de inverno.

Essas espécies de hortênsias florescem em madeira nova ou em uma combinação de madeira velha e nova. Como resultado, você pode podá-las após terminarem de florescer ou no final do outono. Espere até que estejam dormentes para evitar um surto de crescimento no outono que não sobreviverá ao inverno.

Se você não tiver certeza de que tipo de hortênsia possui, verifique as extremidades dos galhos. Se você vir botões se formando, ela floresce em madeira velha. Você deve podar este arbusto imediatamente após ele terminar de florescer, se é que precisa podá-lo.

Rosas

Pode os arbustos após a primeira geada para uma saúde ideal.

Este não é um simples sim ou não, mas há argumentos para a poda no outono e para esperar até após a floração. Alguns jardineiros de rosas preferem podar seus arbustos logo após a primeira geada. Este é o momento em que a rosa está dormente e não produzirá novos brotos tenros.

Pode todo o arbusto em cerca de 1/3. Também remova o crescimento fino e quaisquer galhos danificados. Remova qualquer broto que saia do solo. Remova galhos que cruzam o centro para criar uma forma agradável e permitir a circulação de sol e ar no centro do arbusto.

Lavanda

A poda regular incentiva o crescimento saudável e flores abundantes.

A lavanda precisa de poda anual para evitar que fique esguia e para mantê-la florescendo. A melhor época para podar sua lavanda é no outono, pelo menos seis semanas antes da primeira geada. Se você perder essa janela, a poda na primavera também é aceitável. No entanto, você perderá a colheita das flores se esperar até o próximo ano.

Corte os arbustos de lavanda, deixando um ou dois centímetros de crescimento verde nas extremidades. A planta pode não se recuperar bem se você cortar muito fundo no crescimento lenhoso. Para fins de modelagem, você pode podar algumas partes até os caules lenhosos, mas não mais de 1/3 da planta total.

Romã

Modele a árvore removendo galhos improdutivos ou danificados.

As romãzeiras não precisam de poda excessiva, embora alguma modelagem e poda ajudem a criar uma árvore mais forte e saudável. Como colhemos romãs no início do outono, o outono é a época para podar.

Corte os galhos grandes mais improdutivos, pois eles sugam energia dos galhos que produzem bastante. Remova quaisquer galhos cruzados para manter a copa aberta. Corte quaisquer ramos com menos do que o diâmetro de um lápis e qualquer madeira danificada.

Íris Barbada

Corte as folhas a seis polegadas para evitar pragas e doenças.

Cortar as íris barbudas no outono ajuda a prevenir pragas e doenças que podem danificá-las durante a dormência. Espere que as folhas fiquem marrons e, em seguida, remova toda a folhagem, deixando cerca de seis polegadas de crescimento em forma de leque.

A forma de leque evita que a umidade se acumule na coroa da íris e cause apodrecimento fúngico. Para folhas que parecem danificadas ou doentes, corte-as até o solo. Não deixe nenhuma parte anexada e não as coloque na compostagem.

Flor Cobertor

Cortar os caules promove um crescimento mais cheio e flores abundantes.

As flores cobertor florescem muito. Essas plantas podem florescer durante a maior parte do ano se receberem os cuidados adequados. Em climas mais frios, esta perene morrerá completamente no inverno. A poda no outono ou no final do inverno incentivará um crescimento mais cheio e saudável na primavera.

Você pode podá-las de duas maneiras. Você pode cortar a maioria dos caules até o solo, deixando apenas alguns com cerca de dois centímetros de crescimento. O segundo método é cortar toda a planta até cerca de seis polegadas de altura. Isso é principalmente por estética, mas qualquer método funciona bem.

Erva-Gateira

Podar os galhos e aplicar cobertura morta ajuda a proteger a erva-gateira no inverno.

A erva-gateira é uma erva resistente ao frio que sobreviverá à maioria dos invernos sem cuidados especiais. No entanto, a maioria não é tudo, e há coisas que você pode fazer para preservar a planta.

No final do outono, corte os galhos até seis polegadas do solo após uma geada. Em seguida, espalhe uma camada espessa de cobertura morta ao redor da base para isolar as raízes.

Lírios-do-Dia

Cortar após a geada mantém seu jardim arrumado durante o inverno.

Os lírios-do-dia são plantas que você pode lidar no outono ou na primavera. Não fará muita diferença. A folhagem morrerá e ficará feia durante o inverno, então cortá-la até alguns centímetros de altura no final do outono é aceitável. É bom esperar até após a primeira geada.

Peônias

Corte a folhagem amarelada para proteger e promover flores.

As peônias são suscetíveis a doenças e infestações de insetos. Como resultado, é melhor podá-las no final do outono. Isso minimiza o impacto de doenças foliares e pragas e promove a floração no próximo ano.

Assim que a folhagem das suas peônias ficar amarela, corte toda a planta até o solo. Remova toda a folhagem da área e não a coloque na compostagem. Espalhe uma camada espessa de cobertura morta por cima para proteger a coroa da peônia.

Salvia em Forma de Roseta

Pode o crescimento esguio para melhorar o apelo paisagístico no inverno.

Dependendo do seu clima, a sálvia geralmente tem sua segunda floração no final do verão ou início do outono. Nessa época, provavelmente está com uma aparência esguia e não será um acréscimo atraente à paisagem de inverno.

Isso se aplica apenas às espécies de sálvia que formam uma roseta de folhagem no solo. Pode o crescimento superior, deixando a roseta para passar o inverno. Para outros tipos, espere até a próxima estação, pois a folhagem velha protegerá o novo crescimento durante os períodos frios.

Flox

Corte a folhagem e aplique cobertura morta para evitar oídio.

Corte seu flox após uma geada derrubar a folhagem. Corte até o solo e cubra com uma camada espessa de cobertura morta. O principal motivo para isso é evitar oídio. O flox é altamente suscetível ao oídio e prospera em períodos de alta umidade.

Mil-folhas

Pode a mil-folhas para fortalecer as raízes para o crescimento da próxima estação.

A mil-folhas apresenta melhor desempenho quando você faz alguma poda no outono. Espere até que a planta mostre sinais de declínio devido ao frio. Isso pode ser no início do inverno em climas mais quentes. Isso ajuda a promover raízes fortes e um crescimento mais robusto na próxima estação.

Corte a planta até as folhas basais ao nível do solo. Deixe essas folhas basais para proteger a coroa da mil-folhas durante o inverno.

Dálias

Corte após a geada e aplique cobertura morta para proteção no inverno.

As dálias são resistentes ao inverno apenas até a Zona 7. Em climas mais frios, você pode cultivá-las como anuais ou desenterrá-las no outono para armazenar durante o inverno. Você deve cortá-las nas Zonas 8 e 9 no outono.

Espere até que a geada mate a folhagem e corte os caules das suas dálias até apenas alguns centímetros de altura. Em seguida, cubra-as com cobertura morta para evitar que a água da chuva entre e cause apodrecimento da coroa.

Espere Até a Primavera

O final do inverno até o início da primavera são os momentos ideais para podar muitas plantas. Isso impede que a planta produza novo crescimento até que o clima esquente. As exceções são aquelas plantas que florescem em madeira velha e árvores frutíferas que formam botões antes do inverno.

Podar essas plantas muitas vezes significa cortar os botões. Corte-as imediatamente após a floração ou colheita dos frutos. Isso lhes dá tempo suficiente para se recuperar e formar novos botões antes do ano seguinte.

Azaleias e Rododendros

Pode após a floração para flores vibrantes no próximo ano.

Os rododendros, que incluem as azaleias, florescem na primavera. Eles também florescem em madeira velha. Se você podar no outono ou inverno, reduzirá severamente a capacidade de floração da planta naquele ano.

Espere uma ou duas semanas após o arbusto terminar de florescer. Então, você pode podar tanto quanto quiser. Esses arbustos toleram rejuvenescimento ou poda severa. Ao podar imediatamente após a floração, a planta terá bastante tempo para crescer e amadurecer o crescimento para formar botões na primavera seguinte.

Lilases

Pode após a floração para flores abundantes na próxima estação.

Os lilases florescem na primavera e florescem em madeira velha. Isso significa que o momento ideal para podá-los é imediatamente após a floração. Isso lhes dá o tempo ideal para crescer e formar botões para o próximo ano.

A exceção a isso é se você precisar rejuvenescer a planta com uma poda severa. Isso deve acontecer no final do inverno ou início da primavera. Você verá uma redução na floração naquele ano, mas isso faz parte do processo de rejuvenescimento.

Dogwood

Pode levemente enquanto estiver dormente para a saúde ideal da árvore.

As árvores de dogwood não requerem poda anual, mas alguma poda ajuda a mantê-las com a melhor aparência. O momento ideal para podar seu dogwood é do final do inverno ao início da primavera, enquanto está dormente. Apenas limpe as coisas; não exagere. Os dogwoods não apreciam cortes severos.

Forsítia

Pode após a primeira floração para flores vibrantes no próximo ano.

A forsítia é simplesmente uma flor de primavera alegre. Ela forma botões no outono, então podar no outono privará você dessa bela exibição floral. Tecnicamente, você pode podar a qualquer momento antes do meio do verão.

O momento ideal para podar a forsítia é imediatamente após a floração da primavera. Isso dá ao seu arbusto o tempo ideal para produzir novo crescimento e formar botões saudáveis para o próximo ano.

Loropetalum

Pode enquanto estiver dormente se quiser reduzir o tamanho, mas adie a poda para garantir flores.

O loropetalum, também conhecido como flor de franja chinesa, forma botões no final do verão e início do outono. Se você podá-lo após isso, não verá muitas flores na primavera. Por essa razão, espere até após a floração para fazer a poda.

O loropetalum é muito tolerante à poda severa. Se você precisar controlar o tamanho do seu arbusto ou fazer uma modelagem significativa, pode fazê-lo no final do inverno. Isso significará sem flores para o ano, no entanto. É melhor esperar até após a queda das flores.

Sálvia Russa

Pode no início do ano para flores vibrantes durante toda a estação.

A sálvia russa floresce em madeira nova, então pode-a assim que começar a crescer novamente quando o clima esquentar. Pode-a até cerca de um pé de altura e veja-a entrar em ação. Pode-a novamente após a primeira floração para mais flores durante a estação.

Rudbeckia

Deixe as cabeças de sementes para os pássaros e plantas auto-semeadoras.

Esta é opcional porque você pode podar após a floração no outono, na primavera ou não podar. O argumento para não podar a rudbeckia no outono é deixar as cabeças de sementes para os pássaros durante o inverno. Você também obterá algumas novas plantas; ela se auto-semeia decentemente.

Se você optar por podar, corte a folhagem morta da rudbeckia até o solo no início da primavera. É mais por estética do que por necessidade.

Sedum

Pode a folhagem morta para incentivar o novo crescimento.

Este é um caso em que a regra não é rígida e rápida. É aceitável podar os sedums após serem derrubados pela geada no final do outono ou início do inverno. A poda na primavera tem seus benefícios, no entanto.

Corte a folhagem morta até o solo antes que seu sedum comece a voltar na primavera. Uma vez que comece a crescer, pode levemente ou belisque para incentivar a ramificação e o crescimento mais denso.

Cardo-Globo

Pode a folhagem morta no início do ano para um novo crescimento.

O momento ideal para podar o cardo-globo é no final do inverno ou início da primavera, antes que comece a crescer. Corte a folhagem até o solo. Você pode fazer isso no out